Nas aulas de Dança de F6 a F9, espalhamos diferentes objetos pelo auditório: caneta, papel, ventilador, cadeira, celular, sapato, casaco etc. Pedimos aos alunos que caminhassem entre esses objetos, atentos a forma, peso, textura e movimento que eles têm. Seriam todos objetos tecnológicos?
Com a ajuda do vídeo What is Technology? começamos a discussão sobre o conceito de tecnologia, que seguirá acontecendo nas demais disciplinas.
Para encerrar, representamos e criamos movimentos para cada um dos objetos que estavam espalhados pela sala.
Na próxima semana, em grupos, os alunos vão criar uma sequência coreográfica inspirados por cinco desses objetos. Essa composição deverá usar dois dos três planos, quatro dos oito posicionamentos corporais e pelo menos duas qualidades de movimentos. Os objetos escolhidos pelos grupos não serão revelados para a turma, desafiando os colegas espectadores a reconhecer quais objetos foram fonte de inspiração no trabalho coreográfico dos grupos.
As turmas do Fundamenta II começaram o ano com uma novidade: a nova sala de Artes Visuais!
A sala é bem bacana, grande e espaçosa, tem dois tanques e vários armários!
Em nosso primeiro encontro, conversamos um pouco sobre o Projeto e o significado da palavra tecnologia. Durante o bate-papo, surgiram algumas frases bem interessantes, que nos fizeram pensar:
“Tecnologia são coisas construídas pelo homem tendo como objetivo facilitar a vida. Apesar de também ser usada para complicar em algumas situações.” (F6T)
Em seguida, fizemos um desenho no qual tínhamos que representar uma tecnologia, sem a qual não conseguiríamos viver nem um dia.
Propusemos também uma atividade fora de aula, que consistia em andar pelos corredores da escola observando as imagens (reproduções de obras de arte) escolhidas para sinalizar cada sala. A intenção era provocar reflexões: por que elas foram escolhidas? O que elas têm em comum? O que elas estão representando?