Bem-vindos à Sá Pereira

F6 a F9

No Ensino Fundamental II, muitos alunos novos vieram trazer mais alegria à nossa escola.
Pedimos que a aluna Eloah escrevesse um pequeno relato dessa primeira semana:
“Minha primeira impressão da Sá Pereira já foi ótima. Um lugar colorido e com personalidade.
Fui recebida muito bem, tanto pelos alunos quanto pelos funcionários. Toda a dinâmica escolar é organizada e estruturada. Já me senti acolhida desde os primeiros dias.
As aulas mais interativas, como Dança e Teatro, são muito legais, digo, é bom em uma escola ter esses momentos para a interação e também para se distrair um pouco de coisas que acabam nos prendendo no cotidiano escolar.
Ter aulas opcionais como Filosofia, Sociologia, entre outras, foi muito bom e importante, pois traz uma liberdade que nos dá vontade de fazer, já que é a liberdade que todos querem em suas vidas, e nós, como alunos, mais ainda.”

Projeto

F6 a F9

As primeiras semanas de Projeto foram dedicadas a discutir conceitos e fatos da relação entre tecnologia, sociedade e natureza.
O passo seguinte será trabalhar, com os estudantes e por série, procedimentos de pesquisa básicos.
Nas F6, a produção de fichamentos;
nas F7, a elaboração de resumos (a partir de textos, filmes e outros materiais), de mapas mentais e esquemas em geral;
nas F8, o desenvolvimento de sínteses orais;
nas F9, a construção de argumentos, comparando e avaliando diferentes fontes sobre um mesmo tema.
Cabe destacar que, em cada disciplina, outros procedimentos serão trabalhados.
Planejamos iniciar, até abril, os projetos de pesquisa, com a definição dos temas de estudo e dos grupos de trabalho.

 

Aquele Desafio!

F6 a F9

São chamados de trick shot os movimentos, jogadas ou ações corriqueiras realizadas de um jeito incrível.
Aparentemente impossíveis de realizar, eles viralizam nas redes sociais, como acontece, por exemplo, com o flip da garrafa.
Neste início de ano, da F6 à M1, os estudantes foram convidados a criar, nas aulas de Educação Física, desafios que exigissem muita concentração e perseverança.
Desafio aceito: depois de muitas tentativas, quando alguém conseguia, todos comemoravam.

Mapear para Conhecer

F6

No primeiro semestre, as F6 estudarão as bases da Cartografia.
O que é um mapa? Que tipos de mapas existem? Qual é a importância da tecnologia na representação do espaço geográfico?
Estudaremos a importância da orientação espacial e do sistema de coordenadas geográficas, o que é a escala e, também, a história da evolução dos mapas, dos mais antigos conhecidos ao sensoriamento remoto.
Conheceremos iniciativas da Cartografia ambiental, para refletirmos sobre o papel da tecnologia na preservação do meio ambiente.

Ciências e Tecnologia

F6

Nas F6, começamos discutindo o que os alunos esperam aprender em Ciências ao longo do Fundamental II, e logo estabelecemos relação entre a ciência moderna e a tecnologia, como campos que se retroalimentam.
Os estudantes acessaram o site da Nasa e souberam o que o telescópio Hubble visualizou no dia do aniversário de cada aluno.
Ao longo do semestre conheceremos o método científico e nos aprofundaremos nos mistérios do Universo. Vamos comparar a teoria do Big-bang com mitos de origem, compreender a relação entre as propriedades da matéria e os movimentos da Terra, e tais movimentos com o clima e as paisagens do nosso planeta.

Iniciando o Estudo de História

F6

Nas F6, depois das apresentações iniciais, passamos a discutir o que é História e como podemos relacionar o Projeto Institucional ao que estudaremos juntos.
Ao entender a História como o estudo do passado dos seres humanos, perceberemos que é importante conhecer o passado para compreender o mundo no presente.
Os alunos trarão fontes históricas escritas, visuais e materiais sobre suas vidas, para conversarmos sobre quem somos e como somos formados pelas nossas vivências, experiências e relações que construímos ao longo da vida.
O objetivo será nos entendermos como sujeitos históricos, que carregam no presente tudo aquilo que vivemos no passado.
Afinal, “viver sem conhecer o passado é como andar no escuro”. E assim seguiremos.

Com Vocês, F6M!

F6M

Sejam bem-vindos ao Fundamental II, em especial quem está chegando à escola: Gabriel, Guilherme, Henrique, Luísa Metri, Mateus e Nina Mosci.

Com Vocês, F6T!

F6T

Sejam bem-vindos ao Fundamental II, em especial os recém-chegados: Alice Ferraz, Arthur Pizzi, Benício, Francisco Pizzi, Lucas e Vicente (de volta à escola depois de uma temporada no Japão).

Diversão e Arte

F6, F7 e F8

Nas turmas de F6 a F8, jogos, brincadeiras, conversas e debates são estratégias e dinâmicas de sensibilização para o tema do Projeto.
A sinalização dos espaços da escola costuma ser feita com reproduções de obras de arte que, em algum nível, estabelecem relações com o tema de cada ano.
Nas aulas de Artes, ampliamos a discussão sobre as linguagens visuais. Os alunos, em grupos, classificaram aquelas imagens nas categorias Pintura, Desenho, Fotografia, Escultura, Grafite, Instalação e Desenho Digital.
Para relaxar, cada mesa brincou de Jogo da Memória e de Quem Sou Eu.
Diversão e arte, em qualquer parte!

Cidades Inteligentes?

F7

As F7 estudarão, no primeiro semestre, o processo de urbanização do Brasil, a partir das transformações promovidas pela industrialização no país.
Analisaremos o fenômeno do êxodo rural e suas principais consequências na formação das metrópoles brasileiras; a evolução do espaço urbano, suas dinâmicas e a origem de seus principais problemas socioambientais.
Por que as grandes cidades são tão caóticas e desiguais? Como a tecnologia moldou seus espaços? O que são as cidades inteligentes?
Pesquisaremos iniciativas de mobilidade e novas perspectivas, mais sustentáveis, para o habitar urbano.

Antropoceno?

F7

Nas F7, começamos questionando os impactos da tecnologia sobre o ambiente.
Assistimos ao filme de ficção Wall-E para refletir sobre as possíveis consequências para a humanidade do modo de vida mediado pela tecnologia.
Estudaremos o conceito de antropoceno: o que significa viver na época da humanidade? E a partir daí definiremos poluição, identificaremos suas diferentes formas, causas e consequências.
E as mudanças climáticas provocadas pela poluição atmosférica, com o excesso de emissão de gases do efeito estufa.

Revoluções em Foco

F7

Nas F7, iniciamos pela discussão sobre Revolução Industrial.
Abordaremos as inovações tecnológicas desde a máquina a vapor, de James Watt. Nosso interesse não estará na tecnologia em si, e sim na forma como ela transformou a vida dos indivíduos e das sociedades.
Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, nos ajudará a entender como o processo de industrialização afetou a vida dos trabalhadores, fazendo surgirem as relações de trabalho que ainda sobrevivem entre nós.
Entenderemos as formas como os trabalhadores passaram a se organizar, para melhorar suas condições de vida e – posteriormente – reivindicar a transformação da sociedade capitalista, que passa a se desenvolver a partir da Revolução Industrial.

Na Rede

F7T

Nas Tribos da F7T utilizamos a dinâmica Teia para nos apresentar e criar conexões.
A construção de uma rede de afetos, solidária e amiga, sustenta nosso caminhar e nossos aprendizados.
Assim, recebemos os amigos novos que chegaram para somar: bem-vindos Maria Vitória, Sophia, Carolina e Vitor.
Vamos juntos em mais um ano.

Five Curiosities

F8

As F8 chegaram animadas para reencontrar os amigos e conhecer os novos colegas de turma, e com muita vontade de partilhar as histórias e aventuras das férias.
Fizemos uma brincadeira reproduzindo uma trend do Instagram, compartilhando cinco curiosidades. Apresentamos a estrutura gramatical simples para expressar rotinas e hábitos, e pedimos aos alunos que escrevessem cinco curiosidades anonimamente e colocassem o papel dobrado em uma sacola.
Então convidamos cada estudante a sortear um e ler em voz alta. Os outros deveriam tentar adivinhar o autor.
A atividade garantiu boas gargalhadas, além de ajudar a conhecer melhor os novos amigos.

Vários Pesos, Várias Medidas

F8

Utilizamos uma preciosa balança de dois pratos e estudamos seu funcionamento.
O fato de não termos pesos menores que 10g trouxe dificuldades que motivaram a busca por alternativas. Aferições e suposições iniciais foram necessárias. Chapinhas e tampinhas foram utilizadas como contrapesos.
O pensamento algébrico começou a surgir de algo palpável. Tal experimento – com muitas discussões em grupo – culminou em um relatório descritivo, indicador do caminho que podemos seguir nas aulas de Matemática.
Mal sabem nossos estudantes o quanto isso continuará presente no nosso dia a dia…

Radiciação e Geometria

F9

Os temas estudados no final de 2021 voltaram para revisão e aprofundamento.
A fluência com que a revisão ocorre dá a certeza de que o estamos todos num bom caminho, principalmente quando o grupo se dedica.
Estamos estudando radiciação, cálculo de radicais e Teorema de Pitágoras.