Autoconhecimento

M1

Atividades plásticas, lúdicas e reflexivas incentivaram cada estudante, na Tribo, a pensar e falar sobre si, a narrar suas histórias e se apresentar – ou reapresentar – ao grupo.
Eles têm ouvido, de seus professores, comentários sobre o que viveram, fizeram, aprenderam. Agora assumem o comando das próprias narrativas.
Como sou? Como me vejo? Como os outros me veem? Do que gosto? O que sinto? O que quero, o que não quero? Como estabeleço relações com os amigos, com a família, com a escola? Como essas relações influenciam a construção da minha personalidade?
Pouco a pouco, nesse exercício de falar de si, percebem-se protagonistas de seus processos, de seus caminhos e escolhas, agentes importantes também no campo social.
Contar a própria história, imaginar a própria trajetória é também contar o mundo a partir do que cada um vê, e de onde vê.
Estamos acompanhando todas essas narrativas e construções.

Funções e Triângulos Retângulos

M1

Em Matemática, a turma está iniciando o estudo das funções. O objetivo é ter uma noção geral e entender o conceito, antes de se aprofundar nas funções que serão estudadas ao longo do ano.
Começamos de forma intuitiva, analisando situações do cotidiano que envolvem relações de dependência entre duas variáveis.
Além disso, estudamos a fundo os triângulos retângulos. A partir da semelhança entre triângulos, assunto já estudado, os alunos concluíram as relações métricas: fórmulas que relacionam as medidas dos elementos daqueles triângulos.
Por fim, relembramos o seno, o cosseno e a tangente, razões trigonométricas no triângulo retângulo, estudadas no ano passado. Elas, por sua vez, são fórmulas que associam os ângulos do triângulo com as medidas de seus lados.

Física se Desenvolvendo, Crescendo e Combatendo Fake News

M1

Finalizamos os conceitos de Calorimetria falando sobre o equilíbrio térmico.
Se pedirmos uma pizza com refrigerante, e o entregador trouxer os dois vedados no mesmo ambiente fechado, ao chegar a pizza estará mais fria e o refrigerante mais quente.
Quem tem mais energia de forma espontânea dá para quem tem menos. Entre ganhos e perdas, a natureza sempre tende ao equilíbrio térmico.
Iniciamos também nosso estudo da dilatação térmica, colocando de imediato nosso conhecimento para derrubar fake news. Estaria a Ponte Rio-Niterói em risco?
Resposta para essa e outras perguntas com um de nossos estudantes, perto de você.

Maker: Projetando e Divulgando!

M1

Em Laboratório Maker, os grupos desenvolveram os projetos que foram selecionados.
Percalços foram encontrados no caminho, mas todas as dificuldades ajudaram a desenvolver novas habilidades.
Alguns protótipos estão prontos, outros em finalização, e a propaganda já está começando.
Mais informações em breve.

Elétrons e Tabela Periódica

M1

Nos encontros de Química estudamos a forma como os elétrons estão distribuídos na eletrosfera do átomo.
Inicialmente, fizemos uma dinâmica na qual balas comestíveis representaram os elétrons. A atividade tinha o objetivo de permitir melhor percepção da organização dos elétrons nos subníveis dentro das camadas na eletrosfera, visualizando-a de forma mais concreta e tomando como exemplo alguns elementos químicos.
Em um outro momento, para que pudéssemos observar a forma como os elementos químicos estão organizados na Tabela Periódica, os estudantes foram convidados a esboçar a Tabela em um papel de tamanho A1, nomeando grupos e períodos.

Origens

M1

Nas aulas de Biologia, a turma discutiu as origens do Universo, da Terra e da vida.
Hipóteses sobre a evolução molecular do primeiro ser vivo e sobre a abiogênese, a panspermia, experimentos que comprovaram a biogênese foram temas dos encontros, nos quais situávamos o contexto histórico de cada etapa do conhecimento científico.
Realizamos aulas no Planetário da Gávea e no Museu do Universo, nas quais os estudantes experimentaram atividades lúdicas sobre o nosso planeta; analisaram painéis sobre formação de átomos e sobre a origem da Vida na Terra; e assistiram a uma sessão de cúpula muito interessante sobre o Sistema Solar.

Conhecer o Território e Saber Contar sua História

M1

Em Projetos Ambientais, estudamos o território do entorno da escola.
Os estudantes conheceram a sede da empresa Ciclo Orgânico, que realiza a coleta do resíduo orgânico para ser transformado em adubo.
Com a visita, eles repensaram o valor do lixo; relembraram o processo de decomposição da matéria orgânica e compreenderam a importância da compostagem para o meio ambiente.
Em sala, sistematizaram os registros das visitas.
No Parque da Catacumba, conhecemos a história da ocupação daquela área, observamos de cima o entorno da Lagoa, identificamos parte da biodiversidade local e localizamos a escola.

Tectonismo no Mapa

M1

Prosseguindo o estudo da Cartografia, abordamos, nas aulas de Geografia, a importância da Cartografia Social para o entendimento da estruturação da Terra, buscando compreender sua evolução.
Investigamos as eras geológicas e o antigo continente único – Pangeia – e a sua fragmentação.
Analisamos a dinâmica das placas tectônicas, como elas flutuam, os diversos movimentos que realizam e os desdobramentos desses movimentos.

Reformas Religiosas

M1

Demos continuidade, nas aulas de História, à sequência didática sobre as transformações sociais, econômicas, políticas e culturais da Europa moderna, chegando ao Renascimento e às reformas religiosas.
Já tínhamos abordado a queda do feudalismo, a centralização dos Estados europeus e as Grandes Navegações.
No próximo trimestre passaremos aos processos ocorridos no Brasil ao longo do período colonial.

A Lavanderia

M1

Na eletiva O Mundo Atual Através do Cinema terminamos nossas postagens sobre o filme Não Olhe para Cima. Convidamos todos a seguir nosso perfil Cine Sá, no Instagram.
Os estudantes demonstraram curiosidade sobre crimes financeiros e manobras legais ou ilegais que acontecem no mundo capitalista.
Assistimos a A Lavanderia e debatemos lavagem de dinheiro, empresas offshore, paraísos fiscais e o dossiê Panama Papers.
As próximas atividades incluirão postagens sobre o filme e questões a ele relacionadas.

Trabalho e Tecnologia

M1

Nas aulas de Sociologia, após a discussão sobre o trabalho como estruturante da nossa vida em sociedade, passamos a falar sobre desigualdades sociais, começando pela cidade onde moramos.
Utilizaremos conceitos teóricos para entender a vida real e, a partir dessa compreensão, pensar e propor novas formas de existir na cidade.
Desafiador, esse movimento permitirá aos alunos construir pontes entre a teoria sociológica e a prática social.
Em Filosofia, os estudantes estão finalizando as pesquisas sobre temas que levam à discussão da tecnologia e da internet e de seus aspectos éticos.
As apresentações serão feitas depois das jornadas avaliativas.
Em seguida iniciaremos a produção final de um podcast ou de vídeos, que também trarão muito debate e muita reflexão.

Torto Arado

M1

Na primeira semana do mês, em Língua Portuguesa, os estudantes realizaram o primeiro contato com Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior, através do podcast Quarta Capa, da editora Todavia.
Souberam, então, da pesquisa realizada pelo autor, e que inspirou a escrita do livro.
Na segunda semana, iniciamos a leitura da obra. Os estudantes leram em casa e trouxeram questões para serem analisadas e discutidas nas aulas.
Os temas destacados foram o processo de formação do país; o racismo; as relações de trabalho no Brasil.
Estudamos também as primeiras manifestações literárias na Idade Média e no Renascimento, em Portugal, com destaque para a lírica camoniana.
As duas últimas semanas foram dedicadas à Segunda Jornada Avaliativa.

Roteiro

M1

Em Realizações Audiovisuais, sensibilizamos os estudantes e destacamos a importância do roteiro para o planejamento de toda a equipe de produção no set de gravação.
Analisamos o roteiro original de Meu Tio Matou um Cara, de Jorge Furtado, observando as escolhas de linguagem feitas pelo cineasta.
No último encontro discutimos a linguagem audiovisual e a forma como ela guia o olhar do público sobre a narrativa.

Padrões de Beleza

M1

Nas aulas da eletiva Dança e Tecnologia, além de ensaiar o que já construímos até aqui, começamos a coreografar duas cenas sugeridas pelos alunos com o objetivo de provocar reflexão sobre: padrões de beleza ditados pelas redes sociais; a influência da tecnologia sobre as relações humanas.
Temos plena consciência de quanto essas questões nos têm afetado? Qual a relação de cada um de nós com o próprio corpo? Ficamos contentes o tempo todo, como tentamos comunicar pelo Instagram?
Depois de produzir textos, conversar e refletir, começamos a pesquisar movimentos em pequenos grupos e a dar forma a essa etapa de Tékhne.