Jogos na Casa Firjan

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeira

No último sábado as crianças do Ateliê puderam compartilhar com as famílias os jogos de baralho que conheceram durante o ano na Oficina de Jogos e Brincadeiras.

O nosso repertório de jogos foi registrado no Almanaque de Jogos de Baralho, confeccionado exclusivamente pelas crianças, que teve seu lançamento no Festival das Escolas de Botafogo, promovido pela Casa Firjan. Foi um momento de socializar o processo das crianças com a comunidade escolar e com os visitantes de outras escolas.

O evento foi lindo! As crianças puderam jogar com as famílias no jardim da casa e compartilhar o baralho personalizado da turma. “Corrida de Naipes”, “Kemps”, “Missão Impossível” e outros jogos deixaram nossa manhã mais animada e divertida. Foi uma delícia partilhar e vivenciar esse momento de descontração, muita risada e jogos.

Cactário

F1 – Projeto

As turmas de primeiro ano fizeram uma visita ao Cactário do Jardim Botânico para ver de pertinho o mandacaru, planta da Caatinga escolhida para uma pesquisa mais profunda.

As crianças também apreciaram outros tipos de cactos, como a palma, a coroa de frade e o xique-xique, entre muitos outros. Observamos suas características e os fotografamos para, na escola, fazer uma atividade de descrição de algumas espécies encontradas: cor, forma, tamanho, se tem flor ou fruto.

As aulas-passeio enriquecem nosso projeto e criam contextos significativos para a produção escrita dos nosso pequenos pesquisadores.

Preparando o Mercadinho

F2 – Matemática

Todo ano as turmas de F2 organizam um Mercadinho para as turmas de F1, e a preparação está a todo vapor! As crianças estão vivenciando e participando de todo o processo de organização com interesse e animação.

Guardar embalagens, pesquisar preços, fazer arredondamento dos valores, organizar os produtos por seções, além de dar um nome para o mercado e preparar um encarte, fazem parte dos preparativos.

Assim, de maneira divertida e significativa, as crianças experimentam a matemática em sua função social. 

Visita ao Supermercado

F3 – Matemática

A Feira Livre Sá Pereira se aproxima. E para ampliarmos nossos conhecimentos matemáticos percorremos várias etapas de atividades. Uma delas compreende a visita a um supermercado.

Visitamos o supermercado Pão de Açúcar próximo à escola para observar o modo como os alimentos são organizados e vendidos em cada setor, descobrir de onde vêm, identificar preços e registrá-los para efetuar comparações mais adiante.

A visita foi acompanhada de muitas perguntas das crianças: Por que vender a quilo? Por que  os alimentos não estragam? De onde vêm os alimentos? Como e quando chegam? 

Algumas delas foram respondidas e outras serviram de pontapé para dar continuidade a mais pesquisas para que as crianças possam compreender como comprar, precificar e vender. Esse processo mobiliza as relações entre as medidas e os muitos condicionantes sociais que os alimentos contêm dentro do comércio.

E assim, dando significado aos conceitos, as crianças apropriam-se das etapas que envolvem a preparação da feira de alimentos, transformando a Matemática em parte diária da vida de cada um. 

Que venha a próxima parada, na Cadeg!

Jogo do Plin

F4 – Matemática

Além de desafiante, a Matemática pode ser ótima companheira de brincadeiras. As crianças foram convidadas a participar de um jogo de nome engraçado: Jogo do Plim.  

Em roda, os alunos iam cantando os números na sequência e dizendo “plim” de acordo com o número da rodada escolhida. Por exemplo, se a rodada era do 3, quando alguém cantava um múltiplo de 3, dizia “plin”: “1,2, plim, 4, 5, plim…”

Entre risadas e reflexões, as turmas descobriram um jeito de relembrar a tabuada, de entrar em contato com os múltiplos e, aos poucos, entender a lógica do conceito.

“Os múltiplos de 3 pulam de 3 em 3!”

“Olha, eles também se revezam, um múltiplo de 3 é par e o outro, ímpar!”

“Se a gente olhar a lista dos múltiplos de 2, só vamos encontrar números pares!”

Como detetives matemáticos, divertiram-se buscando padrões,  regularidades e concluíram que a lista desses tais múltiplos não acaba nunca: “Os múltiplos de um número são infinitos!”.

Apresentação na Casa Firjan

F4 e F5 – Coral

Dia 11 de novembro tivemos a oportunidade de nos apresentar na Casa Firjan durante o Festival Distrito, evento que reuniu escolas de Botafogo em um espaço de trocas e reflexões pedagógicas.

Além das práticas pedagógicas apresentadas pelos professores do Ateliê, nosso Coral esteve presente em  uma apresentação especial, reunindo os dois grupos, cerca de 100 crianças, algo inédito nestes dois anos de ensaios após a pandemia.

Foi uma apresentação que emocionou a todos: equipe do coral, professores, coordenadores, famílias e público presente. A força do canto coral infantil é impressionante, nos toca profundamente o coração!

Que possamos levar essa beleza para mais pessoas!

Parabéns a todas as crianças que puderam estar presentes e que, mesmo com o desafio do calor, deram o seu melhor, nos presenteando com seu canto lindíssimo.

Viva o canto coral, viva a música, viva a arte, viva nossas crianças!

Crônicas: Escrita em Ação

F5 – Projeto

A crônica é um dos gêneros textuais sobre os quais o quinto ano se debruça na apreciação do estilo e nas características e estrutura do texto.

Por se tratar de um texto simples, de linguagem coloquial e temáticas bem definidas, a crônica permite que as crianças se aventurem na escrita, aproximando-se do gênero.

O que proporcionamos nesse ano, além de muita leitura e discussão, é a oferta de propostas que favoreçam e incentivem a prática da escrita.

Assim notamos, aos poucos, o quanto as leituras ofertadas servem de referência para as produções textuais.