Programação

Ateliê – Oficina de Construção

Nas últimas semanas, na Oficina de Construção, começamos a entender a lógica da programação.

Realizamos um experimento lúdico para ilustrar esse momento. Os alunos tiveram que escrever uma sequência de comandos “programar”, como definiram, para o Henrique pegar um pacote de pães, um pote de geleia e fazer um sanduíche de geleia.

O que inicialmente parecia simples se mostrou um verdadeiro desafio, pois muito do que pensamos e interpretamos automaticamente precisa ser descrito para a máquina com mais detalhes.

Alguns programas “bugaram” o professor, outros não se comportaram como esperado e outros ainda, após ajustes, finalmente produziram um delicioso sanduíche.

Iniciamos a nossa aventura no mundo da programação utilizando a linguagem em blocos do Makecode da Microsoft, para comandar a nossa plaquinha da BBC micro:bit.
Assim começaremos nossos experimentos nessa área da eletrônica e da informática.

Pares de 10

F1 – Matemática

As F1 conheceram O Sonho de Dam Dam e do Senhor Gom Gom, de Ji yun Shin

Para evitar que o lobo Gom Gom devore suas ovelhas, Dam Dam cria maneiras de enganá-lo. 

Sua estratégia é separar suas dez ovelhas em dois grupos diferentes, para confundir o lobo. 

Depois de conhecer  essa história com desfecho surpreendente, as crianças usaram tampinhas para experimentar, como Dam Dam, maneiras de formar dez, e fizeram registros no caderno.

A junção dos pares de números para formar dez se torna grande aliada para as crianças entenderem a base do nosso sistema de numeração decimal.

Dominó da Subtração

F2- Matemática

As F2 conheceram o Dominó da Subtração. Em pequenos grupos, os alunos precisaram organizar as peças, distribuí-las e decidir quem o jogo iria começar o jogo.

Para jogar é necessário primeiro calcular mentalmente o resultado da peça que está na mesa, para depois formar o par necessário.

Ganha o jogo quem conseguir colocar todas as peças na mesa primeiro.

Assim, as crianças têm  a oportunidade não só de efetuar operações mentalmente, mas também de refletir sobre as melhores estratégias e exercitar o respeito aos limites e as regras para conviver em grupo.

Construindo Mecanismos

F3 – Artes

As construções dos brinquedos cinéticos estão caminhando a todo vapor.

Os projetos foram desenhados e as ideias  registradas antes de começarmos a estruturar os mecanismos.

Em seguida, as formas criadas foram refeitas com recortes e colagens em cartolina.

Começamos a organizar as peças que farão parte da estrutura mecânica: furamos tampinhas de refrigerante, cortamos os palitos de churrasco, preparamos as caixas e potes.

As crianças estão muito empolgadas.

Visita de Ilan Fuchs

F3M – Projeto

A F3M recebeu a visita de Ilan Fuchs, pai da Bia.

Ele trouxe três experimentos: uma roda d’água com sistema de capilaridade; um motor de energia eólica; e uma pilha que foi montada na hora, feita de batata doce. 

Ilan apresentou um sistema de alimentação com água bem diferente da roda d’água conhecida pela turma.

Usando um voltímetro, ele mostrou como o vento pode gerar energia mecânica, depois convertida em energia elétrica.

Durante a conversa, a meninada fez  associações com assuntos sendo estudados em Projeto. 

A última parte da visita trouxe uma surpresa: a geração de energia utilizando uma batata doce, que foi fatiada. Cada fatia recebeu dois metais, uma arruela e uma moeda de 5 centavos, molhadas em vinagre.

A “pilha” ficou muito semelhante à feita com o professor Henrique, o que favoreceu relações com conhecimentos recém-adquiridos.

A pilha de batata gerou energia suficiente para acender leds espalhados sobre a mesa. 

Agradecemos ao Ilan pela parceria e disponibilidade em contribuir para a produção de conhecimento da turma.

Ilan deixou seus experimentos, para podermos estudá-los e apresentá-los na Feira Moderna.

 

Desvendando o Mistério das Máquinas: Visita do Henrique

F3 – Projeto

As F3 receberam uma visita muito especial:  o professor de ciências Henrique. O bate-papo tinha como objetivo trazer experimentos que pudessem auxiliar a criançada a entender os diversos tipos de energia e, principalmente, a energia elétrica. 

Henrique fez questão de provocar as crianças a pensar sobre os conceitos de energia e de como ela é transformada na natureza, em nossos corpos e, finalmente, nos eletrodomésticos.

Para apoiar as explicações Henrique preparou experimentos e trouxe um voltímetro.

As provocações em torno das pilhas e de como as “cargas” positivas e negativas reagem com “perturbações” eletromagnéticas fez as crianças vibrarem.

Henrique mostrou papel alumínio, a moeda de cinco centavos e uma arruela.

Esses metais foram usados para fazer uma pilha na sala, empilhando-os de forma alternada.  O nome pilha veio de experimentos como esse.

Ao final, a pilha montada gerou uma corrente elétrica através de processo químico. A energia gerada surpreendeu os pequenos, pois tudo estava sendo feito de forma simples e com elementos inesperados.

Henrique contou a história dos italianos  Luigi Galvan e Alessandro Volta, dois pioneiros das pesquisas sobre energia elétrica.

Alessandro Volta criou a pilha de Volta, mesmo modelo reproduzido em sala, e deu origem ao nome Volt.

As F3 seguem firmes em seus propósitos de estudo e pesquisa. E continuam a  desvendar os muitos mistérios desse projeto.

 

 

Literatura e Política

F4 – Projeto

A política faz parte do nosso cotidiano. Está nas nossas relações e escolhas diárias. Com a proximidade das eleições, os alunos se mobilizaram em torno do tema para conversar e tirar suas dúvidas.

O que é a política? Que sistemas de governo existem no mundo? O que é monarquia e como funciona? Como acontece uma eleição? Que sistema de governo é adotado pelo nosso país?

A literatura foi uma grande aliada. Os livros A Rainha das Rãs Não Pode Molhar os Pés, de Davide CaliPequeno Gui, de Mario Ramos; e A Eleição dos Bichos, de André Rodrigues, vieram para os encontros na Biblioteca e nos ajudaram a compartilhar ideias e a construir coletivamente os conceitos de livros e de política, em suas vertentes diversas.

Saímos todos vencedores e mais sabidos!

Escolhas de Estudo e Procedimentos de Pesquisa

F5 – Projeto

Nas últimas semanas, as F5 dedicaram o trabalho de Projeto à Feira Moderna, momento em que partilhamos nossos estudos com a comunidade escolar.

As turmas voltaram aos cadernos para relembrar nosso caminho de pesquisa até aqui e, a partir desse exercício, pensaram, coletivamente, na forma de organizar todos os assuntos e dividi-los  em espaços e grupos.

Chegaram a três grandes temas relacionados ao projeto das turmas: os diferentes suportes de escrita ao longo da história até a invenção do papel; a produção de papel e os aspectos químicos que envolvem sua composição; os diferentes usos do papel e suas funções no desenvolvimento de novas tecnologias.

Formaram-se grupos para aprofundar o estudo de cada tema e pensar na forma de apresentação. 

Além dos procedimentos de pesquisa já utilizados anteriormente, como a busca por novas fontes, o retorno aos materiais utilizados e a elaboração de textos a partir deles, as crianças experimentaram novos procedimentos necessários: a elaboração de mapas mentais e a construção de um calendário de tarefas para organizar o trabalho até o dia da Feira. 

Os alunos foram percebendo que, pensando e construindo juntos, o trabalho de pesquisa coletivo acontece.