No dia 24 de setembro, nossa escola realizará a 1º Feira Literária – a SaPefeira Literária, um evento focado na área de linguagens do Ensino Fundamental 2.
Nosso projeto pedagógico sempre colocou a leitura e a escrita como elementos centrais na formação do nosso estudante, e por isso, decidimos construir e incluir mais um evento em nosso calendário anual.
Em nossa Feira, todos participaremos de mesas de conversa, mostra dos estudantes, oficinas diversas, além de outras surpresas que anunciaremos ao longo do próximo mês.
Contamos com a presença de toda comunidade em nosso novo encontro pedagógico.
Local: Escola Sá Pereira
Horário: de 9h30min às 14h30min
Como a Terra se formou? Quando a água e a vida surgiram? Quais são os movimentos internos da Terra? Como se formaram as florestas do nosso país? Neste semestre, estudaremos as bases da geografia física a cada semana: geologia, geomorfologia, climatologia, hidrografia e pedologia. Nas primeiras semanas, realizamos dois exercícios de apreciação a partir de imagens temáticas. O primeiro conjunto apresentou imagens da Terra vista de sua órbita em diferentes perspectivas e, o segundo, uma sequência de projeções das movimentações continentais que aconteceram ao longo dos últimos 600 milhões de anos. Durante os exercícios, cada um deveria perceber e registrar as sensações e curiosidades despertadas pelas imagens e, depois, os elementos que iam sendo reconhecidos e analisados, como aspectos da atmosfera, cores dos oceanos, vulcões e montanhas. Com isso, cada um levantou hipóteses sobre o tempo e o processo de formação da Terra, os períodos de mudanças climáticas, a formação dos atuais continentes e oceanos. O passo seguinte foi estudar teorias sobre o surgimento da água na Terra e as teorias da deriva continental e da tectônica de placas.
Iniciamos o semestre preparando as páginas que servirão para arquivar trabalhos que foram preparados no primeiro semestre. Uma página com fotos também está sendo impressa para registro e arquivamento dos trabalhos tridimensionais.
Mas a pesquisa do sexto ano relacionada a encadernação continuará. Depois de produzirem um livro de dobradura, um livro objeto e um livro fita, ficou faltando fazer uma encadernação com costura. E assim está sendo feito!
Já foi preparado o caderno, com o corte, alinhamento e abertura dos furos nas folhas. Nas próximas aulas iremos adicionar uma capa e costurar tudo junto. Os grupos estão animados e já não conseguem mais esperar por esse momento.
Retomamos as aulas em agosto, seguindo com o conteúdo já iniciado antes das férias, mas apresentando outro conceito, o Darwinismo Social, sua definição, origem e usos. De forma crítica os jovens analisaram essa apropriação do desenvolvimento da teoria da evolução darwinista à sociedade. Em seguida abrimos um novo tema que será abordado de diferentes formas até o final do ano: o corpo humano. E para começar este novo conteúdo partimos dos conhecimentos prévios dos alunos que fizeram, em grupo, um esquema de corpo humano no papel pardo usando um deles como modelo.
Na semana passada, nas F9, fizemos um julgamento simulado do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas. Após estudarmos durante algum tempo a figura de Vargas e seus governos, cada turma foi separada em 3 grupos, compostos por júri, grupo de defesa e grupo de acusação.
Cada grupo deveria organizar argumentos para desenvolver sua linha de raciocínio e convocar testemunhas para ajudar a provar seu ponto: afinal de contas, Vargas foi um bom ou um mau presidente?
Os nonos anos, retornaram das férias em clima de química, fizeram mais experimentos para compreender o conceito de mistura e reação. Verificaram a diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas e em outro experimento identificaram fatores que podem acelerar reações. Em seguida tiveram uma revisão dinâmica através de um quiz para se prepararem para a avaliação.