Volta às Aulas e Jogos Olímpicos

Ateliê F1

Manhã

Retomamos nossa rotina e reencontramos os amigos, nos abraçamos e matamos a saudade! Mas o assunto em destaque no momento são as Olimpíadas em Paris: conversas sobre Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, de Quadra e a aguardada Ginástica Artística.

Acompanhamos a transmissão da disputa no solo, entre Rebeca Andrade e Simone Biles, e vibramos a cada salto em que nossa ginasta cravou no chão. Aliás, fiscalizamos cada pezinho que ficou fora da área delimitada. Calculamos as notas e a cada apresentação montávamos o possível pódio.  No final, comemoramos com gritos de euforia a vitória da nossa campeã! Viva Rebeca!

A felicidade foi tanta que espontaneamente os pequenos começaram a brincar com alguns esportes: vimos salto em distância, ginástica e  futebol. Parabéns para os nossos atletas!

 

Tarde

iIniciando mais um ciclo do ano, a Turma do Ateliê da Tarde voltou bem animada. Revivendo a nossa rotina com tranquilidade, matamos a saudade de todas as professoras, professores, parceiros e parceiras do Ateliê. Sentamos em roda para conversar sobre os trabalhos que produzimos e começamos a nos preparar para a Mostra de Artes. Observamos nossas produções prontas e com algumas fotos fomos lembramos das brincadeiras que marcaram nosso primeiro semestre. Ao final voltamos a brincar e conhecemos mais duas brincadeiras, “Mamãe posso ir” e “Maria Viola”.

Primeiras Atividades

F1

A criançada do primeiro ano voltou animada e pronta para novas descobertas. Retomamos assuntos interessantes do projeto que surgiram antes de férias, como acessibilidade, e estamos dedicados à finalização de alguns trabalhos que estarão na nossa Mostra de Artes. 

As atividades plásticas, tão significativas para as crianças, são mais uma forma de registro desse processo intenso de pesquisa vivido pelas turmas.

Tem Abelhas no Jardim!

F2 – Projeto

As crianças do segundo ano chegaram animadas após as férias. Reencontraram amigos e professoras, compartilharam novidades e colocaram as brincadeiras em dia. 

Uma grande novidade surpreendeu a todos neste início de semestre: agora temos meliponários em nosso jardim! Para conhecer um pouco mais sobre essas casinhas de abelhas recebemos a visita do Cristiano, meliponicultor responsável pelos nosso meliponários. Cristiano nos deu muitas  informações interessantes sobre as abelhas nativas do Brasil, polinizadoras tão importantes para o ciclo das plantas, para nossa alimentação e para o meio ambiente. As crianças observaram as colmeias das abelhas-mirim, das mandaçaias e das iraris. Ainda durante essa visita tão especial, experimentaram dois sabores de mel: um originário de diversas flores, o mel silvestre, e outro de origem da flor campo-mourão. Uma delícia!

Cuidar da terra é cuidar das abelhas e cuidar das abelhas é cuidar da terra! 

Damas

Ateliê – Oficina de Jogos e Brincadeiras

As crianças do Ateliê retornaram do recesso com as baterias recarregadas. Foi com alegria que compartilharam  com o grupo as experiências vividas nas férias. 

A oficina de Jogos e Brincadeiras teve um foco especial no tradicional jogo de damas. E neste segundo semestre, como parte do aprendizado, as crianças estão envolvidas com a produção especial de um livreto que reúne as regras e estratégias do jogo, demonstrando sua compreensão e criatividade. 

Estamos na expectativa para ver o livreto concluído e compartilhá-lo com as famílias. Com certeza, será um recurso valioso para aqueles que desejam aprender ou aprimorar suas habilidades no jogo de damas, além de apreciar o esforço e a dedicação das nossas  crianças.

Como Medimos o Tempo?

F3 – Matemática

Foi com essa pergunta que as turmas do 3º ano iniciaram suas discussões. Começaram listando todas as formas que conhecem para marcar a passagem do tempo. Entre as respostas apareceram calendários, ampulhetas e até fases da lua, mas obviamente o relógio dominou as discussões.

A partir daí, conversaram sobre os diferentes tipos de relógios, até chegarem ao relógio de ponteiros, que, apesar de familiar, representa um desafio para muitos. Pouco a pouco, estão descobrindo suas particularidades.

As turmas estão entusiasmadas em dominar a leitura das horas! Para as famílias, fica um recado especial: que tal incentivarmos esse aprendizado também em casa? 

Olimpíadas do Fundamental I

F2, F3, F4 e F5

É com grande entusiasmo que anunciamos o início das Olimpíadas do Fundamental I. A empolgação está no ar, e podemos sentir a energia vibrante das crianças, que estão verdadeiramente magnetizadas pelos jogos das Olimpíadas de Paris.

Nos últimos dias, a escola tem acompanhado essa grande festa esportiva. As crianças estão tão conectadas com a atmosfera olímpica global que desejam vivenciar o espírito olímpico de superação, esforço, alegria e trabalho coletivo.

Que comece a diversão e que todos nós possamos aproveitar ao máximo as Olimpíadas do Fund I, celebrando cada momento e aprendendo com cada desafio!

Prosa Poética

F4 – Projeto

As turmas foram apresentadas à obra O Rio, de Bartolomeu Campos de Queirós. O texto, sutil e tocante, possibilitou vários desdobramentos.

A proposta desta leitura foi discutir a diferença entre poesia e poema, mostrando as possibilidades de a poesia estar presente em um texto em prosa.

Além disso, após a leitura compartilhada, analisamos outros recursos linguísticos presentes, como metáforas e outras figuras de linguagem. Também separamos trechos e os relacionamos à imagens de nossa cidade. Alguns alunos fizeram ilustrações baseadas em passagens das obras selecionadas.

Novos desdobramentos virão!

Da Vida Real à Crônica

F5 – Projeto

Voltamos das férias cheios de histórias para contar. Muitas delas cômicas, outras um tanto dramáticas, mas todas serviram como valiosas experiências de vida e como exercício para a escrita.

Inspirados em uma tirinha de Calvin sobre as férias e na crônica Minhas Férias, de Verissimo, incentivamos as crianças a escreverem sobre suas próprias experiências.

Registrar essas memórias é uma forma de revisitar os momentos que vivemos e de se arriscar na escrita, aproximando-se do gênero crônica.