Vivemos um período de descobertas cheias de desafios, com novos professores, novos colegas, sistema avaliativo e dinâmica educativa com as características desse novo segmento.
No currículo eletivo tivemos dificuldades e facilidades. Foi uma boa oportunidade de vivenciar novas experiências e adquirir novos conhecimentos.
Na Jornada de Apresentações, assistimos ao espetáculo de dança Tékhne e apreciamos a produção dos estudantes.
Aos poucos, os estudantes se percebem neste novo momento.
Mudanças na rotina, horário ampliado na escola, novas disciplinas e professores, trabalhos, avaliações, dever de casa, estudos…
Como se organizar melhor com os compromissos escolares e extraescolares? Como organizar o tempo na escola e em casa? Quanto tempo dedicar aos estudos? O que é possível fazer com facilidade? É preciso mudar algo? Como?
Na entrega do primeiro boletim, comentamos na Tribo – Projetos de Vida que ele deve ser visto como um mapa, capaz de orientar o estudante, ao longo do ano, sobre os melhores caminhos para alcançar os objetivos.
Finalizamos com rodas de conversa a leitura de Torto Arado.
Os estudantes recriaram as relações entre os personagens – retomando a atividade do início da leitura – percebendo os avanços obtidos na compreensão da obra.
Assistimos ao filme Lazzaro Felice, de Alice Rohrwacher, cujas imagens iniciais nos remetem ao modo de produção feudal e suas relações de trabalho pautadas pelas regras da propriedade da terra e pela exploração da mão de obra camponesa, oprimida pelas dívidas que se acumulam pelo uso do instrumental necessário à produção.
A subserviência aparece sob a máscara do afeto, da falsa aparência de relação familiar.
Pudemos traçar similitudes entre o filme e a escrita de Itamar Vieira Júnior.
Ambos sugerem que a exploração do trabalho é permanente, imutável, quando confrontam
o passado, a servidão, com o presente das sociedades capitalistas.
Como leitura complementar, discutimos A Importância do Ato de Ler: Três Artigos que se Completam, de Paulo Freire.
As duas semanas finais foram dedicadas à revisão e à Jornada Avaliativa.
Nas aulas de Química, construímos juntos o caminho que será trilhado no trimestre e terá fundamental importância para a compreensão das substâncias e de suas propriedades.
Saímos do entendimento do átomo como estrutura isolada e partimos para a ideia relacional entre os átomos e suas principais implicações na sociedade.
Conhecemos as propriedades periódicas, associando características atômicas à localização dos elementos químicos na Tabela Periódica.
Os estudantes dispuseram de uma Tabela Periódica tamanho A3 para criar mapas e fluxogramas a partir das propriedades trabalhadas.
O conhecimento dessas propriedades deu sustentação à aula seguinte, em que foi trabalhado, no laboratório, o comportamento de substâncias com ligações químicas específicas quando submetidas a uma corrente elétrica, experimento importante para o entendimento das ligações químicas e da ligação iônica.
Relacionando Química e sociedade, iniciamos o projeto sobre mineração, tratando dos impactos negativos dessa atividade sobre o meio social e ambiental.
Esse trabalho culminará em um seminário e em produções específicas sobre as discussões ocorridas em sala.
Iniciamos o estudo da bioquímica celular.
Compreendemos que a água é uma molécula inorgânica e polar, característica que confere propriedades como coesão molecular, adesão, alta capacidade de solubilizar compostos hidrofílicos etc. No laboratório, fomos testar essas propriedades.
Conversamos sobre sais minerais e sua importância para os seres vivos. E passamos a investigar as moléculas orgânicas componentes da vida.
Planejamos mais uma prática sobre desnaturação de proteínas, quando faremos ricota com a caseína do leite.
Aguardem!
Começamos nossos estudos de Óptica falando sobre luz e sombra e sobre as fases da Lua e os eclipses.
Entendemos como distinguimos as cores e como a imagem é formada em um espelho plano.
Os estudantes já sabem que tamanho um espelho deve ter para refleti-los por completo.
Foram muitos os experimentos fritos em sala.
Publicamos aqui as imagens registradas durante a aula de enantiomorfismo.
Investimos na percepção das dinâmicas da natureza que estruturam e formam o espaço terrestre e a riqueza mineral existente no planeta.
Debatemos a exploração das riquezas da região Norte do Brasil e seus impactos sobre a natureza e a população indígena.
Assistimos a um documentário sobre Serra Pelada e discutimos a questão dos Yanomames.
Equilíbrio, concentração e coragem são fundamentais nos esportes escolhidos pela turma.
Vimos quais modalidades de patins e skate existem e as semelhanças entre elas.
Algumas – como o downhill – não podem ser praticadas na escola.
Os estudantes experimentaram os dois, depois escolheram um para desenvolver melhor.
Jovens que nunca tinham usado patins ou skate estão começando a ganhar confiança e se divertir.
Concretizamos os processos desenvolvidos ao longo do semestre.
O mapa do diagnóstico socioambiental foi criado e ganhou o nome Hector.
Fizemos as entrevistas para o levantamento das características sociais da região; recolhemos e comparamos os filtros de ar, quantificando a poluição atmosférica de cada local.
Assistimos e debatemos o filme Cidade de Deus.
A turma formou pequenos grupos, e cada um ficou responsável por produzir uma postagem sobre violência policial, abandono social e sistema carcerário, para o nosso perfil @cine_sa, do Instagram.
Estamos finalizando as postagens.
Pusemos o ponto final, ou seja, a última coreografia em Tékhne.
Cumprimos as metas da eletiva, passando por todas as etapas de uma montagem coreográfica, e encerramos nosso trabalho orgulhosos do que produzimos.
Seguimos firmes em nossos ensaios, ganhando cada vez mais segurança e unidade do grupo.
Os alunos estão ansiosos para as primeiras apresentações, que começam nesta semana.