Calder

F1 – Projeto

As F1 se depararam com uma mala misteriosa. Para abri-la era preciso desvendar uma charada.

Cada dica levava a uma letra, e as letras juntas formavam uma palavra. Mexe para cá, mexe para lá, descobriram: móbile.

Na mala havia um móbile e um livro sobre a obra do artista Alexandre Calder.

As crianças se encantaram com o pequeno móbile, que se equilibrava e dançava com nosso sopro. Folheando o livro,  descobriram  muitos outros trabalhos do artista.

As esculturas  de arame  chamaram especial  atenção.

Recebemos a visita da Vanessa, que nos trouxe arame, material tão convidativo.

Cada criança ganhou um pedaço  para criar a própria escultura, que primeiro foi desenhada no papel.

Assim como o artista, dobraram, torceram, esticaram e formas muito interessantes foram surgindo.

 

Trilha no Parque Lage

Ateliê

As crianças do Ateliê receberam um convite repleto de desafios do amigo Plínio, que sempre as recebe com carinho no Parque Lage.

Em passeios anteriores já haviam conhecido um pequeno trecho da trilha Parque Lage-Corcovado. Dessa vez foram apresentadas a outro, bem maior.

Foi uma subida que exigiu atenção, cuidado, e proporcionou diversão e descobertas.

As crianças foram apresentadas a uma pequena cachoeira, onde puderem se refrescar, lavar o rosto, as mãos, ouvir os sons da natureza e tirar lindas fotos.

Agradecemos ao Plínio pelas boas surpresas.

O que É Pixel?

F2- Projeto

Buscando responder às perguntas que surgiram nas últimas pesquisas, as F2 descobriram que pixel, ou elemento da imagem, são pequenos quadrados sem uma medida definida, baseados nas três cores primárias, e que juntos formam a imagem digital.

Para ampliar essa descoberta, as crianças foram apresentadas a um recurso muito utilizado na matemática: a malha quadriculada.

Identificaram o padrão geométrico, relacionaram a altura e a largura do papel com a tela digital, usaram régua para medir as laterais e calcularam quantos quadrados de 2x2cm caberiam em uma folha de 20x28cm.

Depois de toda essa matemática, compuseram lindas colagens usando papéis coloridos cortados em quadradinhos, considerando a linearidade entre a malha quadriculada e os recortes.

Envolvidas com a colagem, as crianças se inspiraram em alguns jogos digitais, nos quais cenários e personagens são pixelados.

A prática interdisciplinar, além de revelar pontos comuns entre diferentes áreas do conhecimento, favorece a contextualização da experiência escolar nas vivências do cotidiano.

Avaliação na F3

F3 – Projeto

Na Sá Pereira a avaliação é processual. Utilizando recursos variados, observamos a aprendizagem das crianças considerando também um repertório amplo de situações ao longo de cada semestre. Tudo é registrado e discutido com a equipe pedagógica.

No início de cada etapa letiva definimos os objetivos a serem atingidos e seguimos avaliando e registrando observações nas áreas de Língua, Matemática e Ciências, através das atividades de Projeto.

Esses objetivos são lidos e esclarecidos junto às crianças e responsáveis, e registrados nos cadernos.

Outro aspecto importante na avaliação é a postura de estudante, que compreende atitudes colaborativas com colegas e professores, autonomia para com as tarefas e a rotina escolar, além da disponibilidade para aprender.

Para as crianças, trata-se de um processo de construção que acontece gradativamente ao longo do Ensino Fundamental I.

A intenção é que nossos pequenos estudantes se impliquem em seu processo de aprendizagem e, mais adiante, ampliem o olhar crítico para suas produções, tornando-se capazes de lidar com instrumentos autoavaliativos.

Que venha o Quarto Ano, com os novos desafios!

Lindo Balão Azul

F4 e F5 – Coral

Desde outubro vimos ensaiando o último arranjo do ano, Lindo Balão Azul, um hit da década de 1980.

A música de Guilherme Arantes foi gravada por Baby do Brasil, Moraes Moreira, Ricardo Graça Mello e Bebel, cantora mirim à época, e compõe a coletânea PirLimpimpim, de 1982.

As crianças ficaram muito animadas com a música, principalmente com o refrão, que fala da viagem intergaláctica realizada com alegria e empolgação.

Conversamos sobre a letra e refletimos sobre o que seria essa viagem tão especial que acontece através da criatividade e da imaginação.

O que seria esse “mundo da Lua” – tão sonhado por poetas e visionários – que faz com que o ser humano realize tantas invenções, espalhando arte e desenvolvimento pelo mundo e até mesmo Universo afora?

 

 

 

Crônicas

F5 – Projeto

As F5 estão chegando ao final do ano com fôlego para mais uma produção caprichosamente cuidada para o fechamento do Fundamental I: a confecção de um livreto de crônicas.

Para alimentar essa produção lançamos mão dos livros adotados: o de crônicas e os da Ciranda de Autores Brasileiros. Sobre estes últimos, os estudantes fizeram produções nas quais expõem suas opiniões sobre a leitura da rodada, além de pontuá-los com estrelas.

Experimentaram também escrever resenhas para o livro do qual mais gostaram. As crônicas do livro adotado, Cara e Coroa, de Fernando Sabino, foram relidas e trazidas para discussão sobre o gênero.

Por fim, nossos leitores partiram para a escrita de suas crônicas sobre o tema infância, alimentados que estão dos episódios que marcaram esse período de suas vidas, e que vai ficando para trás.

Recuperaram suas lembranças, soltaram a imaginação e viajaram nesse modo de narrar histórias. Os primeiros passos desse projetinho inspirado nos textos de Fernando Sabino foram dados.

Em breve convidaremos as famílias para apreciar essa produção à qual as crianças têm se dedicado neste final de ano.