Visita no Ateliê

Ateliê – Turno Tarde

Na semana de encerramento do primeiro semestre, ganhamos um presente antes das férias.

Carol, mãe da nossa querida Maria Clara (F4M), veio ao nosso encontro para conversar sobre os alimentos e nos ensinar algumas receitas. Vocês acham que ficamos só conversando? Não, não… Tivemos a oportunidade de colocar a mão na massa!

Salada de frutas, vitamina e um bolo foram preparados e degustados com muita alegria. As crianças, divididas em grupos, puderam preparar umas para as outras as delícias que experimentamos.

Agradecemos do fundo de nossos corações a presença da Carol. Seu carinho e apoio de sempre fortalecem nossas experiências nesse projeto encantador que é o Ateliê!

Obrigado, Carol!

Visita na Cachoeira

F1TA – Projeto

O primeiro semestre terminou de um jeito muito especial com a visita do Luciano, pai da amiga Lia. 

Luciano compartilhou com a turma histórias da Amazônia, onde morou quando criança, e sobre o seu contato com animais da região. 

Aproveitamos para fazer perguntas e apreciar fotografias de alguns animais da Amazônia.

Volta às Aulas 

F1 – Projeto

Reencontrar os amigos é sempre uma delícia! Um encontro recheado de história, então, é ainda melhor.

No retorno à escola, as crianças compartilharam as histórias das férias, passeios e viagens pelo Brasil, que ganharam um significado ainda maior com as pesquisas que fizemos. 

A turma da Cachoeira e dos Guardiões da Floresta recebeu amigos novos para embarcar em viagens pelos biomas brasileiros. Sejam bem-vindos, Lucas Bifano e os irmãos Francisco e Inácio Cabral.

Níveis de Movimento

F1 e F2 – Dança

As turmas retornaram dando boas vindas aos novos amigos. Em roda, reforçamos as regras de convivência e cuidado necessárias e iniciamos o trabalho de corpo pesquisando os níveis de movimento (alto, médio e baixo), elementos da linguagem da dança. Para fixar, realizamos, adaptando a cada grupo, diagonais coreografadas, buscando identificar cada um dos níveis. E finalizamos juntando os três níveis em uma única sequência. Um desafio e tanto para o corpo e para a memória.

Explorando os Tubos

F1 e F2 – Música

Começamos o semestre explorando os tubos sonoros. Com esse material podemos trabalhar as alturas da escala musical e também criar blocos harmônicos. Dessa forma, as crianças experimentam de forma lúdica os elementos musicais: harmonia, melodia e ritmo.

Após esse período inicial de exploração, as crianças serão desafiadas a tocar algumas canções infantis, como Borboletinha, Atirei o Pau no Gato e Peixinhos do Mar.

Novo Semestre

F2 – Projeto

O reencontro após o recesso é sempre uma alegria! Quantos abraços, risadas, conversas e brincadeiras! As crianças da F2 compartilharam em suas turmas o que fizeram nas férias, os lugares que visitaram, e acolheram com carinho, na turma da manhã, os novos amigos que acabaram de chegar. 

As crianças também receberam a agenda nova e observaram com atenção sua capa. Conheceram assim a obra “Nepü Arquepü”, da artista indígena Duhigó Tukano, e puderam compartilhar suas impressões e conhecer um pouco sobre sua história. 

Mais um semestre se inicia e, com ele, novas pesquisas, possibilidades e aprendizados.

Ciranda de Livros

F3 – Projeto

As turmas voltaram de férias felizes em rever os amigos e curiosas com as novidades que o segundo semestre trará. Na F3TA, as crianças receberam com carinho um novo amigo, Bernardo. 

E para dar início às novidades, as aulas na Biblioteca dispararam uma dinâmica diferente: criamos uma ciranda de livros! A ciranda é composta por mais de vinte títulos, para atrair todo tipo de leitor. Entraram coleções, histórias indígenas, clássicos e autores brasileiros. Há livros curtos para leitores iniciantes e livros volumosos para leitores mais experientes.

Na ciranda, semanalmente as crianças escolherão uma obra para levar para casa e desfrutar de sua leitura, encantando-se com histórias e personagens, para depois compartilhar essa experiência com a turma. 

Assim como em um álbum de figurinhas, as crianças terão o álbum da ciranda, no qual colecionarão os registros das leituras feitas de forma lúdica. Esse trabalho tem a intenção de fomentar a formação do leitor literário.

Gincana Musical

F3 – Música

Retornamos do recesso com uma Gincana Musical!

Nessa brincadeira, as crianças serão desafiadas a articular os conteúdos vivenciados no primeiro semestre.

As tarefas da gincana incluem: tocar flauta, identificar o local das notas no pentagrama, tocar com a flauta uma partitura simples, executar ritmos usando percussão corporal, criar uma melodia, entre outras.

Acordar o Corpo

F3 a F5 – Dança

Começamos as aulas despertando o corpo a partir das novidades que os próprios alunos trouxeram sobre o que fizeram nas férias, com a mímica corporal. Em seguida, memorizamos os movimentos criando pequenas sequências coreográficas. Na próxima semana vamos trabalhar alguns elementos da dança,  como deslocamento, qualidade de movimento e composição coreográfica.

Sílaba Tônica

F4 – Projeto

As crianças se envolveram com novas aprendizagens relacionadas à linguagem escrita. 

Relembrando a separação silábica e sua classificação, perceberam que algumas sílabas são pronunciadas com maior intensidade e força. Assim, praticaram de forma divertida a percepção das sílabas tônicas, cantando ou “gritando baixinho” a palavra. Observaram também o recurso do acento para ajudar na percepção da sílaba predominante. 

Experimentaram situações inusitadas e engraçadas de identificar, na língua falada, a sílaba tônica.

Produção Textual

F5 – Projeto

Para melhorar aproveitar o restinho do segundo trimestre, as turmas retornaram do recesso revendo velhos combinados e trabalhando um bocado. 

Foram apresentadas às tirinhas de E.O. Plauen, pseudônimo de Erich Ohser, reunidas no livro Pai e Filho (2015). Nelas, viram a relação cotidiana entre pai e filho no contexto alemão, relacionada ao projeto da turma, e narraram com palavras os acontecimentos lidos nas tirinhas. 

A ideia da atividade foi tratar da produção textual das crianças, com atenção ao uso dos elementos de coesão, bem como a apresentação do texto.