Arquitetura em Miniatura: Primeiras Experiências

M1, M2 e M3 – Arquitetura em Miniatura

A disciplina eletiva Arquitetura em Miniatura
tem como proposta apresentar a construção de maquetes arquitetônicas como ferramenta de visualização e projeto e também como forma de explorar a diversidade da arquitetura brasileira, unindo teoria, prática e muita criatividade.

Ao longo das primeiras aulas, a turma conheceu a importância das maquetes no processo criativo e construtivo, discutiu suas diferentes finalidades e entrou em contato com materiais e ferramentas básicas, aprendendo a manuseá-los de forma segura e eficiente. A partir daí, os estudantes começaram a explorar conceitos de desenho arquitetônico, como planta baixa, cortes e escalas, exercitando a leitura e a interpretação desses elementos.

Com esse repertório inicial, partiram para a prática: em duplas construíram maquetes técnicas a partir do projeto de uma casa popular do Minha Casa, Minha Vida. Nesse processo, dividiram tarefas, trabalharam recortes, volumes, encaixes e acabamentos, sempre trocando ideias e experimentando diferentes soluções para os desafios que surgiam. Assim foram consolidando os aprendizados e fortalecendo o espírito colaborativo.

Agora, seguimos para a próxima etapa do nosso curso: desenvolver novas maquetes, que irão explorar diferentes estilos da arquitetura brasileira ao longo da história, ampliando o olhar dos estudantes para a riqueza cultural do nosso país e para as diferentes possibilidades de habitações e formas de viver.

Somando Saberes e Vínculos

M1 – Fundamentos da Matemática

As aulas da eletiva Fundamentos da Matemática têm sido bastante produtivas e significativas.
No primeiro encontro, tivemos uma conversa inicial sobre a importância de revisitar conteúdos fundamentais, especialmente aqueles que ainda geram insegurança em muitos estudantes. Nesse diálogo, conversamos sobre a importância da frequência, pontualidade, compromisso e respeito com as aulas e com os colegas.
Em um momento coletivo, os estudantes foram convidados a responder à pergunta:
“O que precisamos garantir aqui para que todos se sintam confortáveis em aprender, perguntar e até errar?”. As contribuições foram anotadas no quadro e podem ser conferidas em uma das imagens em anexo.
Como forma de estabelecer vínculos, cada estudante preencheu um formulário contando um pouco sobre si. Algumas perguntas abordavam a relação com a matemática e com a escolarização até aqui; outras eram mais pessoais, permitindo que a professora conhecesse melhor cada um.
Já na segunda aula, o engajamento foi ainda mais evidente — muitos estudantes se voluntariaram para resolver questões no quadro. Após uma revisão de números inteiros e das operações com frações (equivalência, adição e subtração), realizamos a primeira atividade avaliativa da eletiva.
A proposta foi em duplas, formadas pela professora, e com um toque de surpresa: os estudantes não sabiam que haveria avaliação naquele dia, mas puderam consultar seus cadernos. Um detalhe importante foi a dinâmica da escrita: apenas um integrante da dupla, escolhido pela professora, podia registrar as respostas na folha; o outro deveria contribuir oralmente. O principal objetivo era incentivar a colaboração e a troca de saberes entre os pares.

A estratégia funcionou muito bem, e a atividade foi um verdadeiro sucesso!

Nutrição e Bioquímica

M1 – Biologia

Nas aulas de Biologia, tivemos a oportunidade de explorar conceitos fundamentais sobre a nutrição e a bioquímica dos seres vivos. Abordamos temas essenciais como vitaminas, proteínas, enzimas e glicídios (carboidratos), que são componentes vitais para a manutenção da vida e o funcionamento adequado do organismo.

Iniciamos nosso estudo com as vitaminas, substâncias que desempenham funções cruciais no metabolismo e na prevenção de diversas doenças. Discutimos as diferenças entre as vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, suas fontes alimentares e as consequências da deficiência de cada uma delas.

Em seguida, abordamos as proteínas, moléculas complexas formadas por aminoácidos, que desempenham uma ampla gama de funções no organismo, incluindo a construção e reparação de tecidos, a formação de enzimas e hormônios, e a defesa imunológica. Estudamos os diferentes tipos de proteínas (estruturais, funcionais, enzimas) e a importância de uma dieta balanceada para garantir a ingestão adequada desses nutrientes essenciais.

Por fim, estudamos os glicídios (ou carboidratos), principais fontes de energia para o organismo. A compreensão sobre os tipos de carboidratos (simples e complexos), suas funções e a maneira como são metabolizados ajudou a esclarecer a importância de uma alimentação equilibrada. Também discutimos as consequências de uma ingestão inadequada de carboidratos, como a hipoglicemia e a diabetes.

Anatomia e Fisiologia

M2 – Biologia

Nas aulas de Biologia, aprofundamos nossos conhecimentos sobre a anatomia e a fisiologia de dois sistemas essenciais para a manutenção da vida: o sistema digestório e o sistema respiratório.

Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de entender como esses sistemas funcionam de maneira integrada para garantir o fornecimento de nutrientes e oxigênio ao corpo, e como o corpo humano processa os alimentos e realiza as trocas gasosas.

Iniciamos o estudo pelo sistema digestório, responsável pela quebra e absorção dos alimentos, para que o organismo possa utilizar os nutrientes essenciais para seu funcionamento. Abordamos sua anatomia, explorando os principais órgãos que o compõem e a função de cada uma dessas estruturas. Discutimos a importância das enzimas digestivas, como amilase, lipase e protease, que ajudam na quebra dos alimentos em moléculas menores. Também tratamos das doenças mais comuns associadas a esse sistema, como úlceras gástricas, refluxo gastroesofágico e doenças inflamatórias intestinais, destacando a importância de hábitos alimentares saudáveis.

A anatomia do sistema respiratório foi abordada de forma detalhada, passando pelas vias aéreas superiores e inferiores, como o nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. A fisiologia desse sistema foi explorada com ênfase no processo de trocas gasosas, que ocorre nos alvéolos pulmonares.

Discutimos como o oxigênio é absorvido e o dióxido de carbono é eliminado, além do papel da hemoglobina no transporte desses gases pelo sangue. Falamos sobre a importância do controle da respiração, como a respiração voluntária e involuntária, e sobre o papel do cérebro na regulação da troca gasosa. Além disso, analisamos problemas respiratórios como asma, bronquite e pneumonia, debatendo a importância de um estilo de vida saudável para o bom funcionamento do sistema respiratório.

Um ponto importante do estudo foi a integração dos sistemas digestório e respiratório. Compreendemos como eles trabalham juntos para manter o equilíbrio do organismo: enquanto o sistema digestório fornece os nutrientes necessários para as células, o respiratório garante a oferta de oxigênio para que a produção de energia, essencial para o metabolismo celular, aconteça adequadamente.

As aulas proporcionaram uma visão ampla e detalhada de como esses sistemas são fundamentais para a saúde e o funcionamento do corpo humano. Através desse estudo, os alunos puderam compreender a complexidade e a interdependência dos processos fisiológicos que mantêm a vida, vivenciando uma reflexão sobre a importância de cuidados com a alimentação, a respiração e o estilo de vida saudável.

Momento Marcante

M3 – Matemática

Já há alguns meses, a M3 vinha estudando novos conteúdos em Matemática I e fazendo revisões de conteúdos dados no 1º e no 2º ano do ensino médio nas aulas de Matemática II. No dia 25 de setembro, vivemos um momento especialmente significativo: a professora anunciou que ensinaria o último conteúdo inédito do nosso livro didático — o encerramento de uma jornada de três volumes estudados ao longo desses três anos. Após a 1ª jornada avaliativa do 3º trimestre, focaremos exclusivamente em revisões para o Enem e para a segunda fase da UERJ.
O momento foi tão emocionante que os alunos e alunas anteciparam uma surpresa que já estavam planejando: convidaram a professora para compor o grupo de paraninfos da turma na cerimônia de colação de grau. Ela ficou profundamente emocionada, honrada e lisonjeada com o convite.

Doenças Infecto-Parasitárias

M3 – Biologia

Nos últimos dias, as aulas de Biologia abordaram um tema essencial para a compreensão da saúde humana: as doenças infecto-parasitárias.

Discutimos diferentes tipos de agentes causadores dessas doenças, destacando as viroses, as bacterianas e as protozooses, suas características, formas de transmissão e profilaxias.

Falamos da importância do conhecimento sobre prevenção, higiene e vacinação no combate a essas doenças, a cobertura vacinal no Brasil, a necessidade do controle de vetores e a relação do aumento na incidência dos agentes etiológicos assim transmitidos com as mudanças climáticas, além da importância do saneamento básico para a saúde da população brasileira.

Concluímos que a conscientização sobre o uso responsável de medicamentos como antibióticos, a adoção de hábitos saudáveis, a vacinação enquanto pacto de saúde coletivo e o conhecimento sobre medicina tropical são essenciais para o controle e erradicação dessas enfermidades.

Dormir na Escola

M3

Um luau com pizza, fantasias de Halloween, karaokê no auditório, uma caixa misteriosa e um café da manhã com as famílias, com direito a apresentação surpresa dos responsáveis para seus filhos.

A dormida na escola da M3 proporcionou um marco para esses jovens que estão se despedindo da escola, com o afeto e o carinho que a Sá Pereira representa para eles. Certamente como um prolongamento da própria casa, os estudantes habitaram por uma noite e uma manhã os espaços para apenas estarem, sem demandas de vestibular ou conteúdos pedagógicos dessa reta final de escolaridade.

Papos intermináveis com professores, músicas cantadas em coro, filme de suspense na hora de dormir: lembranças que ficarão impressas em cada um e cada uma, desse vínculo que ultrapassa entendimento.

Uma despedida dilatada, composta por muitas mãos, das famílias e equipe pedagógica, para que cada estudante receba o carinho e a coragem de seus novos e próximos caminhos.