Vivências no Ateliê

Ateliê Manhã

Muitas novidades e apresentações marcaram o início das atividades no Ateliê! Os pequenos demonstraram estar com saudade dos amigos e dos espaços da escola.

Nas aulas de Educação Ambiental, com o Vini e a Mari do Moleque Mateiro, confeccionaram confetes naturais, produzidos a partir das folhas secas. Conheceram um pouco mais sobre a história do samba com nosso querido professor de Cultura Popular, Jean, e se fantasiaram para o bloco de carnaval do Ateliê, com a teacher Clara. 

Movimentaram o corpo na Capoeira, com o professor Jamal, e desafiaram o equilíbrio, cuidando da respiração e conhecendo as posturas de Ioga, com a professora Renata. 

Foi uma semana repleta de momentos especiais e de muita brincadeira! 

É festa no Ateliê!

Ateliê Tarde

Mais um ano começou com muita alegria no Ateliê da Tarde. Em roda, conhecemos os novos amigos que se juntaram à turma e listamos os combinados do horário extensivo para organizar nosso dia a dia.

Através de muitas brincadeiras, contação de histórias e as diferentes aulas extras, pegamos o embalo da animação para comemorarmos a festa do Carnaval com um grande baile.

Vestindo fantasias ao som das marchinhas clássicas, preparamos um lança confete para agregar à nossa bagunça: usando tubinho de papel higiênico, balão de sopro e confetes, confeccionamos juntos esse item que trouxe uma explosão de alegria ao nosso baile.

Ao final, criamos máscaras carnavalescas bem coloridas feitas com a silhueta de nossas próprias mãos. Foram dias muito divertidos e de muita empolgação, enaltecendo essa festividade nacional tão especial!

Greetings 

Inglês

As aulas de Inglês se iniciaram  e as turmas chegaram animadas com participações e trocas. Rostinhos já conhecidos e muitas carinhas novas, todos bem acolhidos pelo grupo.

Começamos as aulas com uma roda de apresentação perguntando “What is your name?” e incentivando que respondessem com “My name is…”. 

Para auxiliar no desenvolvimento dessas perguntas e respostas, trouxemos uma música com a qual eles pudessem cantar, dançar e memorizar os Greetings e também apresentar alguns sentimentos: good, great, wonderful, tired, hungry.

No início de todas as aulas, cumprimentamos as crianças, “Hello, good morning!” e perguntamos como estavam se sentindo, “How are you today?”. Algumas das crianças já estavam íntimas com as  palavras e outras ainda precisavam do nosso auxílio para responder, mas todos participando, cada um do seu jeitinho.  

“Hello, hello, hello, how are you?

Hello, hello, hello, how are you?

I’m good.

I’m great!

I’m wonderful!

Hello, hello, hello, how are you?

Hello, hello, hello, how are you?

I’m tired.

I’m hungry.

I’m not so good.”

Para quem quiser cantar e dançar em casa com os pequenos segue o link: https://youtu.be/tVlcKp3bWH8.

Afeto e confiança

TAM

Como é bom retornar à escola, rever e fazer novos amigos e matar a saudade de pessoas tão especiais! Esse é um momento de se conhecer, acolher e estreitar laços de afeto e confiança. De mansinho, com os olhinhos desconfiados e ao mesmo tempo curiosos, alunos antigos e novos chegaram e partilharam momentos alegres e felizes.

Aproveitando o clima de Carnaval, dançamos ao som do samba Brasil!, de Gustavo Albuquerque, elaboramos máscaras carnavalescas, brincamos e fizemos um divertido bailinho. 

É nesse clima gostoso que estamos nos conhecendo melhor e construindo uma relação de confiança. Cada um com seu jeitinho vem se aproximando dos amigos e das novas professoras e explorando os espaços da escola. Desejamos um ano lindo e alegre para todos.

“Quanto riso, oh, quanta alegria!”

TAT

Nosso ano começou com gosto especial de novos encontros, reencontros e um esquenta para a retomada do bloco da Sá Pereira. As crianças veteranas chegaram cheias de saudade e acolheram as novatas. Aproveitamos os primeiros dias para ambientar os pequenos, explorando os espaços da escola, trocando olhares, conversas, afetos e propondo atividades lúdicas.

O samba campeão “Brasil!” embalou nossos foliões e, aos poucos, vai aguçando a escuta do grupo para o Projeto Institucional: Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros.

É hora de dar uma pausa carnavalesca para as novidades e descobertas que estão por vir. Que o nosso ano promova um resgate da nossa cultura, enriquecendo o repertório das nossas crianças.

“É hora de brincar no bloco da Sá Pereira”

TBM

As férias acabaram e voltamos à rotina escolar com alegria e saudade! Aos poucos, estamos nos conhecendo melhor, construindo vínculos entre as professoras e as crianças e entre as crianças novas e as que já eram da escola, formando um novo grupo. Respeitando sempre o processo de adaptação de cada um de nós.

Através de brincadeiras dirigidas e brincadeiras livres, construções de rotina em grupo, combinados, estamos nos organizando e caminhando no pedagógico com diversas atividades significativas.

No clima do Projeto Institucional e do Carnaval, a nossa turma pesquisou no globo onde ficava o Brasil e descobriu que o desenho era igual ao da capa da agenda. Em seguida, colorimos o mapa da agenda e desenhamos o que gostamos de observar no globo.

A música do bloco, as marchinhas, as fantasias e os confetes invadiram o nosso dia a dia e tornaram tudo mais animado e colorido! Tocamos instrumentos, dançamos e construímos chocalhos de garrafa pet. Quantificamos as tampinhas que constituíram os chocalhos e colamos diferentes papéis e fitas coloridas no instrumento.

Fizemos um bloco de carnaval e saímos pela escola com os instrumentos construídos, cantando o repertório de canções carnavalescas conhecidas pelo nosso grupo. Foi um início de ano bem divertido! 

Alegria dos encontros

TBT

O brilho e a alegria do Carnaval contagiaram os encontros entre amigos antigos e novos, depois de longos dias de férias.

As crianças dançaram e pularam ao som de diversas marchinhas e, animadas com o bloco, cantaram o samba  campeão Brasil!, de Gustavo Albuquerque.

Aproveitamos a empolgação carnavalesca para  apresentar a obra Carnaval, do artista brasileiro Candido Portinari. Exploramos cores, formas e representações, assim os pequenos puderam mergulhar na mistura e alegria de um bloco de carnaval no Brasil.

Entre encontros e afetos, todos brincaram e correram reconhecendo e revisitando os espaços da escola. Novos desafios e desdobramentos de atividades ajudaram a estabelecer os primeiros contatos dessa turminha gostosa!

Desejamos um ano novo cheio de conquistas e diversão.

Voltamos!!!

TCT

Encontros, reencontros, novidades e muita alegria marcaram a volta às aulas. As crianças conheceram professoras e amigos novos e juntos exploraram cada cantinho da escola. Os primeiros dias foram marcados por muita brincadeira, cantoria, histórias e artes plásticas.

Na roda de conversa, as crianças conheceram a nova capa da agenda, a letra do samba da escola e iniciaram falas importantes relacionadas ao projeto institucional: Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros

“O Brasil é feito de música”

“De pessoas, animais e natureza”

“Palavras para falar e entender”

“De brincadeiras e crianças”

“De pedras, terra, água”

“De carinho e amor”

“De paz”

“De livros e muitas histórias”

“De ciência”

Para ilustrar as hipóteses levantadas, as crianças produziram lindos trabalhos de artes.

Estamos só no começo de uma nova aventura, que promete ser recheada de muitos momentos brincantes.

Ô abre alas!

TDT

Iniciamos mais um ano de descobertas na TDT. As crianças chegaram animadas e cheias de expectativas pelo novo. A adaptação das crianças novas foi tranquila e fluiu cheia de afeto e acolhimento. Desta forma, as brincadeiras coletivas deram espaço para boas interações entre o grupo.

Iniciamos os festejos carnavalescos com o bloco da escola, cantando e dançando com alegria e disposição o samba vencedor Brasil!, de Gustavo Albuquerque.

Para aprofundar nossos conhecimentos sobre o Carnaval apreciamos a obra Roda de Carnaval, do artista brasileiro Heitor dos Prazeres. Juntos observamos cada elemento e cores presentes, depois cada criança realizou a sua releitura, todas atentas ao que mais chamou a sua atenção.

Outra história apresentada para a turma foi como se deu a construção do Sambódromo, avenida que recebe todos os anos o maior desfile das escolas de samba em nossa cidade.

Vamos juntos carnavalizar!