Bem-vindos ao Primeiro Ano!

F1

Alguns vindos da Pereirinha, outros de diferentes escolas, mas todos com sentimentos em comum: curiosidade e vontade de desvendar esse novo espaço!
Uma pontinha de timidez aqui, um friozinho na barriga acolá, mas nada atrapalhou esse momento tão especial de encontro com os novos amigos e professoras das F1.
Com alegria recebemos nossos pequenos com uma caça ao tesouro diferente: as pistas foram desvendadas com a leitura de QR codes que misteriosamente apareceram pela escola. Em cada espaço visitado, as crianças encontravam peças que, no final do trajeto, formavam a imagem da nossa agenda. De um jeito divertido, conheceram os espaços da escola e iniciaram as primeiras conversas em torno do tema do Projeto Institucional Tec Aqui, Tec Lá: o que Mais Podemos Inventar?.
Muitas descobertas ainda estão por vir!
Sejam todos bem-vindos ao Primeiro Ano!

Dançando os Nomes

F1

Nas aulas de Dança das F1, nos apresentamos e brincamos de dançar as sílabas de nossos nomes. Ao som de diferentes ritmos, caminhamos e dançamos pelo espaço, explorando cada pedacinho da nossa nova sala de aula!

Caça ao Tesouro

F2

O ano letivo das F2 começou cheio de energia boa e novas amizades. Para animar a semana e (re)conhecer os espaços da escola, fizemos uma caça ao tesouro um tanto diferente: no lugar das pistas comuns, apareceram pela escola QR codes!
Mas antes de sair em busca desses códigos, surgiram algumas perguntas: o que é um QR code? Para o que serve? Todos eles são iguais? Muitos já estavam familiarizados com a ferramenta e disseram: “Isso tem no cardápio de restaurante!”, “Também usamos para comprar coisas!”, “Eu já vi isso aqui na escola!”.
Em meio a muitas conversas, as crianças perceberam que cada QR code tem um desenho único, o que permitiu diferentes surpresas – áudio, ilustração, foto e até vídeo conduziram as crianças por diversos lugares da escola. A cada pista reuníamos uma peça de quebra-cabeça. Assim chegamos ao último desafio!
Quebra-cabeça montado, mistério desvendado: a imagem era correspondente à capa da nossa agenda.
Foi com essa e muitas outras brincadeiras que as turmas estreitaram os vínculos e exploraram os espaços da escola.

O que É Tecnologia?

F2 a F5

Nas aulas de Dança de F2 a F5, espalhamos diferentes objetos pelo auditório: caneta, papel, ventilador, cadeira, celular, sapato, casaco etc. Pedimos aos alunos que caminhassem entre esses objetos, atentos a forma, peso, textura e movimento que eles tinham. Seriam todos objetos tecnológicos?
“Esses óculos não são tecnologia! Não têm pilha nem bateria!”
“E esse aqui nem pensar é tecnologia, não tem fio nenhum!”
“O casaco não é tecnologia porque não carrega.”
Com a ajuda do vídeo What is Technology? começamos a discussão sobre o conceito de tecnologia que seguirá acontecendo nas aulas de Projeto.
Para encerrar, representamos e criamos movimentos para cada um dos objetos que estavam espalhados pela sala.
E você? Consegue representar um ring light ou uma caixinha de som com o seu corpo?

Uma Chegada e Tanto!

F3

As F3 começaram com tudo! Afinal, a recepção com uma caça ao tesouro pela escola, através de “pistas tecnológicas”, não podia ter sido melhor.
A atividade feita nas três turmas rendeu muitas risadas, parcerias e aquela gostosa sensação de estar diante de diferentes desafios. A brincadeira desafiou os alunos a descobrirem dicas em QR codes escondidos pelos cantinhos da escola. As dicas revelavam técnicas e tecnologias presentes em algum espaço da Sá Pereira e ajudavam a chegar a um tesouro escondido: as agendas do primeiro semestre de 2022. Assuntos como agricultura, código morse e o próprio QR code fizeram nossos pequenos pensarem através dessa caçada. Foram momentos intensos, que trouxeram bons indícios de como seguirão os estudos.
A semana também foi recheada de outras propostas feitas nas aulas de Artes Visuais, Inglês, Música, Educação Física e Dança. Todas buscaram o acolhimento dos alunos, junto ao estímulo de ideias para despertar interesses acerca do tema central do Projeto Institucional – tecnologia.
Aproveitamos para dar as boas-vindas aos novos amigos que chegaram para essas discussões e descobertas: na F3M recebemos Ana Clara e Rafael; na F3TA, Clara Dinola e Valentina Albuquerque; na F3TB, Julia e a Amanda.
Que tenhamos um 2022 cheio de descobertas e muitas aprendizagens!

Artes Visuais para as F3

F3

As F3 começaram o ano com muitas novidades, dentre elas uma sala bem espaçosa, exclusiva para as aulas de Artes Visuais, e uma professora especialista: a Rô.
Em nosso primeiro encontro, conversamos um pouco sobre o Projeto e fizemos um desenho no qual tínhamos que representar uma tecnologia, sem a qual não conseguiríamos viver nem um dia.
Propusemos uma atividade fora de aula, que consistia em andar pelos corredores da escola observando as imagens (reproduções de obras de arte) escolhidas para sinalizar cada sala. A intenção era provocar reflexões: por que elas foram escolhidas? O que elas têm em comum? O que elas estão representando?
Semana que vem tem mais!

Chegada ao Quarto Ano

F4

As F4 inauguraram o ano com muita alegria e disposição para o trabalho. Logo nas primeiras discussões, os alunos se mostraram sensíveis e capazes de tecer reflexões profundas. Reencontraram os amigos e receberam com carinho os alunos novos. Conheceram os materiais da série, refletiram sobre o que foi estudado no ano anterior e discutiram sobre a imagem que ilustra a capa da agenda, relacionando-a com o título do Projeto Tec Aqui, Tec Lá: o que Mais Podemos Inventar?. A partir dessa reflexão, pensamos sobre tudo que pode ser tecnologia e sua presença em nosso cotidiano.
Demos os primeiros passos para um ano cheio de descobertas e aprendizagens!

Nova Sala de Artes Visuais

F4 e F5

As F4 e F5 começaram o ano com uma novidade: a nova sala de Artes Visuais!
A sala é bem bacana, grande e espaçosa. Tem até dois tanques para lavar pincéis e potes!
Em nosso primeiro encontro, conversamos um pouco sobre o Projeto e o significado da palavra tecnologia. Durante o bate-papo, surgiram algumas frases bem interessantes, que nos fizeram pensar:
“Quando o homem passou a controlar o fogo, surgiu a tecnologia.” (Laura – F4M)
“Tecnologia é uma resolução para resolver problemas, mas que pode também causar outros problemas.” (Cecília – F5TA)
“A tecnologia está ligada às invenções mas nem sempre está relacionada às telas. Mas está sempre evoluindo.” (F4TB)
Em seguida, fizemos um desenho no qual tínhamos que representar uma tecnologia, sem a qual não conseguiríamos viver nem um dia.
Propusemos também uma atividade fora de aula, que consistia em andar pelos corredores da escola observando as imagens (reproduções de obras de arte) escolhidas para sinalizar cada sala. A intenção era provocar reflexões: por que elas foram escolhidas? O que elas têm em comum? O que elas estão representando?
Na aula que vem continuaremos a conversar e a criar!

Se Eu Fosse Máquina…

F5

Foi com animação que as crianças chegaram às F5 trazendo muitas expectativas a respeito do último ano do Ensino Fundamental I.
Para algumas, o trabalho com projetos é uma grande novidade, já que estão chegando na escola.
Na F5M, recebemos Caetano, Clara, Gabriel, Maia, Valentina e Victória; na F5TA, Alice, Rafael e Vicente; na F5TB, Antônio, Cauã e Mariana.
Quem já estava acostumado com esse trabalho foi logo explicando como ele funciona. Até que surgiu a pergunta: e esse ano, qual é o nome do projeto?
“Acho que tem uma coisa de ‘tec'”; “Tec de teclado?”; “Acho que é tec de tecnologia!”
Para que todos pudessem se conhecer melhor – e começar a pensar no tal do “tec” -, receberam o seguinte desafio: se você fosse uma máquina, que máquina seria? Por quê?
As crianças desenharam seus projetos e, em seguida, a brincadeira foi tentar adivinhar de quem era aquela máquina a partir da justificativa.
Desta forma, começamos a conhecer gostos e identidades. Além disso, alguns questionamentos foram surgindo “Uma máquina que constrói casas pode ajudar muita gente que não tem onde morar, mas e o emprego dos pedreiros, encanadores e engenheiros?”; “Nem sempre a tecnologia traz só coisas boas…”.
E assim, com mais perguntas do que respostas, iniciamos as nossas conversas. O que será que vem pela frente?

Ateliê Sá Pereira

Ateliê Fundamental I

Iniciamos o ano no Ateliê com muita animação e boas ideias! Os grupos dos turnos da manhã e da tarde aproveitaram para reencontrar os amigos antigos e conhecer os novos, que logo foram acolhidos com carinho.
Uma caça ao tesouro nos fez procurar pessoas importantes da escola: os funcionários! Eles nos ajudaram com pistas para que pudéssemos achar nosso tesouro. E adivinha o que tinha dentro do baú? Materiais como papéis coloridos, linhas e agulhas que serviram para criar o nosso diário de bordo e registrar nossas primeiras vivências no Ateliê.
Os primeiros momentos do dia contaram com uma introdução ao exercício de relaxamento e meditação. Ao longo da semana já conheceram as oficinas de Construção e Capoeira, se divertindo ao criar um barco que não afundasse e aprendendo sobre o principal instrumento, o berimbau. As aulas de Inglês foram divertidas, com muita música e arte.
O almoço foi um momento esperado por todos e uma ótima oportunidade para experimentar novos sabores e trabalhar a autonomia das crianças, que montaram seus pratos e cuidaram da limpeza dos utensílios utilizados.
O que mais teremos pela frente? Como toda aventura, não sabemos ao certo, mas com toda certeza teremos brincadeiras, jogos e muita diversão!