Na assembleia do ano passado, nossos adolescentes nos surpreenderam após analisarem as sugestões trazidas pelas famílias e adotarem a Arte como foco para 2025.
Para além do valor que damos às linguagens artísticas, o processo nos encheu de orgulho e trouxe à Sá Pereira a certeza da maturidade do trabalho em arte-educação e pesquisa transdisciplinar.
O projeto nasceu do desejo coletivo de investigar o papel da arte como instrumento de conexão entre memória, identidade e transformação social. Queremos resgatar memórias para projetar futuros possíveis, e reconhecemos na arte um campo privilegiado de investigação e experiência.
Leia na íntegra a justificativa do projeto no link compartilhado.
Rosana Paulino, Peixe, da série “Mangue”
É uma gincana que acontece todos os anos, durante a semana de planejamento, com todos os nossos professores, coordenadores, orientadores, direção geral e pedagógica, de todos os segmentos: da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Nesse grande encontro, nossos professores são divididos em pequenos grupos e cada grupo propõe uma atividade de sensibilização para o Projeto Institucional, ampliando as discussões sobre o tema de acordo com as diferentes faixas etárias que trabalhamos, além de alimentar a própria equipe com sugestões de atividades, leituras, etc.
Começamos este ano sendo desafiados pela equipe de Linguagens de Fundamental II a escrever um lipograma sobre Arte e Memória sem usar as letras A e M. A equipe de Artes escreveu, respondendo ao desafio:
Por tudo que eu
Sonho
Sinto
Vivo
E sou
Eu pulso
No pulso
Existo
Resisto
Registro
E insisto
Em seguida, ouvimos e participamos das propostas das outras equipes: Educação Infantil, Ensino Médio, Artes, Ateliê, F2 e F3, F4 e F5, Ciências e Humanidades, todas diferentes, fazendo vínculo com suas especificidades, mas tendo em comum o propósito de nos inspirar e alimentar para as semanas de sensibilização com nossos alunos e o ano que está por vir.
Sá Pereira chegou
Com muita empolgação
Pra fazer brotar nesse mundo
As sementes da imaginação
Sá Pereira falou
Tem beleza por toda parte
A vida da gente é mais rica
Se a vida da gente tem arte!
Ao som do samba A arte é a flecha e o arco, composto por Manoela Marinho, nossa professora de Fundamental I, iniciamos as reflexões sobre o projeto institucional embalados por muita cantoria.
Preparem as fantasias, esquentem os tamborins e abram alas porque o bloco da Sá Pereira vai passar!
As crianças já estão com o samba na ponta da língua, e aqui vão a letra e a melodia para que todos possam aprender a cantá-lo e cair na folia:
Que alegria chegar na escola depois das férias!
O ano começou com muita animação, brincadeiras e encontros na Pereirinha.
A escola preparou algumas novidades para este ano que foram apreciadas pelas crianças: abertura do solário com tanque de areia e chuveirão, salas novas do berçário e reforma dos banheiros. Aos poucos as crianças que já eram da escola foram recebendo os novos amigos, apresentando os espaços e o dia a dia divertido da Pereirinha.
Nesta semana muitos vínculos foram formados, começando a criar uma identidade para os novos grupos. As turmas participaram de rodas de conversas, jogos, atividades de Artes e ouviram muitas histórias na biblioteca.
Agora estamos começando a nos preparar para o bloco de Carnaval da Sá Pereira. As crianças aprenderam a cantar o refrão do samba nas aulas de Música e alguns passos nas aulas de Dança. Esperamos todos para pular Carnaval no sábado dia 22 de fevereiro. Preparem suas fantasias, confetes e serpentinas!
Reencontros, descobertas e samba marcaram a primeira semana de aula. Aos poucos, retomamos o ritmo, nos reconectamos com o espaço escolar, revisitamos memórias das férias e também do ano anterior, reencontramos velhos amigos e recebemos os novos.
Desde os primeiros dias, as atividades de sensibilização abrem caminhos para a imersão no tema do projeto institucional. Através delas, ampliamos repertórios, exploramos referências e encontramos subsídios que, em breve, auxiliarão as crianças na escolha dos recortes de seus projetos de série. O samba da escola, já presente no cotidiano, também impulsiona reflexões e discussões, lançando pistas sobre possíveis caminhos a serem trilhados ao longo do ano.
Muitas propostas de trabalho em sala de aula se transformam em expressão artística, evidenciando como a arte é um território amplo, capaz de acolher experiências, ideias e descobertas. Seja por meio da música, da pintura, da escrita ou do movimento, a arte nos permite traduzir vivências e dar sentido às nossas histórias.
Aos novos alunos que chegam à Sá Pereira, desejamos uma acolhida calorosa e uma trajetória repleta de encontros significativos.
Damos as boas-vindas também à galera do Ateliê 2025, que chegou com entusiasmo, participando das atividades de meditação, das Oficinas de Construção, do Judô e da Capoeira, das aulas de Inglês e da visita ao Parque Lage. O almoço, delicioso, foi apreciado por todos e marcado pela alegria de estar em grupo.
Que este seja um ano de trocas, aprendizados e criações potentes para todos!
Na volta às aulas, acolhemos e reunimos nossos estudantes de Ensino Fundamental 2, antigos e novos, no teatro para a abertura do ano letivo.
Na ocasião, apresentamos um vídeo chamado “Faça sua alma crescer”. Em 2006, um ano antes de morrer, o escritor Kurt Vonnegut recebeu envelopes contendo convites de cinco alunos da Xavier High School de Nova York que eram um dever de casa: os estudantes deveriam escrever para seu autor favorito e convencê-lo a fazer uma apresentação na escola apenas com uma carta. Kurt não pode ir devido à idade, mas deixou seu recado na carta que enviou de volta à escola.
A carta de Kurt Vonnegut é uma resposta calorosa e bem-humorada a estudantes e professores que lhe escreveram. Ele incentiva todos a praticarem arte – seja música, dança, escrita ou qualquer outra forma de expressão – não para buscar sucesso ou reconhecimento, mas para experimentar crescimento pessoal e alimentar a alma. De forma descontraída, sugere pequenas atividades criativas, como desenhar ou dançar, e propõe um exercício secreto: escrever um poema, destruí-lo e sentir a recompensa interna desse ato. Com isso, Vonnegut transmite sua crença na arte como um meio transformador e essencial para a vida.
Ao longo da semana, nossos professores têm se dedicado às atividades de sensibilização do tema institucional, relacionando as diferentes disciplinas ao tema proposto.
“Arte e memória” é uma oportunidade de revisitarmos a essência de nossa escola, que tem a arte como protagonista no processo educativo, e instrumento de formação pessoal, de crítica e transformação individual e coletiva.
Segue o link para quem quiser assistir o vídeo: Faça sua alma crescer
Os primeiros dias de aula da F9 foram marcados por atividades de sensibilização, preparando os estudantes para o projeto institucional do ano.
Em Língua Portuguesa, os alunos exploraram a relação entre arte e memória por meio de um trabalho com diferentes imagens. Em Ciências e Humanidades, o foco foi a análise das “memórias do progresso”, questionando como as obras artísticas podem refletir os avanços históricos e sociais.
A empolgação aumentou com a introdução das Olimpíadas do Conhecimento, com a equipe já em campanha para a 20ª OBMEP e a XXI Olimpíada Brasileira de Biologia. A primeira atividade externa também foi anunciada: visita ao Centro Cultural dos Correios para conhecer as obras da artista Manuela Navas, planejada pela professora Laiza Nascimento.
Esses primeiros momentos definiram um início de ano cheio de aprendizado e reflexão.
Nos primeiros dias de aula do ensino médio, a Escola Sá Pereira se encheu de novos rostos e perspectivas.
Com a chegada dos estudantes do primeiro ano e a nova orientadora Dahlia Dwek, o ambiente se preparou para um ano letivo de grandes descobertas. A coordenação se reuniu com as turmas para explicar o funcionamento do currículo, destacando as escolhas de disciplinas eletivas que marcarão a trajetória de cada estudante ao longo do ano.
O clima de acolhimento seguiu com um bate-papo inspirador entre os estudantes e a coordenação, representada pelo coordenador Pedro Henrique e a orientadora Dahlia. Juntos, refletiram sobre o projeto institucional de 2025, que muitos jovens relacionaram ao Adinkra Sankofa — um convite a olhar para o passado para aprender com ele e construir um futuro mais sábio.
O encontro também abordou a importância da reeducação dos sentidos e o papel da arte no desenvolvimento de uma atitude crítica diante das diversas realidades que nos cercam. A ideia era deixar claro um objetivo coletivo: tornar mais presente o projeto institucional nas aulas e nas práticas do segmento.
A empolgação tomou conta também com a introdução das Olimpíadas do Conhecimento. Queremos uma participação cada vez maior dos nossos estudantes. Já estamos em campanha para a 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e para a XXI Olimpíada Brasileira de Biologia.
A equipe pedagógica, consciente dos desafios do ano, iniciou um ciclo de formação pedagógica com uma roda de conversa promovida na noite da segunda-feira, dia 10.
O professor Pedro Barboza Machado trouxe sua pesquisa de mestrado sobre a inclusão de bolsistas sociais em escolas privadas, proporcionando um espaço de reflexão sobre as barreiras sociais, econômicas e institucionais que esses estudantes enfrentam. O encontro não só ofereceu um olhar mais profundo sobre a inclusão, como apontou ações concretas para garantir um ambiente mais acolhedor e equitativo, fortalecendo o diálogo e a participação de todos dentro da escola.
Esses momentos iniciais de 2025 são o reflexo de um ano letivo que promete ser repleto de aprendizado, desafios e conquistas para toda a comunidade escolar.