No último final de semana realizamos a primeira Feira Literária em nossa escola, e vivenciamos mais um momento inesquecível de confraternização e aprendizado.
A manhã ensolarada começou com o auditório lotado, para ouvir os ensinamentos de Conceição Evaristo. A autora, estudada por nossas turmas e querida entre os estudantes, conquistou a plateia com sua fala sensível e mansa.
O caminho estava aberto para um dia de LiteraCura.
O evento prosseguiu com oficinas cheias, as famílias percorrendo a mostra de trabalhos dos estudantes e se alimentando de livros e comidinhas na feira da quadra.
Destaque-se o desempenho dos alunos voluntários, que se encarregaram de diferentes funções.
Um grupo de dez alunas encenou trechos de livros, surpreendendo os presentes.
Lançamos o Almanaque de Literatura, elaborado por jovens escritoras do Fundamental II. O primeiro episódio do podcast Pod_ler, sobre literatura. Carioceia Desvairada, livro de poesias sobre o Rio de Janeiro, feito pelas F7. Pelas Ruas de Santa, publicação da M1.
Encerramos o evento com um grupo de voluntárias entrevistando Clara Alves, autora de Conectadas, livro que faz sucesso entre os jovens.
Importante mesmo, no entanto, foi o processo, o envolvimento da equipe e dos estudantes, e o aprendizado coletivo proporcionado pela realização.
Com certeza, saímos dessa vivência um pouco mais “curados”.
O interesse dos alunos pelo Sarau Sá Pereira 2022 bombou. Já temos 29 inscritos!
O evento está sendo produzido pelas F8, que assumirão as funções de mestre de cerimônia, assistente de palco, assistente de camarim, e também a decoração e a produção dos cartazes.
O Sarau é interno e se destina a alunos e ex-alunos da Sá Pereira.
Acontecerá no dia 7 de outubro, sexta-feira, às 18h, com término previsto para as 21h30.
Que rufem os tambores!
Os alunos de todas as séries apresentaram suas conclusões das pesquisas nas ultimas semanas. Foram momentos importantes depois de aprenderem tantos procedimentos e conceitos. O próximo passo será fazer os ajustes sinalizados pelos colegas e orientadores para depois organizar a melhor forma de comunicar a pesquisa para o público da Feira Moderna que acontecerá dia 5 de novembro.
Com o intuito de trabalhar a escuta individual e a coletiva, a concentração e a noção do personagem no jogo teatral, nas aulas de Teatro a F8M e a F8T participaram do Jogo do Aeroporto.
Com muita animação e engajamento, os estudantes encararam o desafio, experimentando os conceitos e jogando.