Capoeira no Ateliê

Ateliê F1

É muito bom
É bom demais
Ser capoeira é bom demais.

As aulas de Capoeira nos Ateliês acontecem às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.

O professor Jamal costuma iniciar a rotina com uma roda de cantoria, distribuindo chocalhos, pandeiros, tambores e agogôs. Para convocar o grupo, uma criança traz o brado “Alô, bateria!”. Ao som do atabaque, Jamal apresenta algumas cantigas em Iorubá; a mais comum no repertório é “Odékomorodé”. Explora os movimentos corporais através da ginga, balanço da árvore, caranguejo, urso e reloginho. Mas a hora preferida dos pequenos são os piques, em especial, o Pique-Banana! 

E você? Conhece algum movimento ou canção de capoeira? Compartilhe conosco!

Dança das Mãos

F1 – Dança

Dialogando com o projeto institucional, refletimos sobre as obras apreciadas no período de sensibilização, e sobre que partes do corpo algumas delas retratam em comum.

As crianças foram rápidas em responder: “As mãos!”.

Observamos a estrutura deste segmento corporal conhecendo suas partes e estabelecendo sua relação com o ato de cuidar.

Em seguida apreciamos alguns vídeos nos quais o foco das sequências coreográficas são as mãos. Os movimentos sugeridos no vídeo “Magia das Mãos”, do grupo Palavra Cantada, nos auxiliaram na concentração e sensibilização das nossas mãos para a composição da “Nossa Dança das Mãos”.

Atentas, as crianças se desafiaram nesta outra forma de dança e expressão.

Anatomia das Mãos

F1

Nas investigações sobre as mãos, sua anatomia ganhou a atenção das crianças. 

O que temos nas mãos? 

“Unha, veia, sangue, ossos, músculos, linhas e digitais” foram algumas das respostas das F1.

Quantos ossos as compõem? 

Primeiro, as crianças fizeram uma estimativa, em seguida observaram as próprias mãos, apalparam e chegaram a números bem diferentes. 

Com a réplica de um esqueleto dessa parte do corpo, fizeram a contagem e descobriram que a mão é composta por 27 ossos, divididos em 3 grupos.

A brincadeira  ganhou  registro no caderno de Matemática e abriu mais espaço para conversa:

O que faz a mão se mexer?
O que mais tem por dentro, além dos ossos?

Nossas investigações estão só começando!

O Problema da Cooperação!

Ateliê – Oficina de Construção

Finalizando a sensibilização para o primeiro projeto do ano, as turmas realizaram um experimento para resolver o problema do laser no alvo.

Portando três espelhos planos e um laser, nossos estudantes precisavam direcionar o raio até um alvo. Após manusearem os materiais e encontrarem as primeiras dificuldades em direcionar a luz através dos espelhos, aos poucos, e com cooperação, conseguiram se organizar e entender como cada integrante deveria colaborar com o seu papel no grupo.

Após todos resolverem o problema, discutimos como conseguiram solucioná-lo e por que a solução arrumada foi satisfatória. Explicaram o princípio da reflexão da luz e descobriram que esse é o fenômeno responsável pela conclusão do experimento. As explicações foram desenvolvidas exclusivamente pelos estudantes, a partir de suas concepções espontâneas. Aos professores coube o papel da mediação dessas ideias.

Por fim, debatemos que a maior dificuldade desse experimento era que todas as crianças precisavam cooperar entre si e respeitar e apostar nas ideias propostas pelos amigos. Assim, o experimento tratava, na verdade, do exercício da cooperação, um dos temas importantes que trabalharemos este ano dentro do projeto “Entre nós, cuidado”.

Terra e terra

F2 – Projeto

Com o nome do projeto escolhido — “Cuidadores da terra: natureza nunca é demais” — as F2 receberam a primeira visita do ano. Henrique, querido professor de Ciências da escola, conversou com as turmas sobre a palavra terra.

Existe diferença entre Terra e terra? O que é terra?  As crianças refletiram, compartilharam seus conhecimentos e puderam entender do que a terra é feita, do que é formada.

Também fizeram um experimento que está sendo acompanhado de pertinho: num pote com tampa colocaram restos de legumes, verduras e frutas para ver a ação dos fungos e bactérias transformando material orgânico em… terra! Quanto tempo será que vai levar para acontecer? As crianças deram seus palpites! Será que alguém vai acertar.

Os Jogos e a Subtração

F3 – Matemática

Nos últimos meses, as turmas de F3 discutiram o conceito de subtração. Para aprofundar o assunto, os alunos foram organizados em pequenos grupos e receberam diferentes jogos, todos abordando a temática da subtração.

Após a realização dos jogos, as crianças compartilharam suas experiências e estratégias. Algumas enfatizaram a ideia de “tirar quantidades”, outras optaram pela contagem regressiva, enquanto outras destacaram a importância de encontrar a diferença entre os números. As discussões em grupo permitiram que as turmas explicassem suas estratégias, promovendo reflexões sobre o processo de subtração. 

Pense Rápido!

F4 – Teatro

Estamos trabalhando e treinando o pensamento rápido. Não é fácil ser criativo e ter ideias com pouco tempo para elaborá-las.

Estar em cena é muito mais do que falar um texto que foi estudado e decorado na frente do público. São muitos os desafios e camadas de aprendizados, como sentir emocionalmente a pressão de ser visto e não se abalar com isso, afastar o medo de errar,  ter consciência dos seus movimentos corporais e criá-los, saber se posicionar em cena em relação aos outros colegas e à plateia, falar alto e bem articulado etc.

Para estar em cena é preciso ter atenção ao momento presente, observar tudo e todos. É necessário pensar rápido. Imprevistos acontecem, às vezes o erro cai no nosso colo. Como resolver sem parar a cena? O público não pode ver o erro. É necessário ter o controle emocional para lidar com a frustração do erro e pensar rápido para criar em cena, através de ações concretas, soluções. E assim colocar a peça de volta ao caminho que foi previamente combinado.

Os exercícios do ABC e do Troca estimulam essa capacidade de pensar rápido, e nossos alunos amaram esse treino! Se divertiram muito com as ideias inusitadas que apareceram quando precisaram pensar rápido.

Ampliando Conceitos

F4 – Matemática

Na retomada de conceitos já estudados, outros são acrescentados e, com isso, faz-se necessário o uso de um vocabulário matemático ampliado. 

Revisitamos a prática da técnica dos algoritmos da adição e da subtração, e associamos a esse assunto a operação inversa de tais operações, junto com a expressão “termo desconhecido” e com a cobrança do uso dos termos de cada operação.

O objetivo principal desse trabalho foi compreender que a adição e a subtração são duas operações inversas, ou seja, que têm funcionamentos contrários, e para descobrir o termo que está desconhecido em uma delas precisamos recorrer à outra.

Definindo Caminhos

F5 – Projeto

Definimos o tema do projeto da série em assembleia e criamos justificativas que alinharam os interesses das turmas.

Começamos, então, a pensar no que desejamos pesquisar e a formular as questões de pesquisa. O que queremos saber? Por onde iniciaremos nossos estudos e que caminho percorreremos? 

Propor atividades que provoquem tais reflexões é parte do nosso currículo de procedimentos de pesquisa. Entendemos que é fundamental discutir sobre o processo de estudo com as crianças, para que se envolvam e aprendam como se dá uma pesquisa e o quanto ela é parte de um trabalho coletivo e deve, no nosso caso, ter como referência o olhar para a sociedade em que vivemos.