Dia das Crianças

Fundamental I

A comemoração do Dia das Crianças foi intensa!

As turmas de Fundamental I assistiram à apresentação da peça teatral Bisa Bia, Bisa Bel, dirigida e adaptada por Joana Libreiro.

A peça, baseada no premiado livro infanto-juvenil de Ana Maria Machado, trata de questões sensíveis, como memória e identidade, e ainda traz à tona o lugar da mulher ao longo do tempo.

A narrativa atendeu a todo o público do Fundamental I. 

Para completar, esticamos a farra com um lanche coletivo.

Que venham muitos outros dias das crianças tão alegres quanto esse, para comemorarmos coletivamente!

Música na Capoeira 

Ateliê – Capoeira

As  aulas de Capoeira são sempre cantadas.

A música é importantíssima, faz parte do jogo, ditando o ritmo, mandando recado para quem está jogando, para quem está olhando ou contando uma história.

As músicas ajudam também os estudantes a entender os movimentos.

“Pé dentro / pé fora / quem tem pé pequeno vai embora” ajuda a entender a ginga;  em “Vento balançou / a palha do coqueiro” os participantes  imitam o movimento das folhas, estimulando o balanço do capoeirista.

Cada música diz uma coisa, e assim os estudantes vão cantando, brincando e jogando capoeira.

Cruzadinha

F1 – Projeto

A cruzadinha é uma ótima maneira de aperfeiçoar a escrita e a leitura. As crianças das F1 estavam curiosas para usá-la, e agora, com hipóteses mais avançadas, ela se tornou um novo desafio. 

Ao escrever, muitos alunos percebem que faltam letras, e repensam suas hipóteses, ampliando saberes e descobertas.

A interação com os amigos e professoras tem sido rica e estimulante nesse processo.

Arames e Elásticos

F1 – Dança

Nas aulas de Dança das F1, depois de ler o texto da Festa de Encerramento, inspirado na obra de Calder, e aprender um pouco mais sobre arames, cores e formas que o artista usava para construir seus móbiles e esculturas, começamos a pensar em objetos que pudessem representá-los cenicamente.

Na F1M, optamos pelos elásticos neons, sob a luz negra, para representar os arames.

Ao verem o efeito da luz negra sobre os elásticos, os alunos exclamaram: “Uau! A gente ficou invisível, viu? Que maneiro!”

Para F1TA, escolhemos bolas de led; para F1TB, tecidos nas cores usadas por Calder em suas obras.

Em pequenos grupos, os estudantes experimentaram os elementos escolhidos, criando movimentos que serão integrados à coreografia, de forma que eles sejam coautores do trabalho.

Vamos montar nossa coreografia. Os alunos precisarão trazer a roupa preta nos dias das aulas de Dança.

O Que Sabemos Sobre Dinheiro?

F2 – Matemática

Para introduzir a conversa sobre nosso Sistema Monetário, as F2 listaram coletivamente o que sabem sobre dinheiro.

Falaram da diferença entre o dinheiro do Brasil e os de outros países; sobre a importância de gastá-lo de maneira consciente; e até sobre instituições bancárias.

Brincaram com cédulas, explorando valores, equivalências e simulando compras e vendas.

Outros conceitos surgiram: lucro, gasto, juros, trabalho, economias… Essa meninada está engajada! 

Para as famílias, vai uma dica: as crianças podem ir à feira, contar as economias do cofrinho, pagar o supermercado com dinheiro.

Quanto mais experiências tiverem com moedas e notas, melhor.

Alerta de spoiler: combinaremos o dia da Cantina.

Aguardem!

 

Cérebro Eletrônico

F2M – Dança

Nas aulas de Dança das F2M, depois de ler  Os Segredos da Memória: o Corpo e a Máquina, texto da Festa de Encerramento, entendermos o que nossa coreografia vai representar no espetáculo e começamos a criar pequenos movimentos, ouvindo a sugestão dos alunos,  com o intuito de inseri-los no processo de criação.

Ao som de Cérebro Eletrônico, na voz de Marisa Monte, demos início à coreografia, e os alunos estão ansiosos para o grande dia.

Roda d’água e Monjolo

F3M – Projeto

O Mistério das Máquinas, projeto das F3, vem trazendo muitas descobertas. As máquinas – das simples até as complexas – que o homem criou ao longo de sua história estão sendo pesquisadas e exploradas.

Entre as primeiras máquinas que chegaram ao Brasil, a roda d’água e o monjolo foram as escolhas da F3M para serem montadas em sala e estudadas. 

A pesquisa sobre algo antigo é sempre um desafio, mas também uma oportunidade de os alunos conhecerem diferentes fontes de pesquisa.

A turma ouviu histórias, analisou pinturas, desenhos, vídeos e textos que falam desse Brasil de mais de 200 anos atrás.

Os estudantes conheceram os antigos moinhos de açúcar e entenderam a origem do nome do morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Souberam também das antigas fazendas de café – algumas das quais ainda existem – com seus monjolos e rodas d’água. 

O Museu Afro Brasil foi uma fonte de pesquisa que revelou a importância dos escravizados para o desenvolvimento dessas tecnologias, ressaltando a inteligência e a capacidade dos muitos africanos que ajudaram a construir o país.

A turma se dedicou também à construção de réplicas da roda d’água e do monjolo, utilizando palitos de sorvete, tampinhas, palitos de churrasco, pregadores, garrafas plásticas e cola.

Foi desafiador, mas a recompensa veio com a alegria de ver os artefatos finalmente chegarem à forma desejada.

A F3M vai expor os dois modelos na Feira Moderna, e está pronta para dividir todo o conhecimento apreendido com a comunidade Sá Pereira!

 

Conta Armada

F3 – Matemática

A famosa conta armada chegou às F3 como mais uma estratégia de cálculo e para auxiliar na organização das contas.

O ato de somar ganhou uma nova forma com o tão esperado algoritmo.

Depois de conversar sobre as formas de operar e decompor os números, as crianças pensaram na estrutura que essa conta apresenta e nos procedimentos importantes aos quais precisamos estar atentos.

As demais estratégias não serão abandonadas, mas neste momento as F3 se dedicam a conhecer essa nova técnica de cálculo.

Os estudantes estão animados, querendo fazer contas e mais contas!

Leitor do Dia

 F3T – Projeto

As F3T têm apreciado uma leitura muito divertida: a dos amigos da turma. Cultivamos, nas F3, a prática de leitor do dia. A cada semana, em duplas, as crianças se organizam, ensaiam e preparam a leitura de um conto do livro Cultura da Terra, de Ricardo Azevedo, para que todos em sala possam apreciar esse momento de escuta.

A preocupação com a entonação e com a fluência estão em jogo nessa atividade, e cada apresentação tem sido plena de interpretações.

Os leitores preparam também produções plásticas para ilustrar suas performances.

Todos têm demonstrado muito talento!

 

Reflexões Sobre Agir

F3 e F4 – Tribo

Em conversa com as F3, na Tribo, notamos queixas importantes que conduziram à discussão sobre o espaço do outro.

Cutucar, irritar, responder, gritar e até mesmo empurrar foram comportamentos discutidos. 

“O que acontece, que eu não consigo lidar com uma situação, a ponto de gritar ou empurrar alguém?” 

“O que significa esse grito ou empurrão?

Propusemos algo novo às crianças. Demarcamos, com fita crepe, um quadrado no chão, e orientamos, de variadas formas e em segredo, que uma criança ficasse dentro do quadrado e outra tentasse entrar no quadrado do amigo.

Depois de observar diferentes situações, fizemos o exercício de identificar as estratégias utilizadas: pedir, implorar, conversar, negociar, empurrar, intimidar, ceder…

O que nos leva a escolher? Quais são as consequências das nossas escolhas?

A proposta se desdobrou em muita conversa, e  foi experimentada também pelo Quarto Ano.

Jogos Cooperativos

F3T, F4T, F5T – Educação Física

Quando se propõe um jogo, nas aulas de Educação Física, o que primeiro aparece é a necessidade de competir.

Mas em um jogo temos a possibilidade de aprender inúmeras coisas, e a cooperação é uma delas.  

As  F3, F4 e F5 do turno da tarde têm vivenciado, nas aulas de Educação Física, os jogos cooperativos, nos quais a competição fica em segundo plano e o auxílio mútuo entre os alunos ganha importância maior.

Dessa forma as crianças desenvolvem a compreensão da diferença entre “jogar com” e  “jogar contra”.

Câmara Escura

F4 – Projeto

Depois que as F4 compreenderam o princípio da câmara escura com a propagação retilínea da luz, foi a vez de colocar em prática esse aprendizado para construir uma câmara escura com o professor Henrique, que veio visitar essas turmas novamente.

Para o experimento foi utilizada uma caixa de papelão. Os estudantes ampliaram seu conhecimento adicionando uma lente ao orifício da caixa, e assim verificaram os interessantes efeitos na nitidez da imagem invertida que foi projetada.

Essa e outras produções estarão disponíveis para apreciação na Feira Moderna.

Venham! Esperamos por todos vocês.

Bisa Bia e as F5

F5 – Projeto

O Bisa Bia, Bisa Bel, apresentado na escola em comemoração ao Dia das Crianças, aproximou-se muito do universo das F5.

Além das memórias e das diferenças entre gerações, o espetáculo retratou episódios muito próximos dos pequenos, em especial das turmas do Quinto Ano: a rotina escolar, as amizades, as brincadeiras e as confusões emocionais próprias da idade.

Ao final, nessa vontade de ser criança, as F5 recordaram o tão querido tempo livre e aproveitaram para brincar um pouco mais.