Capoeira

Ateliê – F1

Nossos amigos Chácara do Céu e Cigano estão animando as aulas de Capoeira! Nestas últimas semanas conhecemos instrumentos como a panela de mão e relembramos os toques do berimbau e pandeiro, explorando as partes que os compõem, como arame, couro, arco e pratos. Desafiamos nossos corpos em circuitos de equilíbrio. A ginga esteve presente e ficamos craques nos movimentos do escorpião e do jacaré! Quantas novidades rolaram por aqui! Até logo!

Tangram e Visita Especial

F1

O que é o tangram? Instigadas, as crianças das F1 levantaram diversas hipóteses:

“São peças que juntas formam uma imagem.”

“As peças são formas geométricas.”

“É tipo um quebra-cabeça.”

“É mais difícil que um quebra-cabeça. É um jogo de perseverança.”

“É um jogo de matemática, mas sem números.”

“Com as peças dá pra criar várias coisas.”

Para matar a curiosidade das turmas sobre esse antigo jogo chinês, contamos a lenda sobre seu surgimento.

As crianças compararam tamanhos e quantidades, exploraram as formas geométricas e descobriram o nome de cada uma delas presente no jogo.

Registramos no caderno nossas descobertas e as crianças usaram as peças e muita imaginação experimentando  livremente criar formas.

Depois dessa primeira exploração, lançamos alguns desafios a partir de imagens conhecidas propostas pelo jogo. 

Diversão e muitas aprendizagens!

As turmas do Cuidado e dos Amigos receberam a visita da Priscila e do Renato, mãe e pai da amiga Lis da F1TB. 

Foi uma aula de muitos aprendizados. As crianças tomaram conhecimento de um mundo “invisível” que está à nossa volta, atuando na nossa vida, especialmente na nossa saúde. É um tema complexo, mas Priscila e Renato foram muito didáticos, possibilitando um aprendizado importante para o dia a dia das crianças.

Após o encontro, as crianças prepararam textos coletivos para compartilhar as informações tão interessantes com a Turma do Afeto, que estuda no turno da manhã.

Uma oportunidade de organizar as ideias, o conhecimento e praticar a produção textual.

VIVA AS BACTÉRIAS!

RECEBEMOS MAIS UMA VISITA. O PAI E A MÃE DA LIS, AMIGA DA TURMA DO CUIDADO, VIERAM CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS. 

APRENDEMOS QUE ELAS SÃO MICROORGANISMOS QUE AJUDAM MUITO O NOSSO CORPO E O PLANETA TERRA. 

PRISCILA E RENATO SÃO BIÓLOGOS E NOS CONTARAM QUE EXISTEM BACTÉRIAS QUE PODEM SER BOAS E OUTRAS QUE PODEM SER RUINS. 

FICAMOS SABENDO TAMBÉM QUE A BACTÉRIA FOI O PRIMEIRO SER VIVO DO MUNDO E QUE, ATRAVÉS DELA, FORAM SE DESENVOLVENDO OUTROS SERES VIVOS. 

ESSES MICRORGANISMOS TÊM UM PAPEL IMPORTANTE EM NOSSA VIDA, AJUDAM NA DECOMPOSIÇÃO DAS COISAS, A PRODUZIR O OXIGÊNIO E AJUDAM A MANTER O SOLO VIVO. SE ELAS NÃO EXISTISSEM, O MUNDO COMO CONHECEMOS NÃO TERIA VIDA. 

ELES TROUXERAM UMA REPRESENTAÇÃO DE BACTÉRIAS EM PELÚCIA PARA A GENTE VER O FORMATO DELAS. 

DESCOBRIMOS QUE EM NOSSA COMIDA TAMBÉM EXISTEM BACTÉRIAS. 

NO FINAL DA VISITA, PRISCILA E RENATO FIZERAM UM EXPERIMENTO QUE USAVA GELATINA E CALDO DE CARNE EM UM POTINHO DE VIDRO. ALGUMAS CRIANÇAS PEGARAM COTONETES E ESFREGARAM EM ESPAÇOS DA ESCOLA PARA TENTAR VER BACTÉRIAS SEM O USO DO MICROSCÓPIO, POIS SEM ESSE APARELHO NÃO DÁ PARA VER ESSES SERES VIVOS. 

COM ESSE EXPERIMENTO, AS BACTÉRIAS VÃO CONSEGUIR SE ALIMENTAR E CRESCER. ASSIM PODEREMOS VER UMA CULTURA DE BACTÉRIAS A OLHO NU. 

GOSTAMOS MUITO DESTA VISITA QUE FOI BEM DIVERTIDA E IMPRESSIONANTE. 

Texto coletivo da F1TA

 

VISITA DA PRISCILA E DO RENATO

AS TURMAS DO CUIDADO E DOS AMIGOS RECEBERAM A VISITA DA PRISCILA E DO RENATO, PAIS DA AMIGA LIS. ELES SÃO BIÓLOGOS E TRABALHAM NA PETROBRAS PESQUISANDO BACTÉRIAS E BICHOS DO MAR. DESCOBRIMOS QUE BACTÉRIAS SÃO MICRORGANISMOS, SERES MUITO PEQUENOS QUE SÓ CONSEGUIMOS VER COM MICROSCÓPIO. VIMOS QUE EXISTEM BACTÉRIAS QUE CAUSAM DOENÇAS, MAS TAMBÉM EXISTEM BACTÉRIAS LEGAIS E IMPORTANTES PARA O NOSSO CORPO E PARA O MUNDO. TEM BACTÉRIA DENTRO DA GENTE, EM COMIDAS COMO A PIZZA E O QUEIJO, NO FUNDO DO MAR E TAMBÉM NA FLORESTA. METADE DO NOSSO CORPO É FEITO DE BACTÉRIAS BOAS E ELAS TAMBÉM SÃO MUITAS NO NOSSO PLANETA. SEM ELAS NÃO ESTARÍAMOS VIVOS. NO MAR AS BACTÉRIAS PRODUZEM OXIGÊNIO QUE A GENTE RESPIRA, NA FLORESTA AS BACTÉRIAS FAZEM A PLANTAS CRESCEREM. TRANSFORMAM O LEITE EM IOGURTE E DEIXAM NOSSO CORPO SAUDÁVEL E PROTEGIDO. O SURGIMENTO DOS ANIMAIS ACONTECEU A PARTIR DE UMA BACTÉRIA. SEM AS BACTÉRIAS NÃO EXISTIRIA VIDA! NO FINAL DO ENCONTRO FIZEMOS UM EXPERIMENTO COM ELES: 10 CRIANÇAS, 5 DE CADA TURMA, GANHARAM UM COTONETE PARA PASSAR EM ALGUNS LUGARES: SAPATO, LIXO, DESCARGA, CHÃO, BOCA E PIA. DEPOIS ESFREGAMOS O COTONETE NO POTINHO, DENTRO DESSE POTE TINHA COMIDA PARA AS BACTÉRIAS: GELATINA INCOLOR, CALDINHO DE CARNE E ÁGUA. VAMOS OBSERVAR AS BACTÉRIAS CRESCENDO.

O ENCONTRO NÃO FOI LEGAL: FOI MARAVILHOSO E MANEIRO!

Texto coletivo da F1TB

 

Reduce, Reuse, Recycle

Ateliê – Inglês e Oficina de Construção

Iniciamos o semestre com a alegria de quem sabe que temos muito a fazer e a aprender juntos.

O eixo das nossas aulas de Inglês no Ateliê continua sendo a alimentação, e neste semestre iremos dar sequência à formação da consciência sobre a necessidade de reaproveitamento integral dos alimentos. Isso inclui o uso de sobras, como cascas, em novas receitas ou em nossa composteira, que construiremos em parceria com a Oficina de Construção.

Nas últimas semanas, os alunos estudaram sobre a compostagem e seus processos com um convidado ilustre: professor Henrique! A compostagem é o próximo processo do desenvolvimento das nossas atividades, ligado às Ciências e às práticas científicas.

 Nas aulas de Inglês trabalhamos os vocabulários específicos da compostagem, como elementos, lista de itens e materiais, tipos de minhocas, quantidade e percentuais de elementos necessários para a composteira, alimentos orgânicos e não orgânicos e os do’s and dont’s que nos auxiliaram na produção de um jogo online após a aula especial do professor Henrique. Nosso objetivo é podermos aprofundar nossos estudos e nossa consciência sobre as vantagens do reaproveitamento.

Essas descobertas ganharão uma aliada de peso: Regina Tchelly, chef brasileira da ONG Favela Orgânica, que cria inúmeras receitas deliciosas valorizando o aproveitamento absoluto de frutas, verduras e legumes.

No caminho que estamos percorrendo até Tchelly, ilustramos a profissão de chef e conhecemos outras profissões, estimulando as crianças a imaginar o que desejam ser no futuro, além de explorarmos as profissões de seus familiares. Continuamos também o trabalho de reconhecimento dos sons das vogais nessas e em outras palavras, como as dos nossos nomes.

Todos os nossos caminhos levarão a uma alimentação saudável e a atitudes conscientes em relação ao meio ambiente, e assim seguiremos partilhando receitas para comer e bem viver.

Na Roda dos Livros!

F2 – Projeto

A ciranda é uma manifestação cultural que tem como premissa o movimento circular e que envolve troca e sentido de comunidade.

A Ciranda de Livros, com esse nome repleto de significados, chega à F2 para promover a ampliação do repertório literário, a autonomia na aprendizagem e a construção do senso crítico. 

Com uma seleção de mais de 30 títulos de gêneros variados, as crianças inauguraram a ciranda fazendo um breve relato da história que escolheram. Em seguida receberam o álbum de figurinhas da Ciranda da F2, no qual, a cada semana, registrarão o livro escolhido com figurinhas adesivas e a sua avaliação pessoal sobre ele.

Composição Coreográfica

F2 e F3 – Dança

Nas aulas e Dança de F2 e F3, conversamos sobre composição coreográfica. Em roda, pensamos juntos de onde vêm as primeiras ideias para criar uma coreografia, e entendemos que podem vir de muitos lugares.

De alguma experiência pessoal, de uma situação que vivenciamos, de uma música da qual gostamos, de uma temática específica. A partir desse diálogo, a proposta era que cada criança escrevesse em um papel a primeira palavra que vem à cabeça quando pensa em “Movimento”.

A partir das palavras que apareceram, juntos, começamos a criar movimentações corporais para elas, e a encaixá-las no tempo da música escolhida.

Pular, correr, dançar, vento, carro, asas, foram algumas das nossas inspirações para as explorações. Aos poucos as crianças vão entrando em contato com processos de montagem e vivenciando esse caminho de forma significativa.

Bem-Estar

F3 – Projeto

As turmas do terceiro ano estão pesquisando sobre como a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos podem influenciar no bem-estar das pessoas.

Durante uma entrevista realizada pelos alunos com as suas  famílias, surgiram temas que enriqueceram as nossas conversas, como saúde mental, disposição para realizar atividades e até mesmo o que é sentir preguiça.

Para entender melhor essas questões e suas relações, fizeram uma leitura investigativa do “Guia Alimentar para a População Brasileira”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Esse guia ampliou as reflexões das crianças, que perceberam que o bem-estar não se resume apenas ao que comemos ou à prática de atividades físicas, apesar de esses fatores serem fundamentais.

 

Projetos para os Espaços Urbanos

F4C – Projeto

A F4C se dedicou a um projeto especial, com foco nos cuidados com os espaços urbanos. 

Após visitarem e observarem as reformas feitas recentemente em uma pracinha próxima à escola, as crianças foram convidadas a criar um projeto para transformar o espaço em um local mais agradável e acolhedor para a população. 

Embora a reforma tenha melhorado alguns aspectos, como a troca dos brinquedos de lugar e a pintura nas cercas e nos canteiros, ela também trouxe desafios estéticos, como a predominância do cimento no chão, por exemplo. 

As crianças sugeriram em seus projetos áreas verdes, espaços para leitura, um chafariz, locais para descanso, menos cimento no chão, entre muitas outras propostas. 

Esta atividade incentivou as crianças a refletirem sobre a importância do planejamento urbano e a exercerem sua criatividade em benefício da cidade.

Rio e Machado

F4 – Projeto

Seja na música, nas artes visuais, na arquitetura ou na literatura, a Cidade Maravilhosa, que no alto do Maciço da Tijuca abriga o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, “purgatório da beleza e do caos” como cantou Fernanda Abreu, é grande inspiração.

Artistas reconhecidos retratam nossa cidade através de diversas linguagens, ora exaltando suas belezas, ora denunciando os problemas sociais, ou mesmo trazendo-a como cenário para suas histórias, como fez um grande escritor carioca.

Para conhecer melhor este escritor ilustre, recebemos a visita da nossa coordenadora Janaína, que trouxe um jogo desafiador: as crianças saíram pela escola em busca das pistas para desvendar um mistério e, espertas que são, logo descobriram: Joaquim Maria Machado de Assis!

As turmas perceberam que sua história também conta a história do Rio e de boa parte da sua população.

Então, Eu Escuto

F5 – Música

Os quintos anos estão começando um novo arranjo nas aulas de Música. O projeto é a canção “Fala” (João Ricardo/Luli), que nos leva a refletir sobre a importância da escuta.

Para começarmos, as crianças ouviram a música atentos à letra e aos elementos do arranjo. Em seguida refletimos sobre como a letra se relaciona com cuidado, contextualizamos o grupo Secos & Molhados na década de 70 e conversamos sobre o impacto causado pela performance do artista Ney Matogrosso.

Nesse arranjo, utilizaremos principalmente xilofones e metalofones.

Escrita em Ação

F5 – Projeto

As crianças estão imersas na prática da escrita de crônicas, explorando a arte de transformar o cotidiano em narrativas.

À medida que exercitam a criatividade e a observação, desenvolvem seu próprio estilo, experimentando diferentes recursos de escrita, como descrições detalhadas, diálogos, reflexões pessoais e interações com o leitor.

As discussões em sala de aula têm tomado espaço para a partilha de ideias e exploração de elementos como humor, ironia e crítica social, que podem ser incorporados às crônicas.

Essa troca de experiências tem ajudado os alunos a perceberem que, mesmo partindo de situações comuns, é possível criar textos únicos e expressivos.