Encontros e reencontros no Ateliê

Ateliê

O Ateliê Fundamental I começou em 2023 com um grupo animado! Os primeiros dias foram de muitas novidades: conhecer os novos amigos e a nova rotina. Já tiveram aula de capoeira com o novo professor Thiago, brincadeiras nas aulas de inglês com as teachers Jacque e a também recém-chegada na equipe Karina, fizeram uma visita ao Parque Lage, experimentos com o Henrique e  movimentaram bastante o corpo com o professor Felipe. Ufa!!! Quanta coisa!

Para manter a energia e o corpo firme, nada como uma refeição reforçada. Nosso almoço no Ateliê segue com um cardápio variado. Esse momento tão esperado pelas crianças é recheado de novos sabores, conversas e boas risadas. Com a presença das professoras de inglês na apresentação do cardápio, aos poucos elas estão entendendo a organização e estabelecendo uma rotina prazerosa.

Chegada ao Primeiro Ano

F1 – Projeto

A chegada a um novo espaço gera sentimentos distintos: alegria, medo, curiosidade… Foi assim, com essa mistura de sentimentos, que as crianças das F1 chegaram à escola. Afeto, acolhimento e uma boa dose de alegria embalaram nossos primeiros dias. O samba da escola e a animação da festa de Carnaval contextualizaram algumas atividades.

Uma caça ao tesouro guiou as crianças por diferentes espaços da escola. Um jeito divertido de conhecer e reconhecer pessoas e lugares que logo se tornarão familiares para elas. As agendas, o tesouro que nos acompanhará por todo ano, instigaram nossas primeiras conversas sobre o tema institucional. Mas afinal, o Brasil é feito de quê?

A partir dos conhecimentos prévios das crianças e atividades de sensibilização vamos aos poucos encontrando nosso recorte de pesquisa.

Desafio brincante para F2

F2 – Projeto

A apreciação da capa da agenda é sempre um momento precioso para dar início ao ano letivo e às pesquisas do projeto institucional.

Aliando o projeto ao período de integração das crianças, as turmas de F2 iniciaram o ano desvendando um desafio brincante. Divididos em grupos, receberam algumas dicas que indicavam os nomes de 5 brincadeiras, uma de cada região do Brasil. Algumas delas, velhas conhecidas mas que recebem nomes diferentes em outras partes do país.

Em seguida, cada grupo recebeu uma peça de quebra-cabeça para juntos formarem uma imagem. Muito espertos, logo perceberam que se tratava do mapa do Brasil, e ao receberem as agendas confirmaram suas suspeitas: a capa da agenda de 2023 traz o mapa do Brasil dividido em 5 regiões e a pergunta que norteará nossas pesquisas iniciais: Brasil: é feito de quê? Cantos, contos e encontros.

English Class

F3 – Inglês

As aulas de Inglês nas F3 foram inauguradas com novidades: ano novo, professora nova!

Além do momento inicial de apresentações, trouxemos o Carnaval para a roda de conversa. Lançamos a palavra costume (fantasia) a partir da leitura do livro The Costume Contest, de Barbara Hoskins.

Os alunos contaram sobre as fantasias que usariam no Bloco Sá Pereira e depois fizeram um registro escrito.

Essa atividade possibilitou que conhecêssemos o vocabulário que já dominam, além de introduzirmos novos vocábulos, tais como fairy (fada), bee (abelha), pirate (pirata) e muitas outras! Foi muito divertido!

Bem-vindos ao Terceiro Ano!

F3 – Projeto

As F3 começaram com tudo! Recebemos com muito carinho os novos amigos e amigas: Antonia, Gustavo, Letícia e João Gabriel; na F3TA, Enzo, João Steiner, Joaquim Borges, Martin; e na F3TB, Aurora. 

As turmas participaram com entusiasmo das atividades cuidadosamente preparadas para recebê-las. As novidades se estenderam também nas aulas de Artes, Inglês, Música, Educação Física e Dança.

Além de ajudar no acolhimento das crianças, essas atividades também tiveram a intenção de provocar e instigar a curiosidade das crianças acerca do tema do projeto institucional Brasil é feito de quê? Cantos, contos e encontros. A pergunta título do projeto, a apreciação da capa da agenda e a letra do samba vencedor que agitou o nosso bloco de Carnaval mobilizaram boas discussões.

Os próximos passos seguirão em direção a investigações diversas, leituras e pesquisas que nos alimentem de ideias e favoreçam a escolha do projeto da série.

E o ano começou com samba!

F4 -Projeto

As primeiras semanas de aula nas F4 foram um convite ao reencontro, ao acolhimento dos novos amigos e sensibilização para o tema do projeto.

Recebemos Benjamin e Maria Clara na F4M; Aymê na F4TA; e Clara Losekann, que voltou para a F4TB.

Entre os sons das risadas e conversas de retorno das férias, um outro som se destacou: o de samba! Cantamos e dançamos ao som de “Brasil!”, música vencedora do concurso deste ano.

A letra do samba, como acontece todos os anos, dispara muitas conversas e discussões. Por isso, depois de sentir no corpo a música, começamos a pensar sobre sua letra.

“Quais são os sons que saem das matas?”

“Na música fala de uma avó que conta histórias. Minha avó também adora contar histórias antigas!”

“Tem uma parte que fala de cicatrizes, cicatriz vem depois do machucado, o que será que machucou o Brasil?”

Descobrimos que algumas das palavras presentes na letra do samba não eram conhecidas por todos. Brincamos, então, de supor seus significados. Criamos hipóteses para elas a partir das palavras que conhecíamos e do contexto em que estavam inseridas. Em seguida, procuramos os significados no dicionário e os comparamos com as nossas hipóteses.

E assim, ao som do samba, começamos nossa viagem rumo aos Brasis, em busca de respostas (e mais perguntas). Afinal, o Brasil é feito de quê?

Fantasias e Adereços

F5 – Projeto

As F5 iniciaram o ano dando as boas-vindas aos novos amigos que chegaram à escola. Recebemos Dora, Lia, Mauricio e Miguel na F5M; Allanys, Henrique e Miguel na F5TA e Anna Beatriz, Enzzo, Miguel e Victoria na F5TB.

Inauguramos 2023 pesquisando fantasias e adereços para o bloco de Carnaval da escola.  Além de incentivar e convidar as crianças a participarem da folia, a proposta desta atividade teve a intenção de coletar informações sobre o que conheciam do Brasil e de refletir sobre alguns estereótipos. Quais eram as possibilidades de homenagear o nosso Brasil no bloco de Carnaval? 

Sendo assim, os alunos pesquisaram e utilizaram as características referentes aos aspectos da nossa cultura de forma consciente e respeitosa. Com isso, além de uma rica conversa com as crianças, ampliamos nosso repertório carnavalesco, que servirá como provocação aos futuros estudos das turmas.