Aquele Dia em Paquetá!

M1, M2, M3 – Coordenação

Mais do que uma atividade fora da escola, o passeio à Ilha de Paquetá foi uma oportunidade concreta de aprendizagem, convivência e escuta. A proposta partiu do desejo de desacelerar, de experimentar com os estudantes um outro tempo, um outro olhar. E foi exatamente isso que vivemos.

Desde o embarque na Praça XV, a experiência já nos colocava em contato com aspectos do Centro e da ilha que nem sempre são vivenciados no cotidiano escolar. O transporte público, o movimento do Centro, a travessia de barca… Cada etapa foi também um convite à atenção e à presença.

Na ilha, os estudantes puderam caminhar com calma, conversar entre si e com os professores, observar a paisagem e construir memórias em um ritmo diferente daquele que costumamos viver. As relações se estreitaram: houve mais escuta, mais gentileza, mais disponibilidade. O simples fato de caminhar juntos, sem pressa, fez emergir conversas, risadas e partilhas que dificilmente aconteceriam em um ambiente mais acelerado.

Durante a caminhada, observamos a arquitetura local, os pequenos comércios, as árvores centenárias, o vaivém das bicicletas e os silêncios que só uma ilha pode oferecer. Tudo isso serviu como pano de fundo para uma vivência coletiva potente, que mobilizou aspectos cognitivos, afetivos e sociais da formação dos estudantes.

Ao final do dia, após a travessia de volta, a pequena caminhada noturna pelo Centro do Rio também teve seu valor simbólico e educativo. Estar na rua à noite, em grupo, sentindo a cidade viva, foi uma experiência significativa, que ampliou a noção de pertencimento.

Do ponto de vista pedagógico, o passeio nos ensinou sobre convivência, empatia, escuta e presença. Foi uma aula a céu aberto — sobre o mundo e sobre nós mesmos.

Renascimento

M1 – História

As aulas mais recentes foram marcadas pelo estudo de diversas mudanças que assolaram a Europa no período da passagem da Idade Média para a Idade Moderna. Mudanças no campo das mentalidades e das perspectivas de pensamento, com o desenvolvimento da filosofia Humanista que impactou todo o processo do Renascimento Artístico e da Revolução Científica do período. Mudanças também no campo religioso, com os questionamentos às práticas católicas, culminando na criação e expansão de novas religiões cristãs, conhecidas como Protestantes. E, por fim, o processo de Expansão Marítima, que impactou em mudanças na própria visão de mundo e seus territórios, alcançando uma expansão do conhecimento cartográfico europeu.

Esses estudos culminaram na produção da Avaliação Livre “As Grandes Navegações e a Construção da Memória Cartográfica”, integrada à Geografia, que consistiu na análise de mapas antigos, medievais e modernos, a fim de perceber a expansão do conhecimento sobre os territórios e as formas como estes são representados, demonstrando os vieses políticos presentes na cartografia histórica. 

Aproveitamos para trabalhar a importância da cidade de Timbuktu (Império Mali) como polo essencial da produção intelectual e artística africana e muçulmana, no mesmo período do Renascimento europeu, durante os séculos XIV e XV.

Para finalizar, foram propostos exercícios de fixação do conteúdo nos deveres de casa.

Ambiente Escolar

M1, M2, M3 – Tribo

Todas as turmas, em algum momento, assistiram ao curta-metragem Purl (Pixar, 2018), que levou à discussão sobre similaridades com o ambiente escolar. Apesar de o filme colocar em evidência a discriminação por gênero, a metáfora do processo de estranhamento–novidade e adaptação–inclusão remete a quaisquer outras diferenças durante a socialização. Cada turma trouxe sua reflexão, e buscaram extrair um compromisso com o coletivo a partir dessa animação.
Com a M1, construímos em conjunto o mapa de sala, que terá a duração de quatro semanas, até ser revisado também pelo grupo, podendo ser mantido ou alterado. Aos poucos, começamos a conversar sobre o uso do celular, a partir de uma autopercepção do próprio tempo despendido no aparelho.
Deixamos aqui um registro de uma das sextas-feiras temáticas, tradição da M3 que permite aos estudantes se despedirem de forma gradual das formalidades da escola.

Visita à Redação do Jornal O Globo

M1, M2, M3 – Projeto em Linguagens

A turma da eletiva Projeto Interseções e mais alguns convidados tiveram a oportunidade de conhecer os jornalistas, editores, designers e redatores na redação do jornal O Globo.
Além de visitar as estações de trabalho de vários profissionais ligados à produção da notícia e ao design do jornal, pudemos ouvir o relato da fotojornalista e da repórter responsáveis pela cobertura de um importante e sensível fato recente no Rio de Janeiro. Foi um momento de escuta atenta para conhecer os bastidores humanos, as histórias que os jornalistas conhecem mas que não saem no jornal.
Todos pudemos tirar dúvidas sobre a profissão de jornalista e até saber um pouco sobre os impactos e contratempos envolvidos na cobertura de uma notícia com alcance mundial, como a perda recente do papa Francisco.
Saímos com histórias na memória e convites para uma próxima visita: agora para conhecer os estúdios da rádio Globo!

Fim do Primeiro Trimestre

M1, M2, M3 – Orientação

Chegamos ao final do 1º trimestre, após duas jornadas avaliativas e as avaliações livres concluídas. Entendemos essas etapas como formativas, tanto para o corpo discente quanto docente, para aferir temperatura e pressão da aprendizagem realizada em sala e fora dela. Sabemos que o impacto é maior para a adaptação de M1 à realidade do Ensino Médio; notamos que a M2 ganha cada vez mais autonomia nos estudos; e percebemos a M3 engajada em aproveitar cada espaço avaliativo como o pavimento dos seus caminhos para o ensino superior.

Vemos que os resultados são indicadores de uma trilha longa e que segue sendo construída através da dedicação aos exercícios, aos deveres, aos passeios, às trocas com colegas, às dúvidas com os professores. O primeiro trimestre é então o primeiro ponto de uma curva, em que podemos organizar os próximos passos para os pontos de melhoria, elaborar planos de ação quando necessário e celebrar conceitos adquiridos e sedimentados.

Nos boletins entregues no dia 30/05, os responsáveis encontrarão uma folha em destaque que nos servirá de comprovante de recebimento. Pedimos que essa folha seja assinada pela família e entregue à Coordenação na semana do dia 2 de junho.