Herói das Estrelas

F6 – Dança

Nas aulas de Dança das F6 estamos em processo de montagem coreográfica para a Festa de Encerramento.

Depois de conhecer o texto da peça Tecnogil, a ser encenada, ouvimos a música que vamos dançar, Herói das Estrelas, e convidamos os estudantes a sugerir movimentos e materiais que pudessem fazer parte da coreografia.

Pedimos também que eles trouxessem para as aulas de Dança os conhecimentos adquiridos nas aulas de Ciências, nas quais estudaram estrelas e planetas, e sugerissem, a partir da teoria, movimentos que dialogassem com esses temas.

Aos poucos nosso trabalho está sendo construído junto aos alunos, coautores do processo coreográfico.

Parangolés

F7 – Dança

Nas aulas de Dança das F7, depois de ler Tecnologil,  texto da Festa de Encerramento,  pesquisamos os Parangolés de Hélio Oiticica e a Tropicália.

Ao som de Geleia Geral, os alunos começaram a pesquisar movimentos que foram inseridos na coreografia que estamos montando.

Quando os estudantes participam ativamente do processo, sugerindo movimentos e entendendo a estrutura coreográfica, o trabalho ganha outro sentido para eles.

Exact Instructions

F8 – Inglês

Ao conhecer a evolução dos computadores aprendemos também sobre códigos e programação de computação.

Entendemos que, para o computador entender nossos comandos, precisamos dar-lhe instruções muito exatas.

Assistimos a um vídeo no qual um homem pede que os filhos lhe deem instruções para fazer um sanduíche de geleia com pasta de amendoim.

O resultado é que, com as instruções fornecidas, o homem não consegue saber exatamente o que fazer.

Assim aconteceria a um computador se a programação não fosse bem codificada.

Avaliamos e registramos a estrutura gramatical usada para passar instruções, e os estudantes brincaram de orientar uns aos outros em diferentes direções, aprendendo e corrigindo a linguagem para melhor entendimento.

Propusemos aos alunos que formassem grupos. Cada grupo escolheria uma receita e escreveria as instruções para outro grupo executar.

No dia combinado, todos trouxeram seus ingredientes e orientações. Sorteamos os grupos que se enfrentariam na batalha culinária, incentivando-os a seguir estritamente os roteiros recebidos.

A aula superdivertida, cheia de erros e acertos, ajudou a compreensão e o uso da linguagem instrucional na língua inglesa, ampliando o vocabulário e aprimorando a audição.

De quebra, pudemos nos deliciar com os quitutes preparados no desafio.