As F1, entre conversas e muitas novidades, foram apresentadas ao livro A Fantástica Máquina dos Bichos, de Ruth Rocha, de um jeito muito especial.
Os amigos que participaram do Apoio Pedagógico recontaram a história e mostraram a máquina que construíram, capaz de “produzir palavras”.
Com alegria, mostraram à turma como ela funciona e, nesse troca-troca de palavras, cada aluno foi ganhando um novo nome, misturado com o nome de um bicho.
O desafio de ler essas palavras malucas, metade nome de gente, metade nome de bicho, gerou empolgação e boas risadas.
O registro da brincadeira foi para o mural das salas, que ganhou novas cores e significados.
As F2 participaram de uma dinâmica na qual, em pequenos grupos, foram desafiadas a observar e listar os elementos presentes em imagens variadas.
Cada grupo escreveu um roteiro de desenho para sua lista, e os grupos trocaram suas listas entre eles.
Os alunos liam as observações dos amigos e os grupos produziam seus desenhos. Os resultados ficaram divertidos. Ao observá-los, as turmas perceberam que as imagens eram reproduções das obras de Pawel Kuczynski, artista que já conheciam.
Quando receberam a agenda do segundo semestre, viram que a ilustração da capa é reprodução de uma das obras apreciadas na atividade que tinham acabado de realizar.
Que alegria!
Através do livro Cultura da Terra, de Ricardo de Azevedo, as F3 estão viajando por todo o Brasil. Chegou a hora de fazer as malas para a região Centro-oeste.
Para descobrir o que levar, as crianças concluíram que precisavam pesquisar o clima da região e os estados que dela fazem parte.
Com essas informações ficou fácil escolher as roupas e acessórios adequados.
Usamos o Google Earth para fazer essa viagem e saber mais sobre nosso destino: clima, vegetação, culinária e histórias.
As F3 receberam velhos amigos: Moisés, na F3M; Clara Galeão, na F3TB; e Clara Losekann, que retornou para a F3TA.
Chegaram com novidades e empolgação com as futuras atividades.
Pedimos que cada criança trouxesse um objeto que remetesse a uma vivência de suas férias.
Em roda, os alunos apresentaram os objetos representativos de suas histórias, que renderam uma boa prosa.
Uma surpresa encheu de alegria a F4M: Isaac, um novo amigo, chegou para completar o grupo.
Bem-vindo, Isaac!
As crianças contaram episódios significativos de suas férias e as muitas aventuras vividas renderam assunto para a semana toda.
Outro momento importante foi a leitura de Não Quero Usar Óculos, de Carla Maia de Almeida e André Letria, com a qual retomamos os estudos de Projeto e disparamos a trajetória para a próxima jornada letiva.