Compostagem

Ateliê – F1

As turmas do Ateliê receberam as novas composteiras da escola. Nossas professoras Mateiras relembraram os cuidados necessários para a manutenção desse equipamento: alimentar as composteiras de tempos em tempos, mexer a terra, e, se necessário, adicionar ferragem para não deixar a terra mofar. Desenhamos quadros com os alimentos que são permitidos e os que não são, compreendendo quais deles não fazem bem para as minhocas. Já sabemos que esse animal é essencial nas composteiras para produzir de forma mais acelerada um adubo saudável para nossas plantinhas da escola. 

Manual de Mão em Mão 

F1

As F1 adotaram o livro De Mão em Mão, do Guto Lins, que conversa com diferentes assuntos pesquisados pelas turmas. 

Depois de explorar o livro, as crianças fizeram um fichamento e algumas atividades que envolveram as ilustrações e as muitas expressões presentes no texto.

Depois chegou um momento muito especial: contar a história para os amigos da Educação Infantil, as Turmas do Cafuné, da Amizade e do Coração. 

Cada criança leu uma página do livro e depois convidaram os amigos para as brincadeiras presentes no manual.

Por fim, ensinaram o alfabeto em Libras e a cantar a “Ciranda das Mãos” também na linguagem de sinais. 

Foi um encontro muito legal e uma oportunidade de exercitar  a leitura de um jeito muito significativo. As crianças ficaram muito felizes e orgulhosas de vivenciar essa experiência.

Tem Batuque na Colmeia!

F2 – Música

As crianças do segundo ano estão estudando sobre as abelhas nas aulas de Projeto e aproveitamos o tema para conhecer a música “As abelhas”, de Vinicius de Moraes e Bacalov.

A música está em compasso binário composto, 6/8, e essa organização rítmica cria uma dinâmica corporal fluida e nos dá a oportunidade de experimentá-la também com percussão corporal.

O arranjo da música está sendo criado com a colaboração das ideias das crianças. Estamos nos inspirando nas brincadeiras de “adoleta” para criar sons em dupla.

Bichos Falantes

F2 – Projeto

Os bichos resolveram agir como gente: o cão perdeu seu pedaço de carne, a cigarra anda cantando por aí, a formiga trabalhando bastante, a raposa sempre muito espertinha… já sabem do que estamos falando? 

Sim, as turmas da F2 estão embarcando no universo das fábulas! O livro Moral da História…, escrito por Roseane Pamplona, será nosso parceiro nessa jornada em que as crianças poderão perceber as características do gênero, compreender o uso dos sinais de pontuação e suas variações de entonação nas frases, identificar as diferenças dos personagens e refletir sobre as lições presentes em cada história.

Para seguir com nosso trabalho, nas próximas semanas vamos começar o “Leitores do Dia”! Em duplas, as crianças sorteiam uma fábula para ler e compartilhar em voz alta com toda a turma. Vai estar tudo marcado e avisado nas agendas com antecedência. As famílias podem ajudar na criação de algum suporte artístico, como, por exemplo, fantoches, cartazes, maquetes ou o que mais as crianças desejarem criar. Vamos botar a mão na massa!

Composteira

Ateliê – Oficina de Construção

O projeto das turmas do Ateliê, na Oficina de Construção, neste semestre, segue na montagem de uma composteira para a nossa escola. Dentro do projeto institucional deste ano, “Entre nós, cuidado” , é fundamental conhecer formas adequadas para o descarte dos nossos resíduos, pesquisando iniciativas na nossa cidade para a reutilização e reciclagem dos resíduos urbanos.

Em nossa pesquisa sobre a composteira, a desenhamos, levantamos os problemas para a sua construção, observamos modelos e após projetarmos um esboço partimos para a mão na massa. Com a parceria do professor João Santos, da eletiva Projeto e Prática do Ensino Médio, levamos os alunos do Ateliê para a sala da Oficina. Essa nova sala da escola é repleta de máquinas e ferramentas que foram fundamentais para a construção das nossas composteiras. Foi a primeira vez que os estudantes do fundamental 1 conheceram e utilizaram esse novo espaço da escola. Atentos e compenetrados às instruções de manuseio e segurança das máquinas, nossos alunos da Oficina de Construção do Ateliê realizaram todo o trabalho necessário para a montagem e construção das caixas.

Agora, com tudo pronto, estamos aguardando nossas minhocas chegarem pelo correio! E enfim nossa composteira vai se transformar em um verdadeiro minhocário!

Dobraduras em Artes

F3 – Artes

As turmas do 3º ano, depois das conversas e registros geométricos, iniciaram os trabalhos tridimensionais em papel. Essas estruturas, conhecidas como pop-ups, são dobraduras usadas nas ilustrações de alguns livros, nas quais a figura parece saltar aos olhos do leitor.

No primeiro momento, eles foram apresentados ao “cubo” que é uma estrutura simples, resultado de dois cortes feitos na dobra da folha de papel. Em seguida colocaram os elementos figurativos, feitos em desenhos numa outra folha e finalizados usando lápis de cor ou canetinha. Os desenhos foram recortados e colados na estrutura inicial.

Para finalizar a cena, alguns se animaram e fizeram mais recortes, que foram colados ao fundo. Essa atividade estimula a criação de uma cena ainda mais completa. elaborando fundo e planos diferentes.

Do Sal ao Digital

F3 – Matemática

As crianças das turmas F3 participaram de um passeio enriquecedor ao Centro Cultural Banco do Brasil, onde tiveram a oportunidade de aprender sobre a história do dinheiro. A exposição “Do Sal ao Digital: O Dinheiro na Coleção do Banco do Brasil” despertou a curiosidade dos alunos, que iniciaram uma discussão sobre a origem e a evolução da moeda ao longo do tempo.

Durante a visita, refletiram sobre o conceito de valor e suas fontes e exploraram diferentes elementos que já foram utilizados como moeda de troca. Eles compreenderam como o dinheiro se transformou ao longo dos anos, chegando às transações virtuais que são tão comuns hoje, como o pix e o cartão virtual.

Essa experiência proporcionou uma ampliação do conhecimento sobre o assunto, que ajudará os alunos a lidar com o dinheiro de forma mais consciente nas próximas atividades que virão.

Santa Maria do Circo

F4 – Teatro

Nas aulas de Teatro, estamos fechando um ciclo com a apresentação da peça Santa Maria do Circo, inspirada no livro de David Toscana, na qual artistas de circo partem para a cidade mais próxima e a encontram completamente abandonada.

Nesse trabalho, o mais importante era compreender a história e a função do seu personagem, deixando espaço para o improviso e para criar. Os alunos escreveram parte do texto na sala de aula de Projeto, participando da construção da escrita dramática da peça.

As apresentações foram internas, com a plateia composta por alunos de outras turmas.

Sobre Gerir a Cidade

F4 – Projeto

As turmas receberam a visita especial de Natalie, funcionária da área administrativa da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. 

Durante o encontro, as crianças tiveram a oportunidade de aprender sobre o papel do prefeito e dos vereadores na gestão da cidade.

Natalie explicou que o prefeito é responsável por decidir como os recursos da cidade serão investidos em áreas como educação, saúde e infraestrutura, enquanto os vereadores são responsáveis por criar e debater leis que organizam o funcionamento da cidade e garantem o bem-estar da população.

Ela também destacou o percurso que uma lei segue até ser aprovada, explicando que a atuação conjunta do prefeito, que propõe e executa os projetos, e dos vereadores, que criam e fiscalizam as leis, é essencial para garantir uma administração eficiente e equilibrada. Ambos desempenham papéis complementares, assegurando que os interesses da população sejam respeitados e que os recursos públicos sejam utilizados de forma responsável. 

Esse momento trouxe-nos a compreensão sobre a importância de exercer a cidadania de forma consciente, entendendo como as decisões dos governantes impactam diretamente nossas vidas e o futuro da cidade.

 

E Tudo Acabou em Pizza

F5 – Projeto

Há algumas semanas as F5 conheceram a fração e puderam ver como ela está presente no dia a dia. Para começar, elas formaram trios e fizeram pizzas de papel.

Receberam um círculo e folhas das cores amarela, vermelha e verde para as construírem. Cada grupo sorteou um número para repartir sua pizza.

Depois, receberam um papel para escrever a fração correspondente à divisão das fatias da pizza.

A partir disso tivemos aulas sobre os numeradores e denominadores.

E agora exploramos esse novo conteúdo.

Flávia e Valentina – F5C