Hello, Hello! 

Fund II – Inglês

Nas primeiras semanas de aula, nos conhecemos e reconhecemos através de apresentações, dinâmicas e debates acerca do tema do nosso projeto institucional “Brasil: é feito de quê?”.

Os alunos contaram sobre suas origens através de seus sobrenomes e de histórias de família, além de pesquisarem sobre as diásporas que contribuíram para a formação do povo brasileiro (que resultou em um mind map sobre “O que é Brasil?”) e conversarem sobre as culturas, semelhanças e diversidade entre idiomas, principalmente entre o Inglês e o Português. 

No meio desse território tão nosso – o Carnaval – também foram trabalhados: brincadeiras relacionadas às traduções dos nomes dos blocos, debates, apresentações e exercícios sobre o tema baseados na obra de Aydano Motta “Blocos de Rua do Carnaval do Rio de Janeiro”. 

Apresentação e Jogo

Fund II – Matemática

Começamos nos apresentando: entre outras perguntas, cada aluno devia dizer seu nome, sua relação com a matemática e contar uma curiosidade sobre si. Também conversamos sobre os materiais da disciplina e a importância de suas organizações.
A partir do Fundamental II, o livro e as fichas de matemática passam a não ter mais espaço para a resolução dos exercícios. Dessa forma, foi fundamental uma orientação de como se organizar com o caderno a partir de agora.
Como primeira atividade jogamos “Eu tenho… Quem tem…?”, com o objetivo de relembrar alguns dos assuntos estudados ao longo do Fundamental I. Neste jogo, cada aluno tem uma carta com número e um comando que leva a um número que se encontra em outra carta. Por exemplo: “Eu tenho o 2. Quem tem o meu dobro?”. Para finalizar o jogo, é necessário conseguir fechar o ciclo até que a resposta da última carta leve ao primeiro número citado.

OBMEP: Inscrições Abertas

Fund II – Matemática

Já estão abertas as inscrições para a 18ª OBMEP, e mais uma vez nossa escola participará deste evento tão especial.

Ao longo da semana estamos entrando nas salas e recolhendo os nomes de nossos candidatos.

Assim como no ano passado, estaremos agendando encontros de preparação para o projeto. Mais notícias nos próximos informes.

E se o Bloco da Sá Pereira Fosse Parar na Sapucaí?

Fund II – Artes

Nas aulas de Artes do Fundamental II, os alunos foram desafiados a criar uma fantasia de Carnaval para o Bloco da Sá Pereira.

A partir da apreciação das obras de Debret e Heitor dos Prazeres que retratam o Carnaval, começamos falando sobre a origem dessa festa e como ela foi se transformando até chegar nas diferentes manifestações que temos hoje.

Depois, observando fotos dos desfiles das escolas de samba do Rio, conversamos sobre como elas planejam os desfiles e os diferentes trabalhadores necessários para que o espetáculo aconteça.

Em seguida todos receberam uma base de croqui para que criassem fantasias para o Bloco da Sá Pereira, inspirados pelo samba campeão de 2023. Muitas figuras do folclore brasileiro, seres mágicos e protetores das florestas, animais da nossa fauna, e claro, jogadores de futebol foram lembrados e criados nesta atividade.

Brincando de Carnaval: Despertando a Sensibilidade Cultural Através do Teatro

Fund II – Teatro

Durante as aulas de Teatro do Ensino Fundamental II, os alunos foram convidados a experimentar a riqueza cultural do Carnaval por meio de jogos teatrais.

As aulas incentivaram os alunos a explorar a complexidade do Carnaval de forma lúdica e dinâmica, utilizando adereços carnavalescos – fundamentais para a identificação das diferentes manifestações culturais presentes no Carnaval: desde as fantasias coloridas dos foliões em blocos de rua até os adereços utilizados pelos integrantes das escolas de samba nos desfiles do sambódromo.

Para que pudessem compreender como os adereços se relacionam com as tradições e os símbolos culturais do Carnaval, os alunos foram convidados a criar pequenos fragmentos cênicos com os adereços e situações carnavalescas trazidas por eles.

A atividade aproximou os alunos da cultura do Carnaval, despertando neles o interesse em conhecer e valorizar diferentes manifestações culturais do nosso país.

Bingo! 

F6 – Matemática

Começamos o ano jogando um bingo no qual os números sorteados estavam escritos na forma de expressões ou frases envolvendo conteúdos estudados na F6.
Para montar suas cartelas, cada aluno fez uma tabela no caderno e escreveu seis números de 1 a 20 de sua escolha. Na sequência, fizemos exercícios com o objetivo de revisar as frações, os números mistos, as porcentagens e em especial a adição e a subtração de frações.
Essa retomada das frações será de muita importância para o que virá a seguir: multiplicação de frações.

O que é História?

F6 – História

As F6 iniciaram o estudo de História do Fundamental II formulando hipóteses a partir das questões: “O que é História?”, “Por que estudar História?”.

As hipóteses de cada turma foram armazenadas em cápsulas do tempo construídas pelos alunos a partir da observação das imagens de sinalização que estão espalhadas por toda a escola. Cada turma construiu de maneira coletiva e com colagens uma cápsula do tempo que durante este ano abrigará todos os seus anseios, desejos e hipóteses de como ocorrerá esse estudo ao longo do ano.

A caixa será revisitada no último encontro de História, quando discutiremos sobre como se deu o estudo de História ao longo de 2023.

Para este trimestre temos como objetivos definir e discutir sobre a importância do estudo de História, além de compreender como se inicia a formação do Brasil, conhecendo como se deu a ocupação do continente americano, quais os povos que aqui um dia habitaram e quais ainda estavam presentes quando começaram a ocorrer os primeiros encontros entre diferentes povos e culturas neste território, que viria a se formar futuramente como Brasil.

Aprender o Brasil

F6 – Geografia

As turmas de F6 fizeram a atividade “Quando você pensa no Brasil, o que é que você pensa?”, para refletir sobre as imagens que cada um tem sobre o país.
Para responder a essa pergunta, os estudantes fizeram ilustrações e redigiram legendas sobre as imagens construídas. Do cruzamento dos muitos brasis representados, iniciou-se um debate sobre a multiculturalidade do Brasil e os estereótipos que outras culturas têm sobre a nossa.
Biblioteca: A turma realizou uma atividade exploratória do livro que será lido durante o trimestre: O Karaíba: uma história pré-Brasil, do autor Daniel Munduruku.

Perceber o Brasil Através da Poesia

F7 – Geografia

As turmas de F7 realizaram a atividade “O que tem no meu Brasil?”, expressando-se a partir de versos sobre as suas próprias construções sobre o Brasil.
“Brasil, o que é sonhar?
se alguns não têm liberdade para viver…
Essa cultura que foi criada por tanta história,
Tem também guerra, tumultos, mas tem vitória
O que seria do Brasil sem a história?
Um pedaço de terra e uma gente qualquer!
Mas a verdade é…
Somos grandes, somos diversos,
Tem tudo por aqui.
Brasil, ouve bem o que eu digo a ti.
Você é muito mais do que dizem por aí”.
(Sofia Campos – F7M)
Biblioteca: A turma foi apresentada à obra de Auritha Tabajara, a autora do livro de poemas Coração na aldeia, pés no mundo, narrativa que será adotada como leitura do trimestre.

Brasilidades em Projeto

F7 – Geografia

As F7 iniciaram os estudos de Projeto do ano de 2023 refletindo sobre a questão “De que é feito o Brasil?” e observando algumas imagens selecionadas que se relacionam com o projeto e a questão inicial.
A partir desse questionamento produziram um mural onde puderam refletir de maneira coletiva sobre o que constitui o que chamamos de Brasil e concluíram que a diversidade brasileira se formou dentro da adversidade.
Refletimos sobre o trecho de Luiz Antônio Simas em Almanaque Brasilidades: “Há um certo mito apaziguador de que a História do Brasil seria caracterizada por um perfil relativamente pacífico. Uma análise, ainda que superficial, desmente esta máxima. Registram-se ao longo da trajetória brasileira quase 2 mil guerras, rebeliões, sedições e revoltas.”
A partir dessa ideia da diversidade que se forma dentro da adversidade e pelo período carnavalesco vivido, analisamos alguns materiais referentes aos 100 anos da Portela, para iniciar os procedimentos de pesquisa e elaboração de resumo e mapa mental.

Estudo Sobre as Revoluções

F7 – História

A F7 tem como eixo central o estudo das revoluções. As aulas de 2023 se iniciaram a partir do que a palavra iluminismo remete a cada um dos estudantes. Muitos levantaram ideias como: luz, iluminação, iluminar, ideias, espíritos de luz etc.

Elaboramos um glossário com novas palavras que surgiram a partir do conteúdo, como inquisição e heresia. Realizamos o registro do novo conteúdo por meio de uma cruzadinha feita em grupos.

Entre os objetivos do primeiro trimestre trabalharemos a definição de iluminismo, a identificação das suas principais ideias e seus impactos na formação do pensamento contemporâneo.

Brasil do Século XIX

F8 – História

Iniciamos o ano conhecendo os principais assuntos que trabalharemos ao longo do ano e do primeiro trimestre.

As turmas estudarão temas importantes ligados ao Brasil na segunda metade do século 19, mais especificamente: construção e consolidação do Estado-nação brasileiro como política imperial de D. Pedro II; Guerra do Paraguai; processo de abolição da escravidão.

As revoltas populares na Primeira República e a República Oligárquica darão prosseguimento ao estudo.

O Que Tem nos Jornais?

F8 – Língua Portuguesa

A F8 estuda ao longo do ano o papel social da imprensa e os gêneros jornalísticos. Para começarmos as atividades, os alunos se dividiram em grupos para criar capas de jornal fictícias. Os grupos inventaram nomes, manchetes, notícias, reportagens, tirinhas e outros componentes que considerassem importantes para uma publicação impressa.
A partir do estudo das capas dos colegas, cada um contribuiu com uma reflexão sobre a importância social da imprensa e as problemáticas envolvidas nesse assunto: Que temas são privilegiados? Quais são as motivações e tendências do que é publicado?
Muitos outros debates vêm por aí!

Jogo das Classes

F8 – Inglês

Antes de começarmos a matéria do ano – estudos de estrutura e formação de palavras – é necessário entender as classes gramaticais. Por isso, iniciamos os estudos da língua com uma revisão desse assunto.
Primeiro, um jogo online chamado Quizlet movimentou os grupos para lembrar o conteúdo adormecido nas férias. Depois, a construção de mapas mentais para expor na sala, com consulta à minigramática, organizou o que cada um aprendeu. O momento da partilha enriqueceu o estudo.

África na Formação Cultural Brasileira

F8 – Geografia

No primeiro semestre, estudaremos as influências da África na formação da cultura brasileira, analisando as principais heranças trazidas de diferentes regiões do continente africano nas regiões do nosso país. Além disso, buscaremos reconstruir narrativas sobre a África e seus povos e estudaremos sua diversidade natural e cultural, buscando desconstruir estereótipos amplamente divulgados. Trabalharemos com o conceito de racismo estrutural e suas principais consequências para nossa sociedade hoje.

Nestas primeiras semanas, realizamos um questionário inicial para levantar os conhecimentos das turmas sobre o tema e começamos a discutir a importância do Carnaval e do samba na cultura brasileira.

Vários Pesos e Várias Medidas

F8 – Matemática

Utilizamos uma preciosa balança de dois pratos (aquelas que antigamente eram muito utilizadas em feiras livres) e estudamos seu funcionamento.

O objetivo do experimento foi medir o peso de um tijolo pequeno. O fato de não termos pesos menores que 10 g trouxe dificuldades que motivaram a busca por alternativas. Aferições e suposições iniciais foram necessárias. Chapinhas e tampinhas foram utilizadas como contrapesos.

O pensamento algébrico começou a surgir de algo palpável. Com muitas discussões em grupo, culminou em um relatório descritivo, indicador do caminho que podemos seguir nas aulas de Matemática.

Nossos estudantes ainda não têm ideia do quanto esse conceito continuará presente no nosso dia a dia…

Radiciação e Cálculo Com Radicais

F9 – Matemática

Com a finalidade de amparar o estudo de área de polígonos, estudamos radiciação não exata. Essa importante lacuna estava aberta e agora a fechamos para apoiar o estudo do Teorema de Pitágoras, já iniciado.

Iniciando o Ano Com a Revolução Russa

F9 – História

Iniciamos o ano entendendo o que estudaremos ao longo do primeiro trimestre: Revolução Russa, Nazifascismo e Segunda Guerra Mundial.

Fizemos uma cronologia do período a ser analisado e iniciamos nossos estudos sobre Revolução Russa, baseados inicialmente em uma videorreportagem de 2017 que lembrou os cem anos da revolução mais importante do século 20.

O que é comunismo e como entender a primeira experiência comunista da história? Por que esse estudo faz sentido até nos dias de hoje? São exemplos de perguntas que nortearam e continuarão norteando as aulas de História ao longo das próximas semanas.

Globalização

F9 – Geografia

No primeiro semestre, estudaremos o fenômeno da globalização e como aconteceu a ocidentalização do mundo. Discutiremos as três perspectivas da globalização apresentadas por Milton Santos (como fábula, como perversidade ou como possibilidade de um mundo mais justo). Considerando o tema do projeto deste ano, abordaremos as influências da globalização no Brasil e seu lugar na divisão internacional do trabalho, buscando compreender suas principais contradições.

Para começar as atividades, realizamos uma discussão sobre o papel da imigração na formação da formação da sociedade brasileira contemporânea e pesquisamos notícias atuais sobre refugiados do mundo no Brasil.