Brasil Colônia

F6

Iniciamos, nas F6, o trabalho sobre o Brasil Colonial.

Após estudarmos, ao longo do primeiro semestre, as Grandes Navegações e os povos indígenas que viviam na América, vamos nos dedicar integralmente às histórias que marcaram o período colonial brasileiro.

Nas duas primeiras aulas do semestre, compreendemos características gerais da colonização.

Passaremos em seguida ao estudo dos primeiros tempos de colonização, utilizando como exemplo a história do Rio de Janeiro e as disputas europeias e indígenas que marcaram a fundação da nossa cidade.

Posteriormente, estudaremos os engenhos e a economia açucareira; o Brasil holandês; os bandeirantes, a descoberta do ouro e o ciclo da mineração, até chegarmos ao ponto central do Brasil Colonial: a escravidão.

Esperamos que seja um semestre muito produtivo.

Eleições Musicais 2022

F6 e F7 – Música

Nas F6 e F7, repactuamos a dinâmica das aulas de Música.

De agora em diante montaremos os arranjos de três músicas em cada turma.

Duas serão escolhidas pelas crianças, respeitando a adequação ao tema do Projeto e ao ambiente escolar.

Para evitar que só surgissem músicas cantadas em inglês, ao menos uma teria que estar em outro idioma (que não o inglês) ou ser instrumental.

Escolhemos as pré-candidatas e formamos uma lista de seis postulantes. As escolhas foram defendidas pelos alunos, em clima de campanha eleitoral, e em seguida escolhemos nosso repertório central das práticas de conjunto.

O plano é montar os arranjos, aprender a cantar as melodias e as letras, ensaiar e finalmente apresentar nosso minifestival Música e Tecnologia, em data e formato a serem decididos.

 

Iluminismo e direitos humanos

F7 – História

Após o longo debate realizado desde o início do segundo trimestre sobre o Iluminismo e suas ideias, as turmas chegaram ao final da sequência didática relacionando Iluminismo e Direitos Humanos.

Assistimos a um vídeo que explica a história do conceito de direitos humanos e discutimos o assunto, analisando o conceito e listando quais são estes direitos humanos

Elaboramos então o trabalho final: uma proposta de criação de fanzines (pequenas revistas ricamente ilustradas) sobre o tema.

Os alunos foram instigados a escolher uma pessoa, um fato ou conceito relacionado aos direitos humanos, como tema para produzir ou reproduzir conteúdos.

Importante destacar que, ao longo do segundo semestre, mergulharemos nas revoltas e revoluções inspiradas pelas ideias iluministas.

Dança Moderna

F8 – Dança

Nas aulas de Dança das F8, pesquisando a História da Dança, assistimos a trechos do documentário Dance Rebels, da BBC de Londres, que conta parte da história da dança moderna, iniciada com Isadora Duncan.

Soubemos da importância de Rudolf Laban e Martha Graham.

Apreciamos o livro Desert Flower, do fotógrafo brasileiro Guilherme Licurgo, que apresenta fotos dos bailarinos da companhia Martha Graham e um pouco da história dessa coreógrafa.

Inspirados, nossos alunos criaram as próprias imagens, pensando não apenas no movimento, mas também na luz e na estética da fotografia.

Fatoração Algébrica

F8 – Matemática

Após o estudo de monômios, polinômios e produtos notáveis, chegamos à fatoração algébrica. O terreno foi preparado e o tópico está sendo rápido, pois inclui várias operações inversas ao temas recém trabalhados. Dedicação aos exercícios e observação dos detalhes serão importantes para as F8 passarem com tranquilidade por esse conteúdo.

Dança Contemporânea

F9 – Dança

Nas aulas de Dança das F9, começamos o estudo do último bloco da História da Dança, iniciado no sexto ano.

Assistimos a trechos do documentário Dance Rebels, da BBC de Londres, que apresenta expoentes da dança contemporânea; e aprendemos qual foi o momento em que esse gênero surgiu.

Em grupos, nossos alunos iniciaram o trabalho de criação, utilizando os conceitos estudados e mesclando novas linguagens artísticas ao trabalho coreográfico.

TecnoloGil

F9 – Teatro

As F9 mergulharam em diversas abordagens da obra de Gilberto Gil.

Entre ancestralidade, arte, ciência e tecnologia, os alunos descobriram o Gilberto Gil questionador de preconceitos.

Ao utilizar o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, buscaram entender a origem de tantas injustiças e preconceitos.

Foi uma aula de muita ação, potência e reflexão.

Planta Baixa

F9 – Matemática

De posse de uma planta baixa real, os alunos se debruçaram sobre conceitos e questionamentos de ordem prática. Área, escala, decimais, visão espacial, interpretação de texto, tudo isso reunido em um único trabalho, um desafio em grupo, relacionando o conteúdo de Geometria estudado durante o ano. Está sendo trabalhoso e exigirá encontros e conversas fora dos momentos de aula para compartilhamento de pontos de vista entre os alunos, porém é uma oportunidade ótima de aprofundar no tema e utilizar os conhecimentos em questões ligadas ao dia-a-dia.