At Night

Ateliê – F1

Manhã

Em nossas descobertas e trocas sobre routines, as crianças têm feito o exercício de revisitar o dia a dia, explorando, em inglês, as palavras e comandos que usamos no cotidiano. 

Após compartilharmos o que fazemos in the morning e at night, cada um de nós desenhou o próprio bedroom e expôs ao grupo semelhanças e diferenças no nosso circle time

Traçando o caminho dos nossos hábitos, estamos pensando no cuidado com o corpo e na importância da higiene bucal, a partir do comando brush your teeth

E o que tem mais a ver com a rotina do que a alimentação? Nosso tradicional recipe day tem sido o momento de hands on! No começo da semana, escolhemos uma receita, que pode ser doce ou salgada, pensando nos alimentos que podem nos satisfazer e nutrir, numa alimentação balanceada, e que possamos participar de cada etapa. 

Ao final da semana, em dias ensolarados, nos organizamos para ter um momento de free play na pracinha próxima à escola. Nesses dias, levamos algumas brincadeiras coletivas em roda para exercitar a pronúncia de forma lúdica, musicalizada e descontraída. 

Daqui pra frente, quais descobertas na língua inglesa esse passeio pela rotina nos trará? 

Tarde

Depois de aprender sobre as  rotinas in the morning and in the afternoon, chegamos ao último momento do dia, at night. Para essas atividades, focamos em brincadeiras e produções artísticas, introduzindo novos vocabulários e práticas de conversação. 

Exploramos hábitos e coisas diferentes que fazemos na rotina noturna. A leitura de Papa, Please Get the Moon for Me, de Eric Carle, encantou os alunos com sua trama envolvente sobre como trazer a lua para que a personagem Monica pudesse brincar e observar suas fases. A história provocou boas conversas e serviu como ponto de partida para discussões e produções criativas.

Realizamos atividades interativas e discussões em grupo sobre as fases da lua e por que elas ocorrem, enriquecendo o vocabulário e o entendimento dos alunos sobre temas astronômicos. Essa troca de informações é extremamente enriquecedora, permitindo que os alunos compartilhem seus pensamentos e dúvidas.

Para fechar o projeto, trouxemos o filme A Trip to the Moon, de Georges Méliès. Discutimos como, na época, não se tinha o conhecimento de hoje sobre como é a lua, o que abria espaço para a imaginação e a criatividade. Aproveitamos para conhecer mais sobre o cinema mudo e em preto e branco, um trabalho inspirador que envolve muito o aprendizado na língua inglesa. 

Esse projeto não só enriquece o vocabulário e o conhecimento dos alunos em inglês, como os envolve em uma experiência de aprendizado interdisciplinar, integrando ciências, artes e história de uma forma divertida e educativa.

Criando Trilhas 

 F1

Os jogos fazem parte da rotina das turmas de primeiro ano e, além de estimular o raciocínio lógico, trazem desafios interessantes, que ajudam no reconhecimento dos números, na ampliação do campo numérico e na percepção das regularidades do nosso sistema de contagem.  

O jogo de trilha fez sucesso entre as turmas. Inicialmente brincaram com  trilhas feitas por turmas de anos anteriores e depois  experimentaram elaborar uma pequena trilha no caderno, pensando na estrutura do jogo e escolhendo um tema livre. 

Em breve prepararão coletivamente uma trilha sobre a temática do projeto, criando obstáculos e avanços  com situações relacionadas às nossas pesquisas.

Basta uma Semente para Germinar

F2 – Música

Começamos um novo arranjo nas aulas de Música dos segundos anos. Alinhados com as aulas de projeto, onde as crianças estão estudando sobre plantio e ciclos de vida, escolhemos a música “Para germinar”, do grupo Palavra Cantada.

Como atividade de sensibilização, as crianças foram desafiadas a buscar na sala de Música quais instrumentos utilizam sementes. Os instrumentos encontrados farão parte do nosso arranjo.

Damas

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeiras – F2 a F5

As turmas do Ateliê se encontraram para jogar umas partidas de Damas. As crianças se envolveram ativamente, demonstrando habilidades estratégicas, raciocínio rápido e respeito mútuo.

Durante o jogo, precisam manter o foco e a atenção. Fazer uma boa partida requer planejamento antecipado, análise de possibilidades e tomadas de decisão.

Enfrentar desafios durante o jogo de Damas e encontrar soluções criativas para superá-los estimula a capacidade de resolver problemas de forma eficaz.

Esses encontros dos grupos acontecerão mais vezes e quem sabe um campeonato não possa surgir?!

Stop!

F3 – Projeto

Os alunos embarcaram em um desafio ortográfico empolgante. No jogo do Stop!, todos mergulharam na tarefa de pensar a escrita em diferentes contextos.

Enquanto se divertiam, refletiram sobre as regularidades na escrita de palavras com sons semelhantes mas grafias distintas. Após as partidas, cada criança criou seu próprio Banco de Palavras no caderno de língua portuguesa.

Essa ferramenta será um recurso para consultarem sempre que precisarem de palavras com “ss”, “ch”, “x”, “ç” e outras variações. Mesmo diante da competição e do medo de errar, as turmas aproveitaram ao máximo o jogo!

Charme

F4 – Dança

Nas aulas de Dança das turmas de F4, nos envolvemos com o Charme, um tipo de dança que foi democratizado e ocupou o viaduto de Madureira. Ha 34 anos o baile charme acontece nesse espaço público. As crianças assistiram a vídeos, conheceram alguns dos passos característicos da dança e se divertiram com as músicas envolventes.

Madureira, Lá Laiá…

F4 – Projeto

A partir da música Meu lugar, de Arlindo Cruz e Mauro Diniz, definimos o conceito de lugar, tão significativo para o projeto das turmas, e chegamos a um bairro muito interessante: Madureira.

Temos conversado sobre como, a partir dessa música, as crianças entendem que é esse bairro do subúrbio carioca. Alunos e professores que conhecem Madureira têm compartilhado suas vivências.

Trouxemos algumas perguntas: Madureira se parece com Botafogo? Quais as semelhanças? E as diferenças? Quais espaços de cuidado existem por lá? E os lugares de estar?

A partir desses dois pontos de referência, Botafogo e Madureira, temos levantado reflexões e hipóteses importantes acerca da história da ocupação do Rio de Janeiro.

Desta forma, seguimos nossas investigações em pesquisas em livros, mapas, matérias de jornal e artigos digitais. Faremos, ainda, um belo trabalho de campo!

Em breve teremos muitas novidades para compartilhar!

Autoavaliação

F5 – Projeto

Observar o processo de trabalho e tomar consciência do percurso de aprendizagem percorrido são atitudes que contribuem para a formação crítica e autônoma das crianças.

Por isso, além do retorno que os professores dão para as atividades ao longo do trimestre, ao final dele convidam os grupos a fazerem uma avaliação geral e individual dos seus registros, tomando como referência os objetivos de aprendizagem e a postura de estudante.

O intuito é que pensem sobre a aprendizagem particular e coletiva e avaliem o quanto se dedicaram e quais são suas expectativas, e as da turma, que ainda necessitam de maior empenho.

Autoavaliar-se promove o reconhecimento dos ganhos e a projeção de novos desafios para os meses que virão.