OBMEP

Fund II – Matemática

No próximo sábado, será a 2ª fase da OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática, e nossa escola será representada por 5 estudantes, nos três níveis do evento.

São ele(a)s:

Nível 1: 

Sofia Dias Campos Carvalho – F6M

Laura de Oliveira Noite – F7T

Nível 2:

Daniel Holck Venancio Filho – F9MA

Leonardo Kasahara Mattietto – F9MA

Nível 3:

Theo Abreu Iglezias – M1

Ao longo das últimas duas semanas, realizamos encontros preparatórios para a ocasião. Estamos orgulhosos do envolvimento deles neste desafio, e temos certeza que essa participação será uma experiência inesquecível.

Feira Moderna

Fund II – Projeto

A Feira Moderna é a grande culminância do processo de pesquisa vivido ao longo do ano. Os alunos aprendem diferentes procedimentos e se aproximam de um processo de investigação científica.

Depois de apresentarem aos colegas  e professores o resultado de suas pesquisas, se organizarão para apresentar a um público mais diverso como alunos de diferentes idades e familiares. Aprender a interagir com o público, se adequar para compartilhar suas aprendizagens, é procedimento importante. Afinal, se o conhecimento é construído coletivamente, é preciso pensar numa boa forma de comunicá-lo.

Nas próximas semanas, teremos muito trabalho até chegar o grande dia, sábado, dia 5 de novembro.

Consumer Society

F9 – Inglês

No terceiro trimestre, nas aulas de Inglês das F9s, trabalharemos com os estudantes o tema “lixo”. As novas tecnologias, e a sociedade de consumo, tem produzido uma quantidade e variedade de lixo nunca antes vista.

Iniciando este projeto, os alunos foram apresentados a algumas imagens que os fizeram refletir sobre o consumismo em nossa sociedade.

Em grupos, pesquisaram sobre algum produto, e as consequências sociais e ambientais destes produtos, e posteriormente criaram uma propaganda usando o “persuasive language”, apresentado em sala de aula, onde se explicitava as verdadeiras condições de produção dos mesmos. 

Debatemos sobre o nosso próprio papel nessa engrenagem, e os impactos sócio ambientais de nossas condutas enquanto consumidores.

Em uma atividade posterior, distribuímos envelopes com “quotes” (citações) de personalidades importantes sobre o assunto, e  trabalhamos a construção dessas sentenças em Inglês. Cada grupo criou  seu próprio “quote” refletindo sobre o consumismo e seus efeitos.

Também elaboramos uma lista de 20 itens do dia a dia, em grupos, colocando em uma ordem do menos necessário ao mais necessário e criamos um gráfico com essas informações. Neste exercício, conversamos sobre o que é necessário, e o que supérfluo, resgatando um pouco discussões em séries anteriores.

Em seguida, entraremos na questão propriamente do lixo.