No último sábado, compartilhamos com toda a comunidade escolar, em nossa Mostra de Artes, as experiências proporcionadas pelo trabalho de Projeto, através de diferentes linguagens artísticas.
Acreditamos que esse encontro entre as linguagens artísticas e o Projeto amplia a leitura de mundo e o sentido do conhecimento que se produz na escola; auxilia que nossos adolescentes desenvolvam seu potencial criativo, sua sensibilidade, a capacidade de se conectar e relacionar diferentes saberes.
Ficamos muito felizes em receber as famílias e seus convidados e esperamos que todos tenham saído daqui sensibilizados pelas vivências artísticas.
Agradecemos imensamente a parceria e a presença de todos e já estamos ansiosos para nosso próximo encontro, dia 8 de julho, em nossa Festa Junina!
O horário da festa de Fundamental II será das 17h às 18h30.
Contamos com a presença e alegria de todos!
Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/15aBB4OaEKRFMB79pcWakrSjW6aE2kzDk
Aproveitando as pesquisas realizadas em dança ao longo do semestre, começamos a estruturar o que cada turma irá apresentar na Festa Junina.
As turmas de sexto ano vão juntas dançar Chegança, de Antonio Nóbrega, usando a pesquisa que fizeram sobre as danças indígenas. As F7 vão apresentar o Maculelê, ritmo que estudaram para a montagem teatral de Romeu e Julieta. O oitavo ano vai coreografar a música Bisavô Madalena, usando passos de diferentes ritmos que aparecem na letra, e as F9 o folguedo Mineiro Pau.
Além disso, teremos a quadrilha do Fundamental II, coreografada pelas turmas de nono ano: cirandas, forrós, xotes e baião.
Até lá!
As turmas estão aprendendo sobre a injunção, mais especificamente sobre a tipologia textual de gêneros de texto instrutivos, tais como receitas, manuais, bulas, etc.
Como parte do projeto do estudo desses gêneros, é realizada uma atividade de conscientização de como se deve usar os espaços da Escola Sá Pereira: os alunos do sexto ano elaboram um material instrucional escrito e ilustrativo de formas adequadas para utilizar e zelar pelos espaços da escola.
É bem provável que quaisquer pessoas que venham à escola notem os cartazes com as recomendações de como devemos cuidar desse espaço que é tão amado pelos “saperers”.
Os sextos anos foram ao Museu de Astronomia no bairro de São Cristóvão como parte do processo de ensino integrado da equipe de Ciências e Humanidades. Lá, tiveram a oportunidade de apreciar a recente exposição sobre o bicentenário da independência do Brasil e entender como foram produzidos mapas do nosso país ainda no início do século XX. Além disso, para descontrair, os estudantes brincaram de pique-planeta onde percorreram o Sistema Solar, em escala, na área externa do Museu. Para finalizar, um lanche coletivo ao ar livre.
Na exposição permanente, divididos em dois grupos, visitaram a área sobre fenômenos celestes e meteorológicos apoiados em modelos interativos, e puderam relacionar o desenvolvimento da Astronomia e as Grandes Navegações, conhecendo alguns instrumentos antigos. Foi uma experiência de grandes aprendizados e diversão!
Dodgeball é jogado entre duas equipes e o objetivo é eliminar todos os integrantes da equipe adversária. Isso ocorre de duas formas: acertando o adversário em qualquer parte do corpo abaixo da linha do ombro, ou segurando um arremesso antes que ele toque o chão.
Pareceu familiar? Sim, esse esporte se assemelha muito ao nosso queimado, sendo muito popular nos Estados Unidos, onde há campeonatos e uma federação que organiza o esporte.
Na F6T vamos praticar esse jogo, que exige muita agilidade e concentração.
F6, F7, F8 e F9 – Matemática
Foi realizada a 1ª fase da OBMEP em nossa escola. Após semanas de preparação e estudo, finalmente chegou o grande dia.
Foram 63 participantes representando a Sá Pereira. Dentre eles, 8 se classificaram para a 2ª fase da Olimpíada. Quatro na categoria F6/F7, dois na categoria F8/F9 e dois na categoria Ensino Médio (foto).
Durante o anúncio dos classificados, nossa aluna Sofia Dias Campos Carvalho recebeu o diploma de menção honrosa da OBMEP 2022.
Estamos orgulhosos de nossos estudantes que se envolveram de corpo e alma a essa inciativa, valorizando o trabalho de matemática em nossa escola.
Que venha a segunda fase…
Os alunos do Fundamental II desempenharam um papel importante na decoração da Festa Junina.
Para enriquecer essa experiência, as turmas foram introduzidas ao trabalho dos artistas pernambucanos J. Borges, Samico e Derlon.
Inicialmente, exploramos em conjunto as características estilísticas presentes em suas obras, como o uso das cores, as formas e os temas recorrentes. Além disso, foi apresentado aos estudantes o conceito de xilogravura, uma técnica de gravura em madeira amplamente utilizada na ilustração dos folhetos de cordel, inclusive por J. Borges e Samico, e na qual Derlon se inspira para criar seus murais.
Com base nesse conhecimento e nas inspirações adquiridas, os alunos foram incentivados a trabalhar em grupos para criar cartazes que seriam usados na decoração da festa junina. A proposta era combinar a estética da literatura de cordel e da xilogravura com os temas típicos das festas juninas, como quadrilha, comidas tradicionais, fogueira, brincadeiras, entre outros.
O resultado final desse processo criativo foi apreciado na nossa festa junina, onde os cartazes foram expostos, contribuindo para a beleza e o encanto do evento.
Estamos nos aproximando da Sapefeira Literária, e diversas atividades têm sido propostas para o aquecimento do evento.
Em diálogo constante com o projeto institucional de 2023, neste trimestre uma das propostas literárias será a exploração do gênero cordel.
Para isso, recebemos a visita do cordelista Victor Lobisomem, que apresentou aos estudantes (que já sabiam muita coisa) a história, características do gênero e, é claro, recitou uma poesia.
No final do encontro, cada estudante levou para casa três produções do autor, que serão lidas e trabalhadas durante os encontros na Biblioteca.
Victor Lobisomem estará presente na nossa feira literária apresentando seu trabalho para toda a comunidade.
A F7M, a F7T e a F9MB, depois de praticar o flag football, o futebol e o futevôlei respectivamente, escolheram praticar handebol.
Este é um dos esportes mais praticados nas escolas do Brasil, mas pouco vinculado na mídia. Em nossas aulas, além dos aspectos técnicos e táticos do jogo, vamos refletir também sobre essa falta de visibilidade de alguns esportes.
Iniciamos os treinos brincando, e assim estimulamos a técnica de forma divertida.
F8 e F9 – Educação Física
O objetivo do vôlei é fazer a bola cair no campo do adversário, e para isso não podemos deixar ela cair no nosso campo. O grande desafio no início é jogar a bola para o alto, e as turmas F8MA e F9MA começaram essa missão com um jogo chamado “resgate”, que estimula o treino dos fundamentos de forma dinâmica e divertida.
Nas últimas semanas tivemos uma visita especial à redação do jornal O Globo.
Aproveitando o estudo sobre os gêneros jornalísticos, tivemos a oportunidade de conhecer como funciona a produção de um jornal, desde a pesquisa das reportagens até sua publicação.
Fomos apresentados a diferentes profissionais que trabalham nesse segmento, e entendemos um pouco mais sobre as suas rotinas de trabalho. Além disso, visitamos os estúdios das rádios Globo e CBN, e de podcasts.
Foi uma visita enriquecedora, e nossos estudantes puderam perguntar sobre tudo o que envolve a feitura de um jornal.
No dia 16, as turmas de F9 visitaram o Memorial às vítimas do Holoucausto com o objetivo de concluir os estudos sobre o nazifascismo e a segunda guerra mundial. Foi uma experiência muito interessante, na qual todos puderam revisitar e aprofundar os temas trabalhados em sala de aula através de uma abordagem sensitiva e interativa focada nas vítimas da perseguição nazista. No memorial, dividido em três partes (antes, durante e depois), os alunos viram, sentiram e se emocionaram com as histórias de pessoas, famílias e comunidades que viram suas vidas comuns transformadas em um cenário de terror ao longo do processo histórico de ascensão e consolidação do nazismo alemão (1933-1945).
Estamos na fase final de leitura do livro Memórias de índio: uma quase autobiografia, do escritor Daniel Munduruku. Agora lemos a última parte, a que trata da vida adulta do autor e narrador.
Depois da nossa Oficina de Mineiro-Pau na Mostra de Artes da escola, estamos nos preparando para acrescentar ao folguedo a brincadeira do Boi Pintadinho, que é o nosso Boi Fluminense. Depois de ouvirem algumas lendas e mitos a respeito do Boi, como o Touro Encantado da Ilha dos Lençóis Maranhenses, ligada ao Sebastianismo, e a História do Boizinho de São João, uma desventura que explica a origem da brincadeira e por que São João passa seu aniversário dormindo, as F9 terão nessas duas semanas que antecedem a Festa Junina da escola a oportunidade de brincar com o Boi, a boneca gigante Maricota e o Jaguará.
Experimentando ser a “alma” do boi, os alunos estão entrando debaixo do boneco e dando vida a ele. Ou vestindo o Jaguará, corpo de gente e cabeça de animal, crânio de cavalo. Incrível como a empolgação de todos com esses brinquedos populares não esmoreceu e eles virão com a corda toda pra animar nosso arraial.