Atividades Investigativas

Ateliê – Oficina de Construção

No laboratório de Ciências, as crianças deram início a uma série de experimentos que abordam os fenômenos físicos, na forma de atividades investigativas.

Num primeiro momento apresentamos um problema a ser revolvido e para buscar a solução para o desafio proposto entregamos para elas um determinado material para manusearem livremente. Por exemplo: em um problema elas precisaram colocar uma bolinha de gude em determinada altura de uma rampa, para acertar uma cestinha que ficava a uma certa distância. Em outro problema, precisaram usar os copos da escola para encher uma garrafa que era furada em sua base. Através desse furo, com um esguicho d’água deviam encher um pote.

Nesta semana observamos o fenômeno da eletricidade. As crianças precisaram resolver o problema da buzina: utilizando duas pilhas AA e algumas garras jacarés pretas e vermelhas, tinham que fazer a buzina tocar.

A partir das construções das soluções dos problemas, colocaram a mão na massa! Depois  compartilharam com os amigos as soluções encontradas e, no final, registraram em desenhos e textos as suas experimentações.

Votação, Gráfico e Projeto

F1- Matemática

A votação para a escolha dos nomes das turmas é um momento muito esperado pelas crianças. A abertura da urna e a apuração dos votos envolvem, além de muita euforia,  contagens e a construção de um gráfico.

Qual o nome mais votado? E o menos? Quantos votos a mais o vencedor recebeu? 

Aproveitamos o envolvimento dos grupos para aproximar as crianças de conteúdos matemáticos, como a leitura de gráficos, de um jeito muito significativo. 

Com os nomes escolhidos, as crianças trouxeram seus conhecimentos prévios e lançaram perguntas sobre o que desejam conhecer:

A água da cachoeira é gelada. Por quê?

Toda floresta tem cachoeira? 

As pororocas têm ondas grandes e pequenas? 

Por que a pororoca só acontece na floresta?

Todas as florestas são iguais?

Alguns indígenas moram na floresta. Será que lá também tem outras pessoas que não são indígenas?

National Fruits’ Pic Nic

F1- Inglês

O grande dia para experimentar as frutas chegou! As crianças iniciaram a degustação sentindo os aromas das frutas e  observando as diferentes formas e texturas. Ao cortar, também observaram as sementes: 

This fruit has one big seed, This fruit has one small seed, This fruit has four small seeds. 

Na hora de saborear as frutas, algumas crianças ficaram desconfiadas de início, mas aos poucos, com incentivo dos colegas, foram provando e aprovando. Algumas doces, outras mais amargas e azedas. O vocabulário dos sabores vem sendo introduzido na língua inglesa.

Maracatu

F1 e F2 – Música

As aulas de música das últimas semanas foram dedicadas ao ritmo popular Maracatu. Depois de conhecer um pouco sobre a história desse gênero pernambucano e os instrumentos usados para tocá-lo, chegou o momento de vivenciá-lo cantando e tocando tambores e agogôs. Para isso as crianças aprenderam a toada “Coroa Imperial” (Toada do Maracatu de Baque Virado).

Para aprofundar a contextualização desse ritmo, as crianças assistiram a uma reportagem sobre a história das Calungas. Conheceram as Calungas mais antigas e descobriram que essas bonecas passam por um ritual no terreiro de candomblé para que se tornem “mágicas” e possam proteger os integrantes do Maracatu durante o cortejo.

Em sala, também criamos o nosso ritual mágico com a Calunga, cantando a toada “Pega na Calunga”, na qual, por meio de um jogo rítmico, a boneca vai passando de mão em mão. Esse processo foi somado às aulas de dança, que também estão abordando o Maracatu, e virou um alegre cortejo que percorreu os corredores da escola.

Bingo!

F2- Matemática

As turmas criaram suas próprias cartelas de bingo e vivenciaram o processo dessa construção em etapas.

Primeiro, em pequenos grupos, pensaram em numerais de 1 a 50, escolheram apenas dez e os registraram no papel. Nesse momento tiraram dúvidas com os próprios amigos, com as professoras e muitos utilizaram o quadro numérico para fazer consultas. Em seguida, colocaram os numerais registrados em ordem crescente e, só depois, passaram os numerais para as cartelas.

Com tudo pronto, partimos para a brincadeira! As crianças vibraram bastante a cada número sorteado e ainda mais quando faziam o esperado “Bingo!”. Assim, por meio de um jogo que adoram, puderam exercitar a escrita, a leitura e a identificação dos numerais de 1 a 50, além da memória, da escuta, da atenção e do respeito aos outros jogadores. 

Bilhetes Especiais

F3 – Projeto

As turmas receberam bilhetes muito especiais em seus cadernos. As famílias escreveram mensagens carinhosas com um recado, um lembrete ou um convite para as crianças, que foram desafiadas a ler cada uma delas, redigidas com a caligrafia usual de cada responsável, e puderam conversar sobre a função da escrita e o uso da letra cursiva.

Os bilhetes também dispararam a discussão sobre esse gênero textual. Percebemos que são mensagens curtas que usamos para comunicar algo como um pedido ou um convite, e que são usados no dia a dia. Trazem também uma mensagem de afeto e palavras de carinho. As crianças também notaram que os bilhetes se diferem das cartas porque estas são mais longas, tratam de mais assuntos e temos que enviá-las pelo correio.

Por fim, as turmas escreveram bilhetes respondendo à mensagem recebida. O próximo passo será uma troca de bilhetes com os colegas das outras F3.

Visita à Pereirinha

F3TA e F3TB – Projeto

Nos embalos das investigações sobre brincadeiras de infância, chegou a vez das F3T saírem a passeio pelas ruas de Botafogo. As crianças caminharam em direção à nova sede da Pereirinha, na rua Capistrano de Abreu 29, para realizar uma entrevista com os pequenos da Educação Infantil. O objetivo era descobrir de quais brincadeiras eles gostam de brincar. 

Antes do passeio, as crianças analisaram os possíveis trajetos no Google Street View e traçaram as melhores rotas para chegar à escola. Repararam nos pontos de referência que ajudam na localização e utilizaram conceitos como direita, esquerda, à frente e atrás para ajudar na orientação.

Munidos de mapas, os alunos seguiram pelas ruas do bairro de Botafogo até Humaitá e, entusiasmados, conferiram cada ponto em que passamos para ajudar a escolher o melhor caminho até a Pereirinha. 

A pesquisa foi um sucesso e todos se divertiram bastante conhecendo as diversas brincadeiras dos alunos da Educação Infantil. Depois das entrevistas conheceram um pouco da nova sede e retornaram para a escola orientando-se, mais uma vez, com a ajuda dos mapas. 

Ao ler o resultado das entrevistas, as F3T lembraram de brincadeiras que costumam brincar e explicaram outras que surgiram. A curiosidade sobre as brincadeiras de infância vem movimentando as discussões. Olha o projeto surgindo aí!

Walter Firmo

F4 – Projeto

As turmas visitaram a exposição do fotógrafo Walter Firmo, no CCBB, que retrata principalmente pessoas negras com realce para as cores e sentimentos. Descobrimos que ele começou a sua carreira como fotojornalista muito cedo, entre 15 e 17 anos. 

O instrutor que guiou a visita da F4M contou que existem três tipos de fotógrafos: o “ladrão”, que “rouba” a cena; o “arquiteto”, que monta a cena para fotografar; e o “invisível”, que fotografa o cotidiano das pessoas sem ser visto. Walter Firmo era os três tipos, dependendo da situação. 

O objetivo do nosso passeio, além de apreciar a obra do artista, foi procurar fotografias que retratassem a cultura brasileira. Encontramos muitas imagens de festas, tradições e rituais da nossa cultura. Essas imagens complementaram as pesquisas que fizemos em sala. 

Ao longo da exposição registramos no papel algumas informações importantes sobre as imagens. O que mais chamou a nossa atenção foram as cores, as flores, as festas, os sentimentos e as pessoas retratadas. 

Reparamos que algumas das fotografias tinham uma versão para deficientes visuais. Era como uma maquete que podíamos tocar, sentir a textura e assim identificar os personagens das fotos. 

Nós, da F4TA e F4TB, tivemos uma bela surpresa: encontramos o próprio Walter Firmo. Ele é muito simpático! Ficamos muito felizes em poder falar com ele e até apertamos sua mão e o abraçamos! Nós adoramos!

Voltamos para a escola inspirados para novas pesquisas.

Texto coletivo – F4M, F4TA e F4TB

Asa Branca e Outras Flautices

F4 e F5 – Música

Continuando com nossa investigação sobre as Bandas de Pífanos Nordestinas, ouvimos a Banda de Pífanos de Caruaru e assistimos à Orquestra de Pífanos de Mozart Vieira tocando o clássico “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

As crianças puderam conhecer de perto o instrumento feito de bambu, manuseando o pífano que o professor trouxe para a sala de música.

Curtimos também o desenho animado feito pelo artista Marcelo Marão para o sucesso do Rei do Baião e gravado pelo grupo Cordão do Boitatá. A maioria das crianças já conhecia a canção e cantou junto com a animação. Debatemos a letra, falamos sobre o sertão nordestino, as consequências da seca e até sobre “o verde dos seus olhos se espalhar na plantação”.

Em seguida, já com as flautas em mãos, começamos a ensaiar a música “Asa Branca” com o professor pulando dentro de bambolês coloridos associados às notas da melodia.

Conferimos as posições dos dedos na flauta para tocar corretamente as notas Sol, Lá, Si, Dó e Ré, e começamos a tocar. Depois das primeiras tentativas, algumas crianças se arriscaram a saltar nas notas-bambolês e conferiram se memorizaram a melodia corretamente. Após tocar bastante, as crianças receberam a partitura de “Asa Branca” e guardaram na pasta de Coral/Música.

A partir de agora, as crianças flautistas devem sempre lembrar de levar a flauta doce e a pasta de partituras para as aulas de música.

Matemática com Dados do IBGE

F5 – Matemática

As turmas fizeram uma atividade a partir dos dados apresentados no último Censo do IBGE (2022). Mas o que é o Censo? Qual a importância dele para o Brasil? Saber quantos somos e onde moramos serve para quê? Depois de debaterem o assunto, o desafio foi descobrir a quantidade de cidades que existem em nosso país com base em dicas envolvendo conteúdos sobre o Sistema de Numeração Decimal. 

Os alunos descobriram a quantidade estimada da população brasileira e, sabendo que o Brasil é aproximadamente quatro vezes mais populoso do que a Argentina, foi possível calcular – por meio da divisão por estimativa – o número aproximado de habitantes no país vizinho.

Para concluir, observaram, leram e interpretaram as informações contidas num gráfico sobre faixa etária das regiões do país, refletindo um pouco mais sobre a importância dos dados estatísticos para o Brasil.

Numbers

F5 – Inglês

Paralelamente à construção do projeto pedagógico das turmas, estamos trabalhando os conteúdos curriculares de Língua Inglesa.

Dessa forma, começamos introduzir os números de 30 a 100. Os alunos escreveram no quadro os numerais a partir da explicação sobre a sua formação.

Depois desse trabalho, brincamos de bingo dos números em duplas.

A animação foi grande!