A cruzadinha é uma ótima maneira de aperfeiçoar a escrita e a leitura. As crianças das F1 estavam curiosas para usá-la, e agora, com hipóteses mais avançadas, ela se tornou um novo desafio.
Ao escrever, muitos percebem que faltam letras, e repensam suas hipóteses, ampliando saberes e descobertas.
A interação com os amigos e professoras tem sido rica e estimulante nesse processo.
Após se familiarizarem com o jogo de damas, as crianças do Ateliê agora estão mergulhando no mundo do xadrez, explorando um novo nível de complexidade. A transição do jogo de damas para o xadrez oferece uma oportunidade para aprofundar o entendimento das táticas de jogo e da lógica estratégica.
Nesse momento estamos experimentando duas formas diferentes de jogar: através do jogo em duplas e do rodízio de tabuleiros, O jogo em dupla busca promover a colaboração e o pensamento coletivo, incentivando o compartilhamento de estratégias, a análise de movimentos e o ajuste de tática, enriquecendo a experiência de aprendizagem. Já o rodízio de tabuleiro provoca as crianças a fazerem uma leitura do tabuleiro no meio do jogo, incentivando o raciocínio rápido e a elaboração de saídas para jogadas que não foram acompanhadas.
Desde o início do ano as turmas F2 têm explorado diversas atividades que possibilitam compreender como um número é formado a partir de suas partes.
A decomposição dos números no sistema de numeração decimal é uma ferramenta fundamental para a compreensão e a manipulação eficiente dos numerais em várias situações matemáticas e práticas da vida.
Primeiro as crianças aprenderam a expressar um número com a soma de seus valores posicionais, o que não só facilita a realização de operações aritméticas, como proporciona uma visão mais clara sobre a estrutura numérica e a sua função. Depois, passaram a fazer operações de adição utilizando a decomposição do numeral.
Agora, já apropriados da decomposição para somar, estão exercitando a decomposição para subtrair, um baita desafio! Por ora, nada de conta armada.
Desenvolver o raciocínio aritmético é a base para uma utilização segura dos métodos algorítmicos, suporte para estimativas, arredondamentos, e contribui no desenvolvimento do raciocínio matemático.
A conta armada foi apresentada às crianças como mais uma estratégia de cálculo. O ato de somar e subtrair ganhou uma nova forma com o uso do algoritmo.
Conversamos sobre as diferentes maneiras de operar e resolver os cálculos, e quais estratégias já usamos no 3° ano. Relembramos a decomposição dos números, o uso do ábaco como ferramenta para realizar as operações e também a estratégia do cálculo mental.
Observamos a estrutura que a conta armada apresenta e a quais procedimentos importantes precisamos estar atentos para utilizar essa maneira de operar.
As estratégias utilizadas até agora não serão abandonadas, afinal de contas, a conta armada veio para somar como mais um recurso que as crianças terão para a resolução de problemas, ampliando o pensamento matemático.
[…]
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível que lhe deres:
Trouxeste a chave? […]
(Carlos Drummond de Andrade)
E foi assim, convidando as famílias para chegar mais perto das palavras, que as F4 realizaram o Sarau de Poesia.
Depois de explorarem, ao longo do trimestre, toda sorte de poemas e escritas poéticas, escrever, declamar e presentear amigos, funcionários e pessoas desconhecidas nas ruas do entorno da escola, as turmas receberam seus familiares para ouvirem e também lerem poemas escolhidos a dedo.
Diversos poetas apareceram por aqui. Alguns famosos, outros nem tanto, mas o importante foi que as crianças tomaram a palavra e também leram poemas escolhidos, autorais ou não, para suspender por um instante a correria do dia e apreciar a poesia!
Que a poesia continue a nos fazer parar, por um breve momento, e enxergar o mundo com olhos mais leves e mais atentos.
Ainda envolvidos pelo clima das Olimpíadas, os alunos criaram uma capa de jornal destacando o tema, no caderno de Inglês. Essa proposta aprofundou o conhecimento dos estudantes sobre o evento esportivo e permitiu que eles identificassem e compreendessem as diferentes partes e elementos de um jornal, como headline, lead e dropline.
Além disso, exploraram reportagens e seções específicas em jornais de outros países, em línguas além do português e do inglês.
Para reforçar o aprendizado, montamos um mural temático com o título “SáPer News“. Esse mural destacou os resultados finais das Olimpíadas da escola e serviu como recurso visual para consolidar os conceitos discutidos.
Também analisamos as diferenças e semelhanças entre jornais impressos e online, enfatizando a evolução da comunicação e a relevância de cada meio. Nesse processo, os alunos tiveram a oportunidade de aprender novo vocabulário em inglês relacionado ao jornalismo e às Olimpíadas.
Utilizamos jogos e atividades interativas para tornar o aprendizado do vocabulário mais divertido e eficaz, e organizamos atividades em grupo como recortes e montagem de páginas de jornal.
E tem mais! O quinto ano já está se preparando para a Feira Moderna, com um furo de reportagem! Aguardem!
Nesta semana, as F5 começaram a estudar mais uma classe gramatical na aula de Língua Portuguesa, “Verbo“. Ele vem sempre acompanhado de um pronome.
Exemplo: eu comi, eu comerei, ela comeu, ela comia, eu tomava, eu lutava, etc.
O verbo pode indicar uma ação que tem no presente, passado e no futuro.
Os professores das F5 fizeram um joguinho com o nome “Luz, Câmera e Ação”, em que os grupos deveriam fazer uma mini história/texto só com verbos, para que os amigos tentassem adivinhar o tema do texto.
Exemplo: Entrei. Cumprimentei. Sentei. Escolhi. Pedi. Esperei. Degustei. Paguei. Agradeci. Despedi. Saí.
As F5 adoraram essa brincadeira e fizeram novamente sozinhas.
E também adoraram a nova classe “Verbo”.
Pedro Morais e Theo Valente (F5B)