Dia de Festas

F1 a F5 -Projeto

A Feira Moderna (F3 a F5) e a Festa Pedagógica (F1 e F2) marcam um momento significativo de encontro.

Encontro de conhecimento, de gerações, de vivências, encontro para compartilhar o que foi construído ao longo do ano e também encontro das artes com as ciências.

Visitadas e apreciadas pelas famílias, essas duas festas apresentam estudos, pesquisas e produções artísticas construídos intensamente em um ambiente nutrido pela cooperação e pelo despertar da curiosidade, pois acreditamos que dessa forma é que o conhecimento se constrói.

Foi tão difícil fazer a seleção das fotos, que resolvemos compartilhar com todos a pasta da fotógrafa.

Apreciem alguns dos momentos fotografados no dia 28/10 no link.

Todos à Casa Firjan!

F4 e F5 – Coral

Dia 11 de novembro, sábado, às 13:30, o coral estará representando a escola em um evento organizado pela Casa Firjan, ao lado de outras escolas do bairro.

Esperamos contar com todas as famílias para prestigiarmos as crianças em nossa primeira apresentação fora do espaço escolar!

As turmas ficaram muito empolgadas com a notícia, principalmente por reunirmos os dois grupos de coral — juntos somam mais de 100 crianças! É outro ineditismo que essa oportunidade nos trouxe. Nos vemos lá!

Casa Firjan
R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo.

Olha! Formaram-se as Gotinhas!

Ateliê – Oficina de Construção

Dando continuidade às investigações sobre o processo da fotossíntese, as turmas do ateliê criaram um experimento para comprovar se era na folha que realmente aconteciam as trocas gasosas da fotossíntese.

A hipótese levantada foi que: se a folha tem água para realizar a fotossíntese e fica no sol, essa água irá esquentar e sair na forma de “nuvenzinha” (vapor) junto das trocas do gás carbônico e do oxigênio.

Assim, pensaram em retirar uma folha de uma planta, colocar em um pote e observar se o o vidro ficaria embaçado. Porém, com o contra-argumento de que fora da planta a folha estaria morrendo, decidimos colocar um plástico em volta de dois galhos. Um galho onde o saco cobrisse as folhas e outro saco em volta de um galho sem folhas. Os sacos foram fechados para que nada saísse de lá.

Após 10 minutos retornamos ao pátio, portando pranchetas e fichas de anotações para observar o experimento… e lá estavam elas! O saco que envolvia as folhas estava começando a ficar embaçado e formando gotinhas em sua superfície. Enquanto o saco que envolveu somente o galho permaneceu seco.

O grupo da tarde pode evidenciar o saco completamente molhado após o dia inteiro. Usando do raciocínio lógico comprovaram que realmente as trocas gasosas acontecem nas folhas das plantas!

Brazilian Biomes

F1 – Inglês

Fazendo vínculo com o projeto das turmas sobre os biomas brasileiros, as crianças do primeiro ano exploraram o vocabulário na língua inglesa, detalhando diferentes características sobre a fauna e flora de cada bioma pesquisado.

No Cerrado, aprenderam sobre os animais terrestres: guará wolf, armadillo, anteater, jaguar. Com desenhos dos animais deste bioma, montaram um lindo memory game. Brincaram bastante explorando a oralidade. 

Depois, fizeram as malas e foram para a Caatinga. Conheceram os Cactus e Ipê Tree, seguidos pelo vocabulário dos opostos: big, small, medium. Durante as atividades, as crianças lembraram do vocabulário aprendido sobre as texturas, enfatizando “cactus is spikey!” e fazendo comparação com outras plantas. 

Quando chegaram ao bioma Pantanal, ampliaram o vocabulário sobre as aves. Viram heron, spoonbill, stork, e aproveitaram para comparar os tamanhos, diferenciando um do outro.

Todo o processo desse aprendizado está registrado no caderno, com ilustrações caprichadas e coloridas que em breve poderão ser apreciadas por todos.

Mil Macacos e Muitos Problemas

F1 – Matemática

Uma História com Mil Macacos, de Ruth Rocha, fez sucesso nas F1. Doutor Quaresma, cientista, e Zeca, telegrafista, vivem muitas confusões por não conseguirem se comunicar com clareza.

A divertida história serviu de inspiração para a criação de uma nova apostila de desafios matemáticos.

As crianças estão se deparando com problemas que envolvem as quatro operações e poderão continuar  explorando maneiras  de registrar e compartilhar suas ideias.

Quem For Bicho Brasileiro Não Pode Faltar!

F1 – Música

Durante o segundo semestre, iniciamos uma parceria com as aulas de Projeto.

A partir do conteúdo estudado, no qual as crianças aprenderam sobre os diferentes biomas do Brasil e suas características, fizemos uma composição coletiva.

Para criar a letra da música as crianças contribuíram com o conhecimento adquirido, trazendo palavras, ideias e rimas.

Dessa troca nasceu o xote Festa na caatinga, que será apresentado na festa de encerramento.

Brazilian Houses

F2 – Inglês

Com o projeto sobre identidade, as turmas do segundo ano descobriram curiosidades sobre as pessoas ao redor e seus colegas. Conheceram os diferentes  tipos de casas brasileiras, apresentadas em inglês (buildings, stilt houses, brickwork houses, indigenous houses).

Dentro desse projeto, além do novo vocabulário, destacamos alguns materiais que são usados nas construções e que foram aprendidos no ano passado. Com a pergunta “Where do you live?”, as crianças registraram em seus cadernos, por escrito e com um desenho, detalhes e características de suas casas, bairros e ruas.  Depois cada um foi convidado a apresentar a sua moradia e bairro aos colegas. Fizemos uso do Google Street View para apreciar com mais riqueza de detalhes.

Foi com alegria que todos puderam compartilhar curiosidades sobre a sua moradia e bairro.

O Que Sabemos Sobre o Dinheiro?

F2 – Matemática

Para introduzir a conversa sobre o nosso Sistema Monetário, as turmas de F2 listaram coletivamente o que sabem sobre o dinheiro. Falaram sobre a diferença entre o dinheiro do Brasil e de outros países, sobre a importância de gastá-lo de maneira consciente e sobre as formas como o dinheiro pode circular.

Depois brincaram com cédulas, explorando valores, equivalências e simulando compras e vendas. Durante a brincadeira, mais assuntos surgiram: troco, gasto, trabalho, economias…

Como podem perceber, essas turminhas estão engajadas. Para as famílias, fica a dica: as crianças podem ir à feira, contar as economias do cofrinho, pagar o supermercado com dinheiro. Quanto mais experiências tiverem com moedas e notas, melhor!

Só Danço Samba!

F3 – Música

Junto à Feira Moderna, as crianças de terceiro ano apresentaram o resultado do processo do estudo da flauta doce.

Com a música apresentada, Só danço samba (Tom Jobim/Vinícius de Moraes), as crianças puderam conhecer um pouco da história da bossa nova e tiveram a oportunidade de experimentar a improvisação.

Nas próximas aulas, receberão algumas partituras de novas canções para que se mantenham estimuladas a tocar a flauta e a descobrir mais melodias, já que no quarto ano o estudo da flauta se mantém nas aulas de música.

Leitor do Dia

F3 – Projeto

As turmas têm contato com diferentes gêneros literários, e este ano os contos populares são o gênero em foco.

Várias características desses textos são observadas: a linguagem informal, as marcas da oralidade, a autoria desconhecida e a transmissão oral de geração para geração. O livro Cultura da Terra, de Ricardo Azevedo, foi adotado para nos debruçarmos sobre o estudo desse gênero.

E para incrementar ainda mais o trabalho, aproveitamos para colocar em prática a habilidade leitora das crianças com a atividade batizada de “Leitor do Dia”. As crianças escolhem um conto do livro, preparam a leitura em casa e leem em voz alta para os amigos da turma no dia marcado.

Foram muitas os aspectos que cada um precisou considerar: a atenção à entonação, o cuidado com a pontuação, com a velocidade e a precisão.

Foi um desafio e tanto!

Para Escrever Boas Histórias

F4 – Projeto

Ao longo do ano, as turmas se dedicaram à escrita de histórias de variados temas.

Mas o que é necessário para escrever boas histórias? Para responder a essa pergunta, analisamos a estrutura de diferentes narrativas, ampliando nosso repertório de começos e finais, de personagens e espaços.

Aos poucos, as crianças conheceram e experimentaram diferentes estilos de escrita. 

O momento agora é de revisão textual e retomada do trabalho feito ao longo do ano. Para isso, cada turma avaliou o que ainda precisava ser cuidado em relação aos textos. A partir das necessidades observadas, foram feitas propostas para trabalhar aspectos como as estratégias para estruturar a narrativa e para revisar a pontuação.

Assim, partindo das produções e voltando sempre a elas, o trabalho de escrita ganha sentido. 

Dia de Drummond

F5 – Projeto

No último dia 31, comemoramos os 121 anos do poeta Carlos Drummond de Andrade.

E para celebrar a data, além de ler poemas de Drummond, resgatamos produções poéticas criadas no primeiro semestre, tendo como temática o projeto “O Litoral Não É Só Mar: O Que Podemos Estudar?”.

As crianças invadiram as salas do Fundamental I para partilhar seus poemas e marcar a importância desse poeta tão importante em nossa literatura. 

Viva Carlos Drummond de Andrade!