Festas Populares

Ateliê F1 – Cultura Popular

Essa oficina no Ateliê se propõe a apresentar o universo da nossa cultura por meio do calendário das festas  populares. Com o Carnaval no início de ano não foi diferente. Investigando suas origens, nos deparamos com os Zé Pereiras, grupos de origem portuguesa que, sobretudo no norte de seu país, tocam bombos enormes e caixas de maneira bem performática, incluindo a presença de bonecos gigantes. Essa tradição portuguesa teria influenciado o carnaval carioca. Nas aulas, aprendemos o toque marcial no tambor, característica da famosa marcha carnavalesca, que é respondida pelo grito de: “Zé Pereira!”.

Dando continuidade ao assunto dos tambores grandes, decidimos investigar mais um pouco e encontramos os Maracatus. No seu formato em cortejo, dançante e percussivo, o Maracatu é tido como um auto dramático que celebra o coroamento do Rei e da Rainha, ligado à instituição do Rei do Congo. Acima de suas cabeças paira um pálio colorido, um enorme guarda-sol. À frente das bailarinas vão as Damas do Passo, segurando suas bonecas calungas, que representam os antepassados e a ancestralidade. Na parte de trás vem os batuqueiros com suas enormes alfaias, tambores-treme-terra, caixas, xequerês, gonguês e mineiros.

Começamos tentando entender musicalmente uma clave tocada pelo gonguê, que parece perguntar: “Que é que tem Zé?”. A ideia é pesquisar mais sobre as danças, as toadas e estandartes e, a partir desse conhecimento, construir nossos próprios elementos, como estandartes, coroas, calungas e pálios, para experimentarmos fazer o nosso cortejo. Aguardem.

O que é Projeto? 

F1

“É um tema para toda a escola. A gente pensa numa coisa que tem a ver com esse tema.”

“É algo que decidimos que queremos estudar e depois  pesquisamos.”

“Um projeto precisa de planejamento.”

“É uma coisa que as pessoas usam para conseguir construir alguma coisa.” 

“Projeto serve para organizar as ideias.”

Essa conversa trouxe  significado para o que está nascendo nas F1: um projeto!  

Nossos caminhos de pesquisa estão se definindo a partir de comentários,  dúvidas e questionamentos que foram surgindo sobre mãos e cuidado:

Como as mãos se mexem? Tem uma cordinha que as liga ao cérebro?  Precisamos lavar as mãos pra não pegar Covid. Quem não enxerga descobre as coisas do mundo pelas mãos…

Questões  relacionadas a anatomia, higiene, tato e o uso das mãos na comunicação estão entre os assuntos de interesse.

Materiais que possam contribuir com as pesquisas são bem-vindos.

Fruits and Tastes

Inglês – F1

Nas turmas de F1 exploramos os nomes das frutas e seus sabores na língua inglesa. Em uma roda de conversa listamos as frutas preferidas das crianças e assim criamos um registro no caderno, com ilustrações reforçando os nomes aprendidos em inglês. Depois fizemos um gráfico das frutas favoritas da turma.

Mas quais são os nomes dos sabores de todas essas frutas deliciosas? Começamos então a aprender os sabores: Sweet, Sour and Bitter.  Ao longo da atividade, os pequenos foram incentivados a verbalizar os nomes dos sabores de determinadas frutas: What is the taste of an apple? An apple is sweet! What is the taste of a lemon? A lemon is sour!

Com as ilustrações feitas por eles, construímos um jogo da memória, que servirá para as crianças se divertirem e, ao mesmo tempo, praticarem o vocabulário em inglês com muita ludicidade.

Para encerrar esse primeiro projeto de F1, fizemos um passeio à Cobal para comprar fruits! Coletivamente, montamos um supermarket list com as frutas e as suas quantidades. O dia do passeio foi uma diversão só! Com as listas de compras em mãos, exploraram as estantes do mercado, observando cores, cheiros e aparência dos alimentos, para que as escolhas fossem de qualidade.

Na aula seguinte ao passeio, fizemos uma deliciosa fruit salad, que foi saboreada por todos. 

Jack and the Beanstalk

F2 – Inglês

Nas turmas de segundo ano iniciamos o  projeto dos contos de fadas, Fairy Tales, conhecendo diversos elementos e um vocabulário novo cheio de magia.

Para começar, conversamos e trocamos informações sobre os contos favoritos, suas versões diferentes e comparamos o que eles têm em comum. Através dos conhecimentos que as crianças já possuem sobre esse gênero literário, montamos uma lista com palavras que são essenciais numa história de contos de fadas, como: witch, princess, prince, villain, hero, magic, castle, etc..

Essa lista foi registrada no caderno e ao longo das atividades será revisitada, auxiliando no desenvolvimento e entendimento dos conteúdos apresentados em sala de aula.

Para dar continuidade ao trabalho literário, desafiamos as crianças a descobrirem qual seria a história contada, a partir de algumas palavras. Observe as dicas:

Farm, Poor, Cow, Old Man, Beans, Castle, Giant e Golden Eggs.

Conseguiu adivinhar? As crianças também, e rapidamente anunciaram a história: Jack and the Beanstalk.

Contamos a história numa grande roda ao ar livre. De forma lúdica, utilizamos bonecos e objetos que possibilitaram às crianças ouvir toda a história em inglês, compreendendo as falas e as ações ao longo da narrativa.

Projeto a Caminho

F2 – Projeto

Desde o início do semestre, as turmas de F2 vêm experimentando um período de sensibilização para o projeto institucional da escola: “Entre nós, cuidado”. Muita escuta e conversa, muitas brincadeiras, músicas, histórias e reflexões têm nos levado ao cuidado com a natureza, ao cuidado com a terra.

Com esse tema em vista e para animar a criançada, as turmas pensaram em possíveis nomes para o projeto das F2. Após uma primeira votação, dois nomes foram selecionados para a eleição final. Com o resultado da votação apertada, juntamos os nomes sugeridos pelas turmas e  inauguramos o nosso tema de pesquisa: “Cuidadores da Terra: Natureza nunca é demais!”.

Agora é arregaçar as mangas e se debruçar no nosso tema de estudo. Todos os materiais, visitas e contribuições das famílias serão muito bem-vindos! 

Menu

Ateliê – Inglês

Seguimos, nas turmas do Ateliê de F2 e F3, com a proposta do projeto de alimentação para o primeiro bimestre. Além da revisitação de conteúdos, temos introduzido novos vocabulários e estruturas essenciais para que as crianças possam se expressar com segurança durante nosso almoço. 

Realizamos atividades nas quais incluímos a nomenclatura dos talheres e outros utensílios em inglês, e aproveitamos para nomear as principais refeições do dia, discutindo sobre os alimentos recomendados para cada uma delas.

As crianças criaram um cartaz-cardápio para a sala do ateliê, onde diariamente colocamos o menu do dia com desenhos feitos por elas enquanto os mais velhos apresentam o cardápio para os mais novos diariamente.

Também abordamos os dias da semana e atividades cotidianas, permitindo que todos definam suas rotinas para cada dia. Nesse período, os alunos aprenderam sobre o dia que antecede hoje — ontem — e o que vem depois — amanhã.

Finalizando o bimestre, os grupos estão refletindo sobre a obra do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, conhecido por seus retratos de figuras humanas utilizando frutas, legumes e flores, que culminará com a apresentação de releituras inspiradas nas pinturas deste artista.

Com as crianças maiores, de  F4 e F5, demos continuidade às conversas em torno da alimentação saudável destacando os pratos mais comuns dos países ao redor do mundo.

Aproveitamos para falar das questões culturais que influenciam as escolhas alimentares.

Os alunos foram desafiados a praticar diálogos simulando uma ida a restaurantes em outros países, sua rotina diária com revisão dos Days of the Week e também das WH question words.

A Cicatriz

F3 – Teatro

Entregamos para os alunos a adaptação feita para o teatro do livro A Cicatriz, de Ilan Brenmanm — lido e trabalhado em sala de aula na fase de sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”.

Juntos, lemos a adaptação, fizemos um trabalho de compreensão de texto e distribuímos os personagens, conversando e orientando as crianças a pensarem: quais os estados emocionais de cada personagem?

Um dos maiores desafios para a maioria das turmas é falar  alto e bem articulado, e essas habilidades são desenvolvidas ao longo das vivências, praticando, tanto nas aulas como em casa.

Agora vamos começar a  montar a nossa peça, a primeira montagem dessas turmas. A estreia, no teatro dentro da escola, acontecerá na Mostra de Artes.

Contamos com a parceria dos pais com o estudo e o treino do texto em casa.

It’s Okay To Be Different

F3 – Inglês

No primeiro bimestre, as turmas do terceiro ano focaram em explorar características físicas das crianças do grupo, bem como suas atividades favoritas. Durante esse período identificamos o que temos em comum e o que nos diferencia.

Como parte final dessa proposta, realizamos uma leitura coletiva do livro It’s Okay To Be Different, de Todd Parr, para estimular a reflexão sobre a diversidade e a aceitação das diferenças. A atividade proporcionou descobertas e reflexões significativas em Língua Inglesa, ao utilizar o vocabulário e as estruturas que temos consolidado em nossas aulas por meio de vídeos, atividades no caderno e jogos pedagógicos.

Essa experiência não apenas reforçou o aprendizado do idioma, mas também os instigou a pensar sobre a importância do respeito, da tolerância e da valorização das diferenças entre eles. Estamos orgulhosos do engajamento e do progresso que eles alcançaram durante o processo.

Escolha do Projeto

F3 – Projeto

Depois de muitas conversas, pesquisas e investigações, as turmas  de F3 definiram o tema para o projeto deste ano. As crianças estão curiosas para conhecer o corpo humano e seu funcionamento, pesquisar sobre como o corpo se mantém saudável e como podemos nos cuidar e buscar nosso bem-estar.

Com o tema definido, era hora de escolher o nome para o Projeto que conduzirá nossas pesquisas. As três turmas trouxeram muitas sugestões e depois decidiram por algumas opções que foram para a votação.

As crianças estavam muito animadas para participarem, afinal era a primeira tarefa de casa no Classroom! Para isso, inauguramos o uso dessa ferramenta em sala de aula. Cada criança usou um chromebook, fez o login com o seu e-mail, criou uma nova senha e depois entrou em nossa sala de aula virtual. Estavam todos animados, escrevendo recados no mural e descobrindo as possibilidades de uso do Classroom, que será mais uma ferramenta de trabalho do 3° ano.

A votação foi aberta e, em casa, com a participação das famílias, cada um votou em uma das opções. Hoje chegou o dia de descobrirmos qual será o nome do nosso Projeto. Aguardem!

Espaço de Cuidado

F4 – Projeto

A partir das atividades de sensibilização para o projeto institucional “Entre nós, cuidado”, as crianças foram desafiadas a olhar para o entorno do local em que vivemos e identificar seus espaços de cuidado. Afinal, quem cuida da cidade? Quem é o responsável pelos espaços urbanos? Como a população é cuidada? De que forma os espaços acolhem as pessoas?

Voltando o olhar para o nosso entorno, as crianças citaram o Posto de Saúde do Santa Marta, e nós recebemos dois profissionais que atuam cotidianamente no local: Felipe, que é educador físico, e Fabiana, agente de saúde. Para recebê-los, as crianças prepararam roteiros de entrevista e fizeram uma breve pesquisa.

Entusiasmadas, tiraram muitas dúvidas e passaram a conhecer mais sobre a rotina daquele espaço de cuidado tão importante para a comunidade. Aprenderam sobre a importância dos serviços prestados pelo SUS para a equidade no acesso à saúde, e sobre a importância do acompanhamento das Clínicas da Família para a prevenção e manutenção da saúde da população. 

Aos poucos, nosso projeto ganha um contorno mais definido e prepara-se para sair do forno.

Liderança de Movimento

F4 e F5 – Dança

Nas aulas de Dança de F4 e F5, observamos algumas imagens escolhidas para a sinalização das salas da nossa escola, e percebemos que a mão era um elemento presente em muita delas.

Assistimos então a um vídeo no qual as mãos são as protagonistas da coreografia. Conversamos sobre as partes do corpo, as possibilidades de movimentações, e realizamos uma proposta chamada liderança do movimento, na qual mãos, pernas, quadril, ombros e etc. guiavam a dança do corpo todo, como um impulso.

Pudemos, assim, perceber qual reação o nosso corpo tem ao ser acionado por uma única parte, e que dança surge nessa exploração.

Planeta Água

F4 e F5 – Coral

Nos dois últimos ensaios do Coral, nos dedicamos a sensibilizar nossos alunos para a temática da música Planeta Água, de Guilherme Arantes.

As turmas assistiram a uma contação de história indígena que fala sobre o surgimento dos rios e a um pequeno e bonito documentário sobre o ciclo da água no planeta. Vimos, a partir desses dois vídeos, a importância das novas gerações para uma maior conscientização sobre a preservação da água limpa e do equilíbrio do meio ambiente.

Planeta Água é a primeira canção com arranjo vocal que será trabalhada em 2024, e já começamos a ensaiar a sua primeira parte.

Trabalho em Equipe

F4 e F5 – Educação Física

Experimentamos vários tipos de brincadeiras que misturam cooperação e competição. Corrida dos cones, travessia, corrida centopeia, vôlei cone, vôlençol e queimado-ajuda foram algumas delas.

Também refletimos sobre a presença de esportes praticados individualmente e sobre o quanto trabalhar em equipe é essencial!

 

Joca

F5 – Projeto

A relação entre escola e sociedade é fundamental para a formação crítica das crianças. Trazer os eventos do cotidiano extramuros para a sala de aula dá sentido à aprendizagem.

Pensando nisso, o Jornal Joca, informativo voltado para o público infantojuvenil, passou a fazer parte de nossos recursos pedagógicos para auxiliar na ampliação do repertório de informações sobre o Brasil e o mundo.

Promover a experiência de leitura de um jornal impresso, material que tem ficado raro hoje em dia e que contém uma diversidade de gêneros textuais, constitui-se em um dos principais objetivos do trabalho de Língua Portuguesa.

Também faz parte de nossas intenções pedagógicas desenvolver o gosto pela leitura, o senso crítico e a responsabilidade social através do contato com a pluralidade de opiniões que o jornal nos oferece.