Mostra de Artes

Fundamental II – Artes

No último sábado, compartilhamos com toda a comunidade escolar, em nossa Mostra de Artes, as experiências proporcionadas pelo trabalho de Projeto, através de diferentes linguagens artísticas.

Acreditamos que esse encontro entre as linguagens artísticas e o Projeto amplia a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; auxilia que nossos adolescentes desenvolvam seu potencial criativo, sua sensibilidade, a capacidade de se conectar e relacionar diferentes saberes.

Ficamos muito felizes em receber as famílias e seus convidados e esperamos que todos tenham saído daqui sensibilizados pelas vivências artísticas.

Agradecemos imensamente a parceria e a presença de todos e já estamos ansiosos para nosso próximo encontro, dia 8 de julho, em nossa Festa Junina!

O horário da festa de Fundamental II será das 17h às 18h30.

Contamos com a presença e alegria de todos!

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/15aBB4OaEKRFMB79pcWakrSjW6aE2kzDk

Festa Junina

F6 a F9 – Dança

Aproveitando as pesquisas realizadas em dança ao longo do semestre, começamos a estruturar o que cada turma irá apresentar na Festa Junina.

As turmas de sexto ano vão juntas dançar Chegança, de Antonio Nóbrega, usando a pesquisa que fizeram sobre as danças indígenas. As F7 vão apresentar o Maculelê, ritmo que estudaram para a montagem teatral de Romeu e Julieta. O oitavo ano vai coreografar a música Bisavô Madalena, usando passos de diferentes ritmos que aparecem na letra, e as F9 o folguedo Mineiro Pau.

Além disso, teremos a quadrilha do Fundamental II, coreografada pelas turmas de nono ano: cirandas, forrós, xotes e baião.

Até lá!

Premiação Gincana de Matemática

F6/F7/F8/F9 – Matemática 

Finalmente, a esperada premiação da gincana de Matemática ocorreu na “praça de alimentação” do Santa Marta.

Caldo de cana com pastel ou açaí foram as opções para os grupos vencedores.

Que venha a próxima gincana!

Festa Junina

Fundamental II

No último sábado, os alunos apresentaram na nossa Festa Junina ritmos que estudaram ao longo do semestre: do jongo ao maracatu, do mineiro pau ao boi de Parintins, teve Krenak, chegança, quadrilha, xote e baião, maculelê, tudo dançado com muita alegria por todos!
 
Ao final, com toda a comunidade escolar, para encerrar a festa dançamos forró, samba, ciranda e nosso hino, Olha pro céu!
 
Foi um dia de muita alegria para todos nós da equipe e esperamos que tenha sido igualmente alegre para todos vocês.
 
Agradecemos a parceria e a colaboração na construção de nosso arraiá, já ansiosos para a festa do ano que vem!
Avancê!
 

Textos Injuntivos

F6 – Português

As turmas estão aprendendo sobre a injunção, mais especificamente sobre a tipologia textual de gêneros de texto instrutivos, tais como receitas, manuais, bulas, etc.

Como parte do projeto do estudo desses gêneros, é realizada uma atividade de conscientização de como se deve usar os espaços da Escola Sá Pereira: os alunos do sexto ano elaboram um material instrucional escrito e ilustrativo de formas adequadas para utilizar e zelar pelos espaços da escola.

É bem provável que quaisquer pessoas que venham à escola notem os cartazes com as recomendações de como devemos cuidar desse espaço que é tão amado pelos “saperers”.

F6 no Mast

F6 – Projeto

Os sextos anos foram ao Museu de Astronomia no bairro de São Cristóvão como parte do processo de ensino integrado da equipe de Ciências e Humanidades. Lá, tiveram a oportunidade de apreciar a recente exposição  sobre o bicentenário da independência do Brasil e entender como foram produzidos mapas do nosso país ainda no início do século XX. Além disso, para descontrair, os estudantes brincaram de pique-planeta onde percorreram o Sistema Solar, em escala, na área externa do Museu. Para finalizar, um lanche coletivo ao ar livre.

Na exposição permanente, divididos em dois grupos, visitaram a área sobre fenômenos celestes e meteorológicos apoiados em modelos interativos, e  puderam relacionar o desenvolvimento da Astronomia e as Grandes Navegações, conhecendo alguns instrumentos antigos. Foi uma experiência de grandes aprendizados e diversão!

Você Conhece o Dodgeball?

F6 – Educação Física

Dodgeball é jogado entre duas equipes e o objetivo é eliminar todos os integrantes da equipe adversária. Isso ocorre de duas formas: acertando o adversário em qualquer parte do corpo abaixo da linha do ombro, ou segurando um arremesso antes que ele toque o chão.

Pareceu familiar? Sim,  esse esporte se assemelha muito ao nosso queimado, sendo muito popular nos Estados Unidos, onde há campeonatos e uma federação que organiza o esporte.

Na F6T vamos praticar esse jogo, que exige muita agilidade e concentração.

Nova Leitura Trimestral

F6 – Português

Recentemente, as turmas encerraram a leitura do livro O Karaíba: uma história pré-Brasil, do autor Daniel Munduruku. Agora, seguiremos adiante com a leitura do livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, porque serão trabalhadas com os estudantes temáticas que se relacionam à infância no quadro da literatura nacional.

Traçando Rotas

No mês de junho as F6 realizaram um estudo sobre as Grandes Navegações. Em grupos, puderam analisar e traçar as rotas percorridas pelos navegadores. Além de decorar os mapas de acordo com o desejo de cada grupo.

OBMEP

F6, F7, F8 e F9 – Matemática 

Foi realizada a 1ª fase da OBMEP em nossa escola. Após semanas de preparação e estudo, finalmente chegou o grande dia.

Foram 63 participantes representando a Sá Pereira. Dentre eles, 8 se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada. Quatro na categoria F6/F7, dois na categoria F8/F9 e dois na categoria Ensino Médio (foto).

Durante o anúncio dos classificados, nossa aluna Sofia Dias Campos Carvalho recebeu o diploma de menção honrosa da OBMEP 2022.

Estamos orgulhosos de nossos estudantes que se envolveram de corpo e alma a essa inciativa, valorizando o trabalho de matemática em nossa escola.

Que venha a segunda fase…

Cartazes da Festa Junina

F6 a F9 – Artes

Os alunos do Fundamental II desempenharam um papel importante na decoração da Festa Junina.

Para enriquecer essa experiência, as turmas foram introduzidas ao trabalho dos artistas pernambucanos J. Borges, Samico e Derlon.

Inicialmente, exploramos em conjunto as características estilísticas presentes em suas obras, como o uso das cores, as formas e os temas recorrentes. Além disso, foi apresentado aos estudantes o conceito de xilogravura, uma técnica de gravura em madeira amplamente utilizada na ilustração dos folhetos de cordel, inclusive por J. Borges e Samico, e na qual Derlon se inspira para criar seus murais.

Com base nesse conhecimento e nas inspirações adquiridas, os alunos foram incentivados a trabalhar em grupos para criar cartazes que seriam usados na decoração da festa junina. A proposta era combinar a estética da literatura de cordel e da xilogravura com os temas típicos das festas juninas, como quadrilha, comidas tradicionais, fogueira, brincadeiras, entre outros.

O resultado final desse processo criativo foi apreciado na nossa festa junina, onde os cartazes foram expostos, contribuindo para a beleza e o encanto do evento.

Trovadores Urbanos

F7 – Português

A partir do conhecimento construído no projeto de trovadorismo, os estudantes puderam identificar as aproximações entre a produção cultural da Era Medieval e as temáticas da música popular brasileira que, em muitas canções, canta o amor em seus diversos contextos.
 
No projeto Trovadores Urbanos, a turma pôde selecionar canções de compositores e intérpretes brasileiros que cultivam em suas letras as mais distintas canções de amor e escárnio para serem representadas em uma produção artístico-literária que será apresentada futuramente na Feira Literária.

Nova Leitura Trimestral

F7 – Português

Recentemente, as turmas encerraram a leitura do livro Coração na aldeia, pés no mundo, da escritora Auritha Tabajara. Agora, seguiremos adiante com um novo projeto de leitura a fim de pensar uma perspectiva urbana e periférica da literatura nacional. Em razão disso, o livro selecionado para leitura neste segundo semestre é Quarto de despejo: diário de uma favelada, da autora Carolina Maria de Jesus.

Um Cordelista na Sá Pereira

F7 – Português

Estamos nos aproximando da Sapefeira Literária, e diversas atividades têm sido propostas para o aquecimento do evento.

Em diálogo constante com o projeto institucional de 2023, neste trimestre uma das propostas literárias será a exploração do gênero cordel.

Para isso, recebemos a visita do cordelista Victor Lobisomem, que apresentou aos estudantes (que já sabiam muita coisa) a história, características do gênero e, é claro, recitou uma poesia.

No final do encontro, cada estudante levou para casa três produções do autor, que serão lidas e trabalhadas durante os encontros na Biblioteca.

Victor Lobisomem estará presente na nossa feira literária apresentando seu trabalho para toda a comunidade.

Segundo Esporte

F7 e F9 – Educação Física

A F7M, a F7T e a F9MB, depois de praticar o flag football, o futebol e o futevôlei respectivamente, escolheram praticar handebol.

Este é um dos esportes mais praticados nas escolas do Brasil, mas pouco vinculado na mídia. Em nossas aulas, além dos aspectos técnicos e táticos do jogo, vamos refletir também sobre essa falta de visibilidade de alguns esportes.

Iniciamos os treinos brincando, e assim estimulamos a técnica de forma divertida. 

Sem Deixar a Bola Cair

F8 e F9 – Educação Física

O objetivo do vôlei é fazer a bola cair no campo do adversário, e para isso não podemos deixar ela cair no nosso campo. O grande desafio no início é jogar a bola para o alto, e as turmas F8MA e F9MA começaram essa missão com um jogo chamado “resgate”, que estimula o treino dos fundamentos de forma dinâmica e divertida. 

O Brasil Durante o Segundo Reinado

Após percorrermos, nas aulas de história, todo o período pós-independência e estudarmos o Primeiro Reinado e o Período Regencial, entramos nos estudos sobre o Segundo Reinado que é um período particularmente importante da história do Brasil, pois naquele contexto se formava a nacionalidade brasileira e uma ideia de Brasil que passa a ser progressivamente construída. Além disso, eventos históricos como a Guerra do Paraguai e a abolição da escravidão também acontecem durante esse contexto. Nas próximas semanas, continuaremos nos debruçando sobre esses assuntos, antes de entender o contexto que levou a proclamação da república no Brasil.

Visita a O Globo

F8 – Português

Nas últimas semanas tivemos uma visita especial à redação do jornal O Globo.

Aproveitando o estudo sobre os gêneros jornalísticos, tivemos a oportunidade de conhecer como funciona a produção de um jornal, desde a pesquisa das reportagens até sua publicação.

Fomos apresentados a diferentes profissionais que trabalham nesse segmento, e entendemos um pouco mais sobre as suas rotinas de trabalho. Além disso, visitamos os estúdios das rádios Globo e CBN, e de podcasts.

Foi uma visita enriquecedora, e nossos estudantes puderam perguntar sobre tudo o que envolve a feitura de um jornal.

 

 

Aulas de História

F9 – História

Dedicamos as últimas semanas das aulas de história para entendermos os fascismos, em particular o nazifascismo e o contexto histórico da ascensão e consolidação do nazismo na Alemanha. Através do filme “A onda”, pudemos entender a atualidade dos perigos que o fascismo ainda exerce no mundo atual e tivemos boas discussões sobre o assunto. Neste momento, estamos entrando nos estudos sobre Segunda Guerra Mundial, sem dúvida um dos temas mais esperados nas aulas de história do Fundamental II. Após estes estudos, faremos uma guinada para olhar para a história do Brasil e a Era Vargas.

F9 no Museu do Holocausto

F9 – História

No dia 16, as turmas de F9 visitaram o Memorial às vítimas do Holoucausto com o objetivo de concluir os estudos sobre o nazifascismo e a segunda guerra mundial. Foi uma experiência muito interessante, na qual todos puderam revisitar e aprofundar os temas trabalhados em sala de aula através de uma abordagem sensitiva e interativa focada nas vítimas da perseguição nazista. No memorial, dividido em três partes (antes, durante e depois), os alunos viram, sentiram e se emocionaram com as histórias de pessoas, famílias e comunidades que viram suas vidas comuns transformadas em um cenário de terror ao longo do processo histórico de ascensão e consolidação do nazismo alemão (1933-1945).

Memórias de Índio

F9 – Português

Estamos na fase final de leitura do livro Memórias de índio: uma quase autobiografia, do escritor Daniel Munduruku. Agora lemos a última parte, a que trata da vida adulta do autor e narrador.

Na biblioteca, os alunos tiveram tempo para ler individualmente ou em dupla, e completar a leitura da quase autobiografia. Logo seguiremos para uma etapa de produção de trabalhos de literatura comparada, os quais terão o fim de estimular outras leituras e compartilhá-las com o grupo.
 
Nesse intuito, todos somos convidados a trazer nossas próprias referências, e assim enriquecer nossas experiências como leitores para múltiplos diálogos intertextuais.
 
 

Mineiro Pau e Boi Pintadinho

F9 – Música

Depois da nossa Oficina de Mineiro-Pau na Mostra de Artes da escola, estamos nos preparando para acrescentar ao folguedo a brincadeira do Boi Pintadinho, que é o nosso Boi Fluminense. Depois de ouvirem algumas lendas e mitos a respeito do Boi, como o Touro Encantado da Ilha dos Lençóis Maranhenses, ligada ao Sebastianismo, e a História do Boizinho de São João, uma desventura que explica a origem da brincadeira e por que São João passa seu aniversário dormindo, as F9 terão nessas duas semanas que antecedem a Festa Junina da escola a oportunidade de brincar com o Boi, a boneca gigante Maricota e o Jaguará.

Experimentando ser a “alma” do boi, os alunos estão entrando debaixo do boneco e dando vida a ele. Ou vestindo o Jaguará, corpo de gente e cabeça de animal, crânio de cavalo. Incrível como a empolgação de todos com esses brinquedos populares não esmoreceu e eles virão com a corda toda pra animar nosso arraial.