Na semana de encerramento do primeiro semestre, ganhamos um presente antes das férias.
Carol, mãe da nossa querida Maria Clara (F4M), veio ao nosso encontro para conversar sobre os alimentos e nos ensinar algumas receitas. Vocês acham que ficamos só conversando? Não, não… Tivemos a oportunidade de colocar a mão na massa!
Salada de frutas, vitamina e um bolo foram preparados e degustados com muita alegria. As crianças, divididas em grupos, puderam preparar umas para as outras as delícias que experimentamos.
Agradecemos do fundo de nossos corações a presença da Carol. Seu carinho e apoio de sempre fortalecem nossas experiências nesse projeto encantador que é o Ateliê!
Obrigado, Carol!
F1TA – Projeto
O primeiro semestre terminou de um jeito muito especial com a visita do Luciano, pai da amiga Lia.
Luciano compartilhou com a turma histórias da Amazônia, onde morou quando criança, e sobre o seu contato com animais da região.
Aproveitamos para fazer perguntas e apreciar fotografias de alguns animais da Amazônia.
Reencontrar os amigos é sempre uma delícia! Um encontro recheado de história, então, é ainda melhor.
No retorno à escola, as crianças compartilharam as histórias das férias, passeios e viagens pelo Brasil, que ganharam um significado ainda maior com as pesquisas que fizemos.
A turma da Cachoeira e dos Guardiões da Floresta recebeu amigos novos para embarcar em viagens pelos biomas brasileiros. Sejam bem-vindos, Lucas Bifano e os irmãos Francisco e Inácio Cabral.
As turmas retornaram dando boas vindas aos novos amigos. Em roda, reforçamos as regras de convivência e cuidado necessárias e iniciamos o trabalho de corpo pesquisando os níveis de movimento (alto, médio e baixo), elementos da linguagem da dança. Para fixar, realizamos, adaptando a cada grupo, diagonais coreografadas, buscando identificar cada um dos níveis. E finalizamos juntando os três níveis em uma única sequência. Um desafio e tanto para o corpo e para a memória.
Começamos o semestre explorando os tubos sonoros. Com esse material podemos trabalhar as alturas da escala musical e também criar blocos harmônicos. Dessa forma, as crianças experimentam de forma lúdica os elementos musicais: harmonia, melodia e ritmo.
Após esse período inicial de exploração, as crianças serão desafiadas a tocar algumas canções infantis, como Borboletinha, Atirei o Pau no Gato e Peixinhos do Mar.
F2 – Projeto
O reencontro após o recesso é sempre uma alegria! Quantos abraços, risadas, conversas e brincadeiras! As crianças da F2 compartilharam em suas turmas o que fizeram nas férias, os lugares que visitaram, e acolheram com carinho, na turma da manhã, os novos amigos que acabaram de chegar.
As crianças também receberam a agenda nova e observaram com atenção sua capa. Conheceram assim a obra “Nepü Arquepü”, da artista indígena Duhigó Tukano, e puderam compartilhar suas impressões e conhecer um pouco sobre sua história.
Mais um semestre se inicia e, com ele, novas pesquisas, possibilidades e aprendizados.
As turmas voltaram de férias felizes em rever os amigos e curiosas com as novidades que o segundo semestre trará. Na F3TA, as crianças receberam com carinho um novo amigo, Bernardo.
E para dar início às novidades, as aulas na Biblioteca dispararam uma dinâmica diferente: criamos uma ciranda de livros! A ciranda é composta por mais de vinte títulos, para atrair todo tipo de leitor. Entraram coleções, histórias indígenas, clássicos e autores brasileiros. Há livros curtos para leitores iniciantes e livros volumosos para leitores mais experientes.
Na ciranda, semanalmente as crianças escolherão uma obra para levar para casa e desfrutar de sua leitura, encantando-se com histórias e personagens, para depois compartilhar essa experiência com a turma.
Assim como em um álbum de figurinhas, as crianças terão o álbum da ciranda, no qual colecionarão os registros das leituras feitas de forma lúdica. Esse trabalho tem a intenção de fomentar a formação do leitor literário.
Retornamos do recesso com uma Gincana Musical!
Nessa brincadeira, as crianças serão desafiadas a articular os conteúdos vivenciados no primeiro semestre.
As tarefas da gincana incluem: tocar flauta, identificar o local das notas no pentagrama, tocar com a flauta uma partitura simples, executar ritmos usando percussão corporal, criar uma melodia, entre outras.
Começamos as aulas despertando o corpo a partir das novidades que os próprios alunos trouxeram sobre o que fizeram nas férias, com a mímica corporal. Em seguida, memorizamos os movimentos criando pequenas sequências coreográficas. Na próxima semana vamos trabalhar alguns elementos da dança, como deslocamento, qualidade de movimento e composição coreográfica.
As crianças se envolveram com novas aprendizagens relacionadas à linguagem escrita.
Relembrando a separação silábica e sua classificação, perceberam que algumas sílabas são pronunciadas com maior intensidade e força. Assim, praticaram de forma divertida a percepção das sílabas tônicas, cantando ou “gritando baixinho” a palavra. Observaram também o recurso do acento para ajudar na percepção da sílaba predominante.
Experimentaram situações inusitadas e engraçadas de identificar, na língua falada, a sílaba tônica.
Para melhorar aproveitar o restinho do segundo trimestre, as turmas retornaram do recesso revendo velhos combinados e trabalhando um bocado.
Foram apresentadas às tirinhas de E.O. Plauen, pseudônimo de Erich Ohser, reunidas no livro Pai e Filho (2015). Nelas, viram a relação cotidiana entre pai e filho no contexto alemão, relacionada ao projeto da turma, e narraram com palavras os acontecimentos lidos nas tirinhas.
A ideia da atividade foi tratar da produção textual das crianças, com atenção ao uso dos elementos de coesão, bem como a apresentação do texto.