Moleque Mateiro 

Ateliê F1

Em nossas primeiras aulas com o Moleque Mateiro, as turmas do Ateliê foram apresentadas a diferentes materiais com elementos da natureza.

Para apurar os nossos sentidos, observamos suas texturas e cheiros. Usando folhas, tintas naturais e argila, nossas professoras, Mari e Lorrane, organizaram propostas de artes para ressignificarmos esses elementos em nossas mãos. Durante as atividades, conceitos sobre ecologia foram introduzidos para as crianças de forma lúdica, trazendo mais familiaridade com a natureza, o que as ajuda a construir a concepção do cuidado e do respeito com o meio ambiente.

Em toda última quarta-feira do mês visitamos o Parque Lage junto às meninas mateiras, ampliando a nossa relação com os espaços verdes para além da escola.

Dança na Praça

F1 – Dança

Em 1982, foi criado pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. A data foi escolhida por ser o dia de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), importante mestre de balé francês que deixou contribuição significativa para a história da dança.

Para comemorar, as turmas de primeiro ano tiveram uma aula diferente: fomos à praça do Largo dos Leões, onde aquecemos nosso corpo e dançamos ao ar livre. Utilizamos tecidos coloridos que estabeleceram conexão entre duplas e até trios, buscando explorar as diferentes possibilidades de movimento. Também exploramos nos deslocar pelo espaço e criar pequenas sequências de  movimentações em grupo.

Beans: Different Colors and Sizes

F2 – Inglês

Nas aulas de Inglês as turmas de segundo ano ganharam um toque mágico após a leitura de Jack and the Beanstalk. Exploraram uma variedade de feijões, diferentes em cores e tamanhos, e foram convidados a observar os detalhes de cada grão. A surpresa tomou conta quando nos deparamos com feijões desconhecidos.  

Com a descoberta dos feijões, mergulhamos no aprendizado dos comparativos “bigger” e “smaller” para descrever os grãos em inglês. Incentivamos a autonomia na fala, encorajando os alunos a expressarem suas descobertas construindo pequenas frases oralmente e por escrito. Aproveitamos o aprendizado novo para brincar de comparar os tamanhos de outros objetos encontrados em sala de aula. 

Em grupos, construímos mandalas com os feijões, transformando o aprendizado em uma experiência divertida e criativa que fará parte da composição da capa do nosso caderno de Inglês. 

Plantas da Escola

F2 – Projeto

As turmas de F2 receberam uma visita especial. Jade, nossa querida diretora, compartilhou com as crianças a seleção de plantas escolhidas para serem plantadas na escola.

Primeiro, as crianças observaram as folhas e tentaram adivinhar em qual pátio a aquela planta estava: no verde, no da frente ou no de cima? Depois, com as folhas em mãos, foram em busca de suas “donas” e ficaram animados ao conseguir encontrá-las. Observaram as características de cada planta, descobriram seus nomes e tiveram uma grande surpresa ao saber que todas elas dão frutos comestíveis ou são PANCs – plantas comestíveis não convencionais. Amoreira, açaizeiro, goiabeira, jabuticabeira, grumixama, jasmim-estrela, ipê branco, entre outras espécies, dão vida e verde à nossa escola.

Agora as crianças querem saber como podemos cuidar de todas elas. Será que precisam de rega diária? De muito sol? De vitaminas? 

No Ritmo do Pandeiro

Ateliê – Capoeira

O som do pandeiro é quem dá o tom e o ritmo às aulas de Capoeira. As crianças têm experimentado tocar o pandeiro, gerando momentos de diversão e conexão com a cultura afro-brasileira.

Esse instrumento é como o coração pulsante da roda. Suas batidas ritmadas acompanharam os movimentos dos nossos pequenos capoeiristas, inspirando-os a expressar-se com energia e criatividade.

O professor Thiago tem compartilhado não apenas movimentos e técnicas, mas também a oralidade que se faz presente em cânticos e histórias transmitidas de geração em geração, preservando a rica tradição afro-brasileira. 

Os movimentos da capoeira ecoam os passos dos ancestrais, celebrando sua resistência e força.

Dia Internacional da Dança

F2 a F5 – Evento

Em 1982, o Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) criou uma data para comemorarmos mundialmente a Dança. O dia 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem à data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Para comemorar esse dia em nossa escola, nos horários do recreio recebemos o professor de Street Dance Mac Rodrigues, da escola The Jazz, para uma aula no Teatro. Nossos alunos saíram desse encontro felizes e entusiasmados com o estilo de dança e até quem não quis participar, mas ficou sentado assistindo, bateu os pezinhos no ritmo da música.

Agradecemos à escola The Jazz e ao Mac pelos encontros e pela parceria, e lembramos a todos que os alunos da Sá Pereira estão isentos de matrícula e têm 10% de desconto nas mensalidades de qualquer curso da The Jazz.

Visita da UFF

F3 – Projeto

Com a parceria de mães que são médicas e pesquisadoras da UFF (Universidade Federal Fluminense), e seus alunos, experimentamos diversas atividades sobre o corpo humano.

Os universitários propuseram atividades lúdicas nas quais as crianças puderam compreender um pouco mais sobre o funcionamento do corpo humano e conhecer alguns seres que podem habitá-lo. 

A partir de jogos, intervenções e modelos de tecidos e células, os pequenos aprenderam muitas novidades para o projeto de pesquisa das F3, “Bem-estar de um, bem-estar de todos”. Tiraram várias dúvidas sobre o tema e fizeram inúmeras anotações e desenhos científicos em seus cadernos.

A equipe da Sá Pereira agradece a participação de todos nesse evento, especialmente da Eliete, mãe do Eduardo (F3C), e da Rafaella, mãe da Sofia (F3B).

Hygiene and Self-care Habits

F3 – Inglês

Nas mais recentes aulas de Inglês, as turmas de F3 iniciaram uma conversa sobre a importância dos cuidados com a higiene pessoal para nossa saúde e felicidade. Pretendemos seguir de acordo com o recorte do projeto escolhido para os terceiros anos, pelos caminhos do cuidado consciente com nosso corpo.

Por meio de recursos como imagens, mímica, vídeos, jogos e atividades de consolidação no caderno, realizamos debates sobre diversos hábitos e cuidados essenciais, buscando compreender como eles impactam nosso bem-estar. Além disso, seguimos discutindo e listando os materiais de higiene necessários para a realização de cada um desses rituais.

Essas atividades não apenas enriqueceram nosso vocabulário e repertório de estruturas em inglês, mas também nos trazem várias reflexões necessárias, como incentivo para que todos mantenham hábitos saudáveis.

O Corpo é Natureza

F3 – Artes

Dando continuidade ao estudo sobre autocuidado, apreciamos algumas imagens que apresentam o corpo e a complexidade de seus sistemas, articulações e estruturas.

Os desenhos de anatomia de Leonardo da Vinci chamaram a atenção dos alunos, despertando curiosidade sobre seu trabalho de pesquisa. Houve quem questionasse: artista ou cientista?

Para ilustrar um pouco mais, encontramos no artista Ben Lewis Gilles uma interpretação divertida e colorida de imagens anatômicas. Por meio da colagem, Ben ilustra corpos e paisagens.

Não precisou muito para que, munidos de pincéis e tintas, os pequenos criassem interpretações de flores e insetos, transformando imagens impressas de representações do corpo humano em composições criativas!

Composição Coletiva

F4 – Música

Estamos começando um novo desafio nas aulas de Música dos quartos anos.

Inspirados pelos conteúdos vivenciados nas discussões e pesquisa de projeto da turma, estamos compondo uma música coletivamente. As crianças trazem os temas estudados e aos poucos vamos encontrando as palavras e rimas que formarão a letra da música. Com a música pronta, passaremos à fase de criar o arranjo e ensaiar para tocá-la.

O sentimento de autoria experimentado pelas crianças as deixa muito motivadas, criando um grande engajamento com todo o processo.

Novos Contornos

F4 – Projeto

Nas sensibilizações para o projeto “Entre nós, cuidado”, as turmas conversaram sobre os cuidados interpessoais, a convivência na escola e até mesmo o cuidado com a saúde mental, após a leitura do livro Nós, de Eva Furnari.

Entretanto, a frase “Gentileza gera gentileza”, de José Datrino, o famoso Profeta Gentileza, que nos marcou com sua história e legado pela atitude de afeto que espalhava pelas ruas do Rio, chamou a atenção das crianças para o cuidado com a rua, com o espaço público, e trouxe reflexões acerca da cidade e seus espaços de cuidado.

Para além de espaços como hospitais, postos de saúde e escola, as crianças também falaram das áreas verdes da cidade, como Parque Lage, Jardim Botânico e Aterro do Flamengo, ressaltando a importância desses espaços para a nossa saúde e socialização.

Visitamos então a exposição “Lugar de Estar – o legado de Burle Marx”, e as crianças puderam se aproximar de seus projetos e refletir sobre o processo de urbanização do Rio de Janeiro.

A partir de então, passamos a notar o interesse sobre ocupação da cidade e a diferença entre as áreas centrais e periféricas. O projeto vai, assim, ganhando novos contornos e se definindo.

As turmas organizaram os seus interesses de estudo, fazendo perguntas, elaborando hipóteses e pensando nas metodologias de pesquisa.

Conceitos como o de lugar, lugar de estar e paisagem fazem parte deste percurso. A música Meu Lugar, de Arlindo Cruz e Mauro Diniz, trouxe para nossas salas de aula ritmo, poesia e um bairro importante para nossa cidade: Madureira.

Por aqui, seguimos a todo vapor! Vamos juntos?

Directions and Adjectives

F4 – Inglês

As turmas já estão imersas nas reflexões sobre o viés específico do projeto no qual se debruçaram: lugar de estar, lançando um olhar sobre os espaços da cidade.

As crianças estão ampliando seus conhecimentos sobre os diversos locais de nossa cidade por meio de atividades que envolvem orientação espacial — incluindo como dar e seguir direções para deslocamento entre diferentes lugares, e atribuindo características a esses lugares.

Os grupos participaram ativamente de todas as etapas do processo e mostraram-se dispostos e ansiosos para expressar suas opiniões, citando lugares da cidade que já visitaram, descrevendo esses locais e compartilhando suas atividades preferidas nos espaços urbanos que estamos explorando.

Seguimos construindo conhecimentos neste “lugar de estar” tão especial, que é nossa sala de aula, que de forma significativa contribui para que nossa jornada por outros espaços, presentes e futuros, seja repleta de alegria, respeito e descobertas constantes.

Festival de Cinema

F5 – Projeto

As turmas foram convidadas a participar do Festival Internacional de Cinema Infantil!

Caminharam pelas ruas de Botafogo até o cinema Estação Net Rio e deixaram a Voluntários da Pátria mais colorida e movimentada do que já é. 

Assistiram ao filme Empirion: uma aventura com Einstein e se divertiram a valer com as cenas de aventura. O passeio foi importante para proporcionar um momento cultural para além dos muros da escola, valorizando o cinema enquanto arte.

Para concluir o dia, fizeram um registro sobre sua ida ao festival. É um privilégio poder proporcionar eventos como este aos nossos estudantes e agradecemos ao FICI por nos proporcionar isto.