Festa Junina

Ensino Médio

No último sábado, nossos alunos, juntamente com os alunos de Fundamental II,  apresentaram na Festa Junina ritmos que estudaram ao longo do semestre: do jongo ao maracatu, do mineiro pau ao boi de Parintins, teve Krenak, chegança, quadrilha, xote e baião, maculelê, tudo dançado com muita alegria por todos!
 
Ao final, com toda a comunidade escolar, para encerrar a festa dançamos forró, samba, ciranda e nosso hino, Olha pro céu!
 
Foi um dia de muita alegria para todos nós da equipe e esperamos que tenha sido igualmente alegre para todos vocês.
 
Agradecemos a parceria e a colaboração na construção de nosso arraiá, já ansiosos para a festa do ano que vem!
Avancê!
 

Eletiva de Dança

M1 e M2 – Eletiva de Dança

Depois das pesquisas e das criações coreográficas que as turmas conseguiram produzir em duplas e trios ao longo das aulas, começamos a organizar essas sequências em uma única coreografia. Ensaiar sem pausa ligando uma dupla à outra foi um desafio para todo o grupo, e ao mesmo tempo foi bonito acompanhar as novas parcerias que se formaram ao longo do semestre e os desafios individuais que cada um venceu.

Antes da apresentação às famílias, recebemos algumas turmas do Fundamental I e do Fundamental II para compartilhar o resultado de nossa eletiva. É sempre bom vê-los compartilhando com os colegas as produções e a troca que se estabelece entre eles nas conversas após os encontros.

Na penúltima semana, o tempo da eletiva foi usado para criar duas coreografias: a de Xote das Meninas, dançada por alguns alunos, e a da Tic, Tic, Tac, para todos dançarem, ambas apresentadas em nossa Festa Junina.

Encerramos o semestre orgulhosos das conquistas individuais e coletivas alcançadas por nossos estudantes.

Movimento Barroco

M1 – Língua Portuguesa

No último mês, os alunos estudaram as características do movimento Barroco na arte e na literatura. Lemos poemas de Gregório de Matos e estudamos a importância da narrativa histórica contida nos espaços públicos, a partir da leitura de textos de Vladimir Safatle e Leonardo Avritzer publicados no site A terra é redonda. Fizemos uma revisão sobre as regras de acentuação gráfica e exercícios sobre suas aplicações. As últimas semanas foram dedicadas à organização da Feira Literária, que acontecerá em agosto.

Mundo da Tabela Periódica

M1 – Química

A turma teve a oportunidade de mergulhar no mundo da Tabela Periódica, compreendendo como os elementos químicos foram organizados. Nesse aprofundamento, identificamos algumas propriedades que podem ser relacionadas à posição dos elementos químicos na Tabela Periódica. Ao final, iniciamos um estudo sobre a forma como essas propriedades periódicas podem ser transpostas ao entendimento do átomo por meio de sua interação com outros átomos, através das ligações químicas, e como essas interações influenciam no comportamento elétrico dessas substâncias. Por meio de atividades experimentais, estabelecemos uma relação entre teoria e prática.

Iniciando Óptica

M1 – Física

No mês de junho fechamos o conteúdo programado relacionado à Termologia. Entramos agora na área de Óptica, tendo como foco o estudo da luz, seus efeitos e fenômenos.

Como enxergamos? Em um quarto muito escuro não vemos nada, mas acender uma simples vela já nos permite ver os objetos ao nosso redor. O que chega aos nossos olhos é a luz refletida pelos objetos, que posteriormente será interpretada pelo nosso cérebro.

Mas e as cores? Se a mesma lâmpada ilumina tudo em uma sala, por que vemos objetos com cores diferentes? A lâmpada padrão da maior parte das casas é a de cor branca, que é formada pela soma de todas as cores do espectro visível. Na belíssima capa do disco The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, vemos a separação das cores acontecer com o uso de um prisma. Os objetos, em função de sua pigmentação, absorvem parte da luz e refletem outra parte. Uma blusa azul reflete a luz azul e absorve todas as demais cores. Se a mesma blusa fosse exposta a uma luz vermelha, a veríamos na cor preta, pois ela absorveria a luz vermelha e não teria luz refletida para ser interpretada. Fizemos um experimento assim em sala e ficou mais fácil entender esse conceito.

Já podemos agora entender um fato cotidiano: as blusas pretas no sol esquentam mais do que as brancas. As blusas brancas refletem a luz, enquanto a pretas a absorvem. E junto com a luz também vem a energia térmica, que nos aquece mais.

Geografia Física do Brasil

M1 – Geografia

Durante os meses de junho e julho, a turma explorou os temas de estrutura e formas de relevo (continental e marinho) e solos, por meio de aulas expositivas. Assistimos a um documentário sobre a Amazônia Azul. Abordamos os aspectos humanos que estão diretamente relacionados à geografia física. Fizemos uma aula de revisão dinâmica antes da avaliação.

Finalizando um Processo

M1 – Alimentação e Sustentabilidade

No último mês, finalizamos as atividades com muito afeto e muita pesquisa.
 
Começamos sintetizando as principais contribuições da aula campo, ocorrida no Assentamento Terra Prometida. O resultado desse debate culminou na construção da avaliação final da disciplina, na qual cada grupo de estudantes refletiu e materializou um produto que levasse em consideração a comunidade escolar (no espaço dentro e fora da escola), além de criar possibilidades de sensibilização sobre a alimentação.
 
Ao final, as propostas pensadas foram compartilhadas com a comunidade escolar, a partir da apresentação do desenvolvimento do trabalho final, arraigado na metodologia de pesquisa científica.

Trigonometria

M1 – Matemática

Nas aulas, o grande tema do ano é a Trigonometria. Logo no início do semestre, revisamos um assunto estudado na F9: razões trigonométricas no triângulo retângulo. Em outras palavras, os famosos seno, cosseno e tangente.

Aprofundando-nos no assunto, aprendemos sobre o ciclo trigonométrico, responsável por ampliar os cálculos dessas três razões a ângulos maiores que 89°.

Os alunos aprenderam ainda uma nova unidade de medida de ângulos, o radiano, e sua relação com a que já conheciam, o grau.

Na aula de encerramento do trimestre, os alunos que estudaram na Sá Pereira em 2022 convidaram os alunos que entraram neste ano para uma brincadeira. Sobre uma carteira, doze tampinhas verdes e uma vermelha. Dois jogadores oponentes, alternadamente, deveriam ir retirando as tampinhas verdes. Podiam retirar 1, 2 ou 3 tampinhas por vez. O perdedor era aquele que ficasse com a tampinha vermelha no final.

Inicialmente, os atores (alunos antigos) estavam muito bem ensaiados, fingindo que não conheciam o jogo, e ganharam todas as partidas. No final, a confissão: venceram todas as partidas com a ajuda de um algoritmo! Se você ainda não brincou, peça para o seu filho ou filha e divirta-se!

Sou Eu

M1 – Tribo

Nos meses de junho e julho, concluímos o trabalho que também demandou muito investimento íntimo para sua realização. Parar, pensar em si e poder se encorajar a escrever e a compartilhar exige um tempo, uma construção. Como eu me vejo? Como me apresento e me mostro? Como os outros me percebem? Como eu gostaria que me vissem?

Não foi fácil. Vivenciamos algumas resistências, feriados, passeios, que fizeram o processo se alongar, mas sem perder sua força e necessidade. Da escrita passamos para uma representação plástica que também marca cada um segundo as suas escolhas e características.

Agora é tempo de acolhimento e escuta, para que nossos estudantes possam se sensibilizar diante do outro que fala sobre si. Desse modo, conhecendo um pouquinho mais como cada um se vê e se apresenta, podem respeitar as diferenças e se perceber como um grupo, capaz de crescer na diversidade, assumindo posturas mais atentas, cuidadosas e de cooperação uns com os outros.

Colonizar para Ocupar

M1 – História

Nas aulas, discutimos diferentes assuntos referentes à colonização europeia na América, olhando especialmente para o caso do Brasil Colonial. Estudamos temas como os sistemas de administração portugueses, os conflitos europeus no Brasil, o sistema econômico e social, bem como o avanço da interiorização por meio do bandeirantismo e a formação da sociedade mineradora.

Avançaremos a partir daí com um estudo mais detido sobre a escravidão africana no Brasil, fazendo uma conexão histórica entre África e Brasil.

Relações Ecológicas

M1 – Biologia

Ao longo das últimas semanas, a turma seguiu estudando ecologia. As relações ecológicas entre os seres vivos de um ecossistema foram abordadas e trouxeram muita curiosidade e diversão. Conceitos como protocooperação, mutualismo e comensalismo foram abordados e classificados em harmônicos/desarmônicos e intra/interespecíficos.

Estamos finalizando o estudo da ecologia e nos preparando para iniciar citologia no próximo semestre.

Produção Ensaística

M1 e M2 – Turma A – Produção de Texto

As últimas aulas foram dedicadas à elaboração, planejamento e escrita do texto final para a disciplina de Produção Textual da turma A. Os alunos puderam escolher entre os gêneros conto, crônica, poema e ensaio. Foi proposto um roteiro de objetivos críticos, escolha de leituras e referências, escrita, correção e revisão. Assim, amadurecemos juntos as etapas da produção de um texto.
Abaixo, uma foto do roteiro e um trecho da produção ensaística de uma das alunas.

Aprendemos sobre Biotecnologia

M1 e M2 – Biotecnologia

Os meses de junho e julho foram intensos! Passamos as últimas semanas produzindo com muito carinho os trabalhos de apresentação para as famílias. Os temas “Tipos de Biotecnologia”, “Engenharia Genética” e “DNA fingerprint” foram escolhidos pelos estudantes para a culminância.

Tivemos uma tarde maravilhosa na companhia de familiares e amigos e pudemos mostrar um pouco dos conteúdos abordados com muita criatividade. Todos os quatro grupos desenvolveram lindos trabalhos e estão de parabéns por fechar a eletiva de Biotecnologia com tanta dedicação!

Abaixo seguem os links para as apresentações sobre “Tipos de Biotecnologia” e “Engenharia Genética” e para os curtas sobre “DNA fingerprint”.

Tipos de Biotecnologia

Engenharia Genética

Genética Forense

Teste de Paternidade

Geometria Espacial em Jogo

M2 – Matemática

A turma está estudando os sólidos geométricos e começou aprendendo a classificá-los como poliedros ou corpos redondos.

Focando nos poliedros, figuras tridimensionais formadas apenas por segmentos de reta, entenderam que a famosa Relação de Euler (V + F = A + 2) faz uma associação entre a quantidade de vértices, faces e arestas desses sólidos. Em seguida, observaram que existem apenas cinco poliedros regulares, que podem ser chamados de sólidos de Platão. Além disso,  aprofundaram-se nos estudos de prismas e pirâmides, calculando suas áreas e volumes.

Quanto aos corpos redondos, estão conhecendo melhor o cilindro.

Para o fechamento do semestre, tivemos uma aula dinâmica e divertida. Jogamos Kahoot, um quiz de perguntas e respostas envolvendo todos os conteúdos estudados ao longo deste primeiro semestre e também assuntos vistos no 1º ano do Ensino Médio.

Raízes Brasileiras

M1 e M2 – Sociologia e Filosofia

Chegamos ao final do semestre que trouxe para as eletivas a novidade de misturar as turmas de M1 e M2. Isso permitiu uma troca muito interessante entre os estudantes em atividades variadas, organizando-se por interesses e afinidades, não somente pela série.

O mês de junho foi de encerramento das pesquisas realizadas, culminando nas apresentações para as duas turmas do Ensino Médio como um todo. A proposta da eletiva foi estudar alguns aspectos específicos da sociedade brasileira contemporânea, identificando suas raízes históricas, analisando as teorias clássicas nas humanidades sobre esses aspectos e articulando-se com a atualidade.

Os temas surgiram a partir desta proposta, escolhidos pelos estudantes em sala, tendo como resultado, junto às apresentações, debates com todo o ensino médio.

E Viva o Teatro!

M1 e M2

No dia 6 de julho, os estudantes do Ensino Médio assistiram ao espetáculo O Alienista, no Teatro João Caetano. Foi uma noite especial. No mesmo dia o Brasil perdia Zé Celso Martinez Corrêa, e poder estar no teatro foi uma forma de homenageá-lo e eternizá-lo.

Agradecemos o convite feito a todas e todos os envolvidos na montagem do espetáculo, em especial Luciana e Gustavo, pais de Diana (EM2).

Assistimos a um trabalho bem cuidado em todos os detalhes e suas intenções. Provoca, envolve, brinca, informa, critica, implica… Saímos todos remexidos e sensíveis aos efeitos que o teatro nos traz: toca e transforma. Parabéns a todos! Sucesso! E que venham mais realizações.

Para quem não assistiu ainda, fica a nossa dica para as férias: O Alienista, no Teatro João Caetano. Com texto de Gustavo Paso (pai da Diana, da M1) e Celso Taddei, livremente inspirado no conto homônimo do imortal Machado de Assis, a nova montagem da Cia Teatro Epigenia, que comemora 23 anos de fundação, leva para o palco um elenco de 14 atores/cantores.

Arte do Movimento Social

M1 e M2 – Geografia dos Movimentos Sociais

Os meses de junho e julho foram dedicados às etapas finais do curso e às explorações artísticas dos alunos. Eles foram convidados a repensar o conteúdo trabalhado ao longo do semestre e a recriar imagens, textos, frases, desenhos etc. que dialogassem com os temas abordados.

Os alunos apresentaram suas pinturas em ecobags no dia das apresentações dos trabalhos das eletivas, expostas para toda comunidade escolar.

Também fizemos uma roda de conversa com avaliação do curso, espaço em que os alunos tiveram a oportunidade de trazer suas percepções, necessidades e opiniões sobre o curso.

Mostra dos Trabalhos do Currículo Eletivo

M1 e M2

Na segunda, dia 03 de julho, abrimos a escola para receber as famílias e amigos dos estudantes e compartilhar um pouco dos estudos desenvolvidos nos Projetos das Eletivas.

Os resultados de projetos autorais e coletivos marcam a criatividade, as possibilidades e singularidades de cada um, em diferentes áreas de conhecimento.

Em Dança, assistimos a uma colagem cuidadosa de exercícios que nos apresentou a técnica de “Contato e Improvisação”, possibilitando e ampliando descobertas corporais.

Em Música, a “Prática de Conjunto” é trabalho de fundamental relevância para os jovens, que se unem em torno de um objetivo comum, respeitando as diferenças e experiências individuais, somando vontades para esse realizar. O resultado emocionou a todos, trazendo a força e importância da construção coletiva.

Em Biotecnologia, Realizações Audiovisuais e Alimentação e Sustentabilidade, cada grupo encontrou diferentes formas de compartilhar os estudos do semestre. Apresentações de pesquisa, trabalhos plásticos, curtas e animações foram alguns dos recursos utilizados.

Por último, não menos importante, tivemos a exposição de ecobags confeccionadas pelos estudantes da Eletiva de Movimentos Sociais, que traziam reflexões a partir das questões discutidas nos encontros e tão relevantes em nossa sociedade.

A eletiva de Humanidades finalizou seus projetos de trabalho durante a semana, proporcionando um encontro entre todos os estudantes do Ensino Médio para apresentação dos temas estudados e um bom bate-papo e boas trocas.

Agora é tempo de parar um pouquinho, descansar e voltar. No segundo semestre teremos mais encontros e partilhas.

Recriando Contos

M1 e M2 – Turma B – Produção de Texto

Abordamos a ideia de que o autor pode ser também um apropriador. A partir desses conceitos, conhecemos e debatemos o termo “escrita não-criativa”, de Kenneth Goldsmith, e trabalhamos com outras formas de apropriação, como a ideia do Mixlit, de Leonardo Villa-Forte, que consiste em criar um conto a partir de contos já existentes, apenas apropriando-se de fragmentos originais.

Debatemos, então, a ideia de escrita, originalidade e autoria. Seguindo essa mesma lógica, fizemos uma atividade partindo da prática da blackout poetry, técnica que consiste no apagamento de trechos de contos já existentes para a formação de outro conto, também partindo da matéria já escrita por outro autor. Nossa intenção com o exercício foi alterar e, portanto, recriar contos escritos no período da ditadura militar brasileira – de João Gilberto Noll, Chico Buarque e Bernardo Kucinski – de modo a experimentarmos o papel do censor.

Pelas Leis de Newton

M2 – Física

Em junho seguimos com nosso estudo sobre Dinâmica. Pelas Leis de Newton chegamos a um entendimento do que é um estado de equilíbrio. Um corpo sobre o qual não há forças atuando ou no qual todas as forças se anulam teria aceleração zero, estando em equilíbrio. Entretanto, se em um lado da gangorra puxo pra cima com uma força, e do outro lado empurro para baixo com uma força de mesma intensidade, não teremos um corpo parado, mas sim girando.

As forças têm não só a capacidade de deslocar os corpos, mas também de girá-los. Por meio de experimentos vimos que esse efeito, chamado na Física de Momento de Força ou Torque, é influenciado pelo ângulo de aplicação e pela distância ao ponto de apoio. Já tentou fechar uma porta empurrando-a bem perto da dobradiça? Como a distância é pequena, é necessário aplicar uma força muito grande. Quanto mais distante do ponto de apoio, menor a força. Esse é o princípio por trás das alavancas que vemos ao usar uma tesoura, um alicate ou um abridor de latas, ao retirar um prego da parede com um martelo, ao varrer nossa casa, entre muitas ações no nosso cotidiano.

Machado de Assis

M2 – Língua Portuguesa

No último mês, os estudantes avançaram na leitura de Dom Casmurro. Fizemos discussões a partir dos capítulos já lidos e de textos teóricos de Roberto Schwarz sobre a obra de Machado de Assis. Utilizamos os últimos encontros para organizar os trabalhos que serão apresentados na Feira Literária, que ocorrerá em agosto. Fizemos um mural coletivo que representa a capa do livro Estela sem Deus, de Jefferson Tenório e que será utilizado como cenário da roda de conversa sobre o mesmo livro.

Corpo Humano

M2 – Biologia

A tuma finalizou histologia e iniciou o estudo de anatomia e fisiologia humana. Passamos a investigar conceitos de nutrição e o sistema digestório, sua anatomia e funcionamento. Muitas curiosidades sobre patologias do sistema digestório foram trazidas pelos estudantes, como refluxo, gastrite etc. Conversamos a respeito de suplementos nutricionais (creatina, whey, complexos vitamínicos etc.) e a importância de recomendação médica para o uso. O funcionamento do corpo humano é assunto de muito interesse entre os estudantes e estamos animados para seguir nossas pesquisas!

Vou Navegar…

M2 – Tribo

Junho e julho foram meses de compartilhar travessias. Em roda, com a escuta atenta, o grupo pôde ouvir e acolher as reflexões de cada um a respeito de suas caminhadas.

Não é fácil compartilhar histórias, sentimentos, expectativas, sonhos. Para isso, precisamos da construção de um espaço seguro que nos permita ouvir e ser ouvidos e assim nos sentirmos mais fortalecidos para os assuntos do viver.

São trajetórias e experiências diversas, trazidas através das narrativas de cada um, de cada jeitinho.

Muita sorte estar junto nesse momento tão rico e sensível.

 

Fazer Artístico Coletivo

M1 e M2 – Música

As últimas aulas da eletiva Prática de Conjunto foram dedicadas aos ensaios para a apresentação realizada no dia 3 de julho. Nessa reta final, os alunos puderam exercitar o uso dos conceitos e ferramentas trabalhados ao longo do semestre, aprimorando sua participação nas práticas de conjunto trabalhadas e construindo coletivamente os arranjos.

O resultado final agradou bastante as turmas e reforçou a potência desse fazer artístico coletivo. Nos despedimos do semestre valorizando o caminho percorrido pelos grupos e as conquistas individuais, e ansiosos pelos próximos desafios musicais!

Fim de um Percurso em Cinema

M1 e M2 – Realizações Audiovisuais

O semestre dedicado ao tema “Olhos Coloridos” foi concluído ao longo dos meses de junho e julho com o desenvolvimento de vídeos sobre alguns temas elencados e trabalhos individuais realizados em outras linguagens.

Para pensar o cinema negro, foram produzidos vídeos, desenhos e contos inspirados pela cinematografia de diretores como Zózimo Bulbul, Adelia Sampaio, Raoul Peck, Spike Lee, Ousmane Sembene e Djibril Diop Mambéty, e de movimentos cinematográficos como o Blaxploitation e L.A. Rebellion. As perspectivas negras em diversos continentes reduziram o risco da “história única” que vinha sendo contada no cinema hegemônico.

 

O Brasil do Século XIX

M2 – História

Estamos adentrando o século XIX, observando aspectos do Brasil pós-independência. Após entendermos o processo de independência do Brasil, fizemos um trabalho de “sala de aula invertida” cujo tema foram as Revoltas e Guerras Regenciais. A partir daí, compreendemos juntos as dificuldades e instabilidades do projeto estatal brasileiro na primeira metade do século XIX.
 
Avançaremos, a partir daí, com estudos de temáticas ligadas ao Segundo Reinado, especialmente a construção da nacionalidade, a abolição da escravidão, a questão migratória e a Guerra do Paraguai.

Trabalho de Língua Inglesa

M1 e M2 – Inglês

Na turma A, seguimos refletindo sobre língua e sua relação com identidade, cultura e prática social. Junto com Língua Portuguesa, estamos trabalhando com tradução, analisando diferentes propostas e experimentando traduzir poemas de Edgar Allan Poe pela abordagem da Tradução-Exu.

Dando continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, os alunos da turma B foram estimulados a seguirem refletindo sobre as diferentes escolas e sobre o acesso à educação formal.

Depois de serem apresentados à música “Another brick in the wall“, foram discutidos pontos como o que é educação, a que serve, a importância da arte dentro de uma formação global e quais as pessoas que podem ter acesso a um contexto de formação efetivamente global.

Nova Ordem Mundial

M2 – Geografia

Durante os meses de junho e julho a turma mergulhou nos conteúdos da nova ordem internacional e conflitos armados contemporâneos. Para isso, revisamos alguns conteúdos importantes, como Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria. Os alunos assistiram ao documentário The Square, em que o debate central é a Primavera Árabe e os reflexos disso no Oriente Médio e no norte da África.