Floresta da Tijuca

F1 – Projeto

Animadas com os seres que protegem as matas, as turmas dos Guardiões, Cachoeira e Pororoca foram visitar uma das  maiores florestas urbanas do mundo: a Floresta da Tijuca. 

Antes do tão esperado passeio, as crianças pesquisaram sobre a história desse lugar  e descobriram que ela faz parte da Mata Atlântica e é uma das poucas florestas que têm data de nascimento, pois teve a maior parte do seu território praticamente replantado.

As turmas visitaram a Cascatinha Taunay, que é a maior cascata do parque, colocaram os pés na água gelada do seu poço e fizeram uma pequena trilha pela floresta. Curiosas, observaram as árvores e tudo que havia ao nosso redor. 

Com esse passeio inauguramos o projeto de pesquisa das turmas do primeiro ano sobre os Biomas Brasileiros. Pretendemos investigar alguns sistemas que caracterizam os biomas desenvolvendo um senso de responsabilidade e consciência sobre o mundo em que vivemos.

O Brasil é um país rico em diversidade e queremos com essas pesquisas levar as crianças a compreender a importância de preservar os biomas para garantir a sobrevivência de várias espécies e manter o equilíbrio ecológico.

Este projeto é uma maneira empolgante e educativa de introduzir as crianças à diversidade natural do Brasil. 

Estamos no começo dessa viagem e ainda temos muitas aventuras pela frente.

Jogos com Cartas

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeiras

Já perceberam que um único conjunto de 54 cartas pode rapidamente se transformar em vários jogos? Imagina quando juntamos mais 54 cartas! As possibilidades são inúmeras com o clássico baralho.

As crianças estão aproveitando vários jogos com baralho, que atendem todas as idades. Conheceram as ordens e valores das cartas, depois os nomes dos símbolos que chamamos de naipes e as quantidades de cartas que compõem o baralho. Dez Porquinhos, Burrinho Elétrico, Kemps e outros jogos estão mobilizando os grupos e oferecendo muita diversão.

A lista é grande e continuamos ampliando nosso conhecimento e repertório com os jogos de baralho. E você, conhece algum outro jogo de cartas?

Nome da Turma

F1 – Dança

Dialogando com o projeto institucional, as turmas de F1 escolheram seus nomes: Guardiões da Floresta (F1M), Cachoeira (F1TA) e Pororoca (F1TB). Nas aulas de Dança foram desafiados a criar movimentos que representassem o nome de cada turma. Após essa pesquisa, as crianças foram divididas em grupos para construir uma pequena composição coreográfica.

 

Fairy Tales In The Rainforest

F2 – Inglês

Envolvidos com as histórias dos Contos de Fadas, convidamos as crianças do segundo ano para um passeio no Jardim Botânico. Inspiradas pelas histórias, vivenciaram um dia na mata e se encantaram com o Caminho da Mata Atlântica. Durante o percurso observaram as árvores e folhagens, sentiram o cheiro das flores e frutas caídas pelo chão e ouviram os sons das aves. 

Juntos, escolhemos um cantinho muito especial no meio das árvores, sentamos e relembramos a nossa versão da história de Little Red Riding Hood

Para a surpresa das crianças, levamos para o passeio uma caixa cheia de fantasias e acessórios e organizamos pequenos  grupos para a apresentação do reconto da história. Animados, escolheram os  figurinos e apresentaram seus personagens individualmente em inglês. 

As apresentações foram divertidas e criativas, recheadas de personagens folclóricos em um ambiente diferente e muito agradável.

Meios de Transporte e Deslocamento

F2 – Dança

Após o período de sensibilização para o projeto institucional, as turmas de F2 decidiram fazer uma viagem pelas regiões do Brasil. Nas aulas de dança, conversamos sobre a palavra deslocamento e surgiram muitas perguntas e observações.

“O que é se deslocar?”

“Para a gente ir de um lugar ao outro precisamos se deslocar, pode ser de carro ou avião.”

“Pode ser de barco também!”

“Ou só na imaginação.”

“E quando desloca o ombro?”

“Ele sai de um lugar e vai para outro. Dói muito.”

A partir de um percurso com fita crepe no chão, as crianças exploraram o deslocamento andando na ponta do pé, de costas, de lado, só com o calcanhar e sem tirar o pé do chão. Conversamos sobre o conceito de deslocamento na dança, e sobre como podemos explorá-lo em uma coreografia ao nos movimentarmos pelo palco, utilizando caminhos e formas diferentes, de forma individual ou coletiva.

Em um segundo momento, pesquisamos movimentações corporais inspiradas nos meios de transporte. O girar da roda nos fez explorar movimentos circulares no corpo a partir das nossas articulações, e, observando o funcionamento do barco, as crianças se dividiram em duplas e usaram o peso do próprio corpo e o contrapeso para achar um ponto de equilíbrio entre elas, em diversas posições. Foi uma exploração muito enriquecedora!

Quadro Numérico

F2 – Matemática

As turmas participaram de uma atividade de detetives na qual tiveram que desvendar os segredos do quadro numérico.

As crianças começaram analisando o quadro e compartilhando suas ideias sobre o que observavam. Perceberam que as linhas avançavam de forma crescente, de 1 em 1, enquanto as colunas sempre terminavam com o mesmo algarismo. Após realizarem alguns cálculos, chegaram à conclusão de que isso ocorria porque estavam avançando de 10 em 10.

Essa dinâmica auxiliou na compreensão do sistema de numeração decimal, ampliando o conhecimento das turmas e introduzindo uma nova estratégia de cálculo para auxiliar na resolução de outras situações-problema.

Alguns se arriscaram e tentaram descobrir o porquê de uma das diagonais do quadro só apresentar números com algarismos iguais, e para a nossa surpresa descobriram! E você, sabe por quê? Pergunte para as crianças do segundo ano.

Quintais do Rio de Janeiro

 F3 – Projeto

Como parte do processo de reconhecimento dos espaços de nossa cidade, as turmas visitaram uma das sete maravilhas do mundo: o Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado. Subimos de trem até lá para observar as diferentes zonas da cidade, as paisagens naturais e modificadas.

Identificamos, lá de cima, a zona Sul, onde fica o bairro da escola; a zona Norte, marcada pelo estádio do Maracanã, e a área central da cidade, onde sua ocupação teve início. Notamos que a vista da zona Oeste ficou limitada, pois nos deparamos com o maciço da Tijuca, que se estende pela paisagem. Vimos também que a Leste do Cristo está a Baía de Guanabara. Muitos outros elementos familiares às crianças foram identificados lá do alto.

Perceber que o Cristo Redentor funciona como uma bússola capaz de nos orientar na cidade foi uma grande descoberta.

O papo que travamos lá rendeu muitas reflexões, já que a relação com a escolha dos estudos de projeto está na pauta do dia! Quantas formas de viver e se relacionar existem em nossa cidade? E quantas outras brincadeiras diferentes das que conhecemos também devem existir? 

Entender o Rio de Janeiro como um grande quintal que compreende uma multiplicidade de quintais foi o disparador para as pesquisas do projeto.

Repertório de Brincadeiras

F3 – Educação Física

As turmas relembraram, na prática, as brincadeiras que já conhecem. Brincar repetidamente traz conforto àquele momento, pois as regras já estão estabelecidas e compreendidas. Dessa forma, as crianças podem voltar sua atenção para outras aprendizagens, como lidar com as frustrações que o jogo traz e se relacionar com os pares. 

Seguimos a temática das brincadeiras e as turmas fizeram uma lista com todas elas. A ideia é ampliarmos o repertório de brincadeiras passeando também por outras regiões do Brasil.  Do que será que brincam crianças que moram em outros lugares do Brasil? Vamos juntos nessa viagem!

Recortes e Formas

F3 – Artes

As figuras alegres e expressivas saíram das obras do artista Heitor dos Prazeres e vieram brincar com os alunos do terceiro ano!

Munidos de recortes e giz de cera, os pequenos fizeram composições com a técnica da frotagem e ficaram encantados: “É mágica!!”.

As formas iam surgindo no papel branco e se organizando com outras, de diferentes tamanhos e posições. Durante a execução, eles foram percebendo que as formas menores podiam ser colocadas de maneira estratégica para parecer que estavam “mais longe”, em outro plano cênico. Trazer para o trabalho os conteúdos apresentados nas apreciações das obras é muito legal!

Num segundo momento, eles elaboraram uma nova composição, acrescentando aos recortes das figuras do Heitor dos Prazeres recortes autorais feitos a partir de desenhos. Essas novas formas enriqueceram e personalizaram os trabalhos. Foi criativo e bem divertido!

Finalização das Maquetes

F4 – Artes

Depois de muito trabalho e dedicação, os alunos finalizaram as maquetes inspiradas nas obras do artista Heitor dos Prazeres.

Alguns encontraram certa dificuldade ao transpor o desenho bidimensional para o espaço 3D, questões com relação a perspectiva, ordem das figuras no espaço, entre outras.

A proposta tinha exatamente esse objetivo. Porém, todo o percurso foi enfrentado como um desafio e, aos poucos, as soluções apareceram e tornaram tudo mais divertido. Os resultados agradaram a todos!

Sarau de Poesias

F4 – Projeto

(…) Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos. (…)

(Carlos Drummond de Andrade)

 

Desde o início do ano as crianças vêm conhecendo, escrevendo e declamando poemas. Penetraram no reino das palavras e buscaram lá muitos poemas à espera de serem escritos. Presentearam turmas, amigos e funcionários da escola.

Se a poesia contagiou as crianças, chegou o dia de deixar transbordar o encantamento no Sarau de Poesias. Nesse encontro banhado de afeto e poesia, pais, mães, avós e irmãos escolheram poemas que tocam seus corações para ler para as turmas. Drummond, Quintana, Cecília Meireles, Manoel de Barros, Marinas, Fernandas, Claudias, Veras, Terezas, Leonardos, Carolinas, Renatas e muitos outros queridos e queridas de nosso convívio estiveram presentes.

Percebemos que ler poemas cabe em qualquer hora ou lugar, cai bem em tempo bom ou ruim e tem o poder de transformar o nosso estado de espírito. Agradecemos a presença de todos que estiveram conosco!  

 

Formando Leitores

F5 – Projeto

Cotidianamente lemos e partilhamos histórias para contribuir com a formação do leitor.

No espaço da biblioteca, lugar em que reunimos o nosso acervo literário,  promovemos encontros com a finalidade de aproximar ainda mais as crianças do universo literário. Para isso, pensamos em atividades que visam o conhecimento do acervo, a organização dos títulos, rodas de leitura e de criação de histórias.

Diante do desafio de tornar a biblioteca um espaço dinâmico, vivo e interessante, as crianças são convidadas a partilhar leituras, a escrever sinopses a fim de seduzir outros leitores, a entender como e onde buscar gêneros, autores ou títulos favoritos e até mesmo – e por que não? – julgar um livro pela capa.

Ao longo das últimas semanas, as F5 realizaram tais atividades no espaço da biblioteca. Afinal, quanto mais atraente e acolhedora for a casa dos livros, maior a intimidade que se constrói com a leitura.

Jogo da Sinalização

F5 – Artes

As turmas participaram de uma apreciação em forma de jogo. Foram separadas imagens de obras de artistas brasileiros, cada grupo recebeu 6 dessas imagens e um tabuleiro. A tarefa inicial era observar as obras, identificar semelhanças e diferenças entre elas e organizá-las no tabuleiro, onde havia as seguintes classificações: artista 1 / artista 2; obra 1 / obra 2.  Por meio da observação eles tinham que decidir quais eram as obras de cada artista. Misturadas ao conjunto, havia duas imagens que não pertenciam a nenhum dos dois artistas. Elas “confundiram” alguns alunos, estimulando a observação mais apurada da técnica, estilo da obra e traço/características estéticas.

Foi muito bonito presenciar esse momento de troca e conversas e perceber o quanto eles já estão sabidos, usando um vocabulário adequado para o momento de apreciação. Ao final, abrimos uma grande conversa coletiva durante a qual eles puderam saber um pouquinho sobre as obras dos outros grupos.