Após um semestre de estudos, pesquisas e leituras, com a mediação das professoras Isadora Xavier e Laiza Verçosa, as turmas de ensino médio apresentaram suas produções na Feira Literária.
Nas aulas de Literatura, os livros Torto arado, de Itamar Vieira Jr., e Estela sem Deus, de Jeferson Tenório, foram lidos, discutidos e apropriados pelos estudantes nos diálogos estabelecidos com a professora Isadora Xavier. Como resultado dessa trajetória literária, foram apresentadas duas rodas de conversa sobre os livros, visando incentivar o público para a leitura e sensibilizá-lo para os temas em destaque.
Nas aulas de Produção de Texto, foram dedicadas muitas atenções para conhecer educadores e educadoras brasileiras e refletir sobre a educação no Brasil. Com base nessas discussões, foi criado o livreto Educação Brasileira, com textos autorais em diferentes gêneros literários.
Depois de tanta expectativa e espera, nosso passeio à Praia do Perigoso aconteceu. Chegou inaugurando setembro, finalizando o segundo trimestre e anunciando a primavera que logo vem.
Animados, nossos estudantes se aventuraram na trilha até à praia. Subidas íngremes, descidas estreitas, escorregadias, vista linda, temperatura agradável. Um espera o outro, orienta, ajuda, dá a mão e passa dicas, ri junto, descansa, lancha, partilha. Sol e mar, nada melhor para relaxar!
São preciosas todas as oportunidades de estarmos juntos.
Valeu mateiros! Valeu galera! Valeu muito!
Seguindo com os aprofundamentos das funções, no mês de agosto a M1 estudou as características e os padrões da Função Quadrática, que ganha maior importância no Ensino Médio por sua grande utilidade. Seu gráfico em forma de parábola será muito útil para outras áreas, como o estudo dos movimentos uniformemente variados em Física.
Seguimos também com o estudo da Trigonometria. Agora, conhecemos a Lei dos Senos e a Lei dos Cossenos, que são aplicadas a triângulos quaisquer, pois as fórmulas do seno, do cosseno e da tangente, já conhecidas, serviam apenas para aplicação no triângulo retângulo.
Com a retomada das aulas, a M1 iniciou os estudos sobre as ligações químicas e sobre os compostos nos quais podemos identificar tais interações interatômicas. Passeamos pelos óxidos e estudamos suas principais características e como eles podem, por exemplo, formar outros compostos.
No laboratório, identificamos a produção de hidróxidos (de cálcio e de magnésio) através da reação entre óxidos básicos e água.
A M1 iniciou o segundo semestre investigando as principais substâncias presentes nos seres vivos: a bioquímica celular. A molécula presente em maior quantidade na matéria viva, a água, teve suas propriedades discutidas e experimentadas no laboratório. Os estudantes ficaram curiosos sobre a polaridade molecular e sua relação com a solubilidade, com as características de coesão e adesão, tensão superficial, capilaridade etc.
Os experimentos foram fundamentais para tornar concretos alguns conceitos que estavam abstratos, e tornaram a aprendizagem mais significativa. Após a abordagem da água, discutimos sobre os sais minerais e sua importância nas células vivas, bem como a das vitaminas. Nesse momento, aproveitamos para debater sobre nutrição e a importância de uma alimentação equilibrada, sem excessos nem ausências, para a manutenção de um organismo saudável.
Em agosto, os alunos da turma M1 se envolveram em um estudo sobre climas e mudanças climáticas. Por meio de aulas interativas, exploraram os fundamentos climáticos, desvendando os fatores que moldam os diferentes tipos de climas encontrados no Brasil e no mundo, desde as áreas temperadas até as regiões equatoriais.
A turma também mergulhou na análise das mudanças climáticas globais, compreendendo as causas e os impactos associados a esse fenômeno. Além disso, os estudantes participaram de debates estimulantes sobre a importância da sustentabilidade e da adoção de práticas ecoconscientes em suas vidas diárias.
Ao longo de agosto, a turma demonstrou um compromisso notável em compreender e enfrentar os desafios climáticos atuais, emergindo como defensores conscientes do nosso ambiente em constante transformação, em concordância com as aspirações de sua geração.
Dança e Literatura foi a temática escolhida para a eletiva de Dança neste semestre.
Iniciamos nossos encontros com uma sensibilização sobre o tema, mostrando como o diálogo entre essas duas artes se dá.
Em seguida, assistimos a diferentes espetáculos de dança que têm a literatura como tema, entre eles D. Quixote, da Cia. Anna Vitória, Cão Sem Plumas, de Deborah Colker, e Tudo que não invento é falso, de Paula Macarajá. Conversamos sobre as impressões que esses trabalhos trouxeram a nossos alunos e pedimos para que pensassem em formatos para a composição coreográfica que vamos montar.
Na semana seguinte, foi unânime a decisão de trabalhar com poesias, e do desejo deles surgiu o projeto “Quadros Poéticos”. A partir dessa escolha, pesquisaram poesias de diferentes poetas brasileiros, abrindo diálogo com o projeto institucional. Na sequência, em pequenos grupos, nossos alunos começaram a transformar as palavras em movimento, dando início ao nosso trabalho coreográfico.
As aulas dessa oficina eletiva começaram focadas em um dos assuntos centrais do semestre: metodologia de projeto.
Depois de conversar sobre os objetivos e o planejamento da disciplina, começamos a nos aproximar desse tema de estudo com a leitura de um texto que sintetiza a metodologia proposta por Mike Baxter, bastante popular em diversas áreas, especialmente no contexto do Design. Discutimos os principais pontos e começamos a aplicar uma versão dessa metodologia adaptada ao nosso projeto final: construir e instalar pequenos objetos e estruturas que possam melhorar o funcionamento da escola.
Nossa primeira etapa envolveu a elaboração e a aplicação de um questionário para identificar demandas que possamos tentar atender. Depois, fizemos a triagem das respostas e estamos começando a buscar soluções para as questões destacadas.
Durante o mês de agosto, as aulas de Teatro foram focadas em explorar a integração, a percepção e o pensamento criativo das alunas e dos alunos.
Iniciamos com exercícios que os encorajaram a se conhecer melhor, buscando entender suas próprias emoções e expressões. Em seguida, trabalhamos na percepção do outro, realizando atividades que estimularam a observação atenta das ações e reações dos colegas.
O fortalecimento do coletivo foi o objetivo de exercícios de improvisação e jogos teatrais em grupo. Isso permitiu que os alunos se conectassem de forma mais profunda e desenvolvessem um senso de confiança mútua. O pensamento criativo foi estimulado por meio de desafios que demandaram soluções não convencionais e encorajaram a experimentação corporal.
Conforme o mês avançava, os alunos começaram a aplicar esses conceitos em criações mais elaboradas. Eles exploraram diferentes perspectivas, emoções e situações, incorporando o aprendizado sobre integração, percepção e pensamento criativo. Ao final do mês, notamos uma evolução significativa na capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, compreender nuances emocionais e abordar os desafios de forma inovadora.
Essa experiência nas aulas de teatro não apenas proporcionou o desenvolvimento das habilidades teatrais, como promoveu a autoconsciência, a empatia e a criatividade, inaugurando a formação da identidade artística desse coletivo.
No mês de agosto, a eletiva de Prática de Conjunto retomou as aulas com algumas atividades já vistas no primeiro semestre e com novidades no planejamento. Retomamos o estudo d’O Passo, método de ensino de música focado no ritmo, que dá suporte às montagens dos arranjos, além de consolidar e ampliar conhecimentos musicais pertinentes a todos.
Um novo planejamento de aula foi proposto, com o objetivo de incluir um momento de apreciação musical em todos os encontros. Nessa atividade a turma ouve e discute diferentes gravações, abordando nas conversas conteúdos musicais diversos, com ênfase na observação de diferentes tipos de arranjo. Nesse período também definimos os caminhos e conteúdos do semestre e escolhemos o repertório a ser trabalhado.
As primeiras aulas da eletiva de Botânica foram muito animadas e produtivas!
No primeiro encontro, os estudantes montaram um aquário para abrigar as plantas aquáticas utilizadas para observação de células vegetais no microscópio óptico. Ficou lindo e a turma pediu para colocar um peixe Beta, a quem deram o nome de Einstein. Desde então, os estudantes têm se revezado para alimentar e cuidar do Einstein (criaram até um grupo de whatsapp para organização dos cuidados).
Realizamos um experimento sobre a condução de seiva através dos vasos condutores e já investigamos os grupos do Reino Plantae e seus ciclos de vida: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Nossas pesquisas têm sido realizadas sob a ótica evolutiva da conquista do ambiente terrestre pelos vegetais, relacionando a presença de vasos condutores e estruturas reprodutivas adaptadas a esse ambiente com a independência de grande quantidade de umidade.
As aulas têm ocorrido sempre no laboratório, onde misturamos atividades experimentais e produção de lindos materiais para a exposição final da eletiva!
Neste último mês, a M2 dedicou seu tempo a estudar matemática comercial e financeira. Começaram fazendo uma boa revisão de porcentagem e seus desdobramentos, e em seguida estudaram juros. Entenderam o significado de juros e a diferença entre juros simples e compostos. Para estes, foi necessário o uso de conhecimentos anteriormente trabalhados: exponencial e logaritmo. Assim, mais uma vez, os alunos perceberam como a matemática está toda interligada e exige, quase sempre, pré-requisitos.
Nas aulas de Matemática 2, seguiram se aprofundando no estudo da geometria espacial. No entanto, agora, os objetos de estudo foram o cilindro e o cone. Resolveram vários exercícios, calculando áreas e volumes de cisternas, latas, casquinhas de sorvete, chapéus de bruxa, guarda-chuvas, cúpulas de abajur etc.
Após o recesso escolar, a M2 imergiu em outras perspectivas da Química, aprofundando-se na discussão dos impactos ambientais gerados pelo uso do petróleo e seus derivados em nossa sociedade. Caminhamos pela estrutura carbônica dos hidrocarbonetos presentes na composição do petróleo e observamos, quimicamente, por que utilizamos o petróleo para geração de energia, por exemplo.
A M2 segue estudando anatomia e fisiologia humana. Em agosto, os sistemas digestório e cardiovascular foram investigados, e os estudantes têm produzido lindos materiais para a Feira Moderna. Estamos animados para mostrar nossa produção artística e científica!
Realizamos uma aula de laboratório com a dissecção de um coração de porco que foi um sucesso: os vasos sanguíneos e suas características, os átrios e ventrículos, os vasos coronários etc. puderam ser observados e analisados. Vejam alguns registros desses momentos:
O mês de agosto foi repleto de aprendizado. Os estudantes se aprofundaram nos campos da geografia da indústria, economias desenvolvidas e desenvolvimento de telecomunicações. Exploraram a complexa interligação entre a atividade industrial, os sistemas econômicos avançados e as dinâmicas globais que impulsionam o progresso. Suas mentes curiosas foram estimuladas por debates sobre os efeitos das economias desenvolvidas na distribuição de recursos e oportunidades em escala global.
Um dos destaques do mês foi a visita ao Museu das Telecomunicações e Humanidades (MuseHum), realizada em 9 de agosto. Durante a visita, os alunos imergiram na história e no desenvolvimento das telecomunicações no Brasil, explorando como a conectividade tem moldado o mundo moderno e impulsionado processos de globalização. As interações com as exposições no museu forneceram uma compreensão prática dos avanços tecnológicos que tornaram nosso mundo mais interconectado do que nunca.