Back to the English Class

Ateliê F2 a F5 – Inglês

Nas primeiras semanas de inglês no ateliê, as crianças receberam novos colegas no grupo e os auxiliaram com os comandos diários da nossa rotina utilizados no idioma. Juntos, construímos os combinados das nossas aulas, relembrando vocabulários e palavras estáveis na língua inglesa, já conhecidas pela maioria das crianças.
No Parque Lage fizemos alguns trabalhos manuais, utilizando materiais da natureza para confeccionar máscaras de carnaval.

Manhãs Animadas

Ateliê Manhã  F1

Começamos a semana compartilhando o que fizemos no feriado de carnaval. Foi tanta alegria e animação que só com uma aula de Yoga para acalmar a mente e o corpo. Renata propôs um relaxamento bem gostoso e em seguida desafiou os pequenos a praticarem algumas posturas. 

No Ateliê da Educação Infantil, as crianças foram instigadas a pensar em quais brinquedos conseguiriam construir. Foram mencionados o ioiô, bonecos, carrinhos e o tão querido beyblade, que algumas crianças relataram já ter construído em casa. 

“Precisa de uma tampa de detergente e mais tampinhas.” (Benjamin)

“É muito fácil.” (João Q.)

Depois de assistirem ao vídeo do Território do Brincar, em que as crianças contam como construíram brinquedos, foi a vez do grupo colocar a mão na massa e produzir o seu! 

No ateliê da F1, realizamos uma votação e as crianças escolheram pesquisar sobre teatro e cinema. Em nossas conversas, descobrimos que para fazermos uma peça ou um filme precisamos compor um roteiro. As crianças mais antigas relembraram uma informação muito valiosa, trazida por Jean: “Os homens das cavernas já faziam teatro de sombras”. Foi então que surgiu a ideia de criarmos uma estrutura para esse tipo de dramatização. Recortamos uma caixa, colocamos papel vegetal e fizemos um teste com o celular da Mari. Deu certo! Agora só falta decorar!

 

Let’s Start! 

Inglês Ateliê  – F1

No retorno às aulas após o recesso de carnaval, iniciamos o nosso ano preparando as capas dos cadernos de Inglês. 

A proposta para essa primeira criação foi uma técnica de colagem com suas fotos e elementos que fazem parte das suas vidas.

A dinâmica, além de trabalhar a língua, convida as crianças a refletirem sobre si mesmas, seus gostos, o que amam, as pessoas que são importantes para elas, quem faz parte do seu universo, etc. Nessa mudança de segmento e, para alguns, mudança para uma nova escola, é muito importante que estabeleçam as relações de grupo, entendendo as particularidades de cada criança com quem irão conviver.

Para essa atividade usamos os vocabulários:

Something I love… 

Something I like… 

Brincando com Gelo

Ateliê Tarde – F1

Aproveitando o calor do mês de fevereiro, o Ateliê experimentou brincar com o elemento água, mas em seu estado sólido. Para isso, conversamos sobre como podemos transformar a água líquida em gelo. Assim, utilizando panelinhas e potes, escolhemos pequenos brinquedos para colocar dentro e depois enchemos com água. Já em forminhas de gelo, misturamos algumas tintas e adicionamos novamente um pouco de água.

Depois de tudo pronto, nossas professoras levaram para o congelador do refeitório. No dia seguinte, a ansiedade com o resultado tomou conta e na hora do pátio corremos para descobrir o que havia acontecido. Observamos o gelo “escondendo” os brinquedos e, com o passar do tempo, reparamos como ele derretia, virando líquido e soltando os objetos. Com a tinta de gelo, realizamos uma pintura coletiva bem colorida e divertida.

Matemática do Cotidiano

F1

O que é um calendário? Pra que serve?  

Com essas perguntas iniciamos nossa conversa e também o  uso do calendário, esse instrumento importante para a inserção da Matemática no cotidiano das F1. 

As crianças compartilharam conhecimentos prévios e aos poucos vão se apropriando do seu uso. Os calendários de Janeiro e Fevereiro foram para o caderno junto com um desafio: descobrir os números que faltavam. 

Aproveitamos para marcar as datas importantes de cada mês e construímos juntos também um mural de aniversários na sala.

 

Sílabas e Sambas

F1 – Música

Teatro nas F2

F2 – Teatro

Inauguramos a aula de Teatro, novidade para os alunos de segundo ano, conhecendo a turma e a relação de cada um com o teatro. As crianças têm hábito de ir ao teatro? Qual peça já assistiram e gostaram muito?

Ainda em roda conversamos sobre como o teatro dialoga com o tema do projeto: “Entre nós, cuidado”, já que na experiência do fazer teatral exercitamos o espírito coletivo e a generosidade, olhando para o outro, prestando atenção de verdade, escutando atentamente.

Na parte prática, fizemos o jogo do papel, dinâmica que trabalha a união do grupo e ensina que o teatro é uma arte coletiva.

A turma ficou entusiasmada, e aos poucos vamos trazendo novos desafios.

La Flor

F2 – Projeto

Com a obra La Flor, ilustrada no início do semestre na nossa agenda, as crianças da F2 conheceram o artista equatoriano Eduardo Kingman Rio Frío. Pesquisamos onde fica Quito, cidade natal do artista, e aproveitamos para observar outras obras feitas por ele.

Rapidamente as crianças perceberam que as mãos estão muito presentes em suas pinturas e compreenderam o porquê de Eduardo ser conhecido como o artista de las manos. Inspiradas em La Flor, as turmas prepararam um presente especial: flores de papel para serem distribuídas para os funcionários da escola, que cuidam com carinho tanto das crianças e jovens quanto do espaço escolar, num gesto de cuidado e gentileza. 

Boas-vindas ao Cuidado

F2 e F3 – Educação Física

Nas aulas de Educação Física, as turmas de F2 e F3 iniciaram o ano dando boas-vindas aos recém-chegados e matando a saudade dos amigos.

Conversamos e reforçamos as regras de convivência e participação nas aulas e também sobre como podemos refletir sobre o projeto institucional “Entre nós, cuidado” a partir das atividades propostas.

Para animar os grupos, jogamos algumas partidas de queimado propondo regras que nos atentassem ao cuidado com o outro.

Lembramos a importância do uso do tênis, roupas que possibilitem a prática e a amplitude de movimentos, e do copo ou garrafa devidamente identificado com nome e turma.

Pedimos atenção ao horário de chegada para as turmas que têm aula no primeiro tempo, pois nesse momento as regras da atividade são explicadas e discutidas com os grupos.

Artes e a F3

F3 – Artes

As turmas de terceiro ano estão estreando nas aulas de Artes com uma professora especialista. A partir de agora, toda semana, teremos um encontro muito bacana repleto de novidades e atividades criativas.

Nesses momentos os alunos apreciarão obras, sendo orientados a usarem um vocabulário adequado, a reconhecerem os diversos estilos e as diferentes técnicas, a observarem as temáticas, o traço característico de cada artista e quais as possibilidades de expressão dentro da área das Artes Plásticas.

A contextualização das obras escolhidas em relação ao projeto institucional e ao recorte feito pelas turmas também fará parte do trabalho, pois estimula a interpretação sob um olhar mais subjetivo.

E, por fim, o fazer! E haja trabalho: recorte, desenho, pintura e muito mais, apostando nas possibilidades de uma produção criativa e autoral.

Que venha um ano de parcerias e muitas criações!!

Entre, Nós, Cuidado

F3 – Projeto

Pensando no projeto institucional “Entre Nós, Cuidado”, as crianças do terceiro ano foram convidadas a uma reflexão sobre o significado das palavras que compõem o título. Divididas em pequenos grupos, receberam separadamente as três palavras para análise: “Entre”, “Nós” e “Cuidado”.

Aos poucos as palavras foram ganhando novos contextos.

Entre – “Quando alguém entra em algum lugar.”; “Quando alguma coisa está no meio.”;  “Entre ele e ela tem o eu.”; “A palavra entre é difícil de explicar. Quando tem três coisas está entre dois.”

Nós – “Um grupo de pessoas.”; “Vários nós de uma corda, um nó.”; “Pode ser nós de comida, nós de enrolar e nós de gente.”; “Alguma coisa embolada.”; “Outra palavra para gente.”

Cuidado – “Ajudar alguém.”; “Para não machucar alguém.”; “Cuidado é uma palavra que tem várias respostas, uma delas é: cuidado para não se machucar.”; “Cuidado com o corpo do outro.”; “É uma coisa que você precisa fazer com calma.”

O processo de sensibilização ganhou asas e se manifestou de forma artística, transformando-se também em poesia. Para encerrar a dinâmica, os grupos pesquisaram no dicionário o significado de cada uma dessas palavras. Aproveitaram para conhecer esse material que os acompanhará ao longo do ano, bem como seu uso e sua funcionalidade.

Os Múltiplos Sentidos da Palavra Cuidado

F4 – Projeto

A palavra cuidado foi bastante trabalhada durante o período ao qual chamamos de sensibilização, em que provocamos as crianças a pensar sobre as possibilidades de escolha do projeto da série. Nas leituras e discussões nos debruçamos sobre os diferentes significados deste verbete. Assim, usando o dicionário e outras ferramentas de pesquisa, novos significados surgiram.

Através desta atividade abriram-se novas janelas para a reflexão, levando ao estudo, à pesquisa e ao conhecimento de novos assuntos acerca do tema “Entre nós, cuidado”.

Pra Começar

F4 e F5 – Coral

No primeiro encontro do ano demos as boas-vindas às turmas de quarto ano e matamos as saudades das turmas de quinto.

Falamos sobre os combinados dos ensaios do coral, explicamos sobre a importância da escuta e apreciamos três vídeos de corais infantis: um guarani, um africano (não conseguimos localizar de qual povo) e um virtual que reuniu 200 crianças pelo mundo para cantarem a importância do cuidado a partir de uma música de Michael Jackson.

No dia 22, em nosso segundo encontro, começamos a avaliação das vozes que estão chegando para poder separar entre naipe 1 e 2, como fazemos no coral infantil da Sá Pereira.

Que seja um ano de muitas alegrias e cantorias!

Sistema de Numeração Decimal

F5 – Matemática

As investigações em torno do que as crianças dominam sobre o sistema de numeração decimal iniciaram-se a partir da escrita de um número no quadro, seguida da proposta: digam tudo o que sabem sobre esse número. Dessa forma, revelaram o vocabulário matemático que já conhecem, além da compreensão do funcionamento dos elementos de nosso sistema de numeração.

Depois foram desafiados a participar de mais uma nova proposta: a partir de vários números escritos no quadro, deveriam encontrar aquele que correspondesse às  dicas dadas pelo professor. 

Essas atividades auxiliaram a sondagem de início de ano, revisaram alguns conceitos e colaboraram para o planejamento dos próximos desafios matemáticos deste ano.