Nas primeiras semanas de inglês no ateliê, as crianças receberam novos colegas no grupo e os auxiliaram com os comandos diários da nossa rotina utilizados no idioma. Juntos, construímos os combinados das nossas aulas, relembrando vocabulários e palavras estáveis na língua inglesa, já conhecidas pela maioria das crianças.
No Parque Lage fizemos alguns trabalhos manuais, utilizando materiais da natureza para confeccionar máscaras de carnaval.
Começamos a semana compartilhando o que fizemos no feriado de carnaval. Foi tanta alegria e animação que só com uma aula de Yoga para acalmar a mente e o corpo. Renata propôs um relaxamento bem gostoso e em seguida desafiou os pequenos a praticarem algumas posturas.
No Ateliê da Educação Infantil, as crianças foram instigadas a pensar em quais brinquedos conseguiriam construir. Foram mencionados o ioiô, bonecos, carrinhos e o tão querido beyblade, que algumas crianças relataram já ter construído em casa.
“Precisa de uma tampa de detergente e mais tampinhas.” (Benjamin)
“É muito fácil.” (João Q.)
Depois de assistirem ao vídeo do Território do Brincar, em que as crianças contam como construíram brinquedos, foi a vez do grupo colocar a mão na massa e produzir o seu!
No ateliê da F1, realizamos uma votação e as crianças escolheram pesquisar sobre teatro e cinema. Em nossas conversas, descobrimos que para fazermos uma peça ou um filme precisamos compor um roteiro. As crianças mais antigas relembraram uma informação muito valiosa, trazida por Jean: “Os homens das cavernas já faziam teatro de sombras”. Foi então que surgiu a ideia de criarmos uma estrutura para esse tipo de dramatização. Recortamos uma caixa, colocamos papel vegetal e fizemos um teste com o celular da Mari. Deu certo! Agora só falta decorar!
Inglês Ateliê – F1
No retorno às aulas após o recesso de carnaval, iniciamos o nosso ano preparando as capas dos cadernos de Inglês.
A proposta para essa primeira criação foi uma técnica de colagem com suas fotos e elementos que fazem parte das suas vidas.
A dinâmica, além de trabalhar a língua, convida as crianças a refletirem sobre si mesmas, seus gostos, o que amam, as pessoas que são importantes para elas, quem faz parte do seu universo, etc. Nessa mudança de segmento e, para alguns, mudança para uma nova escola, é muito importante que estabeleçam as relações de grupo, entendendo as particularidades de cada criança com quem irão conviver.
Para essa atividade usamos os vocabulários:
Something I love…
Something I like…
Aproveitando o calor do mês de fevereiro, o Ateliê experimentou brincar com o elemento água, mas em seu estado sólido. Para isso, conversamos sobre como podemos transformar a água líquida em gelo. Assim, utilizando panelinhas e potes, escolhemos pequenos brinquedos para colocar dentro e depois enchemos com água. Já em forminhas de gelo, misturamos algumas tintas e adicionamos novamente um pouco de água.
Depois de tudo pronto, nossas professoras levaram para o congelador do refeitório. No dia seguinte, a ansiedade com o resultado tomou conta e na hora do pátio corremos para descobrir o que havia acontecido. Observamos o gelo “escondendo” os brinquedos e, com o passar do tempo, reparamos como ele derretia, virando líquido e soltando os objetos. Com a tinta de gelo, realizamos uma pintura coletiva bem colorida e divertida.
O que é um calendário? Pra que serve?
Com essas perguntas iniciamos nossa conversa e também o uso do calendário, esse instrumento importante para a inserção da Matemática no cotidiano das F1.
As crianças compartilharam conhecimentos prévios e aos poucos vão se apropriando do seu uso. Os calendários de Janeiro e Fevereiro foram para o caderno junto com um desafio: descobrir os números que faltavam.
Aproveitamos para marcar as datas importantes de cada mês e construímos juntos também um mural de aniversários na sala.
Às vésperas do carnaval demos início às nossas aulas de Música, recebendo também várias crianças recém-chegadas à escola.
Brincando com as sílabas dos nomes fizemos nossa apresentação, batendo palmas e contando quantas batidas (sílabas) estavam contidas em cada nome.
A silabação é um recurso utilizado em muitas culturas para o ensino musical. A ideia é abrir caminho com essa atividade para a exploração do ritmo binário do samba, onde cada instrumento da batucada utiliza seu nome para definir sua função rítmica: Sur-do, Tam-bo-rim e Pan-dei-ro.
Ainda nesse primeiro encontro conhecemos e conversamos sobre o samba De semente em semente a gente planta uma floresta, que embalou o Bloco da Sá Pereira e foi composto pela também professora de Música da escola Manoela Marinho. Alô, bateria!
Inauguramos a aula de Teatro, novidade para os alunos de segundo ano, conhecendo a turma e a relação de cada um com o teatro. As crianças têm hábito de ir ao teatro? Qual peça já assistiram e gostaram muito?
Ainda em roda conversamos sobre como o teatro dialoga com o tema do projeto: “Entre nós, cuidado”, já que na experiência do fazer teatral exercitamos o espírito coletivo e a generosidade, olhando para o outro, prestando atenção de verdade, escutando atentamente.
Na parte prática, fizemos o jogo do papel, dinâmica que trabalha a união do grupo e ensina que o teatro é uma arte coletiva.
A turma ficou entusiasmada, e aos poucos vamos trazendo novos desafios.
Com a obra La Flor, ilustrada no início do semestre na nossa agenda, as crianças da F2 conheceram o artista equatoriano Eduardo Kingman Rio Frío. Pesquisamos onde fica Quito, cidade natal do artista, e aproveitamos para observar outras obras feitas por ele.
Rapidamente as crianças perceberam que as mãos estão muito presentes em suas pinturas e compreenderam o porquê de Eduardo ser conhecido como o artista de las manos. Inspiradas em La Flor, as turmas prepararam um presente especial: flores de papel para serem distribuídas para os funcionários da escola, que cuidam com carinho tanto das crianças e jovens quanto do espaço escolar, num gesto de cuidado e gentileza.
F2 e F3 – Educação Física
Nas aulas de Educação Física, as turmas de F2 e F3 iniciaram o ano dando boas-vindas aos recém-chegados e matando a saudade dos amigos.
Conversamos e reforçamos as regras de convivência e participação nas aulas e também sobre como podemos refletir sobre o projeto institucional “Entre nós, cuidado” a partir das atividades propostas.
Para animar os grupos, jogamos algumas partidas de queimado propondo regras que nos atentassem ao cuidado com o outro.
Lembramos a importância do uso do tênis, roupas que possibilitem a prática e a amplitude de movimentos, e do copo ou garrafa devidamente identificado com nome e turma.
Pedimos atenção ao horário de chegada para as turmas que têm aula no primeiro tempo, pois nesse momento as regras da atividade são explicadas e discutidas com os grupos.
As turmas de terceiro ano estão estreando nas aulas de Artes com uma professora especialista. A partir de agora, toda semana, teremos um encontro muito bacana repleto de novidades e atividades criativas.
Nesses momentos os alunos apreciarão obras, sendo orientados a usarem um vocabulário adequado, a reconhecerem os diversos estilos e as diferentes técnicas, a observarem as temáticas, o traço característico de cada artista e quais as possibilidades de expressão dentro da área das Artes Plásticas.
A contextualização das obras escolhidas em relação ao projeto institucional e ao recorte feito pelas turmas também fará parte do trabalho, pois estimula a interpretação sob um olhar mais subjetivo.
E, por fim, o fazer! E haja trabalho: recorte, desenho, pintura e muito mais, apostando nas possibilidades de uma produção criativa e autoral.
Que venha um ano de parcerias e muitas criações!!
Pensando no projeto institucional “Entre Nós, Cuidado”, as crianças do terceiro ano foram convidadas a uma reflexão sobre o significado das palavras que compõem o título. Divididas em pequenos grupos, receberam separadamente as três palavras para análise: “Entre”, “Nós” e “Cuidado”.
Aos poucos as palavras foram ganhando novos contextos.
Entre – “Quando alguém entra em algum lugar.”; “Quando alguma coisa está no meio.”; “Entre ele e ela tem o eu.”; “A palavra entre é difícil de explicar. Quando tem três coisas está entre dois.”
Nós – “Um grupo de pessoas.”; “Vários nós de uma corda, um nó.”; “Pode ser nós de comida, nós de enrolar e nós de gente.”; “Alguma coisa embolada.”; “Outra palavra para gente.”
Cuidado – “Ajudar alguém.”; “Para não machucar alguém.”; “Cuidado é uma palavra que tem várias respostas, uma delas é: cuidado para não se machucar.”; “Cuidado com o corpo do outro.”; “É uma coisa que você precisa fazer com calma.”
O processo de sensibilização ganhou asas e se manifestou de forma artística, transformando-se também em poesia. Para encerrar a dinâmica, os grupos pesquisaram no dicionário o significado de cada uma dessas palavras. Aproveitaram para conhecer esse material que os acompanhará ao longo do ano, bem como seu uso e sua funcionalidade.
A palavra cuidado foi bastante trabalhada durante o período ao qual chamamos de sensibilização, em que provocamos as crianças a pensar sobre as possibilidades de escolha do projeto da série. Nas leituras e discussões nos debruçamos sobre os diferentes significados deste verbete. Assim, usando o dicionário e outras ferramentas de pesquisa, novos significados surgiram.
Através desta atividade abriram-se novas janelas para a reflexão, levando ao estudo, à pesquisa e ao conhecimento de novos assuntos acerca do tema “Entre nós, cuidado”.
No primeiro encontro do ano demos as boas-vindas às turmas de quarto ano e matamos as saudades das turmas de quinto.
Falamos sobre os combinados dos ensaios do coral, explicamos sobre a importância da escuta e apreciamos três vídeos de corais infantis: um guarani, um africano (não conseguimos localizar de qual povo) e um virtual que reuniu 200 crianças pelo mundo para cantarem a importância do cuidado a partir de uma música de Michael Jackson.
No dia 22, em nosso segundo encontro, começamos a avaliação das vozes que estão chegando para poder separar entre naipe 1 e 2, como fazemos no coral infantil da Sá Pereira.
Que seja um ano de muitas alegrias e cantorias!
As investigações em torno do que as crianças dominam sobre o sistema de numeração decimal iniciaram-se a partir da escrita de um número no quadro, seguida da proposta: digam tudo o que sabem sobre esse número. Dessa forma, revelaram o vocabulário matemático que já conhecem, além da compreensão do funcionamento dos elementos de nosso sistema de numeração.
Depois foram desafiados a participar de mais uma nova proposta: a partir de vários números escritos no quadro, deveriam encontrar aquele que correspondesse às dicas dadas pelo professor.
Essas atividades auxiliaram a sondagem de início de ano, revisaram alguns conceitos e colaboraram para o planejamento dos próximos desafios matemáticos deste ano.