Textos Descritivos

F6 – Língua Portuguesa

As F6 estão estudando textos descritivos.

Na Oficina de Produção de Textual,  receberam imagens variadas, inicialmente sem referências dos fatos, e descreveram o que viram, isto é, as cores, as pessoas, as paisagens e as sensações causadas pelas imagens.

Tratava-se –  descobriram depois – de registros históricos, tais como o acidente que matou o ex-presidente Juscelino Kubitschek e os franceses reagindo à chegada dos nazistas.

Cultura Digital

F7 – Português

As F7, que estão estudando a cultura digital, fizeram uma oficina de produção de memes. Veja algumas peças.

Ângulos e Geometria

F8 – Matemática

Nas discussões de Geometria,  após conceituar ângulo partimos para posições relativas de retas.
Percebemos que em um feixe de paralelas há ângulos congruentes e ângulos suplementares.
A observação e a visão espacial começaram a ganhar importância. Muitos casos foram estudados para reforçar os conceitos, tão importantes para o estudo de triângulos e de polígonos, que virão a seguir.

Teorema de Tales e Semelhança entre Polígonos

F9 – Matemática

No Oitavo Ano, as turmas estudaram os ângulos formados quando uma transversal corta um feixe de paralelas. Observaram a existência de congruência e de suplementaridade.
O foco, agora, está nas relações entre os segmentos formados por essas transversais ao cortar um feixe de paralelas.
A partir do trabalho feito com Tales, foi possível observar condições que poderiam levar às semelhanças entre figuras diversas. Esse assunto é importante para o Ensino Médio e geralmente traz dificuldades para os estudantes.
Mas foi fácil, já que vinha associado ao tópico anterior.
Estamos agora estudando relações métricas entre triângulos retângulos, quase um apêndice do tópico anterior. Dessa forma, um continuum de aprendizagem foi feito, preparando os alunos para a Trigonometria.

Gravando para a Festa de Encerramento

F9 – Música

Nas aulas de Música, após finalizar as gravações das trilhas sonoras para os curtas, as F9 estão se preparando para a Festa de Encerramento.

Com todo o protagonismo teatral e musical das turmas na condução da festa, tivemos a oportunidade de preparar uma gravação da icônica Refavela, de Gilberto Gil, para a dança das F8.

Colocar a voz agregou riqueza de timbres e performances, como a identidade sonora de cada grupo.

Estamos começando também um trabalho com o ritmo do ijexá, remetendo à nossa ancestralidade afro-brasileira, como base para algumas cenas e para outras músicas que tocaremos na festa.