Nas primeiras semanas de aula, nos conhecemos e reconhecemos através de apresentações, dinâmicas e debates acerca do tema do nosso projeto institucional “Brasil: é feito de quê?”.
Os alunos contaram sobre suas origens através de seus sobrenomes e de histórias de família, além de pesquisarem sobre as diásporas que contribuíram para a formação do povo brasileiro (que resultou em um mind map sobre “O que é Brasil?”) e conversarem sobre as culturas, semelhanças e diversidade entre idiomas, principalmente entre o Inglês e o Português.
No meio desse território tão nosso – o Carnaval – também foram trabalhados: brincadeiras relacionadas às traduções dos nomes dos blocos, debates, apresentações e exercícios sobre o tema baseados na obra de Aydano Motta “Blocos de Rua do Carnaval do Rio de Janeiro”.
Já estão abertas as inscrições para a 18ª OBMEP, e mais uma vez nossa escola participará deste evento tão especial.
Ao longo da semana estamos entrando nas salas e recolhendo os nomes de nossos candidatos.
Assim como no ano passado, estaremos agendando encontros de preparação para o projeto. Mais notícias nos próximos informes.
Nas aulas de Artes do Fundamental II, os alunos foram desafiados a criar uma fantasia de Carnaval para o Bloco da Sá Pereira.
A partir da apreciação das obras de Debret e Heitor dos Prazeres que retratam o Carnaval, começamos falando sobre a origem dessa festa e como ela foi se transformando até chegar nas diferentes manifestações que temos hoje.
Depois, observando fotos dos desfiles das escolas de samba do Rio, conversamos sobre como elas planejam os desfiles e os diferentes trabalhadores necessários para que o espetáculo aconteça.
Em seguida todos receberam uma base de croqui para que criassem fantasias para o Bloco da Sá Pereira, inspirados pelo samba campeão de 2023. Muitas figuras do folclore brasileiro, seres mágicos e protetores das florestas, animais da nossa fauna, e claro, jogadores de futebol foram lembrados e criados nesta atividade.
Durante as aulas de Teatro do Ensino Fundamental II, os alunos foram convidados a experimentar a riqueza cultural do Carnaval por meio de jogos teatrais.
As aulas incentivaram os alunos a explorar a complexidade do Carnaval de forma lúdica e dinâmica, utilizando adereços carnavalescos – fundamentais para a identificação das diferentes manifestações culturais presentes no Carnaval: desde as fantasias coloridas dos foliões em blocos de rua até os adereços utilizados pelos integrantes das escolas de samba nos desfiles do sambódromo.
Para que pudessem compreender como os adereços se relacionam com as tradições e os símbolos culturais do Carnaval, os alunos foram convidados a criar pequenos fragmentos cênicos com os adereços e situações carnavalescas trazidas por eles.
A atividade aproximou os alunos da cultura do Carnaval, despertando neles o interesse em conhecer e valorizar diferentes manifestações culturais do nosso país.
As F6 iniciaram o estudo de História do Fundamental II formulando hipóteses a partir das questões: “O que é História?”, “Por que estudar História?”.
As hipóteses de cada turma foram armazenadas em cápsulas do tempo construídas pelos alunos a partir da observação das imagens de sinalização que estão espalhadas por toda a escola. Cada turma construiu de maneira coletiva e com colagens uma cápsula do tempo que durante este ano abrigará todos os seus anseios, desejos e hipóteses de como ocorrerá esse estudo ao longo do ano.
A caixa será revisitada no último encontro de História, quando discutiremos sobre como se deu o estudo de História ao longo de 2023.
Para este trimestre temos como objetivos definir e discutir sobre a importância do estudo de História, além de compreender como se inicia a formação do Brasil, conhecendo como se deu a ocupação do continente americano, quais os povos que aqui um dia habitaram e quais ainda estavam presentes quando começaram a ocorrer os primeiros encontros entre diferentes povos e culturas neste território, que viria a se formar futuramente como Brasil.
A F7 tem como eixo central o estudo das revoluções. As aulas de 2023 se iniciaram a partir do que a palavra iluminismo remete a cada um dos estudantes. Muitos levantaram ideias como: luz, iluminação, iluminar, ideias, espíritos de luz etc.
Elaboramos um glossário com novas palavras que surgiram a partir do conteúdo, como inquisição e heresia. Realizamos o registro do novo conteúdo por meio de uma cruzadinha feita em grupos.
Iniciamos o ano conhecendo os principais assuntos que trabalharemos ao longo do ano e do primeiro trimestre.
As turmas estudarão temas importantes ligados ao Brasil na segunda metade do século 19, mais especificamente: construção e consolidação do Estado-nação brasileiro como política imperial de D. Pedro II; Guerra do Paraguai; processo de abolição da escravidão.
As revoltas populares na Primeira República e a República Oligárquica darão prosseguimento ao estudo.
No primeiro semestre, estudaremos as influências da África na formação da cultura brasileira, analisando as principais heranças trazidas de diferentes regiões do continente africano nas regiões do nosso país. Além disso, buscaremos reconstruir narrativas sobre a África e seus povos e estudaremos sua diversidade natural e cultural, buscando desconstruir estereótipos amplamente divulgados. Trabalharemos com o conceito de racismo estrutural e suas principais consequências para nossa sociedade hoje.
Nestas primeiras semanas, realizamos um questionário inicial para levantar os conhecimentos das turmas sobre o tema e começamos a discutir a importância do Carnaval e do samba na cultura brasileira.
Utilizamos uma preciosa balança de dois pratos (aquelas que antigamente eram muito utilizadas em feiras livres) e estudamos seu funcionamento.
O objetivo do experimento foi medir o peso de um tijolo pequeno. O fato de não termos pesos menores que 10 g trouxe dificuldades que motivaram a busca por alternativas. Aferições e suposições iniciais foram necessárias. Chapinhas e tampinhas foram utilizadas como contrapesos.
O pensamento algébrico começou a surgir de algo palpável. Com muitas discussões em grupo, culminou em um relatório descritivo, indicador do caminho que podemos seguir nas aulas de Matemática.
Nossos estudantes ainda não têm ideia do quanto esse conceito continuará presente no nosso dia a dia…
Com a finalidade de amparar o estudo de área de polígonos, estudamos radiciação não exata. Essa importante lacuna estava aberta e agora a fechamos para apoiar o estudo do Teorema de Pitágoras, já iniciado.
Iniciamos o ano entendendo o que estudaremos ao longo do primeiro trimestre: Revolução Russa, Nazifascismo e Segunda Guerra Mundial.
Fizemos uma cronologia do período a ser analisado e iniciamos nossos estudos sobre Revolução Russa, baseados inicialmente em uma videorreportagem de 2017 que lembrou os cem anos da revolução mais importante do século 20.
O que é comunismo e como entender a primeira experiência comunista da história? Por que esse estudo faz sentido até nos dias de hoje? São exemplos de perguntas que nortearam e continuarão norteando as aulas de História ao longo das próximas semanas.
No primeiro semestre, estudaremos o fenômeno da globalização e como aconteceu a ocidentalização do mundo. Discutiremos as três perspectivas da globalização apresentadas por Milton Santos (como fábula, como perversidade ou como possibilidade de um mundo mais justo). Considerando o tema do projeto deste ano, abordaremos as influências da globalização no Brasil e seu lugar na divisão internacional do trabalho, buscando compreender suas principais contradições.
Para começar as atividades, realizamos uma discussão sobre o papel da imigração na formação da formação da sociedade brasileira contemporânea e pesquisamos notícias atuais sobre refugiados do mundo no Brasil.