Tecnologias Assistivas

Inglês – F6 e F7

As F6 e F7 vêm mergulhando no universo das tecnologias de inclusão, denominadas tecnologias assistivas.

Como disparadoras  do Projeto, leram histórias em quadrinhos representando situações de integração, inclusão, exclusão e segregação, e trabalharam nesses conceitos.

Os estudantes formaram grupos, e cada grupo escolheu um tema para criar uma história.

As histórias se transformaram em pequenas dramatizações, e eles tiveram que pensar em que conceito cada história se encaixava.

Apresentamos um relato sobre a história das paralimpíadas, e os nomes dos esportes paralímpicos em inglês.

Os alunos aprenderam como utilizar apropriadamente os verbos relacionados a esporte – play, do, go – e a estrutura gramatical do present continuous para expressar ações em andamento.

O vídeo The Life Changing Power of Assistive Technology nos emocionou, assim como vídeos de usuários relatando a importância da tecnologia assistiva e do impacto positivo dessas tecnologias sobre suas vidas.

Estamos estudando as categorias internacionais das tecnologias assistivas.  As turmas foram desafiadas a produzir, em grupos,  protótipos de novas ideias capazes de ajudar os usuários dessas tecnologias.

Literatura Negro-brasileira

F6 e F7 – Língua Portuguesa 

Ao longo de todo o ano, nas aulas de Língua Portuguesa, foram abordados assuntos relacionados à cultura negro-brasileira, justamente porque a perspectiva de ensino de linguagens da Escola Sá Pereira preza pela educação construtiva e, sobretudo, antirracista.

Celebramos o Novembro Negro, e faremos mais uma mobilização para estudo das produções intelectuais de autores negros.

A escolha da leitura do trimestre foi orientada por uma lista de literatos canônicos e contemporâneos.

As F6 escolheram Clara dos Anjos, de Lima Barreto, cuja protagonista sofre opressão e preconceito racial.

A F7M optou por Crônicas para Jovens, também de Lima Barreto, reflexões críticas do autor sobre a cidade do Rio de Janeiro, especialmente o subúrbio.

A F7T optou pelo romance Úrsula, de Maria Firmino dos Reis, cujos protagonistas são homens mulheres negros, e seus trágicos conflitos amorosos.

Multiplicação e Divisão de Números com Sinais

Matemática – F7

Resgatando o conceito de multiplicação como adição de parcelas iguais, as F7 pensaram que a conta 4 x (-3), por exemplo, seria o mesmo que fazer -3 + (-3) + (-3) + (-3), cujo resultado é -12.

Como a ordem dos fatores não altera o produto, perceberam que a conta -3 x 4 também tem -12 como resultado.

Assim, concluíram que a multiplicação de um número negativo por um número positivo, ou vice-versa, tem resultado negativo.

A partir dessa conclusão e de um padrão matemático, ao observarem uma sequência de contas concluíram que um número negativo multiplicado por um número negativo tem resultado positivo.

Podemos ver, nas fotos, a atividade com esse padrão.

Aprendida a multiplicação, a divisão tornou-se bem mais simples. Bastou lembrar que são operações inversas.

Assim, resolvendo multiplicações nas quais um dos fatores estava faltando, por tentativas e erros os estudantes perceberam que a divisão e a multiplicação obedecem à mesma regra.

Sistemas Binários

Fundamental II – Matemática

Prosseguimos com o estudo da relação entre matemática e tecnologia, explicando aos estudantes como funciona a linguagem computacional.

Eles descobriram o que é o sistema binário e a forma como ele comunica e codifica as informações nos computadores.

Entendemos as potencialidades desse tipo de linguagem e avançamos para compreender de que forma os computadores decifram não somente textos escritos, mas também imagens e vídeos.

Pequeno Manual Antiracista

F8 – Português

Realizamos debates e conversas nas F8 sobre o Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro.

Foi uma das leituras obrigatórias do trimestre; começamos as discussões sobre a história dos negros no Brasil, o Dia da Consciência Negra e as atitudes antirracistas que todos precisamos ter para construirmos uma sociedade mais igualitária e respeitosa.