A Interjeição na Interação

F6 – Língua Portuguesa

Nas aulas de Língua Portuguesa, as F6 estudaram as expressões interjetivas e seus valores de significação.
Houve um debate sobre como as palavras, dependendo da entonação, da conotação e do contexto, podem ser ofensivas.
Os estudantes compreenderam que o ambiente de fala e o grau de proximidade com o interlocutor direcionam a comunicação.
Abordamos a síndrome de tourette, distúrbio que faz o portador proferir, impulsiva e constantemente, palavras ofensivas.
Na biblioteca, prosseguimos a leitura do livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa. A turma leu o conto “A Terceira Margem do Rio”.
A leitura foi mediada, levando em consideração os temas paternidade, loucura, morte e luto.

Danças Primitivas

F6 – Dança

Nas F6, estamos estudando a linguagem da dança na Antiguidade.
Começamos pelas danças primitivas, observando pinturas rupestres e os movimentos sugeridos em cada representação.
Estudamos a Grécia, o Egito e a Índia, e descobrimos que, naquela época, a dança não era entretenimento; tinha caráter social importante nas celebrações agrícolas e religiosas.
Formamos, a seguir, grupos de danças primitivas, danças gregas, danças indianas e danças egípcias.
Cada grupo ficou responsável pela recriação das danças de uma cultura e época, baseando-se nos conteúdos teóricos estudados e em novas pesquisas feitas nas aulas de Dança.

 

Adolescência

F7T – Tribo

Adolescência é…
“chato”
“crescer”
“uma fase”
“maturidade”
“liberdade”
“novo começo”
“desnecessário”
“responsabilidade”
“puberdade”
“amadurecimento”
“uma desgraça”
Iniciamos na Tribo da F7T nossa roda de conversas sobre adolescência, nos últimos encontros de julho.
Rimos um bocado pensando nos estereótipos dos adolescentes e também conversamos sério sobre esse momento tão especial que marca tantas novidades e transformações.
Começamos! Agora temos muitos assuntos para nossas rodas de conversas sobre o tema na Tribo.

Ballet Clássico

F7 – Dança

Nas F7, demos início ao segundo momento da história da Dança, pesquisando a chegada do balé clássico, quando a dança vai deixando de ter caráter social e passando a funcionar como entretenimento.
Os estudantes conheceram a história dessa técnica e o contexto da época. Apresentamos então as cinco posições de pés e braços.

Apresentaremos exercícios de barra clássica e, no centro e na diagonal, faremos os pequenos e grandes saltos e as piruetas.

Investigaremos os balés de repertório e expoentes como Marius Petipa, Pierre Beauchamp, Mikhail Baryshnikov, Rudolf Nureyev, Margot Fonteyn, Anna Pavlova e Vaslav Nijinski.

Quando a Lenda É um Fato

F7 – Língua Portuguesa

Nas aulas de Língua Portuguesa, as F7 estudaram lendas indígenas, folclóricas, gaúchas e urbanas.

Debatemos uma história que começou como lenda, mas que, ao ser investigada, revelou um caso real de escravagismo.

A Mulher da Casa Abandonada ilustrou o debate sobre o que, de fato, define as lendas urbanas como tais.

Conversamos sobre as parlendas, narrativas ritmadas que contam lendas. Os estudantes criaram parlendas que vão para a Feira Literária.

Na biblioteca, prosseguimos com a leitura de Capitães da Areia, de Jorge Amado, debatendo o despertar da sexualidade de Pedro Bala e Gato, protagonistas adolescentes.

 

 

Mulheres nas Ciências Naturais

F7 – Ciências

As F7 conheceram experiências da queniana Wangari Maathai e da indiana Vandana Shiva, cientistas não brancas, que lutaram e lutam pela preservação da natureza e pela sobrevivência de seus povos e culturas, trazendo perspectivas de soluções para os problemas produzidos pelo homem branco.

Estudaremos a classificação dos seres vivos a partir da experiência de naturalistas e suas produções científicas e artísticas.

Matemática e Suas Tecnologias

F6 a F9 – Matemática

Retomando a discussão sobre a relação da Matemática com a tecnologia, apresentamos duas ferramentas tecnológicas importantes na história dessa ciência.
O ábaco já era conhecido dos estudantes, embora alguns não se lembrassem de como usá-lo. A Pascalina é considerada uma das primeiras máquinas de calcular. Trouxemos uma desmontada, e o desafio era montá-la.
Conversamos sobre a importância dessas primeiras ferramentas para a evolução das máquinas das quais dispomos atualmente.
A seguir adentraremos o mundo da computação, conhecendo os sistemas binários, base da linguagem computacional.

 

 

Rodas de Conversa

F8T – Tribo

A adolescência é um tempo de muitas descobertas e questionamentos. Nosso foco na Tribo de F8T, agora, é conversar mais sobre as transformações  emocionais que acontecem e como cada estudante vai lidando com as possibilidades de aprendizado e experiências que se apresentam.

Em uma dinâmica na qual cada aluno tinha que escolher uma imagem que representasse sua adolescência e falar sobre essa escolha,  os estudantes puderam compartilhar o que pensam e sentem.

Falaram sobre os muitos pensamentos e o tanto que se importam com o que os outros pensam deles. Sobre ver a adolescência como um caminho desconhecido, que precisa ser construído, criado – para uns com muita atenção e cuidado, para outros com certo medo e tristezas.
Trouxeram o desejo de ser grandes, ter mais idade, crescer rápido, mas com a certeza de que com o passar do tempo vão querer ter menos idade.
Percebem-se mais altos que seus pais, constatando  que o tempo passa… E que a infância vai embora, lentamente, como um balão, e assim também algumas amizades e situações vividas.
Comentaram a pressão de fazer o que todo mundo faz; a importância de respeitar o tempo de cada um. Pressa pra quê? Tudo tem um tempo e uma hora…
Falaram da desconstrução das imagens idealizadas dos pais e das mães, percebendo que eles não são perfeitos, que erram e podem aprender com os filhos.
Destacaram também que, por mais que reclamem, gostam de ser cuidados, sem invasão. Querem ser respeitados em suas escolhas e momentos, sabendo que podem contar, sempre, com seus pais.
É muito bonito constatar neste grupo a construção de um laço de confiança, e poder ouvi-los  compartilhando tantas reflexões e sentimentos.

Meditação e Massagem

F8T – Tribo

Na Tribo da F8T, além do momento de meditação, tivemos, a pedido dos estudantes, o de massagem.
Assim, cuidam uns dos outros, aproximam-se cada vez mais, fortalecem vínculos de amizade e confiança, sentindo-se seguros para falar um pouco mais sobre suas intimidades, seus pensamentos e sentimentos.

O Século 19

F8 – História

Nas aulas de História, as F8 passaram ao estudo da Primeira República, que foi de 1889 a 1930.
Compreenderam o que foi a Proclamação da República e conhecerão as características gerais do primeiro momento republicano.
Estudarão em seguida os processos ligados à colonização europeia da África e da Ásia – o Imperialismo – e suas consequências.

Produção Livre – Leitura Diversificada

F8 e F9 – Língua Portuguesa

Nas aulas de Língua Portuguesa, as F8 e as F9 apresentaram suas produções livres, trabalhos de encerramento de leitura diversificada.
Cada estudante escolheu o que ler e a forma de representar o que aprendeu com a leitura.
Essa atividade nos oferece a oportunidade de conhecer melhor nossos alunos, e assim selecionar títulos que despertem interesse para futuras leituras.

Julgamento de Vargas

F9 – História

Prossegue, nas aulas de História das F9, a dinâmica que simula o julgamento de Getúlio.
Na próxima etapa, o Júri concluirá coletivamente se Getúlio Vargas foi bom ou mau presidente, com base nos argumentos apresentados pela Acusação e pela Defesa.
Passaremos então ao contexto brasileiro da era JK e do pré-golpe de 1964, para depois aprofundar o contexto da Guerra Fria e da Ditadura Militar e chegar o mais próximo possível dos fatos recentes e historicamente relevantes.

Roda Ancestral

F9 – Teatro

Nas aulas de Teatro das F9, ouvimos e dançamos Alapala, de Gilberto Gil.

O “aquecimento” serviu para uma profícua roda de conversa sobre ancestralidade, árvore genealógica e diversidade.

Pudemos perceber a importância da escuta das histórias de cada um; dialogamos sobre religiosidade e sobre a origem das mais diversas culturas, lendas, mitos e causos.

Alguns alunos lembraram histórias de amor de seus avós, narrativas de guerra e imigração.

Aprendemos três das principais noções do Teatro: a escuta, a narrativa e a troca.