Jogos Teatrais

F2 a F4 – Teatro

Seguimos com dinâmicas teatrais, exercícios, treinos e desafios. O teatro engloba muitas habilidades e o jogo é uma excelente ferramenta para desenvolvê-las. Todos podem aprender por meio do jogo.

Através de soluções de problemas e de exercícios teatrais, disciplinas e convenções são absorvidas organicamente de uma maneira divertida.

Desenvolvemos a memória, a consciência corporal e espacial, as comunicações verbais e não verbais, a generosidade, a capacidade de aceitar a ideia do outro, o espírito de grupo, a escuta, a articulação, a projeção de voz,  o foco e a concentração.

Outro aprendizado muito importante na aula de Teatro é a difícil tarefa de ficar na coxia concentrado e em silêncio, além de saber ser plateia. Não é fácil ser plateia! Requer disciplina e concentração.

Para além das necessidades curriculares, os jogos teatrais trazem momentos de espontaneidade. Aqui e agora é o tempo da descoberta, da criatividade, do aprendizado.

Ao participarem de jogos teatrais, professores e alunos podem encontrar-se como parceiros, no tempo presente, e estar prontos para comunicar, conectar, responder, experimentar em busca de novos horizontes e ideias teatrais.

Cantando o Brasil

F2 – Música

Estamos preparando uma composição coletiva a partir da troca com as crianças sobre o que foi estudado nas aulas de projeto.

Dessa forma, contaremos em uma música o percurso trilhado durante o ano e as crianças se utilizarão dos conteúdos estudados para contribuir com a letra.

Na música passaremos por diferentes regiões do Brasil contando algumas curiosidades de cada local.

Após concluir a composição iniciaremos o arranjo musical, que vai contar com tambores, pandeiros e ganzás.

De Petrolina para Belém

F2 – Projeto

A distância de mais de 1.500 km entre Petrolina e Belém surpreendeu as F2. Para uma distância tão grande, o deslocamento de avião seria o mais rápido, e também o mais caro. Durante a pesquisa dos voos, outra surpresa: não existem voos diretos. Para chegar ao nosso destino é necessário voar até Recife, de onde saem voos para a capital do Pará.

As conversas sobre as grandes distâncias do nosso Brasil logo levaram as crianças a perceber a importância desse meio de transporte para “encurtar” deslocamentos. Embora as viagens de avião sejam bem mais rápidas do que as viagens de barco, as semelhanças entre os meios de transporte apareceram durante os experimentos com o professor Henrique. Perceberam que o princípio de sustentação do avião é o mesmo do barco, e se chama empuxo.

Sapo da Caatinga

F1 – Projeto

As turmas estão envolvidas com as pesquisas sobre a Caatinga. O curioso sapinho da Caatinga, bicho escolhido do bioma para uma pesquisa mais aprofundada, chamou atenção dos pequenos. 

Acompanhar  a metamorfose dos girinos trazidos pela amiga Luisa Hiltz, da F2TA, ganhou ainda mais significado e as crianças têm feito observações interessantes sobre essa grande transformação até virarem sapos. 

Edvaldo, funcionário da escola, acompanhando o interesse das crianças, trouxe um sapo de gesso para observarem e contou muitas histórias envolvendo o bichinho.

Nascido em Alagoas, na cidade de Traipu, próxima ao rio São Francisco, Edvaldo contou sobre as brincadeiras com os girinos na beira do rio, os sapos que visitavam o quintal de sua casa e o barulho que faziam à noite pelas ruas da cidade. 

Aproveitamos a prosa gostosa pra convidar nosso visitante para ouvir com a turma a história “A festa no céu”, recontada por Braguinha. 

As turmas se divertiram com o sapo que se aventurou a ir a uma festa no céu, mesmo sem ter asas pra voar.

The Human Body

Ateliê – Inglês

Depois de um divertido caminho investigativo sobre os alimentos no primeiro semestre, as crianças começaram a fazer perguntas sobre o funcionamento do corpo humano. Traçando um link com os vocabulários previamente apresentados sobre os alimentos e as brincadeiras como “Simon Says”, em que as crianças precisavam conhecer algumas partes do corpo, iniciamos as atividades do segundo semestre com investigações sobre os nossos corpos. 

Nestas descobertas, trabalhamos conceitos sociais e científicos importantes como a construção da identidade, a diversidade da existência humana, o funcionamento dos órgãos vitais, a importância dos cinco sentidos, além da expansão de vocabulários de palavras na lingua inglesa. Como registro destas descobertas, as crianças estão confeccionando um livro sobre os seus corpos, associando palavras, frases e conceitos aprendidos nos últimos meses. 

Conta Armada

F3 – Matemática

A tão aguardada conta armada chegou! Ela foi apresentada às crianças como mais uma estratégia de cálculo.

O ato de somar e subtrair ganhou uma nova forma com o famoso algoritmo, vocabulário matemático que se refere à conta armada.

Depois de conversar sobre as formas de operar e decompor os números, as crianças observaram a estrutura que a conta armada apresenta e os procedimentos importantes aos quais precisamos estar atentos para dominar essa técnica.

As estratégias utilizadas até agora não serão abandonadas, afinal de contas o exercício do cálculo mental, bem como estratégias diversas de agrupamentos para efetuar os cálculos, são fundamentais para a plasticidade do pensamento matemático.

Que venham novas aprendizagens se somar às que já conquistamos!

Novos Desafios!

F4 – Matemática

E a Matemática segue com novos desafios! 

Agora que as crianças já dominam a técnica do algoritmo da multiplicação, avançaram para a aprendizagem da multiplicação por dois algarismos. 

Aos poucos, dispensam a ajuda da tábua de Pitágoras e entendem que a memorização garante mais agilidade nos cálculos de multiplicação e divisão. 

E quando a memória falha, ter o domínio das relações entre as tabuadas, já trabalhadas com tanto cuidado, garante estratégias de resolução de multiplicações sem maiores embaraços. 

A compreensão do funcionamento do sistema de numeração decimal também é fundamental para operar com o algoritmo para que se tenha clareza dos lugares que os algarismos ocupam nessa técnica.

Frações

F5 – Matemática

Ao longo do estudo das frações as crianças perceberam o quanto se trata de um conceito matemático presente no nosso dia a dia.

Através de situações-problema, elas conheceram e refletiram sobre a função de cada termo da fração, da representação gráfica e numérica. 

Perceberam e criaram hipóteses sobre equivalência de frações e ao representar algumas delas graficamente puderam compará-las e concluir que há frações que representam a mesma quantidade. 

Aos poucos este estudo se ampliará e se relacionará com  outros conceitos matemáticos.