Cinema e Boliche

Ateliês F1

MANHÃ

As pesquisas sobre o cinema estão a todo vapor. Conhecemos o curta-metragem Viagem à lua, de George Méliès, lançado em 1902, e o filme O garoto, de Charlie Chaplin, que estamos assistindo em pequenos recortes. Ambos os filmes estão inspirando nossa produção cinematográfica, que será gravada na próxima semana. Para isso, pedimos que enviem na segunda-feira uma blusa, short ou vestidos na cor preta. 

TARDE

A partir da nossa conversa sobre o reaproveitamento das sucatas, a turma do Ateliê da Tarde montou um boliche. As mesmas garrafas pet do circuito foram usadas como os pinos do jogo. Traçamos uma linha de distância, organizamos os pinos e cada criança teve duas chances para acertar o alvo. Com muita concentração, fomos compreendendo a quantidade de força que deveríamos colocar e em qual direção. Ao final, anotamos o número de garrafas que cada criança conseguiu derrubar por rodada e, juntos, contamos o total das pontuações.

Poesia e Movimento

F1 – Ioga – Ateliê 

Nas aulas de Ioga, as crianças do Ateliê, de forma lúdica, têm vivenciado diversas formas de perceber o próprio corpo. Buscando acalmar os pensamentos e emoções, temos experimentado voltar a atenção para nós mesmos e nos concentrar utilizando almofadas de espuma.

Brincadeiras com cartas têm, aos poucos, nos auxiliado a conhecer alguns asanas, as posturas da Ioga.

Ao som de “Sombra Boa”, poesia de Manoel de Barros musicada por Márcio de Camillo, experimentamos também transformar poesia em movimento. 

Sinalização

F1 – Dança

Nas aulas de Dança, após apreciarem obras de diversos artistas presentes nas placas de sinalização da nossa escola, as crianças de F1 foram convidadas a refletir sobre a sua relação com o movimento.

Em seguida, ganharam o espaço do salão, explorando possibilidades de expansão e recolhimento do corpo e seus segmentos, espirais, giros, movimentos circulares e curvos com auxílio de uma bolinha, ampliando seu repertório corporal.

A Mão que Cuida 

F1 – Projeto 

Depois da escolha dos nomes das turmas, as F1 buscaram relações entre esses nomes e as mãos, elemento presente em muitas conversas interessantes sobre o projeto. 

Como as mãos podem cuidar? E demonstrar afeto por um amigo? 

Os livros Minhas mãos, de Nejib, e A quatro mãos, de Marilda Castanha, ajudaram a ampliar essa conversa. 

O que sabemos sobre as mãos? O que queremos descobrir? 

“Mãos que cuidam, brincam, lavam, fazem carinho, jogam, desenham, pintam, escrevem, leem…”

Vamos de mãos dadas nessa nova investigação!

Boliche

Ateliê F1 – Tarde

A partir da nossa conversa sobre o reaproveitamento das sucatas, a turma do Ateliê da Tarde montou um boliche. As mesmas garrafas pet do circuito foram usadas como os pinos do jogo. Traçamos uma linha de distância, organizamos os pinos e cada criança teve duas chances para acertar o alvo. Com muita concentração, fomos compreendendo a quantidade de força que deveríamos colocar e em qual direção. Ao final, anotamos o número de garrafas que cada criança conseguiu derrubar por rodada e, juntos, contamos o total das pontuações.

Parque Lage

Ateliê F2 a F5  – Parque Lage

Toda sexta-feira, as crianças do Ateliê visitam o Parque Lage. Em um desses encontros, Plínio, funcionário do ICMBio que nos acompanha, contou um pouco sobre  a história do Parque e o trabalho desenvolvido para sua conservação e a preservação da Floresta da Tijuca. As crianças também tiveram a oportunidade de participar do plantio de árvores. Durante  o processo,  puderam entender como são preparadas as mudinhas e os berços (pequenos buracos na terra) para depositá-las, e cuidadosamente enterraram e regaram as futuras árvores. 

Além de ter sido uma experiência de conversa e prática sobre a importância do plantio e do cuidado com a natureza, foi um momento de muita diversão! As crianças ficaram felizes em colocar a mão na terra e plantar a própria árvore. Dessa forma, cultivaram um vínculo com o parque: uma árvore cujo crescimento vão poder acompanhar durante todo o ano, fortalecendo sua relação com a natureza e experimentando reflexões e atitudes coerentes com a preservação do meio ambiente.

Azul e Lindo Planeta Terra, Nossa Casa

F2 – Projeto

Ainda no processo de sensibilização para a escolha do projeto, as turmas de F2 participaram de uma proposta de atividade diferente. Em pequenos grupos, com crianças misturadas da F2A e da F2B, ouviram a história “Azul e lindo planeta Terra, nossa casa”, de Ruth Rocha e Otávio Roth.

Inspirados pela narrativa, produziram cartazes com mensagens para pedir um cuidado especial com a Terra, nosso planeta e nossa casa. Depois compartilharam a atividade com as outras crianças de suas respectivas turmas, que assumiram o objetivo de produzir outros cartazes, de forma autônoma e com o auxílio dos pequenos que já tinham vivenciado o processo.

A proposta rendeu uma boa conversa sobre os cuidados com a Terra e um discussão significativa sobre a produção de um cartaz, o que resultou na construção coletiva de um lindo mural para sensibilizar as pessoas que por ali passam de que cuidar da Terra é imprescindível.

Registrando Nossas Movimentações

F3 – Dança

Nas aulas de Dança, as crianças estão vivenciando propostas de sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”. Fizemos um passeio aos jardins do MAM no qual pudemos refletir sobre o nosso corpo, dando ênfase às partes que o compõem, pensando nos movimentos que podemos fazer com ele e, claro, conversando sobre a importância de cuidar do nosso corpo e do corpo do outro.

As turmas escutaram a história  Conversa de corpo, de Priscila Freire, observando as ilustrações de Marcos Coelho Benjamin, e participaram de uma proposta em que o objetivo era registrar o movimento do outro.

Sem tirar o lápis pastel do papel, as crianças registraram todo o percurso corporal que estavam observando, e só podiam terminar quando a sua dupla fizesse a pose final. Foi uma experiência muito significativa.

Na escola, demos sequência a essa proposta e cada um escolheu apenas um movimento para realizar e ser registrado. Dessa vez, o resgistro foi feito apenas com uma pincelada, fazendo aparecer a movimentação.

Sequências

F3 – Matemática

As crianças do terceiro ano enfrentaram um desafio intrigante: organizar uma variedade de elementos de maneira que outro grupo pudesse replicar sua disposição o mais fielmente possível. Cada grupo tinha à sua disposição um grupo de elementos: tampinhas, formas geométricas, madeiras de diferentes tamanhos, cordas e até sons.

Esse desafio provocou discussões fascinantes sobre sequências, definidas pelos alunos como “vários objetos que têm algo em comum e são agrupados de forma repetitiva e ordenada, permitindo visualizar a ordem”.

Para aprofundar nosso entendimento sobre sequências, mergulhamos no livro Lobo Bolo: o livro das coleções, de Renata Bueno, que apresenta coleções organizadas em sequências e desafia o leitor a descobri-las e completá-las.

Além disso, exploramos as sequências numéricas e nos divertimos com um novo jogo, chamado Pin. Nele, as crianças devem dizer “Pin” após uma contagem estabelecida. Por exemplo, no Pin do 5, elas devem dizer “Pin” a cada intervalo de 5 números. O desafio está em manter a contagem dos números enquanto o jogo avança: “1, 2, 3, 4, Pin, 6, 7, 8, 9, Pin”, e assim por diante.

Também utilizamos a reta numérica para explorar diversas operações matemáticas, enriquecendo nossa compreensão das sequências.

O Lugar de Estar de Burle Marx

F4 – Artes

Conhecer alguns trabalhos do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx com as turmas do quarto ano já começou a dar frutos nas aulas de Artes! Os grupos, curiosos e observadores, voltaram para a escola com muitas perguntas e comentários interessantes, que proporcionaram uma boa roda de conversa.

Observaram, por exemplo, que não havia nenhum projeto de jardim para casa e concluíram que todos tinham como objetivo as cidades. E, assim, elegeram que esse era o “tema” da exposição.

Mas quem decide isso? Quem teve essa ideia? Aqueles trabalhos que vimos eram todos os produzidos por Burle Marx, ou tem mais? Quem projeta a exposição? Essas e outras tantas perguntas foram surgindo e sendo respondidas, ora por eles mesmos ora pela professora. Foi um momento excelente para trazer o conceito de curadoria, do trabalho que é executado pelo/a curador/a e como se pode trabalhar com arte sem necessariamente ser artista.

Foi observado que os trabalhos eram apresentados em grupos e contavam com pelo menos uma planta baixa, um croqui, fotografias e uma pintura do artista. Esse vocabulário foi todo adquirido durante a visitação. E surgiu a dúvida sobre o que é uma planta baixa. Hipóteses foram levantadas e foi lançado aos grupos um desafio: fazer uma planta baixa da sala de Artes! Falaram de perspectiva, “achatamento” dos objetos, vista de cima, medidas e proporção, antes de partirem para o fazer.

Munidos de réguas, esquadros, lápis e borrachas, enfrentaram a tarefa com muita coragem e parceria, um ajudando o outro a entender como fazer essa representação. E como desafio pouco é bobagem, levaram para casa mais uma proposta: fazer a planta baixa do quarto de dormir. Como será o lugar de estar de cada um?

Dia Mundial da Poesia

F4 – Projeto

Como parte dos estudos sobre o gênero poesia, as turmas aprofundaram seus conhecimentos sobre os textos poéticos através de algumas atividades. 

Com a intenção de sensibilizar as crianças para a beleza do que é da natureza do poético, que vai além do simples significado das palavras, propusemos, como faz Manoel de Barros, que brincassem com as palavras.

Em meio a atividades de casa, as crianças apreciaram textos e livros do acervo da escola. Na biblioteca, dividiram-se em grupos e buscaram poemas em livros pré-selecionados. Cada grupo recitou alguns deles para os colegas. 

Durante as nossas conversas, percebemos que a poesia tem o poder de emocionar, inspirar e conectar as pessoas. E que valoriza e  enriquece  a leitura crítica. Celebrar a beleza das palavras, apreciar e valorizar a arte da poesia foram os objetivos das atividades propostas.

Em outro momento, cada um escolheu um poema, transcreveu-o para o papel de forma  criativa e, para comemorar o Dia Mundial da Poesia, as crianças os distribuíram para pessoas da escola e também para desconhecidos, na rua, num ato de gentileza.

Projeto a Caminho

F5 – Projeto

Depois de uma assembleia em que as três turmas discutiram os assuntos pensados para o projeto das F5, chegou o momento do registro do grande encontro. 

Eles refletiram e escreveram em seus cadernos argumentos que justificassem a escolha de alguns dos temas colocados em discussão como relevantes para o estudo, procurando conciliar os interesses apresentados pelas três turmas.

A origem da vida, o cuidado com o corpo humano, a saúde física e mental e o olhar para os desfavorecidos de nossa sociedade foram temas que mobilizaram as crianças. 

Estão, agora, a caminho de definir a escolha do projeto, que cada vez mais ganha forma.