Nome da Turma

F1

A escolha do nome da turma fortalece a identidade do grupo e também a construção de um caminho de pesquisa.
Para quem já era da Pereirinha, o momento é muito esperado. Para as crianças que chegaram à escola neste ano, foi a hora de sentir pela primeira vez a alegria que envolve essa escolha.
Depois de listar sugestões e votar, com direito a urna e voto secreto, fizemos a apuração e revelamos os vencedores.
A F1TA agora é a Turma do Robô e a F1TB é a Turma da Engrenagem.
A F1M em breve terá seu nome também. Estamos aguardando a volta de algumas crianças para realizar a votação final.
Será que vai dar Turma do Brinquedo, da Tecnologia ou da Invenção?
Que o escolhido, seja qual for, inspire e propicie muitas descobertas.

Engenhoca Musical

F1, F2 e F3

As crianças de F1, F2 e F3 ficaram maravilhadas ao ver e ouvir o som que saiu de uma engenhoca movida a manivela.
A Marble Machine, desenvolvida pelo músico sueco Martin Molin, utiliza o sistema de engrenagens cuidadosamente sincronizadas para movimentar bolinhas que fazem a música acontecer.
A apreciação do vídeo nos inspirou a explorar pequenas células musicais que se complementam como em uma engrenagem, gerando assim uma máquina musical.
Wintergatan – Marble Machine (link)

Mural Guardador de Memórias

F2

Inspiradas na obra Curumim, o Guardador de Memórias, de Denilson Baniwa, as F2 começaram a produzir seu mural guardador de memórias.
As crianças trouxeram fotografias de momentos em que se sentiram felizes durante o recesso de carnaval, e contaram onde estavam, quem fotografou e qual recurso foi utilizado para fazer a fotografia.
Imagens obtidas em visitas a exposições, banhos de piscina, cachoeira, praia e muitos momentos em família agora colorem nosso corredor.
E o que é memória? Como podemos guardar nossas lembranças?
Parece que começa a surgir um caminho de pesquisa para nós.
Fiquem atentos!
As crianças que ainda não trouxeram suas fotografias podem trazê-las impressas, pela agenda.

Bilhete Especial

F3

Com o objetivo de disparar discussões sobre as características do gênero textual bilhete, pedimos às famílias das F3 uma ajuda muito especial: escrever mensagens para seus filhos.
As crianças foram presenteadas com bilhetes carinhosos, registrados no caderno. Declarações de amor, charadinhas, convites para lanches… Mensagens carregadas de afeto, escritas de próprio punho, o que desafiou os pequenos a apreciar caligrafias dos mais variados tipos.
Aproveitamos para conversar sobre a função da escrita e também sobre a letra cursiva e suas vantagens, como a agilidade na escrita.
Outras novidades estão por vir.

 

A Fantástica Fábrica de Chocolate

F3TA e F3TB

O Sr. Willy Wonka, um dos mais incríveis inventores do mundo, abriu os portões de sua fábrica para a F3TA e a F3TB.
E, como toda literatura potente, A Fantástica Fábrica de Chocolate, de Roald Dahl, encantou.
Essas turmas, adoradoras de histórias deliciosas, foram embaladas pelas aventuras de Charlie Bucket e outras crianças, nessa narrativa recheada de doces e travessuras.
As crianças apreciaram ouvir os relatos das invenções do curioso chocolateiro. A cada capítulo, iam se surpreendendo por salas interessantes e supertecnológicas.
Notamos, porém, que eram tecnologias bem esquisitas e diferentes daquelas sobre as quais temos conversado.
A ideia de escolher essa obra surgiu da curiosidade dos alunos em conhecer histórias que inspiraram filmes famosos, e da relação do enredo com nosso Projeto.
Todos ficaram entusiasmados com a leitura em capítulos. Mobilizaram-se tanto com os encontros literários, que já querem escolher o próximo livro.

Revisitando Aprendizagens

F4

No Quarto Ano retomamos conhecimentos matemáticos que fundamentam as aprendizagens seguintes.
As F4 vivenciaram desafios das contas armadas de adição e subtração, garantindo a revisão, passo a passo, dessas operações. Revisamos também ordem e classe do Sistema de Numeração Decimal.
Com muita leitura e interpretação de problemas, foi possível trabalhar o vocabulário matemático com conceitos e termos já conhecidos, como par e ímpar; antecessor e sucessor; dobro e metade; e a tão querida decomposição.
Mais confiantes, os estudantes já podem aceitar desafios maiores.

Olhares Atentos

F4

Como olhamos para o que está diante de nós? Conseguimos perceber os detalhes do que apreciamos? Será que nosso olhar anda muito disperso?
Essas perguntas foram lançadas para as F4.
Para exercitar nosso olhar adormecido pelo excesso de exposição a imagens, propusemos um desenho de observação.
Cada mesa recebeu um objeto tridimensional para ser observado; os alunos foram orientados a perceber os detalhes de cada objeto e desenhá-lo o mais fielmente possível. Olhar mais para o objeto do que para o desenho; observar o ponto de vista de cada um e como ele iria determinar o trabalho.
Foi um desafio que os pequenos artistas aceitaram e ficaram muito orgulhosos dos resultados.

O Papel

F5

As semanas de sensibilização têm o objetivo de oferecer possibilidades de apreciação, discussão e ampliação de temas pertinentes ao Projeto Institucional.
Durante esse período, os inventos apareceram como tema de interesse das F5. As crianças foram percebendo a grandeza desse universo.
Então, enumeraram questões sobre as quais refletir: quais são as etapas de um invento? Quais inventos podem gerar novas invenções? Quais estão mais presentes no nosso cotidiano?
Depois de muita troca de ideias, as turmas chegaram a um invento mais que presente em nossas vidas, e com muitas peculiaridades: ele é essencial na etapa de registro; pode ajudar no desenvolvimento de diversas outras invenções; embora para lá de antigo, permanece em todo lugar… O papel!
Já começaram as primeiras conversas sobre o que sabemos sobre essa invenção transformadora.
Não vai faltar assunto.

Sobre Equilíbrio e Formas

F5

Propusemos às F5 encontrarem modos de colocar uma folha de papel em pé apenas com dobraduras.
Inicialmente os estudantes ficaram perplexos. Mas logo as soluções começaram a surgir.
Então, era preciso acrescentar um corte na folha, de forma a fazer parte do equilíbrio já conseguido.
E, por fim, a cola poderia ser usada.
Os alunos trabalharam em duplas ou trios, concentrados na execução de cada peça. Alguns se preocuparam apenas em solucionar o problema; outros ousaram trazer elementos estéticos, acrescentando curvas, dobraduras extras, assimetria.
Registramos os trabalhos em fotos e conversamos sobre algumas soluções e suas características.
A turma acabou pedindo novos desafios.

Parque Lage

Ateliê Fundamental I

Toda sexta-feira, as crianças do Ateliê têm tido a oportunidade de explorar o Parque Lage e de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido para a preservação da Floresta da Tijuca.
Nessas visitas, conhecemos o Plínio, funcionário do ICMBio, que nos ajuda a desbravar o Parque, guiando-nos pelas trilhas.
Ele nos contou a história do local e das construções; falou sobre espécies de animais e plantas que fazem parte daquele ecossistema; e apresentou um vídeo sobre o trabalho de limpeza das trilhas e coleta do lixo.
Em seguida, Plínio nos levou para uma caminhada pelo Parque, em uma trilha cheia de desafios, passando pela torre, pelo aquário, pelo lago dos patos e, no final, fomos surpreendidos com a vista maravilhosa da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Ao longo do ano, teremos mais passeios e aprendizagens sobre a nossa floresta.