Jogos e Brincadeiras

Ateliê

Chegamos à conclusão de mais um ano de aprendizados e diversão no Ateliê. Durante esse processo as crianças puderam explorar o mundo dos jogos de baralho na Oficina de Jogos e Brincadeiras, conheceram diferentes brincadeiras com o corpo na Oficina de Corpo e Movimento, gingaram muito na Oficina de Capoeira, exploraram a magia da química da cianotipia na Oficina de Construção e se conectaram com a natureza em muita brincadeira no Parque Lage.

Foi muito bom passar este ano com os grupos do Ateliê!

As memórias desses dias ficarão guardadas para sempre! 

Cantando, Tocando, Criando!

F1 – Música

Brasil: é feito de quê? Essa pergunta nos fez explorar a diversidade musical do Brasil nas aulas de Música do primeiro ano. Numa aventura musical, viajando com nossa imaginação. Assim conhecemos o maracatu, o coco, a ciranda.

Daí paramos para ouvir os sons da floresta e seguimos cantando samba e partido alto. Depois foi a hora de explorar os tubos sonoros numa brincadeira de fazer melodia coletivamente e de criar parodias.

Finalizando a caminhada nos inspiramos nos biomas brasileiros para criar nosso xote Festa na Caatinga, composição feita pela professora Manoela Marinho e os alunos do primeiro ano,  fechando nosso ano cheios de música brasileira na bagagem!

Finalizando

F1 – Projeto

Tornar-se leitor e escritor é um marco percebido com muito entusiasmo pelas crianças do primeiro ano.  

O fim do ano traz com ele esse sentimento gratificante de ver nossos pequenos mais crescidos e podendo enxergar o mundo com novas lentes. 

Nosso projeto “Planta, Bicho, Gente: Biomas Brasileiros” criou contextos significativos para o exercício desses conhecimentos e para estarmos juntos.

Conhecer melhor o lugar em que vivemos por meio da fauna, da flora e da gente daqui ampliou nosso olhar sobre o Brasil, nossa cultura e natureza. 

As crianças se empenharam na construção da Festa de Encerramento, que contou com composição especial feita pela professora Manu e pelas três turmas. Ninguém ficou de fora dessa festa animada, culminância importante de tantos aprendizados.

Finalizamos o ano com grandes conquistas sociais, pessoais e pedagógicas. Que venham as férias, momento de recarregar a energia para um novo ano!

Mercadinho

F1 e F2 – Matemática

As F2 convidaram as F1 a participar da brincadeira do mercadinho.

Com empenho e planejamento, fizeram pesquisas e compararam preços; arrecadaram embalagens; classificaram e arredondaram valores para facilitar o troco; produziram folhetos de propaganda.

As crianças da F1 foram às compras levando dinheirinho de brinquedo e sacolinhas. Tinham que estar atentas aos preços dos produtos, à quantia de que dispunham e ao troco recebido. Um aprendizado e tanto!

Esse contato com nosso sistema monetário rendeu conversas e atividades instigantes.

Viagens, Cantos e Encontros

F2 – Música

Brasil: é feito de quê? Essa pergunta nos fez explorar a diversidade musical do Brasil nas aulas de Música do segundo o ano.

Numa aventura musical, viajando com nossa imaginação, conhecemos o maracatu, o coco, a ciranda.

Depois paramos para ouvir os sons da floresta, e em seguida, em um encontro com o passarinho “Tiê”, de Dona Ivone Lara, cantamos samba e partido alto.

Começamos o segundo semestre explorando os tubos sonoros numa brincadeira de fazer melodia coletivamente e de criar parodias.

Inspirados pelas pesquisas desenvolvidas em Projeto, criamos coletivamente o  Samba de Viagem, composição da professora Manoela Marinho e dos alunos de segundo ano.

Assim fechamos nossa caminhada, conhecendo um pouco mais dos ritmos e lugares do Brasil!

Encerrando o Ano com Alegria

F3 – Projeto

O planejamento dos últimos dias de aula foi preparado com todo cuidado para ser leve, significativo até os instantes finais de trabalho. As conversas com o objetivo de relembrar as aventuras vividas em projeto e o seu registro fizeram parte da programação. 

Os preparativos da festa de encerramento também presentearam todos com a experiência de viver os ensaios do espetáculo junto das outras turmas.

A semana guardou, ainda, uma surpresa: a visita à Pinakotheke para apreciarmos a exposição Sagrada Geometria, de Rubem Valentim. Houve tempo para brincadeiras, confraternizações e histórias até os 60 segundos finais que antecedem o grito de férias e que todos amam, a contagem regressiva.

Até 2024, no quarto ano!

E o Quarto Ano Chega ao Final! 

F4 – Projeto

Com gostinho de despedida pelo ano intensamente vivido por todos, as turmas foram convidadas a pensar na trajetória do quarto ano. Produziram registros individuais e coletivos. Alguns focaram no Projeto estudado, outros nos desafios que viveram juntos ou individualmente, suas conquistas e tantas memórias desse tempo de boas parcerias e muita aprendizagem. Uma retrospectiva que encheu o coração de orgulho e fez valorizar cada conquista alcançada.

Agora, mais amadurecidos e conscientes dos novos desafios, aguardam um novo ano. 

Que venha o quinto ano!

Fechamento do Ano

F4 – Teatro

Com as F4 estamos encerrando o ano desenvolvendo um trabalho de construção de personagem de fora para dentro.

O processo criativo pode acontecer por vários caminhos: uma palavra, um andar, um sentimento, ou até mesmo um figurino. O importante é estarmos abertos para o jogo cênico com o colega e também com a plateia.

Para finalizar o ano de forma bem divertida disponibilizamos adereços e figurinos para eles escolherem, aos poucos cada um foi criando um personagem, e foram notórias as habilidades cênicas adquiridas ao longo destes três anos.

Boas férias!

Cantamos o Brasil!

F4 e F5 – Coral

No início do ano recebemos a notícia do tema do projeto com grande alegria! O desafio era escolher um pequeno repertório que trouxesse a diversidade gigante de nosso país.

Há diversidade de gêneros musicais, de contextos de realização musical (música urbana e rural), tradições da cultura popular, músicas indígenas… Começamos com Wacomaia, canto Yawanawá, trazendo a presença indígena; seguimos com Banana (de Joyce, com arranjo de Fernando Ariani) um samba com a diversidade de nossa fauna e frutos, o que nos fez perceber que falamos idiomas indígenas aqui por causa de nossa natureza.

Tivemos o maior desafio de todos com o arranjo de Chegança (de Antônio Nóbrega, Wilson Freire e arranjo de Marcela Velon), inspirado no caboclinho do Recife, com sua narrativa enorme sobre a invasão dos portugueses e o primeiro contato com os indígenas, e contracanto igualmente desafiador.

O esforço e empenho dos grupos fizeram com que alcançássemos um resultado muito bonito! As crianças conseguiram se envolver com a narrativa, a contaram nas apresentações desde a Mostra de Artes e foram aprimorando ao longo do tempo, a ponto de trazermos um novo final para a apresentação de fim de ano.

No segundo semestre trabalhamos mais dois novos arranjos inéditos escritos pela professora Marcela, especialmente para o coral: o de Chegança dos Marujos, canto tradicional do congado mineiro (trazendo a herança afro-diaspórica), e a última canção, Manda Chamar (de Roberto Mendes e Capinan), inspirada no samba de roda do Recôncavo da Bahia, que chama para a união de nosso povo, pelo reconhecimento e respeito à diversidade cultural e pelo cuidado com a natureza do país.

Além do repertório das apresentações, tivemos um paralelo trazendo cantos de festas populares e brincadeiras que enriqueceram ainda mais nossos ensaios: Essa gunda, Embelezou, Cobra Salamanta, Dom Dom guero, Onça, O galho da limeira…

Foi um ano muito rico e emocionante, como é nosso cancioneiro popular!

Nau Catarineta

F5 – Teatro

Estamos finalizando o ano das F5 com a apresentação da peça  Nau Catarineta. Uma adaptação onde a história foi questionada e reinventada pelas crianças em forma de brincadeira. Aprender brincando foi o nosso lema!

Estamos encerrando um ciclo de quatro anos no Teatro ao longo do fundamental I, e eles estão preparados e com muitas habilidades cênicas para enfrentar os novos desafios do fundamental II. Desejam cenas cada vez maiores, se comprometem com os estudos de casa, pensam o corpo teatral, se preocupam com a performance dos colegas, são capazes de criar marcações criativas, se preocupam com a verdade cênica e muito mais.

Estão todos de parabéns!

Boas Histórias, Eternas Lembranças

F5 – Projeto

As turmas estiveram rodeadas de boas histórias, muitas contempladas pelos títulos da Ciranda, outras recuperadas de momentos engraçados que ficaram registrados na lembrança de cada um.

A vida é um palco, de Heloisa Prieto, rendeu boas risadas e serviu de inspiração para que as crianças recuperassem episódios vivenciados ao longo do Fundamental I.

Já os títulos da Ciranda fomentaram reflexões importantes sobre a construção das narrativas, o uso da linguagem e a verossimilhança.

O primeiro lugar do pódio ficou dividido. A linguagem informal, a determinação e a esperança do Livreiro do Alemão, de Otávio Júnior, conquistaram os estudantes. O Mistério da Casa Verde, de Moacyr Scliar, trouxe desafios pertinentes à faixa etária do quinto ano e surpreendeu nossos leitores a cada início de capítulo. Em Os Colegas, de Lygia Bojunga, reconheceram traços da fábula.

Na antologia de contos indígenas Nós, de vários autores, e no afro-brasileiro O mar que banha a ilha de Goré, conheceram mais sobre a nossa cultura.

Concluímos o ano satisfeitos com o percurso, desejando boas e novas leituras ao longo das férias!