Consumer Society

M1  – Inglês

Nas aulas de Inglês, trabalharemos com o tema lixo.

As novas tecnologias e a sociedade de consumo têm produzido uma quantidade e variedade de lixo nunca antes vista.

Antes de entrarmos na questão do lixo propriamente dito, fizemos atividades de sensibilização e conscientização.

Os alunos foram apresentados a imagens que os fizeram refletir sobre o consumismo em nossa sociedade.

As turmas formaram grupos e cada grupo pesquisou um produto e suas consequências sociais e ambientais.

Depois os estudantes criaram uma peça publicitária em persuasive language, que foi apresentada em sala, e na qual se explicitavam as condições de produção de cada produto analisado.

Debatemos nosso papel nessa engrenagem e os impactos socioambientais de nossas condutas como consumidores.

Distribuímos envelopes com quotes (citações) de personalidades importantes  e  trabalhamos a construção dessas sentenças em inglês.

Cada grupo criou o próprio quote refletindo sobre o consumismo e seus efeitos.

Conversamos sobre o necessário e o supérfluo, resgatando discussões ocorridas em anos anteriores.

Elaboramos, em grupos, uma lista de 20 itens do dia a dia, ordenando do menos necessário ao mais necessário, e criamos um gráfico com essas informações.

Discutindo Sexualidade

M1 – Tribo

Os temas sexo e sexualidade são de grande interesse para os jovens.  Conhecer e descobrir o próprio corpo é importante nesse processo de crescimento e identidade.

Na Tribo, conversamos por videoconferência com a professora Andrea, de Biologia.

Como funcionam os sistemas reprodutores masculino e feminino; as diferenças e os cuidados necessários para vivenciar a sexualidade com responsabilidade e segurança.

O assunto se desdobrou e falamos sobre desejo e prazer, descobertos sozinho ou a dois, e sobre as diferenças entre os corpos…

Abordamos o consentimento, o respeito ao outro e a si próprio, os desafios de viver a sexualidade em tempos de internet e a necessidade de diálogo e troca ao viver essas experiências.

Eleições e Política

M1 – Tribo

Em tempo de eleições, não poderíamos deixar de ouvir o que pensam os jovens sobre política.
Alguns estão exercendo pela primeira vez o direito de votar. Muitos aguardam ansiosos a sua vez.
Abrimos a discussão, perguntando;
“O que é política pra você?”
Compartilhamos algumas respostas.
Política é o processo de discussão, debate e decisão que acontece dentro de sociedades humanas. Pessoas, partindo de pontos de partida ideológico, filosófico ou cultural diferentes defendem seus interesses e tentam realizar ações que vão impactar as pessoas.
Política é o que rege uma sociedade.
“É discussão e debates entre diferentes ideologias, filosofias e ideias. É resolver problemas por meios não violentos.”
É o pensamento crítico acerca de escolhas pessoais em sociedade, baseado em ideias.”
“É o ato de opinar, interagir e entrar em consenso em grupo.”
“Está dentro de todos, já que vivemos em sociedade. É uma forma de tomar decisões e se organizar, em consenso ou não, entendendo que cada um tem sua perspectiva e se identifica com coisas diferentes.”
“A política vai desde o convívio em sociedade até a organização de um país, com o objetivo de administrá-lo.”
“Tudo o que você faz é político, o fazer e o não fazer nada, não participar, opinar, escolher, tudo é um ato político.
“É quando se tem liberdade, mas também limites sobre as ações de um grupo.”
“É ter direito de expressar sua opinião  e todos respeitarem ela.”
“É uma forma das pessoas se organizarem na sociedade.”
É a solução de conflitos e tomada de decisão de forma justa e não violenta, através do consenso entre os participantes.
Em nossas conversas, percebemos que falar sobre política com quem concorda conosco é fácil e confortável; mas na construção de um ambiente e de uma sociedade democrática, aprender a ouvir, dialogar, argumentar com quem pensa diferente é de grande importância.
Partilhamos com os estudantes  o que está escrito no primeiro parágrafo da Proposta Político-pedagógica da Escola Sá Pereira, que norteia a forma como pensamos, sentimos e realizamos  quando vivenciamos  debates que envolvem divergências em qualquer campo de ideias.
“Tomamos como referências éticas os valores proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na dos Direitos das Crianças; a crença na democracia, na solidariedade e na fraternidade como valores universais; a busca da participação, da livre expressão e do respeito mútuo; a necessidade da escuta cuidadosa e amorosa das diferentes inquietações, necessidades, anseios e sonhos de cada pessoa, grupo, povo ou nação; a certeza de que a paz política, social e econômica é o único ambiente propício para o desenvolvimento humano sustentável.”

Dança Teatro

M1 – Dança

Na eletiva de Dança, dando continuidade às pesquisas sobre corpo político, estudamos o conceito de dança teatro, observando o trabalho de Pina Bausch.
Os estudantes listaram os temas que gostariam de trabalhar no corpo, decidiram que nosso espetáculo será  apresentado no teatro da escola e descartaram a alternativa performance na rua.
Em pequenos grupos, criaram cenas para cada um dos temas que listaram e deram ao  trabalho o título de Cartas para o Mundo.

Roteiros

M1 – Cinema

Os estudantes escreveram roteiros para curtas-metragens de ficção sobre o tema existência.

As histórias criadas trouxeram reflexões sobre a rotina diária e, sutilmente, sobre o período recente de distanciamento social.

Os alunos fizeram também os storyboards, e os filmes já começaram a ser produzidos.

Conhecendo o Museu de Anatomia

M1 – Biologia e Física

A M1 teve uma vivência especial. Fomos à UFRJ visitar o Museu de Anatomia e os laboratórios de Práticas Biológicas e de Biofísica, acompanhados dos  pesquisadores e professores da UFRJ Ludmila Ribeiro, coordenadora do Museu de Anatomia, Marcos Farina, do Laboratório de Biofísica, e Ronaldo do Amaral, do Laboratório de Proliferação Celular.
Foi uma experiência importante naquele espaço universitário e público. Além de todas as curiosidades do encontro, a aproximação torna mais clara a relevância dos espaços de pesquisa científica, tão pouco valorizados em nosso país.
Os alunos ficaram animados ao observar e refletir sobre o corpo humano e a óptica, e puderam tocar e experimentar. Os temas tratados em sala de aula ganharam mais sentido.
Agradecemos pela disponibilidade do Programa de Extensão Corando o 7, do Museu de Anatomia e do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ.

Investigações Químicas

M1 – Química

Se uma palavra pudesse resumir o mês de setembro nas aulas de Química, seria investigação.

Os estudantes transpuseram informações trabalhadas anteriormente  sobre as moléculas e seu comportamento, observando como o contato entre unidades moleculares diferentes, registradas em câmera analógica, podem gerar interação e também  a formação de novas substâncias.

Fizemos um experimento utilizando água e álcool – solventes polares – e querosene e aguarrás – solventes apolares, relacionando o aspecto visual de diferentes misturas à polaridade das moléculas que as compõem.

É importante ressaltar que, através desse experimento, discutimos a diferença sob a ótica da Química e como essa ciência é elemento constituidor das relações entre moléculas, podendo haver ainda interações entre moléculas com polaridades distintas.

Analisando os impactos gerados pela transformação da matéria a partir de certas reações químicas, os estudantes foram convidados a identificar as características químicas da chuva ácida, com um experimento de bancada, e também o papel dos indicadores de pH na classificação de substâncias em relação ao seu nível de acidez ou alcalinidade.

Através da mudança de cor observada em soluções aquosas básicas ou ácidas, os alunos puderam relacionar ao valor de pH dessas soluções.

Enxergando Ainda Melhor

M1 – Física

Encerramos nossos estudos de Óptica falando sobre lentes.

Sabíamos que lentes são utilizadas para enxergarmos, pelo microscópio, objetos muitos pequenos; ou, pelo telescópio, o que está muito distante.

Voltando-nos para o cotidiano, estudamos  problemas visuais relacionados à formação de imagem na retina, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. E também o daltonismo, problema associado à recepção e interpretação das cores.

Tivemos a oportunidade de visitar um laboratório da UFRJ, comandado pelo Professor Marcos Farina, onde foi possível visualizar em bancada muitas das formações de imagem estudadas teoricamente.

Foi um momento enriquecedor.

O Falso Espelho

M1 – Física

Mais um projeto de Óptica desenvolvido com sucesso!

Dos projetos realizados, o mais interessante foi o chamado espelho falso.

Colocamos um vidro transparente com um dos lados voltado para um local fechado e bem escuro, e observamos o comportamento dele com a incidência de luz vindo da parte frontal e da parte traseira.

Foi possível verificar que o ladro frontal, tal qual um espelho, refletia os raios; e os raios de luz que vinham do outro lado do vidro eram refratados, mostrando novamente a característica transparente do material.

Este artifício costuma ser utilizado em shows de mágica. Nos parques de diversão e circos, havia o espetáculo Monga, a Mulher Gorila, no qual se via a imagem de uma mulher se transformando gradualmente na imagem de um gorila.

Mais uma vez o conhecimento desvendando mistérios e, às vezes, estragando memórias de infância.

Vale o convite para todos virem observar este e outros experimentos na Feira Moderna, que acontecerá no dia 5 de novembro.

Esperamos que todos estejam lá!

DNA

M1 – Biologia

A turma tem vivenciado aulas de Biologia superinteressantes.

Fizemos a extração de moléculas de DNA de células de morango no laboratório da escola e visitamos o Museu de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas da UFRJ e laboratórios de pesquisa na universidade.

Vejam as fotos dessas aulas tão significativas.