De Carta em Carta

F6

Nas aulas de Língua Portuguesa, as F6 estudaram o processo de adjetivação nas práticas de linguagem tecnológica, especialmente da cultura hater.
Na biblioteca, deram continuidade ao estudo das cartas. Com a leitura unificada do trimestre já realizada, do livro De Carta em Carta, de Ana Maria Machado, os estudantes puderam assistir a uma das inspirações da narrativa — o filme Central do Brasil.
Experimentaram endereçar envelopes e iniciaram a produção de cartas escritas à mão.

Carioceia Desvairada

F7

As F7 finalizaram, nas aulas de Língua Portuguesa, a leitura de Pauliceia Desvairada, de Mário de Andrade, e deram início à Carioceia.
Nesse projeto, após terem experienciado as imagens de São Paulo nos poemas de Mário, os alunos estão construindo imagens da cidade onde moram — o Rio de Janeiro.
As produções de Carioceia envolvem desenhos e poemas sobre o Rio.
O lançamento será em breve.
Aguardem.

Linkedin Project – Jobs of the Future

F9

As F9 debateram, nas aulas de Inglês ao longo de todo o semestre, o futuro das profissões, ou pelo menos o que se projeta para esse incerto futuro.
Conversamos sobre a automação, a ameaça do desemprego e sobre questões e problemas que daí podem decorrer.
Encerramos o processo provocando os alunos a pensar nas suas futuras ocupações, e nas habilidades que serão necessárias às novas gerações de trabalhadores.
Construímos um Linkedin do futuro, e os alunos fizeram seus profiles para profissões inventadas por eles.
Reunimos as turmas em uma manhã divertida, na qual cada aluno apresentou a sua “profecia”.