Tribo e Projetos de Vida

M1 M2 – Tribo

“Sonhei
Que estava sonhando um sonho sonhado
O sonho de um sonho
Magnetizado
As mentes abertas
Sem bicos calados
Juventude alerta
Os seres alados
Sonho meu
Eu sonhava que sonhava (…)”
(trecho do samba-enredo Sonho de um Sonho, de Martinho da Vila, 1980)
Do sonho à vontade. Da vontade ao papel. Do papel à realização. E assim seguimos construindo, juntos, mais uma etapa de trabalho, de aprendizados, de acompanhamento e transformação.
Pelos corredores da escola, em suas salas, pátios, transitam todos os dias crianças, adolescentes, jovens, sujeitos com suas histórias, jeitos, personalidades, realidades, sonhos e desejos. Diante das relações que estabelecemos e das aprendizagens desenvolvidas acompanhamos seus processos de crescimento e amadurecimento tanto pedagógico quanto socioemocional, sempre em parceria com sua família.
São muitos os ciclos que podemos acompanhar, assim como muitos ritos de passagem e transformação. A chegada ao Ensino Médio é mais um deles. O Ensino Médio marca um momento de transição e de novos desafios. Momento em que se espera que os alunos, a partir da autonomia construída, organizem sua vida escolar com responsabilidade, desenhando caminhos para suas escolhas e tomadas de decisões em futuro que logo chega.
Escolher e tomar decisões nem sempre são ações fáceis. A pergunta direcionada aos jovens “O que você quer ser quando crescer?” aparece no ambiente social novamente com força total, como se esquecessem que já são. Sempre foram.
A cada etapa vivida, construímos valores e formas de pensar criticamente, sentir e agir no mundo. Somos sujeitos do nosso desejo, sempre. Mas à medida que crescemos parece que isso se torna mais legitimado, consolidado.
A escolha profissional marca um tempo de novas dúvidas e incertezas. Marca tempos de curiosidades e novos interesses. Traz ansiedade e receios também.
Como lidar com os desafios e incertezas tanto do cotidiano como da vida? Como potencializar suas formas de aprender? Como tomar decisões de forma responsável, reconhecendo seu papel no mundo e, a partir disso, abrir possibilidades de transformação da própria realidade? O que quero e gosto de estudar? Que caminho gostaria de seguir no campo do trabalho, da construção de uma realização pessoal? São tantas as perguntas…
São muitos também os caminhos possíveis. A trajetória, a singularidade de cada um, já aponta muitas possibilidades e também podemos nos surpreender com novas descobertas, aptidões e desejos. E é sempre importante estar aberto, atento e receptivo ao que está por vir.
Diante disso, o acompanhamento sistemático dos estudantes continua no Ensino Médio, desenvolvendo uma escuta atenta e garantindo semanalmente espaços para reflexões e trocas. A Tribo se transforma diante do grupo mais maduro, que se apresenta desejoso, certamente, de novas possibilidades de interação e aprendizados.
Desse modo, os estudantes terão oportunidades de desenvolver a autonomia para desenhar o percurso de suas escolhas, identificando o que gostariam para sua vida, os desafios que precisam enfrentar, as aptidões e sonhos que possuem e estratégias a serem construídas, e podem nortear caminhos.
Temos sempre como norte a ação de um pensamento crítico e ético, diante das relações estabelecidas dentro e fora da escola; na família e na sociedade. Para isso se faz necessário a construção de habilidades/competências socioemocionais presentes em todos os caminhos percorridos junto ao estudante nessa construção de seu projeto de vida, de seus caminhos e escolhas, já apontadas pela BNCC. Queremos destacar:
Autoconhecimento e Autocuidado
Pensamento crítico
Conhecimento
Autonomia
Comunicação
Empatia e Cooperação
Responsabilidade e Cidadania
Organização e Planejamento
“Sonho que se sonha só
É só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade…”
(Prelúdio, de Raul Seixas)
Sejam todos bem-vindos ao Ensino Médio da Sá Pereira, Feliz 2023!

Carnival

M1 – Inglês

A partir do tema gerador escolhido pelos alunos e considerando a proximidade do Carnaval, os alunos foram incentivados a refletir, por meio de discussões em língua inglesa, sobre o que é o Carnaval brasileiro, sua contribuição com relação à construção de uma identidade nacional e também a respeito de uma identificação ou não com a manifestação popular.

As discussões tiveram como elementos motrizes os conceitos de “carnavalização”, proposto por Bakhtin, “identidade”, “tradição” e “representação”, buscando sempre reforçar as noções de respeito, diversidade e coletividade.

Biologia Propriamente Dita

M1 – Biologia

A M1 iniciou o ano letivo discutindo sobre semelhanças e diferenças entre os tipos de fenômenos da natureza: físicos, químicos e biológicos. Foram realizadas algumas demonstrações práticas em sala de aula para exemplificar tais fenômenos e na sequência foi apresentado o método hipotético-dedutivo da Ciência.

Após essa introdução, começamos a conversar sobre a Biologia propriamente dita: seu surgimento com a mudança da perspectiva criacionista (que propunha que os seres vivos eram imutáveis) para a visão evolucionista da Vida na Terra. A turma ganhou um inseto da família Cerambycidae para a sala, elegeu um nome e começou a discutir quais características os seres vivos possuem que os diferenciam da matéria não viva. A composição química foi abordada, e características como presença de células, metabolismo, capacidade de reprodução e evolução foram trazidas pelos estudantes. 

Problemas Cancerígenos

M2 – Biologia

A M2 iniciou o ano letivo discutindo sobre o que é o câncer, quem já vivenciou esse problema na família, e o grupo trouxe muitos questionamentos e contribuições. Falamos sobre tumores benignos e malignos e discutimos sobre suas características em comum (divisão celular exacerbada) e o que os diferencia. A turma pesquisou sobre os fatores ligados ao surgimento do câncer (genética, poluição, alguns vírus como o HPV, radiação etc.) e também sobre os principais tipos de câncer que acometem a população brasileira, seus sintomas e tratamentos. A partir desse elemento disparador, iniciamos o estudo do ciclo celular e formas de divisão (mitose e meiose).

Seguem algumas tabelas criadas pelos estudantes a partir de suas pesquisas!

Revoluções Industriais

M2 – História

No início do ano, foi apresentado o programa de História da M2. Na sequência, demos início ao primeiro tema do ano: a Revolução Industrial.

Entendemos o que foi a Revolução Industrial e sua importância, bem como suas consequências no mundo do trabalho e na vida dos trabalhadores. Compreendemos as principais lutas dos trabalhadores ao longo da história e as conquistas trabalhistas que surgiram a partir desta luta.

Continuaremos neste tema nas próximas semanas, conhecendo mais sobre a dinâmica do sistema capitalista criado pela Revolução Industrial e as principais ideologias anticapitalistas.

O Que Pode o Corpo?

M1 M2 – Educação Física

Iniciamos nossa eletiva de educação física no EM e nela vamos pesquisar como o corpo se move.

Em nossa primeira aula ativamos o olhar para o nosso corpo através de exercícios de observação postural. Em uma caminhada simples tínhamos que observar uma característica do nosso caminhar e submetê-la a uma lente de aumento, ampliando-a: um movimento de braço, um pescoço para frente ou para trás, um pisar para fora ou dentro etc.

Depois observamos o outro e todos imitaram e foram imitados em seu caminhar exagerado. Foi muito divertido, os estudantes riram de si e do outro sem julgamento, conseguimos observar que somos diferentes e tudo bem.

Iniciamos também nosso estudo do  sistema locomotor: como a interação entre osso e músculo faz a gente se movimentar? Tentamos identificar em nós e no outro alguns ossos e músculos. Finalizamos com uma massagem coletiva em quem se sentiu à vontade para experimentar.

Projeto Biotech

M1 M2 – Biotech

A eletiva Biotech tem como objetivos abordar técnicas clássicas e modernas de biotecnologia e assim contribuir para a divulgação da importância do conhecimento científico. Pretende-se formar estudantes capazes de identificar processos biotecnológicos na sociedade, desenvolver pensamento crítico e questionamento acerca de limites bioéticos.

Em fevereiro, a disciplina foi apresentada para a M1 e M2 a partir de uma discussão sobre filmes e séries de ficção científica baseados em biotecnologia real. Discutimos a origem etimológica do termo e as origens da utilização de técnicas de manipulação de seres vivos a favor dos interesses humanos há milênios (já na pré história, quando grupos humanos sedentários passam a realizar seleção artificial, e nos processos de fermentação tão antigos utilizados pela humanidade).

Os estudantes trouxeram muitos questionamentos sobre reprodução assistida, técnicas de agricultura indoor, transgênicos etc. Será um semestre de muitas descobertas, atividades práticas e aulas de campo!

Afinal, o Que É o Brasil?

M1 M2 – Humanidades

Mais um ano letivo começando e agora já com alguma experiência do Novo Ensino Médio, que nos trouxe muitos desafios, mas aqui na Sá Pereira também trouxe muito aprendizado.

Para 2023, as disciplinas de Filosofia e Sociologia serão abordadas dentro da eletiva Humanidades, sem perder suas especificidades e rigor científico mas estabelecendo pontes e ampliando as visões e compreensão de mundo dos estudantes.

Para este primeiro semestre, a escolha foi alinhar-se com o desejo da comunidade escolar de compreender melhor o que é o Brasil. A partir do título “Afinal, o que é o Brasil?” temos como objetivo identificar os principais aspectos estruturantes da sociedade brasileira e como eles se modificaram e/ou atualizaram até a contemporaneidade, produzindo uma reflexão crítica sobre os mesmos e uma (algumas) proposta(s) de atuação enquanto atores sociais na construção de uma sociedade que valoriza e respeita a diversidade e a busca pela equidade.

Certamente será muito desafiador e muito enriquecedor! Após as aulas degustativas, os alunos escolheram suas eletivas e em março começaremos nossa caminhada nessa investigação sociológica sobre o Brasil, partindo dos pensadores clássicos e chegando até os dias de hoje.

O Que Será Que Vamos Dançar?

M1 M2 – Dança

Nas primeiras semanas de aula, os alunos de M1 e M2 se revezaram para experimentar e conhecer a temática da eletiva de dança deste semestre. Iniciamos nosso encontro preparando o corpo com a ajuda de uma bolinha, massageando e dissolvendo pequenas tensões. Em seguida, uma sequência coreográfica com a bola exigiu atenção, destreza e concentração. Depois experimentamos dançar em duplas, com a bolinha sendo nosso elo.
Após essas experimentações, revelamos aos nossos alunos que neste semestre vamos trabalhar com a técnica de Contato e Improvisação. Criada na década de 1970 pelo americano Steve Paxton, essa técnica promove e trabalha a relação entre os corpos, desenvolvendo o autoconhecimento e uma percepção genuína da forma como nos relacionamos entre nós e conosco.
Lemos um pouco sobre a técnica e assistimos a alguns vídeos, e nessa pesquisa percebemos também o quanto os conceitos físicos estão presentes e são importantíssimos nessa técnica.

Oficina de Música

M1 M2 – Oficina de Música

Nas aulas da eletiva de Prática de Conjunto, os alunos da M1 e M2 se aproximaram da proposta do curso: debatemos caminhos, pensamos em repertórios e terminamos a aula experimental tocando ritmos de carnaval com instrumentos de percussão. Nas próximas semanas, com a turma definida, vamos escolher um repertório e construir uma justificativa que será usada como referência tanto para afinar os objetivos para o curso quanto como guia para os arranjos produzidos.

Crise Feudal

M1 – História

Neste primeiro mês, iniciamos as aulas de História entendendo o conceito de feudalismo e estudando as causas que levaram à crise feudal. Na sequência, identificamos os principais assuntos do início da Idade Moderna: Formação dos Estados Europeus, Grandes Navegações, Renascimento e Reformas Religiosas.

Iniciaremos o estudo da formação dos Estados europeus e depois seguiremos a partir da ordem colocada acima.