Mostra de Artes

Fundamental I – Artes

No último sábado, compartilhamos com toda a comunidade escolar, em nossa Mostra de Artes, as experiências proporcionadas pelo trabalho de Projeto, através de diferentes linguagens artísticas.

Acreditamos que esse encontro entre as linguagens artísticas e o Projeto amplia a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; auxilia que nossas crianças e adolescentes desenvolvam seu potencial criativo, sua sensibilidade, a capacidade de se conectar e de relacionar diferentes saberes.

Ficamos muito felizes em receber as famílias e seus convidados e esperamos que todos tenham saído sensibilizados pelas vivências artísticas.

Agradecemos imensamente a parceria e a presença de todos e já estamos ansiosos para nosso próximo encontro, dia 8 de julho, em nossa Festa Junina! Na próxima semana enviaremos o horário da festança!

Fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/15TslsTY3RsuKdUNnVw5y2Ua0m5VHtZuF

Jogos e Brincadeiras

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeiras

Após o divertido sábado de mais uma Mostra de Artes do Fundamental I, quando diferentes produções puderam ser apreciadas, as crianças do Ateliê já estão envolvidas com um novo ciclo de criação.

O planejamento em grupo, os registros escritos, os desenhos, as tintas e a diversão estão em pauta para a produção de novos jogos.

O repertório com os jogos de cartas continuam se ampliando e em breve teremos uma surpresa para compartilharmos com as famílias. Aguardem!

Ribeirinhos

F1 – Projeto

O livro Tapajós, de Fernando Vilela, ampliou nossas conversas sobre os ribeirinhos da Amazônia, povos que vivem com as condições oferecidas pela natureza, adaptando-se aos períodos de chuva e seca.

As palafitas, o uso do rio como via e os barcos como transporte foram também assuntos explorados nos grupos, assim como seus modos de vida, fundamentais para a manutenção da floresta. 

Aproveitando as ilustrações do livro, as crianças criaram legendas que explicam o movimento anual vivido por muitas famílias: mudar-se quando tem início o período das chuvas e suas casas alagam.

Visita do Marcelo Moutinho

F2TB – Projeto

O Marcelo Moutinho, pai da Lia, nasceu em Madureira e veio na escola conversar com a gente sobre este bairro. Ele também é diretor da escola de samba Império Serrano e trouxe várias camisas legais para mostrar na nossa turma.

O Marcelo trouxe a miniatura da bandeira em homenagem a Madureira que ele e uma artista plástica fizeram. Na bandeira está escrito MADUREIRA É O MEU CENTRO e a bandeira grande e original fica no Parque de Madureira. Ele escolheu essa frase porque a gente vê o mundo a partir da nossa casa e, para ele, Madureira é a casa dele, o lar natal.  

Texto Coletivo da F2TB

Que História é Essa?

F2 – Projeto

Durante todo o semestre os contos de fadas, clássicos e adaptações, permearam nossos dias. Estiveram presentes nas ilustrações que enfeitaram as salas, nas leituras da biblioteca e também nos jogos pedagógicos.

Para refletir sobre os elementos comuns ao gênero, as turmas da F2 participaram de um jogo muito divertido. Divididos em grupos, receberam o desafio de pensar em um conto de fadas e listar personagens, lugares e objetos presentes na história. O objetivo da brincadeira era desafiar os outros grupos a descobrirem que história era aquela só pela lista de palavras.

Durante o processo de escolha dos contos, tentaram pensar em histórias menos populares, com o objetivo de aumentar o grau de dificuldade do desafio. Então, contos como Pinóquio, A Princesa e a Ervilha e O Pequeno Polegar estiveram entre as histórias escolhidas. No entanto, durante o jogo perceberam que quanto mais comuns fossem os elementos, como Floresta, Castelo, Bruxa, Princesa, mais difícil seria descobrir.

E assim, lendo e brincando, se apropriaram das regularidades do gênero, escreveram contos de fadas, exercitam a leitura e a atenção ao ouvir uma história.

Para fechar o semestre nesse clima de encantamento, as F2 organizarão um banquete real inspirado nos contos de fadas. O detalhe importante sobre  o cardápio é que as princesas, os príncipes, as bruxas, Chapeuzinho Vermelho, João e Maria… enfim, todos os personagens dessa grande história, são brasileiros e adoram a nossa culinária!

Visitas Gaúchas

F2TA – Projeto

No dia 7 de junho, recebemos a visita das famílias dos nossos amigos Dudu e Duda. Eles contaram um pouco sobre o Rio Grande do Sul, mostraram a bandeira do estado, trouxeram comidas típicas para provarmos e também muitas curiosidades.

Tem cidades onde faz muito, muito frio! Vimos os estádios de futebol do Grêmio e do Internacional, e fizemos uma brincadeira de tentar adivinhar algumas palavras que são muito faladas no Sul. Descobrimos que chamam tangerina de bergamota, baguete de flauta e muito mais!

Eles também contaram que no Rio Grande do Sul tem a praia do Cassino, que é uma das maiores praias do mundo. Foi legal ver a Duda e o Dudu com as roupas gaúchas! Agradecemos às famílias do Eduardo e da Maria Eduarda, foi muito divertido! 

Texto coletivo

Próximo Destino

F3 – Projeto

O livro Lá no meu quintal, de Gabriela Romeu, continua encantando as turmas. Empolgadas, estão seguindo viagem para o próximo destino. 

Depois de conhecerem os quintais dos meninos e meninas do Norte, chegou a vez de conhecer os locais de brincadeiras das crianças do Nordeste.

Através do Google Earth as turmas embarcaram rumo ao Nordeste e descobriram que essa região é a que tem a maior quantidade de estados, sendo nove ao todo. Também é uma região conhecida pelas crianças por suas praias, comidas típicas e festas populares.

Chegando ao novo destino, ampliarão ainda mais o repertório sobre as infâncias do Nordeste.

Que outras descobertas as aguardam?

Ideias da Multiplicação

F4 – Matemática

Ao longo do semestre, a Matemática trouxe alguns desafios. Depois de compor, decompor, ler e escrever números cada vez maiores, de somar e subtrair analisando problemas e algoritmos, chegou a hora de avançarmos um pouco mais e nos dedicarmos aos estudos da multiplicação.

Através da configuração retangular as crianças brincaram de construir “muros retos” com a folha quadriculada, explorando algumas possibilidades de representar uma multiplicação e, desde já, compreendendo o papel dos fatores dessa multiplicação.

Assim como essa, outras atividades que estão por vir ajudarão no desenvolvimento do conceito da multiplicação, antes de chegarmos ao seu algoritmo, aprendizagem tão esperada por todos.

Nova Divisão

F5 – Matemática

Iniciamos o trabalho com o novo algoritmo da divisão.

Trata-se de um processo mais breve, em que é necessário lançar mão dos conhecimentos do sistema de numeração decimal, da prática com estimativas, além do cálculo mental.

Nomenclaturas como divisor, dividendo, quociente e resto também se fazem presentes.

Seguimos praticando para dominar essa nova técnica.