O Jogo

Ateliê – Capoeira

Na capoeira o jogo acontece como uma conversa. Um jogador fala, faz um movimento, o outro responde, faz outro movimento, e assim a conversa, o jogo, vai fluindo.

Em nossas aulas estamos tentando entender como conectar um movimento ao outro, um assunto ao outro.

Em duplas, temos feito sequências de movimentos com o objetivo de trabalhar a conexão e a concentração no jogo.

Depois os estudantes serão capazes de criar as próprias conversas, seus jogos.

Um Pensamento que Quer Brincar

F1 – Música

Nas aulas de Música, fizemos uma composição musical inspirados na obra de Alexander Calder.

O tema foi pesquisado nas aulas de Projeto e alimentou o texto da Festa de Encerramento.

Concluímos o processo de composição e estamos nos dedicado a cantar a melodia, atentos à altura de cada nota.

Para enriquecer nosso arranjo, estamos construindo instrumentos com a sucata de metal trazida pelas crianças.

Jogo dos Pontinhos

F1- Matemática

As F1 produziram muitos jogos e estão conhecendo outros.

Dessa vez foi o jogo dos pontinhos, que está fazendo o maior sucesso entre a criançada.

Jogando em duplas, as crianças traçam estratégias para fechar o maior número de quadradinhos em uma malha cheia de pontinhos e, assim, ganhar um ponto.

O caderno está indo pra casa neste fim de semana e a tarefa é bem divertida: jogar com a família.

Mas tem um desafio extra. Cada quadradinho fechado vale 10 pontos!

A criançada pode contar com a ajuda dos familiares nessa contagem desafiadora.

Nossa Escola Deste Lado do Mundo

F2 – Tribo

Costumamos assistir, nas Tribos, a alguns episódios de Minha Escola do Outro Lado do Mundo, do canal Futura.

A série apresenta escolas de diferentes partes do mundo com práticas e realidades muito distintas.

Nossa expectativa, por meio dessa “viagem”, é que as crianças ampliem sua concepção de escola ao identificar semelhanças e diferenças em relação à nossa.

Inspirada pela série, a F2TB quis fazer um episódio sobre a Sá Pereira.

Mercadinho

F2 – Matemática

As F2 estão nos preparativos para o mercadinho, e as F1 vão entrar na brincadeira como clientes.

Ideias borbulham: qual será o nome do nosso mercado? O que precisamos fazer?

Organizar um mercadinho exige muito trabalho. Separar as embalagens por seções; pesquisar preços; etiquetar produtos; pensar em promoções; fazer um folheto de ofertas bem bonito.

Além do aprendizado sobre o sistema monetário, a atividade envolve a Matemática no arredondamento de preços e no cálculo de troco; a observação e análise das embalagens, relacionando-as aos sólidos geométricos; a apreciação estética na criação da propaganda; a criatividade na escolha do nome.

Vale ainda o olhar sobre o que consumimos em nossas casas, que é apurado quando atentamos para os lugares de origem dos produtos, a composição, os ingredientes, as receitas que podem ser preparadas com eles…

 

Rock Bom se Canta Junto

F2 – Música

Nos ensaios para a Festa de Encerramento, temos reunido as turmas de Segundo Ano para cantar e tocar o Rock da Memória.

As crianças já aprenderem suas partes individuais do arranjo e estão mais seguras para tocar em grupo, sem se perder e sem deixar de perceber o arranjo como um todo.

Viajando no Submarino Amarelo

F3 – Música

A máquina musical que fará parceria com as aulas de Dança, na Festa de Encerramento, está em pleno funcionamento.

Começamos a estudar Yellow Submarine na flauta doce.

O arranjo será a duas vozes, para se trabalhar dois níveis de dificuldade e incluir todas as crianças, de acordo com a fase de aprendizagem do instrumento em que cada uma se encontra.

Feira Livre

F3 – Matemática

Depois de meses de preparação, as F3 agitaram a Sá Pereira com a Feira Livre do Terceiro Ano.

Foi um momento especial e de muita alegria, que contou com a presença dos familiares.

O projeto Feira Livre,  tradicional nas turmas dessa série da escola, dá continuidade aos processos de aprendizagem sobre o Sistema Monetário e outros saberes do campo da Matemática, iniciados no Segundo Ano.

O processo de construção da feira foi desenvolvido ao longo do semestre e aliou diferentes aspectos da montagem e venda de alimentos de uma feira, desde a concepção dos espaços, a escolha de alimentos a serem comprados, a precificação, até os conceitos de lucro e prejuízo.

As turmas pesquisaram o caminho de frutas, legumes e verduras para entender como se chega ao valor de cada item; refletiram sobre a estrutura dos centros de abastecimentos da cidade.

Com o empréstimo solicitado à escola, visitaram a Cadeg, no início da semana, o que proporcionou a oportunidade de fazer a negociação diretamente com vendedores e mesmo com produtores, objetivando a economia na compra, para finalmente determinar os melhores produtos a serem comercializados.

Depois, as turmas, em conjunto, embalaram, precificaram os itens e montaram o espaço para receber as famílias.

Depois de tanto preparo, chegou o dia de vender, preenchido com bom humor, sorrisos, jargões e muita negociação. Teve até a famosa xepa, que divertiu a todos.

As crianças fizeram troco, contaram dinheiro e venderam com destreza seus itens. 

A feira passou, mas as lembranças desses dias gostosos de aprender Matemática ficarão na memória dos nossos pequenos!

Enfim, a Divisão

F4 – Matemática

As F4, finalmente, conheceram o algoritmo da divisão por estimativa.

Cada vez mais apropriadas do funcionamento do sistema de numeração decimal, desenvolveram técnicas de cálculo mental e perceberam que a memorização da tabuada é um recurso para lá de útil na divisão.

Todo esse percurso contribuiu para a compreensão do algoritmo da divisão, no qual as quatro operações entram em cena.

Aos poucos, as crianças ganham mais confiança e desde já se preparam para as futuras construções do Quinto Ano.

Que venham os próximos desafios!

Escritos

F5 – Projeto

“Escreva, minha filha, escreva. Quando estiver entediada, nostálgica, desocupada, neutra, escreva. Escreva mesmo bobagens, palavras soltas, experimente fazer versos, artigos, pensamentos soltos (…) escreva sempre, mesmo para não publicar e principalmente para não publicar. Não tenha a preocupação de fazer obras-primas (…) mas só e simplesmente escrever (…)”

Fragmento da Carta de Carlos Drummond de Andrade à sua filha Maria Julieta (7/2/1950)

E foi assim que, despretensiosamente, as F5 iniciaram os seus primeiros escritos deste ano.

Aos poucos, tomaram contato com recursos de escrita variados. Arriscaram-se praticando o quanto puderam, leram um bocado para ampliar o repertório de estilos e agora fazem aproximações do gênero crônica para finalmente concretizar a publicação de um livreto. 

Aguardem as novidades que estão por vir! 

Corpo do Personagem

F5 – Dança

As aulas de Dança das F5 vêm sendo dedicadas à montagem da peça Os Meus Balões.

O trabalho se volta para o corpo cênico, a construção corporal de cada personagem.

Seus gestos, seu andar, as qualidades do movimento…

Para inspirar os estudantes, assistimos ao making off da série Santos Dumont, da HBO, que narra a vida do nosso petit Santô.

O ambiente, os costumes e os figurinos da série, que se passa no século 19, aproximaram nossos alunos do ambiente cênico que buscamos criar.