Por que a Feira Moderna?

Fund II – Feira Moderna

A Feira Moderna é um momento muito importante para nossa escola e ficamos com vontade de contar sobre o trabalho que nos traz anualmente a esse encontro de tantos saberes.

Anualmente, garantindo o envolvimento e a participação de toda comunidade escolar,  escolhemos um tema para ser o universo de pesquisa na Instituição. A esse recorte chamamos Projeto Institucional.

A partir dessa escolha, os professores planejam atividades que sensibilizam, provocam reflexões e revelam possibilidades de estudo e abordagem original para o tema. O ano inicia pela sensibilização para o tema, momento de se entender zonas de interesse e os conhecimentos prévios dos estudantes. Na sequência, são oferecidas aos alunos algumas opções, previamente elencadas pelos professores, a partir da análise de conteúdos e conceitos das Ciências e Humanidades (História, Geografia e Ciências) de cada série/turma. Dessa forma, os conteúdos disciplinares ganham um tratamento globalizador e transdisciplinar.

Na Sá Pereira, entendemos que com o trabalho por projetos permitimos aos alunos aprender em uma escola alicerçada no real, aberta a múltiplas relações, na qual o estudante se aproxima, gradativamente, dos procedimentos de estudo e de pesquisa, observando, analisando, selecionando, relacionando e sintetizando criticamente. Acreditamos que o trabalho que desenvolvemos busca promover um processo de ensino e aprendizagem compatível com a avalanche de informações que hoje nos surpreende e, ao mesmo tempo, instiga e provoca.

Buscando atender à possibilidade gradativa de nossos alunos de compreensão da estrutura de um trabalho interdisciplinar e dos procedimentos de uma pesquisa, temos um currículo estruturado através de procedimentos que os alunos devem aprender a fazer a cada série, independente da área do conhecimento.

Ao fim, espera-se que os alunos aprendam a lidar com a metodologia da
pesquisa através de determinados procedimentos, factíveis de acordo com os objetivos cognitivos do Ensino Fundamental, como o conhecimento de distintas formas de estudo e tratamento da informação e a capacidade de produção de textos coerentes e apropriados.

A meta a ser alcançada é a capacidade, a ser desenvolvida pelo estudante, de avaliar criticamente o mundo de informações que o cerca, indagando-se sobre sua procedência, sobre as motivações que as originaram, observando, analisando, classificando e comparando estas informações, de maneira que consiga, ao final do processo, construir hipóteses, fazer generalizações, construir suas próprias opiniões e adotar novos comportamentos. Valorizando, enfim, o intercâmbio de
ideias como fonte de aprendizagem, ele será também capaz de desenvolver a curiosidade e a criatividade, entendendo-as como motores fundamentais para qualquer aprendizado.

Refavela

F8 – Dança

Nas aulas de Dança das F8, depois de ler o texto de TecnoloGil, peça da Festa de Encerramento,  ouvimos Refavela, de Gilberto Gil.

Assistimos a vídeos de passinho, do baile charme, capoeira etc.

Em grupos, os alunos criaram sequências de movimentos, tornando-se coautores da coreografia que fará parte do espetáculo.

Arranjo, um Processo

F8 – Música

O ensaio do arranjo musical para a Festa de Encerramento está adquirindo corpo e consistência.

Os estudantes vêm se apropriando de suas participações individuais e da noção do arranjo como um todo, percebendo as diferentes camadas de timbres, melodias e ritmos e seus entrelaces.

O processo de construção do arranjo é gradual e colaborativo.

Buscamos e valorizamos a participação dos alunos nessa autoria.

Refloresta

F9 – Dança

Nas aulas de Dança das F9, estamos em processo de montagem do espetáculo TecnoloGil.
Além de criarmos pequenas inserções coreográficas para a peça, montamos uma coreografia usando a música Refloresta, que está presente em nosso espetáculo, falando sobre a importância de olharmos para as questões ambientais.